sexta-feira, 11 de março de 2016

FILOSOFIA DO INFINITO


Resultado de imagem para filosofia do infinito

FILOSOFIA DO INFINITO

No que se inspirara, este que lhes escreve, para dar o referido título – Filosofia do Infinito – ao seu blog cibernético? E digo que estivera me inspirando em ‘O Livro dos Espíritos’ mesmo que, em dado momento de sua palavra superior, se referem ao Espiritismo como 'Ciência do Infinito'. 

Por outro lado, no tocante ao mundano, dir-se-ia que há alguma diferença entre Ciência Oficial e Filosofia Acadêmica, pois que:

-Ciência: mais restrita que a Filosofia, ela se refere a todo e qualquer conhecimento ou prática sistemática do mesmo; noutros termos, dir-se-ia que Ciência se refere ao sistema de se adquirir conhecimento baseado no método científico, ou seja, de suas pesquisas; e, por sua vez:

-Filosofia: literalmente quer dizer: amigo da sabedoria ou amor pelo saber, e, dir-se-ia, que, em tais termos, trata-se do estudo de problemas fundamentais no que toca à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores estéticos e morais, à mente e à linguagem, e etc. (Vide, por exemplo: “Espiritismo e Filosofia”, 23o. e.Book de nossa autoria). E o fato é que a Filosofia, ao abordar tais problemas, ela se distingue da mitologia, da religião e outras crenças pueris por sua ênfase em argumentos lógicos e racionais; mas, por outro lado, também se diferencia das pesquisas científicas por não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações; conquanto use, muitas das vezes, dados daquela pesquisa científica. Assim, que se repita que, em seus métodos priorizam-se a argumentação lógica e racional, a análise conceptual, bem como as experiências do pensamento e outros mais.

Diferenciando-se um tanto mais da Ciência Oficial, dir-se-ia que a Filosofia Acadêmica trata de um saber bem mais amplo, bem mais abrangente que aquela outra.

Em nosso caso, digo que estou e estarei tratando em meu blog: Filosofia do Infinito, de temas bem mais abrangentes ainda, ou seja, que além de tais, encerra uma vasta porção de conhecimentos outros já realizados pelo Espiritismo, e, mais ainda, insistindo no fato de que há todo um infinito de saberes por fazer, mas com base, diga-se, e, reafirme-se, nos saberes já admitidos por nossa mais moderna Ciência e os mais notórios dados obtidos pela Filosofia, seja antiga, seja moderna, pois tanto nesta, como naquela, se pode obter excelentes dados formalizados pelos mais notórios pesquisadores, mais notórios filósofos.

E, de nossa parte, ainda, lembremos, neste finalmente, que aquele sábio e superior ‘Livro dos Espíritos’ de nossa inspiração por agora, adotara, em sua página inicial, justamente os dizeres:

-Filosofia Espiritualista-

-Contendo os Princípios da Doutrina Espírita-

-Sobre a Imortalidade da Alma, a Natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as Leis Morais, a vida presente, a vida futura e o futuro da humanidade segundo o ensinamento dado pelos Espíritos superiores com a ajuda de diversos médiuns-

-Compilados e ordenados por Allan Kardec-

Em que já, por aí, se nota a abrangência do nosso blog que, tal como Kardec, está livre do espírito de sistema, albergando as mais importantes contribuições dos mais notáveis experimentadores, filósofos, escritores e confiáveis médiuns da Codificação Espírita no Século 19, e do pós sua estruturação, ou seja, no Século 20 e neste início do Século 21 que já se nos patenteia.

Já finalizando, há que se notar, dos nossos escritos, a ênfase dada ao fato de que os dados de Allan Kardec, como bloco de conceitos seus, é uma coisa, ou seja, trata-se do que definimos como Kardecismo; e, Espiritismo trata-se da Doutrina dos Espíritos Superiores que, sendo muito mais vasto e mais complexo, se distingue um tanto das limitações do Sr. Kardec.

Logo, há que se distinguir sim:

-Kardecismo: como posicionamentos filosóficos e científicos um tanto limitados do organizador doutrinário Allan Kardec; e:

-Espiritismo: como vasto conjunto filosófico e doutrinário dos instrutores do espaço e que se define, tal conjunto, como Doutrina dos Espíritos Superiores. 

Aos que se insurgirem de tais ideias últimas, que consultem, por exemplo, uma das últimas obras codificadas: "A Gênese", do Sr. Kardec mesmo; ou mesmo, caso se queira, nosso 16o. e.Book: "Kardecismo e Espiritismo" que, tecnicamente, tudo há de esclarecer sobre tal aspecto doutrinário.

Autor: Fernando Rosemberg Patrocinio:
Fundador de Núcleo Espírita Cristão, Coordenador de Estudos Doutrinários, Articulista, Palestrante e Escritor de dezenas de e.Books gratuitos em seu blog:

Filosofia do Infinito

Ou, então:


Meu agradecimento a Você Leitor/Leitora que, com paciência, nos tem acompanhado na presente trajetória evolutiva.

LISTAGEM DOS e.BOOKS DE:
Fernando Rosemberg Patrocinio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
.
..............................................
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário