segunda-feira, 16 de outubro de 2017

ESPIRITISMO E JEAN BAPTISTE ROUSTAING


ESPIRITISMO E JEAN BAPTISTE ROUSTAING

Assim, já vimos e estamos a frisar que as principais obras do Espiritismo, tal como uma espécie de ‘Trilogia Codificada’, para o despeito dos que perseguem Roustaing e sua magnânima obra: “Os Quatro Evangelhos” (Feb), nunca, em momento algum, tal ‘Trilogia’ desmentira as verdades propagadas pelo Rustenismo. Senão vejamos de novo:

-“O Livro dos Espíritos” (AK - 1857):

No Item 113 de tal “Livro”, vemos que os Seres da primeira ordem, como classe única, e, pois, sendo Espíritos Puros – como, por exemplo: Jesus – tais não mais se encontram “sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis”, o que ratifica a obra de Roustaing que preconiza para Jesus, quando esteve entre nós, como um Ser dotado de um corpo fluídico materializado e cujo sofrimento: “na essência espiritual, é mais forte e mais vivo que o possam ser, para os vossos corpos”... “Jesus sofreu, oh! Sim, sofreu cruelmente, não na sua carne, mas em seu Espírito”. (Roustaing – Tomo 2 – Feb).

O que se confirma pelas obras mais importantes do Século 20, as de Francisco Cândido Xavier e de Divaldo Pereira Franco. Com a equipe superior de Emmanuel, um Espírito que, no Século 19, colaborara com a Codificação kardequiana, ministra o Espírito André Luiz, corroborando Roustaing, que Jesus:

“Em Jerusalém, no templo, desaparece de chofre, desmaterializando-se ante a expectação geral, e...”, “Em cada acontecimento, sentimo-lo a governar a matéria, dissociando-lhes os agentes e reintegrando-os à vontade...”. (Vide: “Mecanismos da Mediunidade” - Feb).

O mesmo diz o Espírito Vianna de Carvalho em livro prefaciado pelo Espírito de Joanna de Ângelis e psicografado pelo médium Divaldo Pereira Franco:

“Em Nazaré, ante a turba enfurecida, (Jesus) utilizou a faculdade da desmaterialização”. (Vide: “À Luz do Espiritismo” - Editora Leal):

-“O Livro dos Médiuns” (AK - 1861):

Em sua ‘Segunda Parte’, Capítulo 6: ‘Manifestações Visuais’, se pode ver por longos ensinos e ditados dos Espíritos Superiores, tudo quanto se refere às possibilidades do perispírito - tal como no caso de Jesus – tomar a forma de um corpo tangível e dotado, pois, de uma “carne relativa” (Roustaing) em que se pode tocá-la, apalpa-la e constatar sua resistência e até mesmo o calor de um corpo vivo, um corpo biológico e material tal como os nossos de Espíritos reencarnados.

-“O Evangelho Segundo o Espiritismo” (AK – 1864):

Em tal obra, Capítulo 3, Item 9, que é parte, vejam bem, de um extrato, ou, como queiram, de um : ‘Resumo do Ensinamento de Todos os Espíritos Superiores’,  temos de tais ensinos que:

“Nos Mundos que atingiram um grau superior, as condições da vida moral e material são bem outras que as de sobre a Terra. A forma do corpo é sempre, como por toda parte, a forma humana, mas embelezada, aperfeiçoada e, sobretudo, purificada. O corpo nada tem da materialidade terrestre, e não está, por conseguinte, sujeito nem às necessidades, nem às doenças, nem às deteriorações que engendram a predominância da matéria; os sentidos, mais delicados, têm percepções que a grosseria dos órgãos sufoca neste Mundo”. (Opus Cit.);

E notemos o trecho que se segue:

“A leveza específica dos corpos torna a locomoção rápida e fácil; em lugar de se arrastar penosamente sobre o solo, ele desliza, por assim dizer, na superfície, ou, (o Ser, simplesmente:) plana na atmosfera sem outro esforço senão o da vontade, à maneira pela qual se representam os Anjos”. (Opus Cit.).

Aqui, pois, temos comparações que vão do referido ‘Criptógamo Carnudo’ ao ‘Anjo’ da magnânima obra de Roustaing: “Os Quatro Evangelhos” (Feb).

Em seu Tomo 1, Roustaing, fornecendo-nos “ideia da criação humana”, refere que tal indivíduo, o ‘Criptógamo’, dos Mundos Primitivos: “rasteja, ou antes desliza, tendo os membros, por assim dizer, em estado latente”. (Opus Citado).

E mesmo num Mundo acima do Primitivo, um Mundo Provacional como o nosso, temos exemplos de Espíritos que renascem, por expiação, em corpos humanos desprovidos de membros, ou seja, de braços e pernas, não sendo, pois, dita situação, uma característica específica de Mundos Primitivos.

E, o referido ‘Resumo dos Espíritos Superiores’, de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (AK), diz o mesmo que Roustaing, informando que, nos Mundos atrasados, o Ser está a “se arrastar penosamente sobre o solo”; mas que, nos Mundos Superiores, de Espíritos purificados, eles podem esvoaçar, planar, flutuar, volitar com seus corpos sutis, e similares, o que, de certa forma, comparar-se-ia ao corpo fluídico e materializado do Cristo, de quando esteve entre nós!

Logo, a ‘Trilogia Codificada’ não refuta a obra de Roustaing, mas lhe autoriza em todos os seus aspectos. Logo, ao se pretender e querer impor que a obra de Roustaing seja banida do nosso meio não passa de ilusões insanas da obscuridade humana, um retrocesso intelectual não mais condizente com o Homem moderno que, no Século 21, pensa na Relatividade de Tudo, e, inclusive, do Ser humano, cujo Cognitivo não se paralisa, conquanto a vontade estagnada de elementos que serão forçados a mudar, a subir e enxergar mais, e melhor.

Lembremos que Chico Xavier, o mais importante nome do Espiritismo no Século 20, em carta dirigida à diretoria da Feb, dissera que:

“Aguardo com muito interesse a nova edição de Roustaing (‘Os Quatro Evangelhos’)”.

E frisava o sábio Chico:

“Constituirá um grande serviço à Causa da Verdade e do Bem”. (Vide “Testemunhos de Chico Xavier” – Suely C. Schubert – Feb).

Ora, como não dar crédito ao nosso Chico que, para mim, fora “o metro que melhor mediu o Espiritismo”, ou seja: a Doutrina dos Espíritos Superiores; e não de Espíritos falidos que perseguem a obra de Roustaing, a Feb, os rustenistas e tudo o mais, em sua atitude retrógrada, intransigente, própria de déspotas arbitrários e opressores. (Vide nosso modesto e.Book: “O Maior dos Brasileiros”, que trata desta questão, ou seja: se existira o metro que melhor medira Kardec, Chico fora o metro que melhor medira o Espiritismo).

Assim, o preconceituoso, o que pretende que a Feb não publique ou divulgue a obra de Roustaing, é, por sua natureza discriminatória, um desiludido por excelência, um elemento que pretende o retorno do ‘Index Librorum Prohibitorum’, ou seja, aquela famosa lista de publicações proibidas de se obter e de se ler. Mas, pela não realização de seus desejos mais ardentes, eles se aborrecem e se frustram na impotência de si mesmos, de suas irrealizações.

Quiçá, um psicólogo, ou, um psiquiatra consiga solucionar tais problemas de elementos afoitos, sobretudo, os que se auto-proclamam: intelectuais, que, em verdade, não parecem ser o que querem ser, pois muito pouco sabe de sua Doutrina que, aliás, se fundamenta no mais importante psicólogo e psiquiatra de todos os tempos da humanidade com sua metodologia universal, constituindo Máxima do seu Evangelho:

“Amai-vos uns aos outros”! (Jesus).

Assim, pois, o resultado daquelas frustrações - quando não sanadas pelo Evangelho - nalguns, e, não poucos, se transformam em hostilidade, em ódio, perseguição, frutos da rebeldia, da intemperança, do desamor.

Tais elementos, preconceituosos, via de regra, são indivíduos autoritários, muita das vezes intolerantes, que propagam, mas não crêem, no livre pensamento, potência facultada a todos, conquanto quereriam implantar seu próprio e exclusivo regime, por sinal: insano, regido por seu sistema exclusivista e ditatorial.

Logo, o preconceito, em sua obscuridade mesma, é pouco lógico e pouco racional, pois desconsidera o livre pensamento que cabe a cada um e a cada qual; livre pensamento fundamentado, pois, na característica mais importante do Espírito humano: sua liberdade de expressão! Prenda-se o homem, mas não se prenderá seu livre pensamento, seu expressar mais íntimo, intelectual e moral, pois que tais vigem no seu Ser como dádiva soberana, conquanto sua prisão física no cárcere sujo dos déspotas e dos poderosos.

Finalizando:

Vemos que a ‘Trilogia Codificada’ é consonante ao ‘Rustenismo’, pois que se completam divinamente em suas informações superiores, que, aliás, deveriam ser do conhecimento de espiritistas mais afoitos, que condenam sem saber o que se está condenando, por pura displicência, preconceito e ignorância.

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS:
Rosemberg

Blog: filosofia do infinito

http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.


 ............................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário