sexta-feira, 2 de agosto de 2019

AS TURBULÊNCIAS DO MUNDO ATUAL



AS TURBULÊNCIAS DO MUNDO ATUAL

Nunca vivemos, no Mundo terreno, tanta turbulência política e social confundindo a todos, a mim, a você, a todos nós.

Mas ao crente, àquele que tem Fé, a coisa é mais branda, mais suave e mais pacífica, pois se tem a certeza de Jesus no Leme, de Deus na Condução da Carruagem, na Direção do Mundo, que, por sua vez, assim o quer: mas não para destruí-lo, e sim, para mudá-lo, transformá-lo para melhor, em todos os aspectos, sobretudo o espiritual.

E, não seria, também, dita turbulência, para pensarmos e refletirmos melhor sobre nossos atos, nosso Eu, como Ser palingenésico, e, pois, imortal? Sim, pois que muitos ainda se questionam. 

Seria o Eu que há mim, em você, em todos nós, apenas um produto ou subproduto cerebral? Neste caso, não seria Eu um Ser responsável, autor de meus atos, de meu Ser, de tudo quanto Sou como Homem, como cidadão terreno, e, pois, de uma esfera muito mais ampla, qual seja: universal.

Pois que: se o cérebro é o comandante de tudo que há em mim, ele parece sobrepor-se ao Homem, ao Ser, ao Consciencial, sendo ele, pois, o autor de Mim, de tudo quanto sou, como espécie superior, porém, não superior ao meu cérebro de que dependo, de que Sou - mas não Sou -, pois que, afinal, sou apenas um produto, ou subproduto, pois que não existo, a não-ser como alvo de um fabrico cerebral.

Eis, pois, ao que nos leva a concepção anômala e céptica dos pensam pelo cérebro e não por Si, como Ser Consciente, como Espírito, como Alma, sendo esta, ou, este, o Ser pensante, Único e, pois, Consciencial do que há em meu corpo, em meu cérebro, algo secundário de Mim mesmo: o Ser principal.

Acatando, como acato, as ideias de um dos principais sábios do Século 20: o Espírito Superior e principal articulador da obra xavieriana: Emmanuel, temos que o materialista, o céptico, o ateu, e coisas de igual teor, tais, simplesmente, inexistem, ou, só existiriam: “no jogo de palavras dos cérebros desesperados, porque, no íntimo, todos os Espíritos se identificam com a ideia de Deus e da sobrevivência do Ser, que lhes é inata”. (Vide: “O Consolador” – FCX – 1940 - Feb).

Logo, descarta-se de mim, a ideia de que Eu não existo, de que Eu não Sou, e, de que, portanto: nada Serei.

Não seria por isto mesmo que:

Me constrange, e me rebaixa, muitíssimo, a ideia de achar que este componente secundário, o cérebro, é quem comanda, quem pensa e age sobre mim, sobrepondo-se ao meu Eu, que, assim sendo, pois, Eu não sei, não penso e não comando absolutamente nada, sendo, pois, Eu mesmo, apenas e tão-só: figura secundária e sombra daquele outro, ou seja, do cérebro, e do veículo somático como um Todo, o Responsável por tudo em mim, até do Racional, do Consciencial, do Propósito Moral.

Mas assim não é!

O cérebro, e o estrutural biológico e somático como um todo, vem a ser, apenas e tão-só, a representação mínima do que Sou, como Ser e como expressão fenomênica do Existir, acrescentando-se, mais ainda, que um dos fatos mais comprobatórios do nosso Eu, como Ser e como Individualidade Imortal, está na Dor que, aliás, não é só minha, mas de todos nós.

Óbvio que outros tantos fatores constituintes e representantes da Individualidade Anímica são igualmente relevantes, tais como: a Consciência, os Valores Éticos, a Cognição. Mas quando me refiro à dor, não me refiro à dor em minúsculo: à dor física, advinda do fenômeno biológico e estritamente material.

Refiro-me à Dor em maiúsculo, a algo mais Substancial, Irreal e Real, Abstrato, mas Sensível, que só se dirige a Mim, que responde e corresponde, pois, à minha Intimidade Consciencial: que Sente, que Sabe, e, da qual, não temos como nos ocultar, pois que está em Mim como também Lhe estou, e inclusive, nesta confabulação íntima, que, entretanto, não revela dois, pois que sou apenas Um: Indivisível e Pessoal.

E esta Dor, Eu a tenho comigo desde longa data; todos a têm! E, se ela não corresponde ao estritamente físico, ao que fora traumatizado, ferido ou machucado, óbvio que se refere a algo mais profundo e mais íntimo de Mim, aliás, de nós todos: algo que é, pois, Espiritual.

Ora, quem não a sentiu? Quem não a viveu? Não a experimentou? Quem com ela não sorriu, não choramingou, com ela não se disfarçou? Sim; porque há muitos modos de se senti-la, de se vivê-la, experimentá-la: sorrindo ou chorando, cantando ou lamentando, bendizendo ou excomungando!

Entretanto, e, com justa razão, questiona-se:

Donde ela vem?

Por que se manifesta em mim, em você, em todos nós?

O que é a dor?

É coisa da Evolução?

Ou culpa da Consciência, de minha controversa atitude Moral?

Mas tudo não é matéria? Não somos amontoado de átomos? Células aos trilhões..., resultando no Eu, Comandante desta Máquina sem Alma, sem Coração, sem Ética e sem Pudor?

São questões, hoje, como é óbvio, não inerentes a mim, porquanto já em mim: solucionadas, quando, introspectivamente, colocando-me como sujeito e objeto do conhecimento: pude rebuscar-Me e encontrar-Me no aspecto completo do que sou, algo divino e verdadeiro, concluindo que, de fato:

“EU SOU”!

Logo, penso que sejam tais questões inerentes a você, ou, a outrem: que descrê da Alma, do Princípio Anímico Pensante, o Princípio em tudo: Principal, e tão disseminado pelos campos: Religiosos, Psicológicos, Filosóficos, como também Científicos, pois que hoje, ao cético que pede provas, o Espírito é também suscetível de ser provado, medido, experimentado.

E Ele já o fora! Não o duvideis!

Salvo se sua descrença for tão grande que, misturando-se à tão alta estima que faz de Si, o coloca a ponto de ser capaz de tudo recusar, para tão somente satisfação ao vosso EGO dar.

Mas, neste caso, não se trata de sabedoria: mas tão somente irreflexão de um falso cogitar.

Ora, cuidado, meu amigo, meu irmão! Existem infinitos meios de se provar a existência de Deus, da Alma, da sua Alma que, estando tão perto de você, e sendo ela Você, mesmo assim d’Ela debocha, duvida, quando D’ela mesma se utiliza, pensa, trabalha, sendo Ela, assim, a razão do vosso viver, do vosso ontem, do vosso hoje, do vosso amanhã!

Logo, a Consciência pesada, a dor nela sentida, vivida, experimentada, é algo que está falando com Você, lhe pedindo contas de seus atos, suas más ações; mas se não a sentiu, se não a sente, parabéns, és apenas um dentre tantos milhões, e, se assim for, é algo um tanto inacreditável, pois o melhor dos homens a sente, não havendo, pois, dentre tais, quem nunca pecou, nunca errou, em seus pensamentos, em seus atos: ontem, hoje, ou, certamente, amanhã.

Recordemos o poeta:

“Quem passou pela vida e não sofreu, não foi homem, foi espectro de homem: não viveu”.

Mais não existe espectro de homem! Somos todos, sim, de carne e osso, porém, todavia, contudo: regido pela Consciência, o Espírito imortal que há em mim, em você, em todos nós.

Valendo a pena, pois, buscar-se as origens da dor Consciencial que há em nós, pois que nela havereis de encontrar algo relativo a Ti mesmo: o Eu imortal, palingenésico: pois que vivera ontem, vive ainda hoje e para sempre no futuro que nos espera no amanhã, no acolá de todos nós.

Valendo a pena cogitar-se, pois, do confirmado pelos cânones mais rígidos da Ciência mundana, o de que:

“O materialismo está morto por falta de matéria!”

Sendo o cérebro, pois, regido pela Energia Mental que há em mim, em você, em todos nós. 

Reflitamos bem, reflitamos melhor, pois que a Turbulência do Mundo atual veio para mudar o que há em mim, em você, em todos nós que, com Deus e com Jesus, viveremos, mais hoje, mais amanhã, um Mundo melhor, um Mundo mais feliz, com Deus e com Jesus em nossos Corações nos irmanando a todos sem as corrupções, as mazelas políticas, as diferenças sociais, gerando descontentamento, violência, crimes e tudo o mais.

Ora, é preciso adotarmos a Consciência de que somos todos irmãos e não de uma humanidade apenas terrena, mas sim, uma humanidade cósmica, uma humanidade sideral.

O que mudará, para sempre, nossa concepção egoística de Ser e de Viver, não mais num mundinho terreno, mas sim como componente de uma humanidade cósmica, uma humanidade regida pelo Supremo que É Deus, o Soberano: Nosso Pai.

=========================================

FINALIZANDO COM OTIMISMO 
e
CONFIANÇA EM DEUS!

=========================================

Fernando Rosemberg Patrocinio
Fundador de Núcleo Espírita Cristão; Articulista; Coordenador de Estudos Doutrinários; Palestrante e Escritor com dezenas de e.Books gratuitos instalados na Web-Artigos e em seu blog abaixo transcrito.

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo e Progressividade;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Temas da Verdade Espírita;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Insigne Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
............................................
Blog: Filosofia do Infinito
.....................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário