terça-feira, 22 de março de 2016

ESPÍRITAS VERSUS ESPÍRITAS


ESPÍRITAS VERSUS ESPÍRITAS

Dias atrás um companheiro de Doutrina questionou-me acerca dos espíritas não se entenderem sobre muitas coisas, e, sobretudo, quanto ao fato da Criação Espiritual; uns, mais ortodoxos, dizem que o Espírito fora criado na condição de Simples e Ignorante (ESI); e, outros, que acompanham os progressos doutrinários, alegam que o Espírito fora criado como Ser Puro e Consciente (EPC), situação em que, parte de tal comunidade, perdendo sintonia para com a Ordem da Lei, se desqualificara pela Involução (Queda Espiritual) que os levara às situações penosas da Evolução como Espíritos Simples e Ignorantes (ESI), mas que estarão de retorno à pátria distante pela quitação de sua dívida para com a citada Lei.

Mas o fato é que tal desentendimento decorre:

a) Primeiro: do fato do Espiritismo, codificado no Século 19, ser uma Doutrina incompleta, mas suscetível de ampliar-se em seus desenvolvimentos ulteriores, pois que tal Doutrina é de ordem essencialmente evolutiva; e:

b) Segundo: do fato do Espiritismo codificado, infelizmente, permitir-se contradições - conquanto não tão relevantes - o que é compreensível por tratar-se de uma Ciência do Infinito, cujas bases, progressivas, avançam, como muito avançaram no Século 20 que se findara.

Ora, consultemos, de Allan Kardec, “O Livro dos Espíritos” de 1857 e o definitivo de 1860 (já vimos isto) e constataremos, infelizmente, ou não, o quanto o segundo se distingue do primeiro; e, mais ainda: conforme Kardec mesmo (e também já vimos isto), citado “Livro” não é um tratado completo de Espiritismo, mas tão só constitui uma base de pontos fundamentais que se devem desenvolver pelo estudo e pela observação.

Logo, os que se prendem, demasiado, ao codificado no Século 19, irão se surpreender com os seus avanços do Século 20, e, portanto, muitos de tais espiritistas, mais conservadores, não acompanharam e não acompanharão os progressos do Espiritismo, e ficarão adstritos ao Século 19, o que é compreensível, pois que adotamos práticas de livres pensadores e, em faixas, pois, de distintos pontos evolutivos e doutrinais.

Assim, pois, tais obras codificadas, e suplementares de Kardec, admitem que o Espírito fora criado na condição de Simples e Ignorantes (ESI), o que estabelece, no Espiritismo, o seu caráter de ‘Modelo Evolutivo’. Porém, tais obras mesmas, aqui e ali, passam a impressão de que não é realmente assim, pois volumes da “Revista Espírita” (Allan Kardec), por exemplo, informam que somos Seres decaídos e coisas que tais, o que atesta e preconiza, pois, o ‘Modelo Involutivo-Evolutivo’: da Queda Espiritual e de sua Redenção pelas Normas do Cristo, ou seja: pela evolução dos que se quedaram como Espíritos Simples e Ignorantes (ESI).

E, mesmo “O Livro dos Espíritos” (AK) comenta algo sobre a queda do homem; ora, queda do homem é queda do Espírito, seu comandante, afinal; e “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (Allan Kardec – 1862 - Ide) também alega algo atinente à queda espiritual, como já visto e citado noutro texto de nossa autoria, ao afirmar:

“Meu Pai, curai-me, mas fazei que minha ALMA DOENTE seja curada antes das enfermidades do meu corpo; que minha carne seja castigada, se preciso for, para que minha ALMA se eleve até Vós com a BRANCURA que tinha quando a Criastes”. (Opus Cit.).

Ora, este texto é tão claro quanto aqueles outros da “RE”; ele se refere ao “tempo” em que sua ALMA fora gerada pelo Criador; se refere, pois, à sua BRANCURA, e, portanto, à sua PUREZA, o que pressupõe um ESPÍRITO PURO E CONSCIENTE (EPC) que, por sua incúria e sua doença mesma, se despotencializara de seus dons psíquicos e decaíra como ESPÍRITO SIMPLES E IGNORANTE (ESI) para a nova trajetória evolutiva dos Mundos materiais. (Vide ainda nosso texto: "O Evangelho Segundo o Espiritismo: Queda Espiritual).

Logo, temos:

-INVOLUÇÃO E EVOLUÇÃO,

-QUEDA E SALVAÇÃO

O que fora citado e confirmado pelos Profetas do Velho Testamento; o que fora citado e confirmado pelo Evangelho de Jesus; o que fora citado e confirmado por muitas passagens do Espiritismo codificado no Século 19, como visto; o que fora citado e confirmado no Século 20 pelos dois maiores missionários do Cristo: Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier e Suas Vozes do Altíssimo, Vozes Perenes da Verdade Universal, da Verdade em Deus-Pai, nosso Justo e Amoroso Criador.

Vide nosso e.Book:
"O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual"

Autor: Fernando Rosemberg Patrocínio:
Fundador de Casa Espírita Cristã, Articulista, Coordenador de Estudos Doutrinários, Palestrante e Escritor de meia centena de e.Books gratuitos em seu blog abaixo transcrito.

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
.........................................
Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário