quarta-feira, 11 de outubro de 2017

O CÉU E O INFERNO


O CÉU E O INFERNO

“Já vos falaram desses Mundos (espirituais) onde a Alma nascente é colocada, quando,ignorante ainda do bem e do mal, pode caminhar para Deus, senhora de Si mesma, na posse do seu livre arbítrio; já vos foi dito de que imensas faculdades a Alma está dotada para fazer o bem. Mas, ah! Existem as que sucumbem, e Deus, não querendo seu aniquilamento, lhes permite ir para esses Mundos (materiais) onde, de encarnação em encarnação, elas se depuram, se regeneram, e se tornarão dignas da glória que lhes estava reservada”. (“O Evangelho Segundo o Espiritismo” – Allan Kardec – 1864).

====================

Para o Espiritismo: Céu e Inferno são estados da Alma, da Consciência, ou, do Espírito mesmo, estando ele encarnado ou livre pelos espaços umbralinos, espaços adjacentes aos espaços humanos das diversas sociedades terrenais. Logo, nossos pensamentos e nossas ações, resultados de nós mesmos, traduzem nosso estado feliz ou infeliz consoante nosso estado de Espírito: bom ou mau, cristão ou criminoso, ético ou transgressor.

E o fato que todos nós, estudiosos espiritistas, sabemos que a quarta obra codificada por Allan Kardec encerra o sugestivo título de “O Céu o Inferno” (1865). Mais ainda, como é sabido de todos nós, espiritistas ou não, tudo vai mudando, se superando e se modificando pelo avanço do tempo que não cessa jamais; exceto o que for de caráter eterno, como, por exemplo: o Evangelho e sua constelação de virtudes que se unificam no campo do Amor, do Supremo Bem, da Caridade e da Humildade.

Tudo o mais, pois, está tendente a ser revisto, pois como dissera Jesus: “Sede Perfeitos”, o que implica no fato de que tudo por aqui, do Mundo terreno, é imperfeito, e, pois, sujeito a modificar-se e a melhorar-se, paulatinamente, pelas regras evolutivas que fazem a mudança de Tudo: de mim, de você, de todos nós.

Assim, pois, vejo que a obra “O Céu e o Inferno” (AK – 1865), publicada no Século 19, está, hoje, no Século 21, um tanto obsoleta, e, sobretudo, no tocante às realidades da Vida Espiritual, que se nos dera a conhecer, mais exatamente, e, mais profundamente, no Século 20 passado; e, obsoleta, pensamos nós, até mesmo por obra de um pastor protestante: “A Vida Além do Véu”, de George Dale Owen; e, em nosso meio doutrinário, pela elegante e estupenda coleção de André Luiz (Chico Xavier), a famosíssima: “Série Nosso Lar” (Feb) composta por 16 volumes.

Além do mais, na referida obra, Kardec se empenhara em fazer críticas severas à Igreja e suas crenças, quando sabemos que, por toda parte - e, inclusive em dogmas imperfeitos - existe algo da Verdade de todos os tempos, Verdades, pois: de Deus, do Espírito, da Queda Espiritual, da Palingenesia e, por conseqüência, da Imortalidade de tudo e de todos nós.

Por outro lado, ainda, há expressões, em dita obra do Sr. Kardec, que desautorizam o Cristianismo e o Espiritismo, como, por exemplo, na Segunda Parte, Capítulo 4, ‘O Castigo’, página assinada pelo Espírito que se autodenomina Georges. No final de sua mensagem temos algo no mínimo desconcertante ao falar do “Deus Vingador, o Deus triunfante de todo o mal, que não poderá apaziguar senão a força de gemidos e expiações”. E, mais ainda: com a concordância de Kardec que aplaude tal assertiva com as palavras de que: “Jamais foi traçado quadro mais eloquente, mais terrível e mais verdadeiro, da sorte do mau”. (Opus Citado).

Ora, tais colocações são afrontas ao Cristianismo e ao Espiritismo. E isto pelo fato de que:

“Deus É Amor”,...

E não vingador; e, mais ainda: dito quadro não é verdadeiro como o pretendia Kardec, e sim: claramente inverídico e deturpado.

E, como se sabe: o Espiritismo é Doutrina progressiva, que não se paralisa no tempo. E o próprio Kardec divulgava tal propriedade doutrinária. Logo, não é pouco doutrinário criticarmos, sobretudo quando em alto nível, e, pois, falarmos de algumas superações da obra de Kardec, exceto pelos puristas mais engessados, ou, paralisados no Século 19.

Mais ainda, na Primeira Parte, Capítulo 8, ‘Os Anjos Segundo o Espiritismo’, temos uma dissertação de Kardec em que o mesmo, mais uma vez, acreditava na possibilidade de que os Espíritos são criados Simples e Ignorantes, para, enfim, passar pelas provas dos Mundos Materiais e chegar à condição de Anjos, Espíritos Puros e coisas de igual jaez.

Ora, já se sabe, no curso destes 160 do Espiritismo no Mundo terreno, que o Espírito é criado no Mundo Espiritual e prossegue sua Evolução em Linha Reta, ou seja, em tal Mundo mesmo; exceto os que sucumbem e se quedam por rebeldia, orgulho, egoísmo, e etc., nos referidos Mundos materiais, como já vimos em tantos textos e e.Books de nossa modesta autoria; e, inclusive no início deste texto, e citado supra e, portanto, não muito bem compreendido por Kardec, pois ele mesmo codificara tal mensagem constante de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (AK – 1864). 

Logo, os que não se quedaram, e, os que se quedaram, todos, sem exceção, chegam à condição de Anjos ou de Espíritos Puros, e não tão-só os da condição de Seres humanos; o que, aliás, é mais uma falha filosófica de tal obra de Kardec (“O Céu e o Inferno”).

Por fim, não estamos depreciando a referida obra de Kardec, e sim, incrementando-a, sobretudo, pela citada coleção "Nosso Lar" de André Luiz que deverá ser, hoje e para sempre, de nossos estudos, nossas mais sérias reflexões, pois, muito, de tal obra, ainda demandará algum tempo, quem sabe, alguns Séculos, para que lhe possamos assimilar, em todos os pormenores: espirituais, éticos e comportamentais de sua mensagem realmente elevada, reveladora e consoladora.

Um GRANDE abraço a todos:

Fernando Rosemberg Patrocinio

Blog: filosofia do infinito, ou, se o preferirem:


Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
.
...............................................
.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário