quinta-feira, 22 de março de 2018

DECIFRANDO O UNIVERSO


DECIFRANDO O UNIVERSO

Stephen Hawking (08.01.1942 a 14.03.2018), renomado cientista inglês ainda há pouco falecido, em algumas de suas frases mais célebres, por vezes, como todo Ser humano, se contradizia; tanto em termos científicos como também filosóficos. Nalgumas vezes, cogitava que um dia, por meio do conhecimento poderíamos chegar a tudo saber da Mente de Deus:

(1) "Encontrar a resposta para isto seria o grande triunfo da razão humana, porque então conheceríamos a Mente de Deus." (sobre a existência do universo, em seu livro 'Uma Breve História do Tempo').

E, doutras vezes, um tanto desesperançado, ele descria desta sua versão nos termos de que:

(2) "Eu acredito que a explicação mais simples é: não existe Deus. Ninguém criou o universo e ninguém dirige nossos destinos. Isso me leva ao profundo entendimento de que provavelmente não existe céu e nem vida após a morte. Temos apenas esta vida para apreciar o grande projeto do Universo, e sou muito grato por isso."

Eis o Ser humano, muita das vezes: tão contraditório! Mas quem não o é num Mundo que nos parece tão repleto de problemas, de dores, de fantasias e ilusões, para, um dia, tudo se acabar com a morte, o que levara Shakespeare, com um tal estado de coisas, a proclamar sua famosa sentença da literatura mundial:

“Ser ou não-Ser, eis a questão."

Porém, se a referida posição (2) de Hawking lhe surge como uma “explicação mais simples”, cremos que o Espiritismo, de modo mais lógico, mais sensato, e até mesmo mais científico, diria que:

“Não há efeito sem causa”.

E, se o Universo existe, e, se ele é um efeito, lógico haver uma Causa para o mesmo, pois que, do contrário, estaremos contrariando um dos mais importantes axiomas da Ciência moderna que se define e se estrutura, em seu todo, pela Lei de Causalidade.

Ora, o Universo, sua ordem, sua condição firmada por leis e princípios matemáticos não teria como surgir do nada, pois que o nada: nada é, e, como tal, ele não existe, e, portanto, ele nada cria, nada estabelece, nada propõe em sua mudez e nulidade de tudo, pois que trata-se, absolutamente, de algo vazio e inexistente.

Bem apregoara a sabedoria de “O Livro dos Espíritos” (AK – 1857 – Versão Definitiva – Item 9 - Ide):

“Tendes um provérbio que diz isto: pela obra se reconhece o artífice. Pois bem! Olhai a obra e procurai o artífice. É o orgulho que engendra a incredulidade. O homem orgulhoso não vê nada acima dele e é por isto que ele se chama de espírito forte. Pobre Ser, que um sopro de Deus pode abater”. (Opus Cit.)

E, portanto, ficamos com a expressão (1) de Hawking ao preconizar que, algum dia, por meio do saber universal, chegaremos a conhecer a Mente do Supremo Criador, Autor de Tudo e de Todos nós, Espíritos humanos filhos de Deus.

Mas se perguntaria: por que o nosso Mundo, e o Universo como um ‘Todo’, vem a ser uma ilusão, algo muitíssimo passageiro e de transitórias fantasias de nossas Mentes infantis? Simplesmente pelo fato de que nossa Consciência se encontra exilada de sua Pátria Verdadeira, Pátria das Formas e das Coisas que transcendem a matéria, e, portanto: Pátria Espiritual. O Espírito, ou seja, nós mesmos, nos deixamos trair por nossas fantasias, nossos enganos, defeitos cognitivos, éticos e comportamentais, e, por tais mesmos, perdemos a sintonia com o Mundo Real, nossa vida originária, repleta de bens verdadeiros, não enganosos, como os bens passageiros da vida material.

Assim, pois, vamos tentar expor, neste despretensioso texto, algumas ideias da Teologia Espírita que avança para a Teologia Monista de Pietro Ubaldi (Sua Voz) que, afinal, estivera sendo amparada pela renomada obra de Francisco Cândido Xavier (Emmanuel, André Luiz e etc.); Teologia, pois, que tentará decifrar o que Hawking pretendia com o Item (3) abaixo descrito:

(3) "Meu objetivo é simples: É um entendimento completo do Universo, por que ele é, como ele é, e por que ele existe afinal”.

No Item 85 de “O Livro dos Espíritos” (Allan Kardec - Século 19), e, também na Introdução do mesmo, temos:

-Pergunta: “Qual dos dois, o Mundo Espírita ou o Mundo Corpóreo, é o principal na ordem das coisas?”.

-Resposta: “O Mundo Espírita, que pré-existe e sobrevive a tudo”.

E Kardec tratará de resumir os principais pontos do Espiritismo na Introdução daquela obra observando, em dado instante, que:

“O Mundo Espírita é o Mundo normal, primitivo, eterno, pré-existente e sobrevivente a tudo. O Mundo Corporal é secundário; poderia deixar de existir ou não ter jamais existido, sem que por isso se alterasse a essência do Mundo Espírita”. (Opus Cit.).

Ora, sabemos bem que o Mundo Espírita é o que também se denomina Mundo Espiritual. E o Mundo Corporal, daquela expressão, vai comportar o Universo como um todo, o Universo de Matéria espalhado pelos espaços siderais.

E, temos, pelas instruções referidas, que o Mundo Espiritual é o pré-existente, que já existia em tempo anterior, ou seja, antes mesmo que surgissem os grandes astros de Matéria do universo sideral. E, se o Mundo Espiritual existia antes que o nosso Universo Material, então deveriam existir, forçosamente, Seres inteligentes da criação para habitá-lo: os Espíritos Puros e Conscientes (EPC), pois do contrário não se justificaria um Mundo Espiritual, ou seja, um Mundo sem os seus habitantes primordiais, quais sejam: os Espíritos imortais.

Ora, se tal Mundo Espiritual existia desde antes, e, se tal Mundo pré-existe a tudo, é possível deduzir, por lógica consistente, que tal Mundo só irá justificar-se a si mesmo pela presença de algo que nele resida, que seja existente e real, ou seja: os Espíritos (EPC), habitantes do Mundo Espiritual, que existiam antes, ao que se vê, da constituição atômica, antes do nosso Universo de Matéria que é um organismo secundário, pois que, na ordem das coisas, veio depois da criação do organismo principal.

Então temos:

Deus, que É o Espírito-Pai, criou o Espírito-filho.

                Deus             
             /          
    Espírito     
                        
E, com relação à Matéria dos mundos, esta surge depois da criação do Espírito-filho, ou seja, depois da criação espiritual; sendo que tal assertiva fenomênica se completaria pela seguinte descrição:

                Deus             
             /           
    Espírito     
             \          
              Matéria

Que, em sua descrição completa, teríamos, logo após à Matéria dos mundos, ou seja, do lado direito da sentença descritiva, o processo evolutivo da Matéria, da Vida e da Consciência contida em todas as coisas terrenas e universais e que se poderia defini-la como:

FÓRMULA GEOMÉTRICA
DO
ESPIRITISMO

                                           Deus             
                                        /            \
                               Espírito      Espírito
                                        \            / 
                                         Matéria

Que nada mais é que a ‘Grande Equação da Substância’ de ‘Sua-Voz’ por meio de Pietro Ubaldi que assim a descreve particularizando-a ainda mais, pois inclui a energia que, no caso, trata-se de uma condição outra da mesma substância, e, pois, situada entre o Espírito e a Matéria, estando Deus, obviamente, encimado a Tudo como Criador Supremo; e temos, assim, a ‘Grande Equação da Substância’ que, em suma, nada difere da citação de “O Livro dos Espíritos”, mas, pelo contrário, lhe acrescenta mais, pois que o Espiritismo não é uma doutrina estagnada, mas sim, progressiva, que avança no tempo não se paralisando jamais.

Mas retornemos ao citado “O Livro dos Espíritos” (AK) e questionemos ainda:

-Se o Mundo Espiritual fora o primeiro na ordem da criação, seus integrantes eram Espíritos Simples e Ignorantes (ESI) ou eram Espíritos Puros e Conscientes (EPC), como já deduzido supra, e, pois, Seres detentores de saber por sua plena vida consciencial e moral?

E creio que a resposta está no próximo Item do livro codificado e também com o próprio parecer de Kardec ao ministrar que o Universo composto pelos Mundos materiais:

“... poderia deixar de existir ou não ter jamais existido, ...”

Ora, se os Mundos corporais, ou materiais, poderia não ter jamais existido, algo então ocorrera para que o mesmo passasse a existir, secundariamente, na ordem das coisas universais. E daí, pergunta-se: o que teria ocorrido no Mundo Espiritual para que tal fato pudesse concretizar-se?

Teria sido uma possível “Queda” ou Involução psíquica da criatura EPC que, não sendo tão perfeita quão Perfeito é o Criador, estaria suscetível de erro, de dissonâncias para com a Ordem da Lei, e, portanto, de desqualificar-se na desordem e na insurreição?

Cremos que assim o fora, pois nunca e jamais poderia ter sido a “Queda” de criaturas ESI (Espíritos Simples e Ignorantes), não suscetíveis, por sua Simplicidade e Ignorância, de obrar com conhecimento de causa e de, portanto, errar e sucumbir numa derrocada consciencial. O que nos leva à dedução de que a suposta “Queda”, em ocorrendo, ela verificou-se com Seres EPC (Espíritos Puros e Conscientes), e, portanto, com Seres responsáveis pelos seus atos, bons ou maus.

Por outro lado, se Deus houvera de criar, em primeiro lugar, o Mundo Espiritual, e, ainda sem cogitações de se criar o Mundo Corporal (Universo físico), que, afinal, poderia não ter jamais existido, cogito, por aí, que, o que seria mais lógico e natural é que Ele, Deus:

Teria obrado em sua primeira criação os Espíritos Puros e Conscientes (EPC) e não os Simples e Ignorantes (ESI): se contrapondo à Misericórdia, à Bondade e Sabedoria Divinas. É uma questão deveras evidente, que nós próprios, espiritistas ou não, podemos pensar e com alguma dose de racionalidade cogitar.

Assim temos, em primeiro lugar:

-Criação de infinitos Seres ou Espíritos Puros e Conscientes (EPC) habitantes do Mundo Espiritual.

                Deus             
             /         
    Espírito     
              
Que, com a perda de sintonia para com a Ordem da Lei, uma parte dos habitantes de tal Mundo se desqualificara de sua condição espiritual reluzente, e, com isso, tais elementos EPC reaparecem como ESI de condições espirituais rebaixadas, involuidas, para tudo recomeçarem do ‘átomo ao arcanjo’ nos Mundos materiais, se corrigindo, então, pelas adversidades contidas nas regras evolucionais:

                Deus             
             /            \
    Espírito      Espírito
             \            / 
              Matéria

Eis aí, um resumo da Teologia Espírita que já fora explicitada noutros textos e noutros e.Books de nossa modesta autoria, e que tivera, por agora, o objetivo de dar aos cientistas, bem como às dúvidas de Stephen Hawking, uma explicação síntese do surgimento do nosso Universo físico e astronômico:

(3) "Meu objetivo é simples: É um entendimento completo do Universo, por que ele é, como ele é, e por que ele existe afinal."

Apenas deveríamos acrescentar que o nosso saber do Universo, conquanto mais amplo que o saber da Ciência mundana, é, ainda sim, uma síntese e que, portanto, se demandará o curso dos séculos para um entendimento mais completo do mesmo, que, como já constatado, trata-se de um Anti-Sistema, de uma doença contraída por nossa rebeldia, donde podermos resumir, no tocante ao nosso Mundo terreno, que:

“... Estais todos na Terra para expiar, mas todos, sem exceção, deveis empregar todos os vossos esforços para abrandar a expiação de vossos irmãos, segundo a Lei de Amor e Caridade”. (Item 27, Capítulo 5 de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” – AK – 1864 – Ide).

Desejamos, pois, ao nobre Espírito de Stephen Hawking um bom despertar na Vida Espiritual, pois as coisas do Mundo Material são um tanto ilusórias e apenas servem de aprendizados para a outra vida, a Vida Verdadeira, a Vida Espiritual.

“STEPHEN HAWKING, CERTAMENTE, JÁ ESTARÁ BRILHANDO NO REINO DOS CÉUS”. (frp).

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Fernando Rosemberg Patrocinio
Fundador de Núcleo Espírita Cristão, Coordenador de Estudos Doutrinários, Articulista, Palestrante e Escritor de meia centena de e.Books gratuitos instalados em seu blog abaixo descrito:

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
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Blog: Filosofia do Infinito
E.mail: f.rosemberg.p@gmail.com
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