terça-feira, 29 de março de 2016

ALMAS GÊMEAS: DE EMMANUEL

ALMAS GÊMEAS: DE EMMANUEL

No meio espiritista, propagam-se, ainda, outras acusações injustas e desnecessárias, onde me pego, mais uma vez, decepcionado, para não dizer, assombrado com certas atitudes dos inimigos do Espiritismo com Jesus, e, por que não, dos próprios “espiritistas” no tocante às atuais e principais obras do nosso movimento, como, por exemplo, as do nosso distinto sábio Emmanuel, André Luiz e outros mais. (Vide e.Book deste autor: “André Luiz e Sua-Voz”).

Como alguns elementos são cruéis, injustos e displicentes, se esquecendo da principal assertiva do Espírito de Verdade que aconselhou-nos, primeiramente, o “Amai-vos”, e, de secundário, o “Instruí-vos”, colocando as coisas, mais uma vez, no seu justo lugar: o de que tão somente pelos ensinos do Cristo estaremos aptos a retornar ao Amoroso e Grande Pai, uma vez que d’Ele nos afastamos pela perda de sintonia para com Sua Reta e Justa Lei.

E os inimigos do Espiritismo, alguns em seu próprio movimento entranhados, perseguem o Chico, o Emmanuel, o André Luiz, Sua-Voz e outros mais que, durante décadas de trabalho ininterrupto, disseminaram aos quatro cantos do Mundo as lições altruístas do Mestre Nazareno, quando, simultaneamente, nos esclareciam quanto às realidades do Mundo Espiritual, completando, vastamente, as lições contidas nas obras kardequianas.

E os inimigos do Espiritismo, algo insanos, dizem que Emmanuel proibira o Chico de estudar a doutrina do Espiritismo (1), de evocar Espíritos (2), que teria, inclusive, ameaçado de matar o Chico (3), e que, mais ainda, teria contrariado Kardec com a questão das almas gêmeas (4).

Em relação ao item um (1), recordemos-nos dos biógrafos confiáveis do Chico, as expressivas e tão claras palavras de Emmanuel quando ao referido médium se apresentara em 1931:

“Lembro-me de que num dos primeiros contatos comigo, ele (Emmanuel) me preveniu que pretendia trabalhar ao meu lado, por tempo longo, mas que deveria, acima de tudo, procurar os ensinamentos de Jesus e as lições de Allan Kardec e disse mais que, se um dia ele, Emmanuel, algo me aconselhasse que não estivesse de acordo com as palavras de Jesus e Kardec, que eu deveria permanecer com Jesus e Kardec, procurando esquecê-lo”. (Vide: “Diversas Biografias do Chico”).

E, onde, em tal passagem, Emmanuel proíbe o Chico de estudar o Espiritismo de Allan Kardec? Pelo contrário, o Chico deveria, acima de tudo, procurar as lições do Codificador, e, mais, se ele, Emmanuel, algo dissesse contrário a Kardec, que o Chico ficasse com Kardec, esquecendo-se dele, ou seja: de Emmanuel. Tal passagem, por si só, já coloca por terra os tristes argumentos de que Emmanuel teria proibido o Chico de estudar Kardec.

Mas passemos ao item dois (2).

Se Emmanuel restringe e desaconselha a evocação direta e pessoal dos Espíritos, (restringir e desaconselhar é diferente de proibir) fora por considerar, no caso de Allan Kardec, sua tarefa excepcional, “aliada a necessidade e méritos ainda distantes da esfera de atividades dos aprendizes comuns”. (Vide: “O Consolador” – Feb). Ou seja: não é aconselhável que se saia por aí evocando tudo o que se queira do Mundo Espiritual; não se compara os méritos de Allan Kardec com os nossos, de aprendizes comuns.

É simples assim: basta que se tenha um mínimo de sensatez, de equilíbrio, de estudo sério junto à novel Doutrina para se constatar que a missão de Allan Kardec se distingue da tarefa corriqueira de homens triviais e comuns. Só não vê quem não tem olhos de ver, ou melhor: quem não quer ver, estudar, e, com humildade, aprender.

Por outro lado, se os inimigos do Espiritismo afirmam que o Emmanuel teria ameaçado de matar o Chico, conforme esboçado supra (3), mais uma vez, poderíamos dizer que o Chico deveria ficar com os ensinos virtuosos do Cristo e de Kardec, esquecendo-se de Emmanuel. E, tanto não é verdade que o Chico, por amor, e não por ameaças, permanecera com Emmanuel até o fim de seus dias. (Vide texto: ‘Espiritismo: Alma de Xavier’, neste blog mesmo).

E a principal conclusão a que chego é a de que: tais críticos, infelizmente, não estudam bem, e, portanto, não tem como fazer uma razoável interpretação seja desta ou de outras questões, e não tem, pois, autoridade para condenar a obra do Chico e tampouco para condenar (item 4) as importantes proposições de Emmanuel contidas em “O Consolador” (Xavier, F.C. - Feb), que dos itens 323 a 330, expõe sua excelente ‘Tese das Almas Gêmeas’.

Mas, vejam bem: ‘Tese’. E, para quem desconhece, tese vem a ser uma proposição intelectual, ou defesa de uma ideia com fatos e dados para reforçá-la, justificá-la, desenvolvê-la, e, no caso, inclusive, com argumento bíblico constatável, e, possível, portanto, de alguma veracidade ao plano das humanidades siderais, onde os Espíritos se encontram, se afinizam mais a uns do que a outros por disposições íntimas particulares, e, portanto, ao plano de seus saberes e de sua afetividade.

Mas tem mais... Confiram o texto final do referido livro editado pela Feb, onde Emmanuel solicita que seus editores mantenham o texto de sua tese nas seguintes palavras de que:

“pediria a conservação, no texto, da humilde exposição relativa à tese das ‘almas gêmeas’, ainda que, em Consciência, sejam os amigos da Casa de Ismael compelidos à apresentação de uma ressalva, em obediência à lealdade de respeitável ponto de vista. A tese, todavia, é mais complexa do que parece ao primeiro exame, e sugere mais vasta meditação às tendências do Século, no capítulo do ‘divorcismo’ e do ‘pansexualismo’, que a ciência menos construtiva, vem lançando nos espíritos, mesmo porque, com a expressão ‘almas gêmeas’, não desejamos dizer ‘metades eternas’, e ninguém, a rigor, pode estribar-se no enunciado para desistir de veneráveis compromissos assumidos na escola redentora do Mundo sob pena de aumentar os próprios débitos, com difíceis obrigações à frente da Lei”. (Opus cit.).

E, mais uma vez, os inimigos do Espiritismo demonstram falta de estudo, e não conhecem, por exemplo, “A Gênese” (Allan Kardec – 1869), onde o mestre lyonês, por tantas vezes, trabalhara com teses, com teorias instigantes, além de expor capítulos doutrinais mui relevantes, como, por exemplo: ‘Caracteres da Revelação Espírita’, e etc.etc. para não citar outros tão importantes quanto. E por que, então, eu, você, Emmanuel, inteligentes e cultos como somos não poderíamos trabalhar com teses, com teorias, como eu próprio já o fiz tantas vezes? (Vide e.Books deste autor: “Espiritismo e Matemática” e “Mecanismo Ontogenético”).

Ora, o Espiritismo é Ciência, e das mais vastas, e, portanto, não se eximiria de teorias e teses tal como as ciências mesmas do mundo acadêmico, o que não me parece ser assim tão difícil de entender. Mais ainda: ouso dizer que tais elementos não leram, ou, por pura maledicência, se esquivaram da “Definição” no início do livro de Emmanuel, onde se deveria ler, tal como lá mesmo se registra:

“Podereis perguntar, sem que possamos nutrir a pretensão de vos responder com as soluções definitivas, embora cooperemos convosco da melhor vontade”. (Vide: “O Consolador” – Emmanuel – médium F. C. Xavier – Feb).

E, logo a frente, adita:

“Além do mais, ainda nos encontramos num plano evolutivo, sem que possamos trazer ao vosso círculo de aprendizado as últimas equações, nesse ou naquele setor de investigação e de análise. É por essa razão que somente poderemos cooperar convosco sem a presunção da palavra derradeira”. (Opus Cit.).

Portanto, em termos de Espiritismo, reconheço que o “Instruí-vos”, conquanto secundário, por vezes é fundamental e parece transcender aquele outro (o “Amai-vos”) para que possamos bem orientar os neófitos do Espiritismo, bem como aqueles que, tergiversados do mesmo, necessitam de maiores luzes, se não me condenarem, igualmente, e, justamente, por vossa tão lúcida “perspicácia” doutrinária.

Fernando Rosemberg Patrocínio:
Fundador de Casa Espírita Cristã, Articulista, Coordenador de Estudos Doutrinários, Palestrante e Escritor de meia centena de e.Books gratuitos em seu blog abaixo transcrito.

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
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Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br
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