segunda-feira, 2 de abril de 2018

JONAS ENGOLIDO PELO PEIXE


JONAS ENGOLIDO PELO PEIXE

(interpretação bíblica)

As pessoas, de um modo geral, crêem que a tal da “Queda dos Anjos”, ou, “Queda Espiritual”, ou, ainda, da “Involução Psíquica dos Espíritos” só se dera no início dos tempos, de nossa criação (espiritual) nos espaços ontogenéticos universais, em que o Ser Supremo: “há criado sempre, cria incessantemente e jamais deixará de criar”. (AG – AK)

Mas como já informara o confiável Espírito de André Luiz, prefaciado pelo grande Emmanuel, na obra de Francisco Cândido Xavier:

“A tragédia bíblica da QUEDA DOS ANJOS (grifo nosso) luminosos, em abismos de trevas, REPETE-SE (grifo nosso) todos os dias, sem que o percebamos em seu sentido direto”. (Vide: “Obreiros da Vida Eterna” – André Luiz – 1946 – Capítulo 4 – ‘A Casa Transitória’ - Feb).

Ou seja, se a ‘Queda Espiritual’, ou, ainda, a ‘Involução Psíquica’, verificara-se na origem dos tempos, na ontogênese espiritual, ela ainda há de verificar-se, caso nos descuidemos, durante o processo contínuo de nossa salvação, ou seja, de nossa Evolução Espiritual, tal como descreve André Luiz, Emmanuel e sua magistral equipe da mais alta espiritualidade.

Logo, que não nos descuidemos do Evangelho em nossas vidas, que não desprezemos o Amor, o Perdão, a Paciência, a Humildade, pois o oposto de tais campeia no Mundo terreno pelas Consciências culposas, quando homens e mulheres, detentores de riquezas, de fama e de notoriedade, são, entretanto, pobres de Jesus em suas Almas e em seus corações; tais condições, portanto, são fortes indícios de queda, de vidas que sobrevirão de sua miséria mesma, de seu orgulho, sua carência de humildade e de amor não exercidos para com seus irmãos.

E, pois, se não caem hoje, caem, mais tarde, amanhã, se não se emendarem pelos conselhos do Mais Alto, de Jesus e dos nossos protetores espirituais. Mas existem, entretanto, muitas formas de ‘Queda’, sendo que, por agora, rebusquemos a ‘Bíblia’ mesma para vermos mais um de seus exemplos muitos, sendo, o de agora, do ‘Livro de Jonas’, do “Peixe” que o engolira consoante suas lições mesmas.

Óbvio que há duas formas de se encarar tais informes do Profeta Jonas, a quem Deus incumbira de levar uma palavra de arrependimento e de juízo ao povo de Nínive, nos tempos bíblicos da antiguidade:

1) Acharmos que Jonas é um mentiroso, pois ninguém pode ser engolido por um grande peixe, ficar em sua barriga por três dias e, depois, ser cuspido em terra firme; e:

2) Considerarmos que Jonas é, de fato, Profeta do Altíssimo, e que, desprezando sua honorável missão, vivera momentos de queda em Si mesmo, sendo perseguido e obsedado por forças trevosas que o envolveram, mas dele se afastara tão logo se dispusera, o Profeta, a dar curso natural da missão pretendida pelo Senhor Deus Jeová.

Considerando-se a verdade retratada pelo Item 2, vejamos como tal fenômeno se dera com o referido Profeta.

Jonas, como já visto, fora incumbido de levar a Palavra do Senhor ao povo de Nínive; mas o Profeta não obedecera a Voz de Deus e procura fugir de sua presença indo para um outro lugar se afastando de sua missão. E ao invés de ir a Nínive ele desce para Jope. Tal “descida” é, entretanto, apenas do ponto de vista geográfico, mas já é uma forma de queda contrariamente ao ato de subida.

E descendo a Jope encontrara um navio que iria para Társis. Fugindo de sua missão divina, Jonas adentra o navio descendo para a sua parte de baixo, do seu lugar mais escuro, o porão. E, descendo mais ainda, Jonas é jogado ao mar. Mas ainda não é o fim de sua queda, pois Jonas fora engolido por um grande peixe, e, logo, o Profeta em fuga desce mais ainda, desce ao próprio inferno, ou, à escuridão do ventre de um monstro para aí morrer triturado por sua teimosia e fuga da missão que Deus-Pai lhe destinara.

É, quando, então, Jonas se arrepende atormentado pelo seu desvio e quedas que sofrera na sua Consciência sombria de culpas, por não ter cumprido sua missão. E, por arrepender-se e resolver encarar sua missão, o Profeta fora cuspido pelo grande peixe em terra firme, e, a partir daí Jonas não mais errara, tendo observado e cumprido com o que Deus lhe oficializara.

Logo, tais “Quedas Conscienciais”, como a de Jonas, se verifica o tempo todo ao nosso derredor mesmo. O que se confirma com o já referido André Luiz, prefaciado por Emmanuel, da obra xavieriana:

“Quase todas as escolas religiosas fala do inferno de penas angustiosas e horríveis, onde os condenados experimentam torturas eternas. São raras, todavia, as que ensinam a verdade da QUEDA CONSCIENCIAL (grifo nosso) dentro de nós mesmos, esclarecendo que o plano infernal e a expressão diabólica encontram início na esfera interior de nossas próprias Almas”. (“Missionários da Luz” – Capítulo 17 – ‘Doutrinação’ - 1945 – Feb).

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS, BOAS REFLEXÕES:

Fernando Rosemberg Patrocinio:
Fundador de Núcleo Espírita Cristão, Coordenador de Estudos Doutrinários, Articulista, Palestrante e Escritor de cinco dezenas de e.Books gratuitos em seu blog abaixo transcrito.


Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
----------------------------------------------
Blog: Filosofia do Infinito

Nenhum comentário:

Postar um comentário