quinta-feira, 18 de julho de 2019

PERIGOS DO FANATISMO ESPÍRITA


PERIGOS DO FANATISMO ESPÍRITA

Existiria uma ‘Infalibilidade Kardequiana’?

E, mais ainda:

Poderia haver algo do tipo: ‘Espiritismo é Kardec’?

Sabemos nós: os espiritistas razoáveis, estudiosos, e, pois, dotados de certo equilíbrio, que nada do escrito supra é fato, é verídico, consistentemente válido ao âmbito do Espiritismo como Doutrina dos Espíritos Superiores: ao comando do Mestre Nazareno Jesus.

Porém, temos visto tais frases de alguns ortodoxos do nosso movimento, (meb), levando-nos a crer que tais são evidências claras de que sim: de que possa haver uma espécie de ‘fanatismo espírita’ entrosado ao nosso meio de divulgação doutrinária.

Óbvio que, pessoalmente, cada espiritista, conforme seu nível de compreensão, optará por certa linha de estudo, de tendência e de preferência deste ou daquele autor, de tal ou tal aspecto de nossa complexa doutrina, e, pois, tratará de comportar-se ao âmbito de tais parâmetros, de sua Consciência moral, evolvendo-se, a partir daí, para outros níveis de entendimento, se não paralisar-se no que estivera a interiorizar ao campo íntimo e pessoal.

Todavia, um dos preceitos básicos do Espiritismo, Doutrina dos Espíritos Superiores, é o de sua progressividade constante, pois, como ‘Ciência do Infinito’, ela expande e aprofunda seus princípios constantemente, e, como tudo no Universo é movimento, também nossa Doutrina não se paralisa e avança apesar dos contra, dos que se engessam no Século 19 e querem a ‘Infalibilidade Kardequiana’, (ou, o renascer da infalibilidade papal), pois, para estes, ‘Espiritismo é Kardec’ e nada mais lhes interessa.

-É compreensível?

-Sim!

-Mas é correto:

-Não!

Conquanto nosso respeito a todos, pois, ao que se sabe, a paralisação de alguns é fato, e, mais ainda, sabe-se, até mesmo, da possibilidade de um retrocesso, ou seja, de uma espécie de queda consciencial no exposto supra: da infalibilidade papal renascida para os adoradores de Kardec.

Ora:

-‘Kardec não é infalível’!

E, mais ainda:

‘O Espiritismo Não é Kardec’!

Pois Kardec fora o missionário - dentre outros - que, em seu esforço de síntese, organizara a Doutrina do Espiritismo, sendo que seus promotores: os Espíritos Superiores, examinaram a obra compilada por Kardec, lhe corrigiram, lhe adicionaram mais, e, pois, em muitos aspectos, transcenderam Kardec, pois, ao que se sabe, o codificador, em sua última obra, (“A Gênese” – 1869 – AK), confessara suas limitações pessoais, suas crenças menores, e, pois, suas ideias fragilizadas, admitindo o Espírito apenas, e tão-só, ao campo das humanidades, pois não pudera compreender um dos princípios fundamentais do Espiritismo, (de “O Livro dos Espíritos” - 1857 - AK), que sabiamente ministra:

“Evolução do átomo ao arcanjo, passando pelo homem, evidentemente”...

Nos termos precisos de que:

“É assim que tudo serve, que tudo se coordena na natureza, desde o átomo primitivo ao arcanjo, que, ele mesmo começou por ser átomo; admirável lei de harmonia da qual vosso espírito limitado não pode ainda compreender o conjunto”. (Opus Cit.).

Evidenciando, pois, que os Espíritos Elevados estavam se dirigindo não apenas, e tão-só, aos inexpressivos e limitados intelectuais, e filósofos, do nosso tempo, mas também ao Sr. Allan Kardec, que, de fato, nada entendera de tal, pois fora réu confesso naquela sua última obra: “A Gênese, os Milagres e as Predições” (1869 – AK).

Logo, a sentença supra de que ‘Espiritismo é Kardec’, está em falso, é incorreta, pois Kardec é uma coisa, é uma pessoa limitada, e, o Espiritismo é outra coisa, é Doutrina dos Espíritos Superiores, que não contém limites, pois se firma como ‘Ciência do Infinito’, não comportando um termo de finalização.

E, com relação à ‘Infalibilidade Kardequiana’, isto também é outra heresia, pois o Codificador, muitas vezes se contradisse, se mostrara neófito, pois que, afinal, o Consolador: prometido por Jesus, estava, no Século 19, se revelando, modo paulatino, ao Mundo terreno, e, pois, Kardec não poderia de tal doutrina nascente ser um mestre, ou um professor, mas apenas, e, tão-só, um aprendiz, porém, com os méritos de um missionário; mas nunca, em tempo algum, ‘infalível’.

Ora, apenas para exemplificar, sabe-se que Kardec, ao instituir o princípio da CUEE, ele optara por colocar a Razão como forma de regular dito conceito; contudo, sabe-se que Razão é potência evolutiva variando de indivíduo para indivíduo, sendo a minha, pois, distinta da sua, da de outrem; e, pois, como condiciona-la a tal princípio se o meu modo de raciocinar é diferente do vosso, de outrem, e, de tudo o mais dotado de Consciência e de Razão.

Logo: Razão não serve de base para tal princípio, sendo que o mesmo, ou seja, dito princípio da CUEE falhara já no seu início, e, tanto é, que não pegara em tempo algum de sua instituição, pois não fora utilizado por ninguém, fosse cientista espírita, ou não, filósofo, ou não, ou coisa que o valha em tão vasto campo da fenomenologia mediúnica.

Por outro lado, ainda, Razão é Falível como consta de palavras mesmas de Kardec na Introdução de “O Livro dos Espíritos” (1857), Item 7, quando refere:

“O homem que considera a sua Razão infalível está bem perto do erro!”. (Opus Cit.).

Logo, Kardec constrói o princípio da CUEE, constante, por exemplo, em “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (1864), quando, porém, ele mesmo, em “O Livro dos Espíritos” (1857), já afirmava que a Razão é Falível, e, pois, como se poderia ou se poderá empregar da referida Razão para a aplicação do referido princípio da ‘Concordância Universal no Ensino dos Espíritos’ (CUEE).?!?!?

Assim, pois, estamos constatando a fragilidade dos conceitos acima citados da ‘Infalibilidade Kardequiana’ bem como de que ‘Espiritismo é Kardec’, pois:

-Kardec não é Infalível; e:
-Espiritismo não é Kardec...

Pois o Espiritismo é Doutrina, repito, dos Espíritos Superiores que Kardec não compreendera muito bem por suas limitações pessoais, filosóficas, científicas e tudo o mais...

Que nos perdoem: mas é assim que é!!!

Logo, meus queridos:

Tomemos cuidados com o tal do ‘Fanatismo Espírita’ em nosso meio!

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Fernando Rosemberg Patrocinio:
Fundador de Núcleo Espírita Cristão, Coordenador de Estudos Doutrinários, Articulista, Palestrante e Escritor de dezenas de e.Books gratuitos na Web-Artigos e em seu blog particular.

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo e Progressividade;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Temas da Verdade Espírita;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Insigne Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
............................................
Blog: Filosofia do Infinito

..........................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário