sábado, 4 de março de 2017

A GRANDE EQUAÇÃO DA SUBSTÂNCIA E ANDRÉ LUIZ


A GRANDE EQUAÇÃO DA SUBSTÂNCIA 
E ANDRÉ LUIZ

(Obs.: Este texto é parte, dentre outros mais, do nosso 38o. e.Book intitulado: “Geometria Cósmica do Espiritismo”).

A mais importante obra de filosofia científica de todos os tempos da humanidade: “A Grande Síntese” - que haverá de completar-se nos volumes subseqüentes de: “Deus e Universo”, “O Sistema” e “Queda e Salvação” (Pietro Ubaldi – Fundapu) – assim estivera a pronunciar-se no Capítulo 9: “É a concepção bíblica do Anjo decaído que reaparece”, no que seu autor, exemplificando, denomina por ‘Grande Equação da Substância’, onde, e quando, tal ‘substância’, denominada alfa (espírito), percorre um fenômeno cíclico complexo, em que, resumidamente, temos um elemento se refazendo (-->) no outro, ou, um passando para o outro na forma sequente:

[(espírito -->energia -->matéria -->energia -->espírito)]

Em que, no termo central (matéria), temos a formação do nosso Universo físico que, proveniente de fases superiores da ‘substância’ (espírito), se recompõe e retorna à sua condição primeira num fenômeno aparentemente simples, mas deveras complexo, a que se denomina: ‘Involutivo-Evolutivo’: máxima explicação de Tudo pela imponente Obra Ubaldiana, confirmada, sobejamente, pela Obra Xavieriana.

Assim, pois, a ‘substância’ perfaz, numa onda ‘descendente’ (involutiva) e ‘ascendente’ (evolutiva), o seu ciclo completo, explicitando, primeiramente, a Involução, onde alfa (a), o Espírito, substancialmente, se transmuda para a Energia (b), e, mais adiante, para a Matéria (g), quando então, num fenômeno inverso, e, portanto, de Evolução, retorna à sua dinamicidade anterior conquistando, bem mais adiante, sua anterior condição espiritual, ou consciencial, porém renovada, e maturada, em seus princípios fundamentais:

                alfa (a)
              /             \
          (inv)          (ev)     
          /                    \          
     beta (b)          beta (b); sendo: (a=b=g)=substância
          \                    /
          (inv)         (ev)
             \              /
              gama (g)

Esta, pois, tal como uma grande síntese de toda a fenomenologia cósmica, se compreende pelo que hoje se nos revela como a ‘Grande Equação da Substância’, onde alfa (que é a substância, ou espírito), involutivamente (inv), vai para beta (ou energia), que, por sua vez, vai para gama (matéria). Mas o fenômeno não para, pois gama, evolutivamente (ev) vai para beta que, por sua vez, se ascensiona de retorno a alfa.

Portanto, a Energia, decorrente do Espírito, não morre na Matéria, mas prossegue além se maturando nos campos da vida, das formas vegetais e animais num encadeamento que escapa das aparelhagens científicas, mas não da intuitividade dos grandes gênios inspirados pela Verdade, pela moderna Revelação Monista, digamos assim, da intuitividade ubaldiana e mediunidade xavieriana.

Noutros termos, a ‘Grande Equação da Substância’, explicita, como dito supra, a Queda Espiritual da criatura (EPC) numa outra fase sua: de (ESI), num movimento de ida e de volta, onde o (ESI), pois, se salva pelo retorno à sua condição primeira: de (EPC).

E a obra de André Luiz, composta por ensinos dos mais diversos Espíritos sábios, tais como Emmanuel, Bezerra, e tantos outros mais de tão vasta equipe da Espiritualidade, cita aqui, e ali, tudo quanto se encontra na obra de ‘Sua-Voz’; e, para tanto, rebusquemos apenas oito (8) de suas obras para provar que os espiritistas exegetas (ortodoxos, engessados e etc.) tidos como intelectuais, não conhecem a fundo nem mesmo “O Livro dos Espíritos” (1), e, muito menos ainda, a obra de Pietro Ubaldi e de André Luiz.

Em “Missionários da Luz” (1945 – Feb), por exemplo, temos no Capítulo 17 (Doutrinação) que:

“Quase todas as escolas religiosas fala do inferno de penas angustiosas e horríveis, onde os condenados experimentam torturas eternas. São raras, todavia, as que ensinam a verdade da QUEDA CONSCIENCIAL (grifo nosso) dentro de nós mesmos, esclarecendo que o plano infernal e a expressão diabólica encontram início na esfera interior de nossas próprias Almas”. (Opus Cit.).

Aqui, pois, temos de modo iniludível: Queda Espiritual ou ‘CONSCIENCIAL’ da criatura (EPC) que, por sua vez, se salva pela ascensão redentora da Evolução; ou seja: temos, por aí, o ciclo completo da ‘Grande Equação da Substância’ de ‘Sua-Voz’.

Passemos agora para outro livro de André Luiz: “E a Vida Continua” (1968 – Feb), Capítulo 21 (Retorno ao Passado):

“A Evolução é a nossa lenta CAMINHADA DE RETORNO (grifo nosso) para Deus”. (Opus Cit.).

Ou seja: se estamos de ‘RETORNO’, o referido só se dá pelo fato de que, em determinado tempo de outrora, nós nos “distanciamos”, nos “afastamos”, nos “quedamos”, para, agora, fazermos um movimento inverso de “retorno” e, para onde? Senão para os Planos de nossa Espiritualidade perdida, agora em recuperação (tais termos foram colocados entre aspas, pois que nada se distancia, se afasta, se queda e se retorna, porquanto em Deus existimos e em Deus nos movemos, e tais termos, pois, são relativos e adaptados à nossa compreensão).

O mesmo já havia dito “O Livro dos Espíritos” (AK) na instrução, por exemplo, de Lammenais, de nro. 1009:

Filhos pródigos, abandonai vosso exílio voluntário; voltai vossos passos para a morada paterna: o Pai vos estende os braços e mantém-se sempre pronto para festejar vosso RETORNO à família”. (Vide: “O Livro dos Espíritos” – AK – 1857 – Ide)

Mas já havia lembrado André Luiz em outra de suas obras: “Ação e Reação” (1957 – Feb), Capítulo 2 (Comentários do Instrutor) que:

“Para nós, herdeiros de LONGO PASSADO CULPOSO (grifo nosso), a ESFERA DAS FORMAS FÍSICAS simboliza a porta de SAÍDA DO INFERNO QUE CRIAMOS” (grifos nossos). (Opus Citado).

Notemos a síntese de André Luiz em sua instrução grandiosa; notemos que há, na referida, um antes e um depois: no antes, temos: ‘LONGO PASSADO CULPOSO’, mas, passado, onde? Quero crer que o autor se referira ao Mundo Espiritual, em tempo anterior à referida Queda. E isto pelo fato do autor ministrar, logo adiante, o depois, ou seja, algo atinente ao que viera depois, ou seja: os Mundos materiais, ou, o que ele mesmo preconiza como ‘ESFERA DAS FORMAS FÍSICAS’ como método de ‘SAÍDA DO INFERNO QUE CRIAMOS’.

Ou, noutros termos, e como o próprio título do livro de André Luiz indica: “Ação e Reação”: Queda e Salvação; Involução e Evolução. Todavia, em muitos outros pontos da obra de André Luiz ver-se-á que referida instrução da Queda Espiritual encontra-se pelas metades, faltando-nos, completa-las devidamente; como, por exemplo, em “Libertação” (1949 – Feb), Capítulo 1 (Ouvindo Elucidações):

“A MATÉRIA, congregando milhões de vidas embrionárias, é também a CONDENSAÇÃO DA ENERGIA (grifo nosso), atendendo aos imperativos do “EU” (grifo nosso) que lhe preside a destinação”. (Opus Citado).

Neste ensino nota-se com clareza, e nos parece que o autor assim o fizera de modo proposital (para que o interpretássemos devidamente), pois que o mesmo preconiza apenas parte da ‘Grande Equação da Substância’, citando-lhe a partir de beta (b) em Involução (inv) e processos subseqüentes da mesma:

                alfa (a)
                           \
                          (ev)     
                              \          
     beta (b)          beta (b); sendo: (a=b=g)=substância
          \                   /
          (inv)         (ev)
             \             /
              gama (g)

Ou seja: a MATÉRIA (g) é a ‘CONDENSAÇÃO DA ENERGIA’ (b) por Involução (inv), ou seja, do que ele mesmo denomina como ‘EU’ que lhe impõe ‘A DESTINAÇÃO’; e, destinação esta, nos processos evolutivos que se lhe seguem nos planos subseqüentes de (b) e de (a), ou seja, da Energia e do Espírito de sua destinação futura.

Mas volvemos nossos olhos agora para este que é, conquanto seu resumo, um dos mais intensos e mais científicos trabalhos de André Luiz: “Evolução em Dois Mundos” (1958 – Feb). Nele, em pequeno trecho, de modo igual, também se pode inferir esteja o autor tratando do mesmo tema em estudo. Senão vejamos: em sua parte primeira, capítulo um (1): ‘Fluido Cósmico’, o referido autor repete algo do ministrado acima, entretanto, parece-nos esclarecer mais:

“... na essência, toda a MATÉRIA é ENERGIA (grifo nosso) tornada visível e que toda a energia, originariamente, é FORÇA DIVINA (grifo nosso) de que nos apropriamos para interpor os nossos propósitos AOS PROPÓSITOS DA CRIAÇÃO (grifo nosso), cujas Leis nos conservam e prestigiam o bem praticado, CONSTRANGENDO-NOS A TRANSFORMAR O MAL DE NOSSA AUTORIA NO BEM QUE DEVEMOS REALIZAR (grifo nosso), porque o bem de todos é o seu eterno princípio”. (Opus Citado).

Aqui, porém, vemos que o autor indica não só a origem da Matéria como também a origem da Energia como ‘FORÇA DIVINA’, ou, noutros termos, como uma espécie de grandeza advinda do Criador que assim O Fez e assim o Quer; e não poderia, tal grandeza, ser interpretada como o próprio Espírito em Involução que, por tal, se restringe ‘AOS PROPÓSITOS DA CRIAÇÃO’?

Óbvio que sim, pois, logo adiante, no mesmo parágrafo citado, temos que André Luiz se refere a tal, porquanto a Lei, que é Deus, força o infrator à obediência:

’CONSTRANGENDO-NOS A TRANSFORMAR O MAL DE NOSSA AUTORIA (nas origens) NO BEM QUE DEVEMOS REALIZAR (durante a evolução e mais além)’.

E, se assim for, confirma-se que referido trabalho de André Luiz (Evolução em Dois Mundos - Feb) é, de fato, um dos mais difíceis de serem estudados por seu resumo, e que tão só com o auxílio e inspiração de nossos amigos espirituais, pode-se bem interpreta-lo consoante as luzes altaneiras de ‘Sua-Voz’. Com isso, pois, temos a impressão de que André Luiz falava tudo, porém, e, neste caso, especificamente, de modo um tanto abreviado de sorte a se compreendê-lo melhor no futuro, ou seja, após as maturações psíquicas de seus leitores em contínuo processo de evolução, de despertamento salvífico e espiritual.

Entrementes, e, paradoxalmente ao mui sábio e resumido “Evolução em Dois Mundos”, vejamos agora o volume “Obreiros da Vida Eterna” (André Luiz - 1946 – Feb), Capítulo 4 (A Casa Transitória), em que, de modo claro e evidente ministra:

“A tragédia bíblica da QUEDA DOS ANJOS (grifo nosso) luminosos, em abismos das trevas, REPETE-SE (grifo nosso) todos os dias, sem que o percebamos em sentido direto”. (Opus Cit.).

Ou seja, se a ‘QUEDA DOS ANJOS’ ou Queda Espiritual, ou Involução, verificara-se na origem dos tempos, pós-ontogênese espiritual, ela ainda há de verificar-se, caso nos descuidemos, durante o processo de nossa Salvação, ou seja, da Evolução, tal como descreve André Luiz e sua ilustre equipe de colaboradores espirituais. O que pode ser visto, igualmente, em outras obras suas, tais como em “Os Mensageiros” (André Luiz - 1944 – Feb) com Capítulos expressivos como, por exemplo: ‘A Queda de Otávio’ e etc.; e também “No Mundo Maior” (André Luiz – Feb), Capítulo 4, onde se lê:

“Importa reconhecer, porém, que a nossa Mente aqui age no organismo perispirítico com poderes muitos mais extensos, mercê da singular natureza e elasticidade da matéria que presentemente nos define a forma. Isto, contudo, em nossos círculos de ação, não nos evita as manifestações grosseiras, AS QUEDAS LASTIMÁVEIS (grifo nosso), as doenças complexas, porque a Mente, o Senhor do corpo, mesmo aqui, é acessível ao vício, ao relaxamento e às paixões arruinantes”. (Opus Cit.).

Portanto, dir-se-ia, em termos doutrinários, filosóficos e matemáticos, que a obra de Sua-Voz (obra-SV) contém a obra de André Luiz (obra-AL).

Ou, então, que a obra de André Luiz (obra-AL) está contida (c) na obra de Sua-Voz (obra-SV):

[ (obra-AL) (c) (obra-SV) ]

Assim, pois, advertimos para o fato de que: basta um pouco mais de estudo e de maturação psíquica (sabedoria) de nossos Espíritos imortais para se constatar que a obra de André Luiz não destoa da obra de ‘Sua-Voz’, e, tampouco do Espiritismo codificado no Século 19, pois que se entrosam nos planos de seus trabalhos magníficos que confirmam o ‘Mecanismo Fenomênico Involutivo-Evolutivo’, ou seja, da Queda Involutiva da Criatura (EPC) que se recupera e se salva por Evolução a partir de estruturas ínfimas da matéria (ESI), e, por conseguinte, da vida vegetal, animal, até ao Homem, que ainda terá adiante milenares processos de ascensão espiritual para o seu retorno à anterior condição de Espírito Puro e Consciente (EPC).

========================

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS
Fernando Rosemberg Patrocinio

(1): Vide nossa ‘Trilogia’ de e.Books:

-“O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual”;
-“O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo”; e:
-“O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos”.



Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi; e:
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
.........................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário