sexta-feira, 17 de novembro de 2017

SÓCRATES E ROUSTAING


Fernando Rosemberg Patrocinio


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SÓCRATES
e
ROUSTAING

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Todos nós, os espiritistas, sabem das relações poderosas da Doutrina Socrática com a Doutrina Espírita, ou seja, com o Espiritismo. Tanto é que a obra de Kardec cita a primeira como sendo precursora do Cristianismo e do Espiritismo.

Mas, os espiritistas, como é sabido, conhecem muito pouco da magnânima obra de Jean Baptiste Roustaing: “Os Quatro Evangelhos” (Feb), e muitos de tais elementos, tidos como “intelectuais”, criticam maldosamente a obra rustenista, o que revela sua ignorância da mesma, pois não estudaram suas 2.100 páginas devidamente e, por sinal, conhecem muito pouco da obra de Kardec que, em seus volumes principais, acatam integralmente a obra de Roustaing. 

Mas este é o Homem de todos os tempos: rebelde, ignorante e transgressor.

Hoje, se o pudermos, falaremos um pouquinho de Sócrates e de Roustaing, ou seja, de suas máximas, princípios e explanações.

Assim, Sócrates, há 2.500 anos atrás exortava que:

As mais belas orações e os mais belos sacrifícios agradam menos a Divindade que uma Alma virtuosa que se esforça por assemelhar-se a Ela”.

Óbvio que tais temas foram devidamente tocados, igualmente, por Jesus e pelo Espiritismo kardequiano; mas nada fora tão bem ampliado como a obra de Roustaing no Século 19 da Era Cristã, mais exatamente em 1866, que, em seu Tomo 3 (“Os Quatro Evangelhos” – Feb), ministra:

“Orai e jejuai. Mas, compreendei bem a força da prece, a ação do jejum. Prece não é a repetição de palavras mais ou menos harmoniosas, mais ou menos sonoras, mais ou menos humildes, ditas com os lábios para que subam ao Senhor”.

“Oh! Não será nas vossas bocas que ela encontrará o necessário ponto de apoio para subir a Deus. Só no fundo de vossos corações reside essa força de impulsão, pela ação da qual a prece espiritual, pensamento puro, surto de amor e de adoração, se evola de um só ímpeto para o Trono do Eterno. Que importam as palavras! Que importa mesmo o pensamento! O que é preciso é Amor, é Humildade, são os atos da vossa vida, os quais, reagindo sobre os vossos pensamentos, formem um todo perfeito, digno de aproximar-se da Sede da Perfeição (Deus)”.

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“Jejuai, mas espiritualmente”.

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“Jejuai pela abstenção de pensamentos culposos, inúteis, frívolos sequer. Jejuai pela sobriedade no satisfazerdes às vossas necessidades materiais. Jejuai pela vossa modéstia, pela regularidade de vossos costumes, pela austeridade do vosso proceder. Jejuai sabendo impor-vos privações que não atentem contra o vosso organismo e que possam espalhar um bálsamo salutar sobre o organismo dos vossos irmãos. Jejuai, tirando do que julgais ser-vos necessário, um pouco dos que vos é supérfluo, para dá-lo ao irmão a quem falta o indispensável ao sustento do corpo: o pão, a roupa ou o teto. Eis aí, amigos, quais são o jejum e a prece que expelem o “demônio” da pior espécie, os “demônios” que vos tornam surdos, cegos e mudos”.

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“A prece, insistimos em dize-lo mais uma vez não é o que supondes: uma reunião de palavras que se repetem todos os dias com determinado fim. Em tais condições, cedo ou tarde, ela se torna maquinal”.

“A prece poderosa, a prece de Jesus são os atos da vida sempre praticados com o pensamento em Deus; é um arroubo contínuo do pensamento, a todos os instantes sejam quais forem as ocupações do momento; é uma inspiração incessantemente dirigida ao Criador, guiando a criatura na prática da verdade, da caridade e do amor em bem do seu progresso intelectual e moral e do progresso dos seus irmãos, aspiração que a liberta das condições humanas, fazendo o reinar do Espírito sobre tudo o que é matéria”. (Opus Citado).

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS:
Rosemberg

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