sexta-feira, 12 de agosto de 2016

ESPIRITISMO E RAÇA HUMANA


ESPIRITISMO E RAÇA HUMANA

O Espiritismo, como Doutrina dos Espíritos Superiores, sempre ministrara, muito além dos racistas de todos os tempos, o preceito de que somos todos filhos de Deus, e, portanto, irmãos de uma mesma e única Raça: a Humana.

Em “O Livro dos Espíritos” (AK – 1860 – edição “definitiva” – Ide), e, para ser mais exato, em ‘prolegômenos’, eles ministram que:

“Nele pusemos as bases do novo edifício que se eleva e deve um dia reunir todos os homens num mesmo sentimento de Amor e de Caridade”. (Opus Cit.).

E, novamente, em “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (AK – 1864 – Ide), temos, da parte deles:

“Que os efeitos da Lei de Amor são o aperfeiçoamento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrestre”. (Opus Cit.).

Notemos, pois, como o Espiritismo se pronuncia diante dos homens ratificando, em seus preceitos, a superioridade de sua Doutrina que, sabemos, trata-se, de fato, do Cristianismo Redivivo, ou seja: renascido das vozes espirituais dos seus promotores, os já denominados: Espíritos Superiores, ou, Enviados do Cristo para a re-implantação de sua Excelsa Doutrina na face terrena.

Porém, se o Espiritismo ministra sermos todos irmãos, e, por conseguinte, de uma mesma Raça: a Humana, notemos que, como tais, somos entretanto de um psiquismo variadíssimo, o que nos impele a melhor compreender as razões de tantas crenças dogmáticas, tantos equívocos e infantilidades dos nossos semelhantes em crescimento para mais altos planos de entendimento, compreensão e moralidade.

Sabe-se que o instrutor André Luiz, em suas obras, descreve haver pelo menos três níveis de Saber, ou, de inteligência-moral no Ser humano em evolução.

Para ele, mais da metade da humanidade terrena (cerca de 60%) encontra-se na infância do conhecimento, daí o obscurantismo de grande maioria dos nossos pares com suas posturas rasteiras, acanhadas e anti-científicas; e uma segunda parte (cerca de 37%), logo acima daquela outra, já atingiu a razão particularista, compondo um grupo de mediana compreensão das coisas do Mundo, da cultura e do conhecimento, de um modo geral; e, o restante (cerca de 3%), operam, ou se aproximam, dos estágios da superconsciência, um nível de conhecimento e de moralidade superiores onde o plano racional-concreto se converte em mais altas formas de saber, de mais altos valores universais.

E o fato é que o grande intuitivo Pietro Ubaldi detinha uma classificação bastante parecida com a de André Luiz.

Já, no campo acadêmico, despontou-se, como se sabe, Jean Piaget, um notável pesquisador da inteligência humana desde o nascituro; e que, mesmo desconhecendo aqueles outros, lograra realizar trabalho de suma importância neste mesmo campo, e, pasmem, de mesma estrutura conceptual.

Consoante suas prolongadas pesquisas, para o eminente sábio, despontam-se as seguintes formas de inteligência humana:

-Sensório-motora: (dos bebês até os dois anos de idade);

-Pré-lógica (de similaridade com a infância do conhecimento de André Luiz);

-Concreta (parecida com a da razão particularista do mesmo e citado A. Luiz); e:

-Formal (um tanto similar, ou, pelo menos, bem próxima da superconsciência do instrutor A. Luiz).

Assim temos:

-Inteligência Pré-lógica, em que seus componentes detêm um caráter intelectual notoriamente Simplista, deixando-se ludibriar facilmente, acreditando em magias, mitos e coisas irreais, possuindo, pois, baixa compreensão das coisas e das leis do âmbito físico e, mais ainda, do espiritual;

-Inteligência Concreta, ou Transitiva entre Pré-lógica e Formal, em que os indivíduos dela portadores fazem um bom uso da razão, ou seja, do raciocínio lógico e de suas leis, mas que vai ascender ainda evoluindo para mais vasta expressão mental, no que se convencionara chamar de:

-Inteligência Formal, onde, e quando, seus portadores humanos podem ser classificados de Experientes ou supra-racionais, porque dotados de uma novíssima expressão mental, operando o raciocínio teórico ou hipotético-dedutivo e que, por isso mesmo, estão fazendo a mais vasta reformulação do Conhecimento nos seus mais diversos campos. Estes, pois, avizinham-se, ou, já operam a superconsciência consagrando-se em sabedoria e moralidade, permitindo-lhes uma compreensão mais dilatada das coisas, da complexidade de tudo, pois que são mais avançados e, portanto, bem mais experientes e sábios.

Em nosso caso, e, como Ciência de Observação, sabe-se que o método adotado pelo pesquisador espírita tem estrita relação com a Inteligência Formal, o que implica dizer que o Espiritismo surge numa etapa de maturidade intelectual da humanidade. Seu método, pois, não poderia ser o da Inteligência Racional Concreta, cujo nível de racionalidade só consegue operar sobre as coisas no decorrer de sua ação física, da manipulação da coisa em si. E, por isso, o método espiritista é o da Lógica Formal, de estágio superior, onde o indivíduo irá lançar mão de raciocínios hipotético-dedutivos, firmando novas teorias e estabelecendo coerentes suposições mesmo ausentes de uma realidade mais tangível e concreta.

No campo do conhecimento, pois, temos que o Espiritismo incorpora o mais avançado método científico, que, como a Matemática, a Física, a Cosmologia, a Química, e outras mais, estão revolucionando as mais diversas áreas do saber.

E, por isso, o Espiritismo também revoluciona; e, por isso, ele ainda é o grande desconhecido da humanidade. E aguarda que a mesma possa crescer e amadurecer para o entendimento do tríplice aspecto da mais grandiosa concepção filosófico-científica, espiritual e moral do Universo concebido e ainda não concebido, mas, cogitado, ao que se sabe, de um Multiverso, ou seja: do conjunto dos Universos físicos e de sua contraparte não-física, ou seja, de ordem conceptual, ou, simplesmente, espiritual.

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Autor: Fernando Rosemberg Patrocínio
fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
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