sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

UMA GEOMETRIA DO ESPIRITISMO


UMA GEOMETRIA DO ESPIRITISMO(*)

É fato que o Espiritismo, na condição de Ciência, e, pois, como Filosofia Ética derivante do Cristianismo Puro, não é uma Doutrina paralítica, mas sim progressiva, pois acompanha os avanços da ciência mundana, como muitas das vezes também lhe supera adiantando-lhe os passos de encontro ou de reencontro à nossa espiritualidade.

E, pois, como Ciência, o Espiritismo também prossegue, pois se apresenta no Mundo como ‘Ciência do Infinito’, informando que os avanços humanos são similares ao que se encontra na questão 169 de “O Livro dos Espíritos” (AK), onde, e quando, informa que o nosso “progresso é quase infinito”.

Neste aspecto, pois, de Ciência, pode e deve o estudioso espiritista, quando mais maduro e, pois, mais preparado para tal, lançar mão de teses, de teorias ou de hipóteses mais ou menos acertadas, desde que estribado por fatos e por verdades condizentes com o estágio evolutivo alcançado.

É o que tentaremos fazer por agora!

Tentaremos, pelo menos como hipótese, cogitar de uma ‘Fórmula Geométrica’ e, pois, ‘Matemática’ do Espiritismo que, afinal, se nos mostra, igualmente, como uma ‘Ciência de Tudo’, pois, nos dizeres do sábio codificador: ‘O Espiritismo e a Ciência (mundana) se completam reciprocamente’, o que lhe garante, pois, com iniludível certeza, este último epíteto de nossa franca sugestão.

Assim, pois, no Item 85 do referido “O Livro dos Espíritos” (AK), e, também na Introdução do mesmo, temos:

-Pergunta: “Qual dos dois, o Mundo Espírita ou o Mundo Corpóreo, é o principal na ordem das coisas?”.

-Resposta: “O Mundo Espírita, que pré-existe e sobrevive a tudo”.

E Kardec tratará de resumir os principais pontos do Espiritismo na ‘Introdução’ daquela obra observando, em dado instante, que:

“O Mundo Espírita é o Mundo normal, primitivo, eterno, pré-existente e sobrevivente a tudo. O Mundo Corporal é secundário; poderia deixar de existir ou não ter jamais existido, sem que por isso se alterasse a essência do Mundo Espírita”. (Opus Cit.).

Ora, sabemos bem que o Mundo Espírita é o que também se denomina Mundo Espiritual. E o Mundo Corporal, daquela expressão, vai comportar o Universo Físico como um todo, o Universo de Matéria espalhado pelos espaços siderais.

E, temos, pelas instruções referidas, que o Mundo Espiritual é o pré-existente, que já existia em tempo anterior, ou seja, antes mesmo que surgissem os grandes astros de Matéria do universo sideral. E, se o Mundo Espiritual existia antes que o nosso Universo Físico, então deveriam existir, forçosamente, Seres inteligentes da criação para habitá-lo: os Espíritos, pois do contrário não se justificaria um Mundo Espiritual, ou seja, um Mundo sem os seus habitantes primordiais, quais sejam: os Espíritos imortais.

Ora, se tal Mundo Espiritual existia desde antes, e, se tal Mundo pré-existe a tudo, é possível deduzir, por lógica consistente, que tal Mundo só irá justificar-se a si mesmo pela presença de algo que nele resida, que seja existente e real. Ou seja: os Espíritos, habitantes do Mundo Espiritual, que existiam antes, ao que se vê, da constituição atômica, antes do nosso Universo de Matéria que é um organismo secundário, pois que, na ordem das coisas, veio depois da criação do organismo principal: o Mundo Espírita ou Mundo Espiritual.

Então temos:

Deus, que É o Espírito-Pai, criou o Espírito-filho.

E, com relação à Matéria dos mundos, esta surge depois da criação do Espírito-filho, ou seja, depois da criação do Mundo espiritual. E mais: referida Matéria do mundo corporal “poderia deixar de existir ou não ter jamais existido, sem que por isso se alterasse a essência do Mundo Espírita”. (Opus Cit.).

Isto, obviamente, nos leva a uma Concepção Geométrica das Coisas que abarca, por assim dizer, o seu aspecto genético descrito pelo nosso importante tratado de: “O Livro dos Espíritos” (AK):

Concepção Geométrica das Coisas

                Deus             
             /           
    Espírito     
             \          
              Matéria

Que, em sua fase completa, teríamos, logo após à Matéria dos Mundos corporais - ou seja, do lado direito da sentença descritiva de tal Concepção Geométrica - o processo evolutivo da Matéria, da Vida e da Consciência contida em todas as coisas terrenas e universais, e que se poderia defini-la, talvez, grosso, e, impreciso modo, como uma espécie de formulação descritiva de tão complexo fenômeno genético das coisas universais, espirituais e morais, pois que, em tais, residem a enigmática estrutura ôntica do Ser:

FÓRMULA GEOMÉTRICA DO ESPIRITISMO

                Deus             
             /            \
    Espírito      Espírito
             \            / 
              Matéria

Sendo que, do seu lado esquerdo: (Deus-Espírito-Matéria), verifica-se restrita informação sobre o que ocorrera relativamente à gênese do Espírito e da Matéria; e, do seu lado direito (Matéria-Espírito-Deus), confirma-se o constante da questão 540 do mesmo “O Livro dos Espíritos” (AK), ou seja, de que:

“Tudo se encadeia na natureza, desde o átomo primitivo ao arcanjo, pois que ele mesmo começou por ser átomo”; (Opus Cit.).

Entretanto, questiona-se: O que se dera antes? Ou seja, do lado esquerdo da referida ‘Fórmula Geométrica do Espiritismo’? De tal, muito pouco se sabe, e, uma das hipóteses levantadas se encontra em “O Livro dos Espíritos” (AK) mesmo, com a instrução de número 1009 do Espírito do filósofo e teólogo Lammenais que, em se referindo à humanidade, assim discorre sobre tal possibilidade de nossas perquirições:

“Pobres ovelhas desgarradas, sabei pressentir, junto a vós, o Bom Pastor que, longe de vos querer banir para sempre de Sua Presença, vem Ele mesmo ao vosso encontro para vos reconduzir ao aprisco”.

“Filhos pródigos, abandonai vosso exílio voluntário; voltai vossos passos para a morada paterna: o Pai vos estende os braços e mantém-se sempre pronto para festejar vosso retorno à família”. (Opus Cit.)

Ou seja, por aí mesmo, estaria a confirmar-se o restante do preconizado pela referida questão 540, onde se lê:

“Admirável Lei de Harmonia que o vosso acanhado Espírito não pode ainda apreender o conjunto”. (Opus Cit.).

Ou seja, nosso acanhado Espírito não pode ainda apreender o conjunto, mas Lammenais, bem como outros Espíritos codificadores, nos dão alguma luz para o que pode ter se verificado no Mundo Espiritual mesmo para o surgimento dos Mundos e da Matéria estelar que “poderia deixar de existir ou não ter jamais existido, sem que por isso se alterasse a essência do Mundo Espírita”. (Opus Cit.).

Mas, de qualquer modo, fica aqui explícita, e também fundamentada, em o próprio “O Livro dos Espíritos” (AK), nossa hipótese de uma ‘Formulação Geométrica do Espiritismo’ como ‘Ciência de Tudo’, do Espírito e da Matéria, e, pois, da Matéria ao Espírito de nossas ascensões evolutivas de retorno a Deus: Nosso Pai e Magnânimo Criador.

(*): Ora, sabemos bem o que houve em nossa gênese espiritual, ou seja, do lado esquerdo da sugerida ‘Fórmula Geométrica’: os Espíritos que se mantiveram em sintonia para com a Ordem Lei: permaneceram no Sistema; e, os revoltosos para com a Mesma Lei: decaíram para se reeducarem no Anti-Sistema dos Mundos materiais; conquanto muitos espiritistas não admitam a verdade cristalina de tal fato e tal realidade, aliás, tão bem exposta no próprio “O Livro dos Espíritos” (AK).

Um GRANDE abraço do amigo de sempre:

Fernando Rosemberg Patrocinio
Articulista, Fundador de Casa Espírita Cristã, Coordenador de Estudos Doutrinários, Palestrante e Escritor de diversos e.Books gratuitos em seu blog.

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
...........................................
Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário