quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

DEUS, CRISTO E O HOMEM


DEUS, CRISTO E O HOMEM

Se pudéssemos, numa escala descendente, visualizarmos, (grosso modo), uma concepção de Deus até ao Homem – passando pelo Cristo: Espírito Puro – dir-se-ia que:

DEUS: INTELIGÊNCIA SUPREMA:

É a Causa Primeira de todas as coisas, estando Sua Existência firmada pelo axioma incontestável, e, mui bem conhecido de todos nós, homens esclarecidos dos nossos tempos: “Não há efeito sem Causa”. Logo, procuremos a causa de tudo o que não é obra do homem, e nossa razão, com toda certeza, nos responderá. Recordando nossos Amigos do Espaço Sideral: os Espíritos Superiores:

“Deus Existe, não o podeis duvidar, é o essencial”.

E, sobre os sistemas teológicos criados pelo homem acerca da existência de Deus, afirmam tais Espíritos:

“Crede-me, não vades além. Não vos percais num labirinto de onde não poderíeis sair. Isso não vos tornaria melhores, mas talvez um pouco mais orgulhosos, porque acreditaríeis saber o que na realidade nada saberíeis. Deixai, pois, de lado todos esses sistemas; tendes muitas coisas que vos tocam mais diretamente, a começar por vós mesmos”.

E severamente recomendam:

“Estudai as vossas próprias imperfeições, a fim de vos desembaraçardes delas, isto vos será mais útil do que querer penetrar o que é impenetrável”. (Vide: “O Livro dos Espíritos” – AK – 1857).

E tem elementos por aí que se acham! Ou: acham que sabem alguma coisa, sobretudo da Inteligência Cósmica, de Deus! São os chamados teólogos, ou, estudiosos da Divindade Suprema, que pensam saber tudo, quando, em realidade: nada sabem. Óbvio: não se condena tais estudos do Pai-Criador; mas querer saber tudo do Mesmo não passa de heresia, pois, para a nossa compreensão de momento:

“Deus É Impenetrável”,

Faltando-nos ainda, pois, o desenvolver de potências e sentidos outros de nossa capacidade intelectual e moral para uma Sua Maior Compreensão.

JESUS CRISTO: ESPÍRITO PURÍSSIMO

Quanto ao Cristo, sabe-se que o Mesmo, por Ser “Uno ao Pai” – conquanto filho tanto quanto nós mesmos – Jesus poderia até mesmo ser compreendido, por vosso Amor à criatura terrena, como um Amoroso Pai de todos nós: Espíritos falidos, porém suscetíveis de melhoria por seus progressos ao campo da inteligência e do coração, do saber e do procedimento ético, espiritual e comportamental.

Ora, repetindo as palavras do próprio Mestre:

“Eu e o Pai somos Um”,

Temos, pois, de Jesus, sua condição de Filho, mas também de “Unidade com o Pai” que, por sua vez, transcende os nossos saberes, estando, pois, muito além de nossa compreensão! Logo, não há problema algum, apesar de Ser nosso Irmão-Maior, de conceber-se Jesus como Pai por tão imenso Amor por todos nós: seus Irmãos em prantos e dores ascensionais.

Logo, Jesus É um Espírito Puro, um Espírito de Primeira Ordem, tendo por característica geral: um Ser que não mais sofre influência da matéria; sendo detentor de superioridade intelectual e moral absoluta em relação aos Espíritos de outras ordens.

Segundo, ainda, ao “OLE” (AK – 1857), Item 113, os Espíritos Puros, tal como Jesus:

“... percorreram todos os graus da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma de perfeição de que é suscetível a criatura, não têm mais que sofrer provas, nem expiações”.

Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, (1), realizam a vida eterna no seio de Deus. Gozam de inalterável felicidade, porque não se acham submetidos às necessidades, nem às vicissitudes da vida material. Essa felicidade, porém, não é a de ociosidade monótona, a transcorrer em perpétua contemplação. Eles são os mensageiros e os ministros de Deus, cujas ordens executam para manutenção da harmonia universal. Comandam a todos os Espíritos que lhes são inferiores, auxiliam-nos na obra de seu aperfeiçoamento e lhes designam as suas missões”.

“Assistir os homens nas suas aflições, concitá-los ao bem ou à expiação das faltas que os conservam distanciados da suprema felicidade, constitui para eles uma gratíssima ocupação. São designados às vezes pelos nomes de anjos, arcanjos ou serafins”.

Podem os homens pôr-se em comunicação com eles, (2), mas extremamente presunçoso seria aquele que pretendesse tê-los constantemente às suas ordens”. (Opus Cit.).

Logo, pelo Item 1, (em vermelho sublinhado), Jesus, quando esteve dentre os homens há cerca de 2000 anos atrás, parece-nos que o mesmo não teria tido uma reencarnação tal como a nossa em corpos físicos grosseiros e materiais; e sim: teria tido o que se pode denominar como um “corpo quântico”, “de carne relativa”, ou seja, um corpo tangível, mais não de carne e osso como se compreende por nós mesmos; o mesmo está confirmado pela obra mediúnica do Sr. Jean Baptiste Roustaing, do Chico, do Divaldo, ou seja, pelos Espíritos Superiores que ditaram suas obras.

E, pelo Item 2, (também em vermelho sublinhado), dir-se-ia que nós, Espíritos humanos, também poderíamos, ou, podemos, ter contato com o Senhor Jesus, porém, teríamos, (???), ou, temos condição para tal???

No Século 20 findado, sabe-se que Francisco Cândido Xavier, humilde servo do Senhor, tivera visões do Cristo em algumas situações; numa delas, estivera a chamar insistentemente pelo filho Euripedes; e, este, quando adentrara o aposento do humilde Chico, percebera-lhe sentado numa poltrona de olhos abertos para o espaço vazio, quando, simultaneamente, relatava ao filho adotivo, a visão psíquica do Cristo em toda a sua grandeza, sua majestosa espiritualidade.

E, Pietro Ubaldi, por sua vez, relata que:

“Na primeira semana de setembro de 1931, depois da grande decisão franciscana, Cristo novamente apareceu a Pietro Ubaldi, desta vez acompanhado de Francisco de Assis. O primeiro à direita e o segundo à esquerda, fizeram-lhe companhia durante vinte minutos em sua caminhada matinal, na estrada de Colle Umberto, Perúgia. Estava, portanto, confirmada sua posição. Vejamos a cena descrita por ele”:

"Numa tranqüila paisagem campestre da Úmbria franciscana, próxima de Perúgia, um homem de 45 anos subia sozinho a doce inclinação de uma colina. Aquela manhã radiosa estava perto de 14 de setembro, dia que São Francisco, em 1224, recebeu os estigmas no monte Alverne. (...) Estava caminhando quando duas formas paralelas se delinearam. Isto durou cerca de vinte minutos, pelo que teve tempo de controlar tudo e de fixá-lo na memória, para depois analisar o fenômeno com a psicologia racional, positiva, independente de estados emotivos”. (...)

“Continuou a observar. As duas formas não constituíam só uma indefinida manifestação de presença. Cada uma delas transmitia à percepção interior uma típica e individual vibração que a definia como pessoa. Foi assim que ele pôde logo sentir com clareza inequívoca que à sua esquerda estava a figura de São Francisco e à sua direita a de Cristo. (...) A visão, no entanto, ficou indelével, gravada a fogo naquela alma, como uma queimadura de luz, uma ferida de amor que jamais o tempo poderá cancelar, feita de saudade, de uma contínua e angustiante espera para reencontrar-se". (Vide: “Vida e Obra de Pietro Ubaldi” – Sinopse).

Logo, mesmo estando encarnado à matéria de um grosseiro corpo físico, pode o homem, por visões psíquicas, confirmar que o que está em Kardec, de que os homens podem ter contato direto com o Cristo comunicando-se com o mesmo; mas tal reserva-se a Espíritos de escol, como um Pietro Ubaldi ou um Francisco Cândido Xavier.

Quando chegarmos ao nível de tais elementos, também estaremos aptos a contactarmos com a figura excelsa do Cristo: Nosso Senhor.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

UM GRANDE E FORTE ABRAÇO A TODOS

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Fernando Rosemberg Patrocinio
Fundador de Núcleo Espírita Cristão; Articulista; Coordenador de Estudos Doutrinários; Palestrante e Escritor com dezenas de e.Books gratuitos instalados em seu blog abaixo transcrito.

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocinio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Insigne Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
...........................................
Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br

..........................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário