domingo, 14 de agosto de 2016

SÍNTESE: FILOSOFIA DO INFINITO



SÍNTESE: 
‘FILOSOFIA DO INFINITO’ (*)

Resumindo a ‘Grande Lei de Harmonia’ que preside a criação, e traduzindo, mais ainda, o longo processo evolutivo de Seres e coisas, estivera preconizando, no Século 19, a questão 540 de “O Livro dos Espíritos” (AK – 1860 – “edição definitiva” – Ide):

“É assim que tudo serve, que tudo se encadeia na natureza, desde o átomo primitivo ao arcanjo, pois que ele mesmo começou por ser átomo. Admirável Lei de Harmonia que o vosso acanhado espírito não pode apreender em todo o seu conjunto”. (Opus Cit.)

Mas tal revelação se dera, como dito, no Século 19, mostrando-nos o encadeamento progressivo do átomo ao arcanjo e adiantando, como visto, que tão admirável Lei não poderia ser apreendida em todo o seu conjunto por sua fenomenologia bem mais complexa que tão só evolutiva, pois que há mais: muito mais...

Assim, pois, as revelações e interpretações fenomênicas prosseguem e avançam, e neste Sesquicentenário do Espiritismo no Mundo (150 anos), poderíamos, no Século 20, garantir e completar que:

“É assim que tudo serve, que tudo se encadeia na natureza, desde o arcanjo ao átomo primitivo que, num processo evolutivo cíclico, ‘vislumbra’ seu retorno às regiões estratosféricas de sua origem consciencial. Admirável Lei de Harmonia que o vosso espírito já pode apreender em todo o seu grandessíssimo conjunto”. (FRP).

Sendo o 'arcanjo', da referida sentença, não mais que um Espírito Puro e Consciente de seus atos, bem como de suas consequências, tal como hoje sabemos de tais.

Por conseguinte, eis, por aí mesmo, um resumo dos maiores intérpretes mediúnicos do Século 20: Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier, nas potências altaneiras de ‘Sua Voz’, ‘André Luiz’ e ‘Emmanuel’, dentre muitos outros, que tão sabiamente nos instruíram dando prosseguimento contínuo e ampliador das teses defendidas pelo “O Livro dos Espíritos” que, no Século 19, ministraram na questão 78 do referido:

“... como e quando ele (Deus) criou cada um de nós (os Espíritos), digo-te, ainda, ninguém o sabe”. (Opus Cit.).

E referidos “como” e “quando” Deus nos criara, ficaram restritos, no Século 19 (e até hoje, para alguns espíritas mais ortodoxos), às ideias de que os Espíritos são criados na condição de Simples e Ignorantes (ESI) para logo, então, serem encarcerados na matéria dos Mundos a fim de percorrerem, do átomo ao arcanjo, sua dolorosa subida evolutiva, repleta, pois, de idas e vindas, de tropeços e dúvidas, de flagelos e adversidades impostas aos filhos ingênuos e pequeninos, para atingir, na outra ponta de sua incrível e dolorosa jornada, a condição de Espíritos Puros, Conscientes e Sábios (EPC).

Um Deus, portanto, Injusto e Cruel, que cria Seres inocentes, Simples e Ignorantes (ESI), e os remete, injustamente, e cruelmente, aos campos sanguinários da matéria e da animalidade para forçá-los ao aperfeiçoamento com normas imperfeitas e pouco condizentes a um Deus-Pai, que, para muitos, e, apesar de tudo: É Pai Justo e Misericordioso Criador.

Hoje, transcorrido todo o Século 20, “como” e “quando” Deus nos criara, sabe-se, pelas vozes confiáveis de Ubaldi e Xavier, que os Seres (nós mesmos) foram criados na altíssima condição de Espíritos Puros e Conscientes (EPC) que, por seus descuidos no campo ético, axiológico e comportamental, decaíram num oposto de sua condição originária, ou seja, de Espíritos Simples e Ignorantes (ESI), patenteando, por tal mesmo, o Universo físico e astronômico das mais diversas criaturas que, por agora, ou seja, por Evolução, retorna, após recuperar-se de sua doença psíquica, à Pátria perdida pelos atos mesmos de sua indisciplina e queda espiritual.

Assim, falando aos interessados por temas bem atuais, inobstante sua ligação e íntima conexão com dados constantes da Obra Codificada no Século 19, propomos uma nova ‘Conceituação Geométrica: Descendente-Ascendente’ para explicar o ‘Complexo Fenomênico Involutivo-Evolutivo’ que hoje se repete durante os processos inabaláveis da reencarnação: de tudo e de todos nós.

Ora, é inegável que descemos ou involuimos para reencarnar, perdendo a Consciência de nossos atos pretéritos; e, subimos ou evoluímos, pós-parto, reconquistando nosso psiquismo latente para crescermos e evoluirmos ainda mais. O que prova, incontestavelmente, em tal descida e subida palingenésica, o grande 'Fenômeno Involutivo-Evolutivo', exceto para aqueles incapazes de compreender as grandes sínteses universais. 

Eis mais um resumo, pois, do nosso blog: filosofia do infinito, que não se paralisa no Século 19, mas avança e prossegue além com Deus e com Jesus que não se engessam no tempo, mas tratam, e trataram, de nos enviar Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier, duas das maiores antenas psíquicas do Século 20, repetimos, com ‘Sua-Voz’, ‘Emmanuel’ e ‘André Luiz’, dentre outros, que nunca se destoaram de suas instruções, por constituir, como se sabe, uma plêiade de pessoas ilustres e sábias do Evangelho Redentor.

(*) A obra codificada por Allan Kardec, ou seja, do Espiritismo, conquanto seja algo lacônica no tocante à queda espiritual, é fato que, apesar disso, esteve retratar, indubitavelmente, o 'Complexo Fenomênico Involutivo-Evolutivo', ou seja, da queda e salvação do Espírito imortal. Vide nossos e.Books abaixo relacionados, e, de modo mais específico:

-"O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual".

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Autor: Fernando Rosemberg Patrocínio
Blog: fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br

LISTAGEM DOS e.BOOKS DE:
Fernando Rosemberg Patrocinio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (postado na web artigos exclusivamente);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web-artigos exclusivamente); 
29-Conhecimento e Espiritismo; 
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Doutrinária;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
..............................................
..............................................
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário