ALLAN KARDEC E PIETRO UBALDI
É comum questionar-se
quais seriam as razões das obras de Pietro Ubaldi, apesar de sua notória
sabedoria e altíssima ética cristã, serem tão pouco divulgadas e assimiladas
pelos estudiosos espiritistas.
As razões são muitas; mas
vamos a alguns raciocínios iniciais: situemos-nos, primeiramente, em meados do
Século 19 quando, em 1857, inaugura-se no Mundo uma Nova Era com o advento
magistral de “O Livro dos Espíritos”. Em tal tratado, trazido a lume por
renomado pensador, o Senhor Rival, que, aliás, por não ser obra exclusivamente
sua, lhe fizera constar como autor Allan Kardec, figura histórica de uma sua
provável reencarnação no distante passado das Gálias.
A partir daí, se lhe
seguiram mais quatro obras fundamentais constituintes do Pentateuco Espírita:
-O Livro dos Médiuns;
-O Evangelho Segundo o
Espiritismo;
-O Céu e o Inferno; e:
-A Gênese, os Milagres e
as Predições:
Que, adito, se lhe
acompanham uma constelação de subsídios importantes, como, por exemplo, os doze
(12) volumes da Revista Espírita.
Entretanto, se Kardec
infere que todos somos: mais ou menos médiuns, óbvio que também ele haveria de
enquadrar-se em tal categoria, sendo, pois, um médium inspirado, ou intuitivo,
favorecendo a intervenção dos seus superiores nos arcanos do seu psiquismo que,
sem dúvida, refletia em sua nova e especialíssima conduta doutrinária.
Neste sentido, é
interessante constatarmos uma notável previsão de Kardec (vias inspirativas, ou
intuitivas, é óbvio) anotada pelos seguintes termos:
“É, sobretudo no Século 20
que se verá florescerem os grandes apóstolos do Espiritismo, e que poderá ser chamado
o Século dos messias”. (RE – Março – 1868 - Edicel).
E, de fato: tudo
confirmado:
Divaldo Pereira Franco –
médium psicógrafo e orador - além de suas quase trezentas obras, se nos
assemelha ao apóstolo Paulo pregando a mensagem espírita no Mundo inteiro;
Chico Xavier – de mediunidade polimorfa, com suas mais de quatrocentas obras,
se nos mostra como um dos mais importantes mensageiros do Cristo, do Amor Incondicional;
Pietro Ubaldi – um fenômeno mediúnico de grande capacidade intuitiva e
inspirativa, com suas vinte e quatro obras de cunho Cristocêntrico, porém,
fundamentadas em aspectos filosóficos e científicos que, por muitas revelações
a ele condizentes, o colocam como sendo a reencarnação do apóstolo Pedro.
Todavia, é evidente que:
Muitos outros profetas da
antiguidade, apóstolos ou mensageiros do Cristo aqui estiveram ou aqui estão na
condição de reencarnados, ou desencarnados, preparando a Era do Espírito ou o
porvir da Nova Civilização do Terceiro Milênio.
Prosseguindo: é sabido
que Allan Kardec, no já referido Século 19, produzira obra - conquanto culta -
para os mais simples, se utilizando de uma linguagem mais popular e menos
técnica, ou, menos empolada, do ponto de vista filosófico-científico, que, em nosso País , por
exemplo, de cultura mediana, muitos ainda encontram alguma dificuldade de se
estudá-lo, de se compreendê-lo por incorporar unidade doutrinária de tríplice
aspecto, que abrange, pois, o experimental de conseqüências filosóficas, que,
adotando procederes éticos, deságua em planos axiológicos, que são os mesmos
objetivados pelas religiões.
Por outro lado, vejo que Pietro
Ubaldi, no Século 20, produzira obra de caráter eminentemente científico, numa
linguagem ultramoderna, porém, nela agrupando conhecimentos novos, quais sejam:
da estrutura do átomo, de sua peregrinação para o quimismo dos organismos
vivos, indo atingir, no homem, os métodos de sua ascensão espiritual, explicando
e ampliando com novas teses, as origens do universo, sua finalidade, donde
viemos e para onde estamos caminhando, numa síntese de toda a fenomenologia
cósmica, à qual, agrupando multiplicidade em seus efeitos, já estamos estudando
e equacionando.
Entretanto, se a primeira
obra de Ubaldi: ”A Grande Síntese” (PU - 1937 – Fundapu), me parecera mais
difícil de ser digerida, as demais, ao ampliá-la, me pareceram mais suaves,
sobretudo “O Sistema” (PU – 1957 – Fundapu).
Exceção feita, todavia,
para duas delas: “Deus e Universo” (PU – 1951 – Fundapu): de medianas técnicas
científicas e “Queda e Salvação” (PU - 1960 – Fundapu), de relevantes
proposições geométricas e matemáticas sugeridas a partir de uma figura composta
por dois triângulos invertidos e sobrepostos, um retratando a Involução, e, o
outro, a Evolução, que nos revela a sabedoria e a formidável capacidade do
Espírito (Sua Voz) que estivera conduzindo a obra de Ubaldi na face terrena,
sem dúvida, das mais grandiosas.
Neste aspecto, sobretudo,
Ubaldi vai além de Kardec, pois que o maior dos fenômenos universais não é o
tão-só Evolutivo, mas sim: Involutivo-Evolutivo, sendo o primeiro a causa, a
razão de ser do segundo. E teria de ser assim, no sentido de uma ampliação,
pois se Ubaldi viesse repetir Kardec, sua missão redundaria nada produtiva, e
nada no Universo se repete, ou, se o fizer, será sempre no sentido de
representar-se por novos tons, novos timbres e novas cores, e, neste caso,
pois, Ubaldi repete, mas vai além de Kardec.
E neste caso, sobretudo,
é que os espiritistas ainda vão demorar-se um tanto em Kardec, pois que só após
compreendê-lo e vivenciá-lo em si, é que ensejarão novos vôos culturais e
ascensionais.
Por outro lado, Involução
e Evolução, explicitando Queda da Criatura e sua posterior Redenção, fora
também colocada, aqui e ali, nas obras de Kardec, mas o tema não fora
devidamente aprofundado; o que se fizera no Século 20 com Pietro Ubaldi que
recebera apoio e confirmação das obras xavierianas, assim como recebera
confirmações paulatinas de outros médiuns no Mundo todo.
Penso estar aí, pois, as
razões da obra filosófica, mas, sobretudo científica de Pietro Ubaldi, ainda
ser tão incompreendida e tão pouco estudada pelos adeptos espiritistas.
Ou seja: tais adeptos
estão assimilando Kardec, aprendendo a compreendê-lo e a praticá-lo em sua
vivência cotidiana, que implica práticas da caridade e da mediunidade com
Jesus. O que não é pouco, pois a obra de Kardec é vastíssima, sobretudo por
estar hoje suplementada por tantos instrutores encarnados e desencarnados.
Assim: tudo tem seu tempo!
Hoje, parece-me, é o
tempo de Kardec, o resto vem depois; o que não expressa e tampouco significa
que alguns de seus elementos não possam, em termos culturais, científicos e
filosóficos, avançar, pois o fazemos nas luzes mui abrangentes de Pietro Ubaldi
que, por tudo, é também um enviado do Cristo, um de seus mais importantes
apóstolos do passado, do presente e do futuro.
Disso, eu não tenho
dúvidas.
Agradecido, sou o
aprendiz de sempre e para sempre:
Fernando Rosemberg Patrocínio:
Fundador de Casa Espírita Cristã, Articulista, Coordenador de Estudos Doutrinários,
Palestrante e Escritor de meia centena de e.Books gratuitos em seu blog abaixo transcrito.
E-mail: f.rosemberg.p@gmail.com
Relação
dos e.Books de:
Fernando
Rosemberg Patrocínio
01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web
artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec,
Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo
e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica
do Homem;
43-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing:
Réplica Terceira;
46-Consenso Universal:
Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos
Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a
Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da
Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e
Rustenismo;
51-Cosmogênese
do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias
Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
........................................
Blog:
Filosofia do Infinito
E.mail: f.rosemberg.p@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário