O METRO QUE MELHOR MEDIU...
Em primeiro lugar:
Diga-se que o presente texto não intenciona condenar, julgar ou
discriminar, mas sim, mostrar, mais uma vez, os diversos níveis psíquicos
humanos e, portanto, de entendimento do Espiritismo codificado por Allan Kardec
no Século 19. E, entenda-se: Espiritismo: como Doutrina dos Espíritos
Superiores; e, Kardec, como seu organizador doutrinário, o que não expressa, em
tempo algum, que referido organizador tudo estivesse de acordo com o
Espiritismo, ou seja, com os ditados dos nossos Maiores Espirituais. (Vide
nosso 16º. e.Book: “Kardecismo e Espiritismo”).
Kardec, pois, do ponto de vista pessoal, e, filosófico, sobretudo,
estivera um tanto aquém do Espiritismo que, de sua parte, abordava temas instigantes,
mui complexos, e, portanto, interessantíssimos de nossas origens como Espíritos
Puros e Conscientes (EPC), ou seja, dos trâmites primeiros de nossa gênese espiritual;
período em que, por rebeldia à Lei, esta nos impusera uma espécie de recomeço
como Espíritos Simples e Ignorantes (ESI) pelos mais diversos Mundos astronômicos,
quando referidos Seres tratam de sua cura e de sua evolução psíquica, como se
sabe: do ‘átomo ao arcanjo’, ou seja: do ESI ao EPC que retorna, sublimado, aos
níveis de sua alta espiritualidade.
Logo, tudo resumindo, temos no início: do ‘arcanjo ao átomo’; e, em
vista de tal Queda involutiva, verifica-se, por agora, nos Mundos materiais, o
seu inverso por meio de uma longa trajetória evolutiva para o seu próprio saneamento,
e, portanto, do seu retorno aos altos planos: ‘do átomo ao arcanjo’.
E, portanto, em resumo:
Kardec, como pessoa humana, e, pois, como é do seu direito, não
aprofundara questões genéticas do Ser, do Espírito imortal que há em mim, em
você, em todos nós dos mais diversos planos evolucionais.
Todavia, a Codificação resumida pelo:
Espiritismo, como Doutrina dos Espíritos Superiores, estes, por sua
vez, não se eximiram de tal e, portanto, muito disseram de nossa gênese, da
onda cíclica das coisas universais, do Espírito e da Matéria que, por sua vez,
se desmaterializa como energia, e, portanto, participa da vida noutras
contingências maturativas de sua longa trajetória cíclica, involutiva-evolutiva,
em atendimento aos planos Éticos, Lógicos e Justos do Soberano Criador.
E, em segundo lugar:
Atribui-se a Emmanuel (Século 20) a frase:
“O metro que melhor mediu Kardec”, referindo-se ao intelectual espiritista
J. H. Pires; o que, de certa forma, é pouco compreendida pelos mais diversos
espiritistas, sobretudo neófitos que, por sua vez, iniciam sua jornada intelectual
pelo vasto campo do Espiritismo que, por sua vez, abrange Ciência, Filosofia e
Moralidade Cristã por meio da mais Pura Religiosidade: em Espírito e Verdade.
Ora, quando Emmanuel se refere ao Herculano Pires como “o metro que
melhor mediu Kardec”, ele se refere, sem sombra de dúvida, ao Kardec-homem, ou
seja, à sua crença pessoal, ideias e idiossincrasias humanas e espiritistas, pois
que, de fato, Herculano muito entendera de Kardec, com ele se identificara, e,
inclusive, se mostrara favorável (como muitos ortodoxos engessados) ao seu saber
limitado, e restrito, pois, ao fenômeno espirítico humano que, do mesmo, ressalta:
“Sem, pois, procurar a origem da Alma, e as fieiras
pelas quais pôde passar, nós a tomamos em sua entrada na humanidade, no ponto
em que, dotada do senso moral e do livre-arbítrio, ela começa a incorrer na
responsabilidade de seus atos”. (Vide: “A Gênese” – AK – 1869 – Ide).
E, pois, para Kardec, como homem e como filósofo:
Não houve a preocupação de buscar-se a origem da Alma, do Espírito
humano, conquanto o Espiritismo, ou seja, os Espíritos Superiores, como já
vimos, fizessem menção de tal origem, e, não só do ‘átomo ao arcanjo’, que, por
sua vez, trata-se de uma conseqüência, e não causa do fenômeno que, por sua
vez, é bem mais abrangente, mais largo, e, portanto, bem mais dilatado em sua
causa primária. Dita causa, pois, está na insolência e rebeldia do Espírito
criado, e, portanto, como já citado, no processo involutivo do ‘arcanjo ao
átomo’ que, por sua vez, percorrerá, doravante, vias opostas a tal, ou seja: do
‘átomo ao arcanjo’ das cumeadas espirituais.
Logo, temos:
Causa e Efeito!
Involução e Evolução!
Queda e Salvação redentora pelo Evangelho do Cristo!
Logo, para Kardec, como pensador limitado, de idiossincrasias e crenças
pessoais, não houve ou não se verificara a Queda Involutiva do Espírito à
matéria, conquanto o Espiritismo, ou seja, os Espíritos Superiores fizessem, aqui
e ali, alguma menção de tal fato: do ‘arcanjo ao átomo’ e, por sua vez, do ‘átomo
ao arcanjo’, admitindo e ministrando, com isso, o ‘Complexo Fenomênico
Involutivo-Evolutivo’.
E, para tais, Kardec e Herculano Pires, a referida Queda não passa
de mito bíblico, o que é desculpável da parte de tais (e dos engessados, em
geral), pois o “OLE”, incompleto como é, e, sobretudo em tal aspecto, instrui,
em suas páginas, algo meio contraditório, pois se tratava do início da
Revelação Espírita no Mundo, e, pois, relativamente a tal, de nossas origens,
que são origens do Espírito, não se ter uma mais precisa informação que, nada
obstante, constitui, presentemente, um Consenso Universal pelas instruções dos
Profetas bíblicos, de Jesus, e, no Século 20, com dois grandes Profetas da
Modernidade: Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier.
Acho que, por aí, já dera para entender o que se pretende com tal
texto:
Mostrar que Kardec, como filósofo, tal como Herculano Pires, que o
seguia prontamente, se restringe, em seus saberes, ao tão só ‘Fenômeno
Evolutivo do Espírito’; e, mais ainda: eles se mostraram contrários a uma
possível Queda Involutiva do Ser, o que fora devidamente exposto pela
Espiritualidade da época de Kardec, e, inclusive, no próprio “O Livro dos
Espíritos”, e que, nem Kardec, e nem seu fiel escudeiro, o espiritista Herculano,
foram capazes de perceber por sua rebeldia e aversão aos fatos, ou seja: à
verdade inabalável da Queda Espiritual.
E isto quer dizer, de modo definitivo, que tais pensadores, Kardec
e Herculano, não compreenderam, mais a fundo, o mais importante ‘Tratado da Espiritualidade
Superior’, resumido em “O Livro dos Espíritos”, o que não é novidade, pois
muitos espiritistas de nossa modernidade, ou seja, deste início do Século 21,
incorrem no mesmo erro, ou seja:
Não compreendem mais a fundo o seu mais valioso resumo de todas as
coisas contido em ‘O Livro dos Espíritos’ (AK - 1857), que, em tantas situações,
discorre acerca da onda cíclica das coisas universais: do Espírito e da matéria,
e, por sua vez, da matéria ao Espírito. (Vide nosso 25º. e.Book: “O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual”).
Tudo resumindo:
Estou de retorno ao referido tema, pois que, no meb (movimento
espírita brasileiro), propaga-se a ideia de que o Herculano fora um dos maiores
conhecedores do Espiritismo no Século 20; o que não é verdade em tempo algum,
pois o referido fora sim, um dos maiores conhecedores de Kardec, e inclusive,
adotando-lhe as ideias justas e injustas, grandes e pequenas, no que Emmanuel
muito bem explicitara ao reconhecer no referido pensador:
“O metro que melhor mediu Kardec”.
O que fica bastante claro que ‘Herculano não fora o metro que
melhor mediu o Espiritismo’, o que é diferente, pois Kardec-homem, e seus
saberes, é uma coisa, e o Espiritismo, como Doutrina ditada por Espíritos Superiores,
é outra coisa, e, portanto, não se pode deduzir daí, das palavras de Emmanuel,
a não ser de modo equivocado, que Herculano Pires fora um dos maiores
conhecedores do Espiritismo, o que não reflete a mais pura verdade.
Ora, ser detentor de um conhecimento enciclopédico, como se presume
o era o do Sr. Herculano, não lhe dá a palma de ser um dos maiores conhecedores
do Espiritismo, e tampouco a Kardec, que, como visto, muito desconsiderara do
Espiritismo em favor de suas ideias mesmas, o que também é compreensível, pois
nos mostra um Kardec-homem que, por sua vez, é também um Ser humano incompleto,
com defeitos e falhas, e, portanto, como nós mesmos, fora detentor de denso
cérebro animal, que, por sua vez, não estivera ao mesmo nível de Sabedoria
mostrada por seus superiores da Espiritualidade.
Ora, é fato que não se podem aceitar instruções de quaisquer
Espíritos, pois que, no Mundo Espiritual, estão também os ignorantes, os
afoitos, pseudo-sábios, que, por sua vez, podem nos enganar. Mas, dos nossos
Superiores hierárquicos, destes não há o que duvidar, pois revelam dita
superioridade em suas expressões, escritos, palavras e atos, e, portanto, em “O
Livro dos Espíritos” (AK – 1857) que eles mesmos instruíram. “Livro” que, por
sinal, verificou-se, deles mesmos, sua expressão elevada, sua linguagem sempre
digna e nobre, não se desviando, pois, no geral, da sabedoria, da lógica e da esclarecida
razão.
O que não impedira, porém, que, em tal livro mesmo, no tocante às
origens do Ser, Kardec pudesse codificar (por suas dúvidas pessoais, e
idiossincrasias), alguma contradição de sua parte, o que é compreensível e
perdoável, pois se tratava, como já dito, do início de tudo em termos de
Espiritismo no Mundo terreno.
Assim, pois, a Queda Involutiva do Espírito é plena de lógica, de operacionalidade
matemática definida por:
Rebeldia = Involução
E, a Subida Evolutiva do referido Espírito, por conseqüência
matematicamente lógica, e verificada, pois, nos Mundos astronômicos, se nos
mostra como:
Dor = Evolução
Que, como já o disse tantas vezes, trata-se de um verdadeiro
Consenso Universal, pois que encontrado nos profetas do Velho Testamento, ministrado
pelo Mestre Nazareno, por Espíritos Superiores na Codificação mesma (conquanto
a rebeldia de Kardec), e, mais recentemente, pela plêiade de Espíritos que
consolidaram o trabalho de Pietro Ubaldi e de Francisco Cândido Xavier no
Século 20. Para tanto repito: que se consultem nossos e.Books:
-“O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual”, e:
-“André Luis e Sua-Voz”.
Assim, pois, para finalizar, não estamos discutindo, em tempo
algum, o vasto conhecimento do saudoso confrade Herculano Pires, e sim, sua
postura ortodoxa, e, pois, engessada a Kardec, como se o referido fosse deus, o
líder e salvador supremo da humanidade terrena. Ora, com todo respeito, o nosso
Salvador não é Kardec, e sim o Mestre Nazareno Jesus e sua plêiade de Espíritos
elevados que constituem e consagram o Espiritismo na face terrena.
Portanto:
Se houve, no Século 20, um homem humilde e caridoso, como também
dotado de vastos saberes do Espiritismo, este o fora, por sua conduta elevada, sua
cultura espiritual e notável sensibilidade mediúnica, que lhe permitia viver,
simultaneamente, em dois
Mundos diferentes, neste e no outro, este homem fora o cristão
redivivo na adorável e messiânica pessoa de:
“Francisco Cândido Xavier”!
Que, a meu ver:
-Representara, em vida, e, portanto, em seus atos e em sua
mediunidade elevada, tudo quanto se refere à Doutrina Superior do Espiritismo;
e que:
-Associado a uma plêiade de Espíritos Sábios, assimilara,
compreendera, e ampliara o Espiritismo codificado, onde, e quando, o seu
aspecto religioso (de religação do Espírito humano) se traduz como sendo o mais
importante do seu imenso complexo doutrinário, pois que nele:
“Repousa a sua grandeza divina, por constituir a restauração do
Evangelho de Jesus Cristo, estabelecendo a renovação definitiva do homem, para
a grandeza do seu imenso futuro espiritual”. (Vide: “O Consolador” – Emmanuel –
F. C. Xavier – Feb).
O que fora, inclusive, constante da: ‘primeira revelação de minha
missão’, mostrada a Kardec, de que uma nova ‘religião’ se faria necessária:
“... Mas verdadeira, grande, bela e digna do Criador”. (Vide: “Obras
Póstumas” – AK – Feb).
O que entendemos, pois, seja a ‘Religião dos Espíritos’, mas não de
quaisquer Espíritos, e sim, dos nossos Superiores que, sem dúvida, praticam a
Verdadeira Religião: Grande, Bela e Digna do Criador!
Porém, sem esquecer-se de seus irmãos menores, ou seja, de nós
mesmos: amando-nos e instruindo-nos, agora e sempre, com o Mestre Nazareno:
Jesus!
Tudo resumindo, temos em:
J. Herculano Pires: o metro que melhor mediu Kardec.
E, em nosso renomado:
Chico Xavier: o metro que melhor mediu o Espiritismo.
Sendo estes últimos, pois, pessoa e doutrina, de muito maior grandeza
que aqueles outros, isto é, se formos bastante humildes para reconhecê-los; pois
que, afinal, tudo avança e progride, e, portanto, o Século 20 de Xavier está na
frente do Século 19 de Kardec, e não o contrário como se andássemos para trás,
tropeçando em nossa emotividade e em nossa própria razão.
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01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web
artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
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32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec,
Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo
e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica
do Homem;
43-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal:
Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos
Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a
Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da
Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e
Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
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51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
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58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
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61-O Espírito da Verdade;
.........................................
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
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