domingo, 17 de fevereiro de 2019

INVÍDIAS DE CHICO/EMMANUEL (*)


INVÍDIAS DE CHICO/EMMANUEL (*)

(*) Referido texto - já publicado em nosso modesto blog, em duas partes - tem o objetivo de, novamente, defender as pessoas de Chico/Emmanuel, que, do campo espiritista mesmo, vem recebendo novas agressões e ameaças, como se tais pudessem denegri-los ou rebaixa-los. Não será apenas invídia, ou ainda, tristeza, ou, mais especificamente: INVEJA de possuir o que o outro tem, quando ele próprio, por fraqueza ou incapacidade, não tem? 

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Conhecido como Mentor Espiritual da maior antena psíquica de todos os tempos: o médium Francisco Cândido Xavier, Emmanuel teve uma notável atuação no campo do estudo, da prática e da divulgação do Evangelho de Jesus a partir da Doutrina Espírita. O referido Mentor fez parte da equipe que auxiliou Allan Kardec na Codificação e assinou a mensagem ‘O Egoísmo’, no Capítulo 11 de ‘O Evangelho Segundo o Espiritismo’ (AK - 1864).

Logo, Emmanuel, autorizado pelo Cristo, vem operando pelo Espiritismo desde a Codificação no Século 19, e, no Século 20, prosseguira com em sua digníssima missão evangélica-cristã, do que se conclui que, de fato, Emmanuel é um dos mais confiáveis e mais adiantados Espíritos dos presente tempos.

Mas, vejamos, por aí, como a ótica espírita, ou, a visão do espiritista é mais complexa que a ótica de um Ser humano comum, ou seja: que não adota, em sua restrita visão filosófica, as muitas vidas por meio da reencarnação. Vejamos, só por aí, a complexa visão das coisas adotada pelo Espiritismo, e, pois, pelo espiritista:

1-O Espírito Emmanuel, de várias reencarnações pretéritas, (Senador Públius Lentulus, o escravo Nestório, padre Manuel da Nóbrega e padre Damiano, e etc.), trabalhara, em Espírito, no Século 19, com a Codificação do Espiritismo prometida pelo Mestre e Senhor Jesus;

2-E, no Século 20, atuara, ainda, como Mentor Espiritual da mais extraordinária obra mediúnica de todos os tempos: a de Francisco Cândido Xavier, de mais de quatrocentos volumes inspirados, obviamente, pelo mesmo Mestre e Senhor Jesus;

3-E, neste Século 21 que se inicia, sabe-se que o mesmo Espírito, ou seja, de Emmanuel, já está reencarnado no Mundo terreno (deve contar, hoje, com algo em torno de 17 ou 18 anos) para atuar, em princípio, no campo educacional; mas é óbvio que um Espírito tão elevado, de tamanha envergadura moral e, portanto, ética e comportamental, haverá de ter uma missão bem mais abrangente que, por ora, não temos como mensurar.

Mas, segundo informações do próprio Chico, quando ainda vivo dentre nós:

“Nós ainda iríamos conhecer ou reconhecer o Espírito de Emmanuel, reencarnado”.

E temos a informação de que esse grande Espírito: Emmanuel, abraçará, por missão de vida, o cargo de professor, ou, queremos crer, algo um tanto maior, pois abraçaria ou abraçará a missão de EDUCADOR, o que difere um tanto de ser apenas, e tão somente, um professor; conquanto, ambos, tenham suas missões honoráveis, das mais relevantes, por sinal.

Para entendermos as funções de um e de outro: de professor e de EDUCADOR, tentemos, no presente e modesto texto, explicitá-las melhor por meio de um texto encontradiço na Internet mesma!

=================================

A educação é um tema de grande reflexão para a sociedade. É nela que depositamos a nossa confiança para que nossos filhos tenham um futuro melhor. Os pais que têm uma melhor condição de vida procuram colocar seus filhos numa escola de maior qualidade.

Nesse contexto, temos a figura do professor que é um dos principais referenciais na escola. A pedagogia atual entende que essa figura transcendeu e não é mais considerado professor e sim EDUCADOR.

Antes de falarmos nas diferenças entre o professor e o EDUCADOR, falemos das igualdades. Eles têm as mesmas condições de trabalho, estão situados na mesma escola, possuem a mesma formação mínima necessária, recebem o mesmo salário e trabalham com um mesmo público que é o aluno.

No entanto, existem diferenças gritantes entre a figura do professor e do EDUCADOR. O professor tem a função de transmitir o seu conhecimento, enquanto o EDUCADOR é comprometido com a formação integral do ser humano e com a sua interação com a família e a sociedade.

O professor sai de casa para mais um dia de aula, enquanto o EDUCADOR busca formas para promover a transformação do seu aluno. O professor vê no erro do aluno apenas um erro enquanto o EDUCADOR o vê como fase de transição no processo de aprendizagem. 

O professor impõe seus ideais como centro do conhecimento, enquanto o EDUCADOR é um mediador da relação ensino-aprendizagem.

Por fim, na transcendência da figura do professor para a figura do EDUCADOR são necessários ingredientes como: humildade, discernimento, relacionamento, atitude e compromisso. Dessa forma, os EDUCADORES terão a formação necessária para o exercício não apenas de uma profissão, mas a realização de um ideal de vida.

Fonte: InfoEscola

=================================

Logo, parece-nos, que há alguma diferença entre um simples professor e um EDUCADOR, sendo este, na visão espírita, algo mais especial ainda, mais amplo, e que trata, pois - o Ser humano - como algo mais complexo: como Espírito imortal que, além de ser um aluno, é um Ser que cresce e se transforma o tempo todo para melhor, pois que, afinal, o aluno é figura humana em aprendizado constante do ‘Evangelho’, ou, da ‘Ciência do Infinito’ que lhe inclui, da Ciência de Deus-Pai: Misericordioso Criador.

Cremos, pois, que a situação de Emmanuel, agora reencarnado, transcende a posição de um simples e modesto professor, pois muito mais que isso:

“EMMANUEL SERÁ UM GRANDE E NOTÁVEL EDUCADOR DE ALMAS, EDUCADOR DO ESPÍRITO IMORTAL, QUE TRANSCENDE AS COISAS TRANSITÓRIAS PARA UMA VIDA MAIOR, A VIDA DO SER PALINGENÉSICO QUE HÁ EM MIM, EM VOCÊ, EM TODOS NÓS”.

“EMMANUEL, MAIS AINDA, ABARCARÁ UMA DAS GRANDES AUTORIDADES DO CAMPO EDUCACIONAL, ALÉM DE ABARCAR ATIVIDADES DE ESCRITOR E EXEMPLIFICADOR DO CRISTO DE QUEM É, DE PRISCAS ERAS, UM SEGUIDOR, E, POR TAL MESMO, REVOLUCIONARÁ O ENSINO TERRENO, OFICIAL, POR UM NOVO MODELO DISCIPLINAR, DE UMA NOVA EDUCAÇÃO: A DO TERCEIRO MILÊNIO”.

“EDUCAÇÃO, POIS, QUE SE FUNDAMENTARÁ NO SACRIFÍCIO, NA DEDICAÇÃO, NO AMOR AO PRÓXIMO: NOSSO SEMELHANTE, NOSSO IRMÃO”.

“ORA, JESUS SE SACRIFICARA NA CRUZ PARA NOS MOSTRAR QUE NÃO HÁ OUTRO MEIO, OUTRO MÉTODO DE SALVAÇÃO, E DE CURA PARA NOSSOS ESPÍRITOS ENDURECIDOS, SENÃO POR TAL EXEMPLO DE DOR, DE SUBLIMAÇÃO QUE NOS ELEVA, NOS SANTIFICA EM DEUS-PAI, AMOROSO CRIADOR”.

“A ESTRADA, POIS, ESTÁ ABERTA A TODOS, BASTANDO-NOS, DESDE JÁ, SEGUIR AS PISTAS QUE EMMANUEL NOS DEIXARA NO SÉCULO XX, E, DE COLOCÁ-LAS EM PRÁTICA DESDE JÁ, PARA QUE ESTE ESPÍRITO DE ESCOL, REENCARNADO, SE JUNTE A NÓS, E NÓS A ELE, PELA UNIÃO FRATERNA DE UM NOVO TEMPO: DE TRABALHOS, DE ALEGRIAS, DE BÊNÇÃOS E DE NOVOS APRENDIZADOS COM O SENHOR JESUS”.

“MEUS DISCÍPULOS SERÃO CONHECIDOS POR MUITO SE AMAREM: ASSIM FALAVA JESUS”.
(frp).

=================================

Fernando Rosemberg Patrocinio
Fundador de Núcleo Espírita Cristão; Articulista; Coordenador de Estudos Doutrinários; Palestrante e Escritor com dezenas de e.Books gratuitos instalados em seu blog abaixo transcrito.

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Insigne Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
...............................................
Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br
.........................................................................



Nenhum comentário:

Postar um comentário