terça-feira, 28 de março de 2017

MEIA CENTENA DE ESPIRITISMO


MEIA CENTENA DE ESPIRITISMO

Mas que chamada estranha deste nosso texto! Meia Centena de Espiritismo! O que isto quer dizer? Quer dizer, sobretudo, que temos muito por aprender do tríplice aspecto do Espiritismo. Do mesmo, por exemplo, temos três (3) grandes nomes dos últimos tempos; três que, aliás, parecem unos e separados, acordes e discordes, e, pois, das mais acirradas discussões filosóficas, éticas e doutrinais:

-Allan Kardec,
-Jean Baptiste Roustaing, e:
-Pietro Ubaldi.

Sendo que os dois primeiros, do Século 19, foram contemporâneos; e o terceiro do Século 20, e que, por sinal, fora um contemporâneo de outro grande nome: Francisco Cândido Xavier.

E o fato é que há muita confusão, no meio espiritista, sobre tais nomes e suas obras. Por exemplo, sobre Allan Kardec: confunde-se, no meb (movimento espiritista brasileiro), o que é sua opinião, como homem, educador, pessoa espiritista ou não; com o que é a opinião, sendo, no caso: a instrução coletiva dos Espíritos no que se convencionara chamar de Espiritismo: Doutrina dos Espíritos Superiores. O que nos levara a produzir, sobre tal questão, filosófica e doutrinária nosso 16º. e.Book, de título:

-“Kardecismo e Espiritismo”.

Só por aí vemos que a questão Kardec e a questão Espiritismo, esta última entendendo-se, como já dito, pelo conjunto harmonioso de altíssimos instrutores espirituais, refletem, num todo, algo complexa; e, sobretudo, quando se lhe junta uma questão paralela, ou seja, da obra de Roustaing, e, mais recentemente, da imponente obra de Pietro Ubaldi, cumprindo-nos, a nós todos, adeptos da Terceira Revelação, uma análise mais profunda de tais questões, ou, tais temáticas, para não cairmos na precipitação de falar, ou de escrever, o que não deveríamos por nosso desleixo e falta de estudos mais acurados de tão complexos campos doutrinais.

É que: condenar, simplesmente condenar: é fácil; difícil é debruçar-se sobre a obra, que, por sua natureza, e recente presença no Mundo terreno, é novidade de difícil trato, exigindo-nos, além de humildade, muito esforço, dedicação, estudo, pois, de tais vultos do espiritualismo moderno temos:

-de Kardec:
05 volumes da Codificação Espírita, mais as obras suplementares que, num todo, se somam 24 volumes; sendo de expressivo e apreciável destaque: “O Livro dos Espíritos”, fundamento do Espiritismo;

-de Roustaing:
04 volumes que, pelo seu organizador, pretende “a realização da unidade de crença e a da fraternidade humana pela efetivação das promessas do Mestre”; segundo obra de Francisco Cândido Xavier, Roustaing “estivera cuidando dos trabalhos da fé”; e:

-de Ubaldi:
24 volumes donde se destaca “A Grande Síntese”, “Deus e Universo”, “O Sistema” e “Queda e Salvação”, incluindo, este último, uma das mais avançadas e brilhantes tese matemática dos triângulos invertidos com soluções e apontamentos de tão grande altura que, até hoje, nos assombram pela sabedoria de seus instrutores espirituais.

E, portanto: são 52 volumes (ou: Meia Centena de Espiritismo)! E, só é autoridade o bastante para julgá-los quem se debruçou no trabalho do seu estudo e de sua meditação, e não quem lhe julga por metades, por ouvir dizer, achando que sabe, quando, em verdade: não sabe!

Ora, são tantas e tão desencontradas opiniões, de ‘disse não disse’ de tais obras que só confundem o leitor de tais ilações, quando se deveria, ao invés, estuda-las a fundo para se ter sua opinião própria e não de pessoas alheias, com seu caráter bom ou ruim, e, em suma, do seu psiquismo, suas idiossincrasias e, pois, suas particularidades emocionais. E, são pareceres tão diferentes uns dos outros, reunindo, de uns, simpatias, e, de outros, antipatias, e, de outros, ainda, tão grande ódio e aversão que por si sós, já caracterizam a pouca fraternidade, o desamor e, o mais agravante, por ouvir dizer, e não do seu próprio suor e trabalho de buscar na fonte mesma seu saber, e, por conseqüência, sua mais honesta opinião. Mas, opinião: de quem estudou e se sacrificou por sua cultura, seu conhecimento, seu inabalável e intransferível saber.

Assim, pois, ao estudo meus amigos: pois a sabedoria não se adquire pela preguiça e pela precipitação de explanar o que, definitivamente, não sabe; e sim: nos suores do trabalho, do estudo e da dedicação. Recordemos que: “Deus É Amor”, e que somos da mesma essência deste Amor; logo, o que se pretende com o ódio, com a discórdia, a aversão? Tais defeitos, pois, nitidamente contrários ao bem e ao amor, só podem ser emanados de quem não conhece o mais importante ‘Livro’ de todos os tempos, e que se chama: “Evangelho”, cuja implantação no Mundo visa levar o Ser humano da ignorância à sabedoria, do ódio ao amor, enfim, da matéria ao Espírito de nossa essência mais pura e mais elevada: essência do Amor.

Logo, se temos opinião disto ou daquilo, se somos Seres racionais e, pois, livres pensadores, que o sejamos com mais Amor, pois os efeitos do ódio, da rebeldia e da incompreensão, já se os tem em nossa própria e inglória situação de Espíritos errantes e falidos, mas recuperáveis pelo Cristo: Enviado de Deus-Nosso-Pai!

Em breve falaremos mais um pouco de tais personagens do Espiritismo que, num todo, dir-se-ia, constituem o que há de mais moderno em termos de Espiritualismo; mas, agora, não mais pelo fideísmo, mas sim controlado pela inteligência, pela ciência e pela razão.

Grande e Forte Abraço:

Fernando Rosemberg Patrocínio:
Fundador de Núcleo Espírita Kardecista, Coordenador de Estudos Doutrinários, Articulista, Palestrante e Escritor.

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
..............................................
Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário