QUESTÃO 122 DE:
‘O LIVRO DOS ESPÍRITOS’
Já falamos algo a respeito das mais diversas posições mentais e,
pois, evolutivas da inteligência humana. Já vimos que Piaget, Ubaldi e André
Luiz, figuras, por tudo, bem diferentes - pois que o primeiro fora um pesquisador
humano; o segundo, também um ser humano, pertencera à classe dos grandes intuitivos, e, o
terceiro, um confiável Espírito da lavra xavieriana – que, entretanto, tiveram
resultados bem parecidos de suas instruções demonstrando que a inteligência em
evolução, vai percorrendo caminhos que, da Pré-Lógica, atinge a Inteligência Concreta, e, avançando mais, a
Formal, um dos níveis mais adiantados da concepção humana.
E daí, pois, nossas mais diversas crenças, mais diversas visões
disto ou daquilo, mais diversas culturas que, por certo, derivam de formas
mentais distintas que, entretanto, se modificam, avançam e tendem a unificar-se
nas concepções crísticas por serem as mais avançadas e mais difíceis de se por
em prática por nossa precária concepção cósmica, e pois,
axiológica, ética e mental.
Já lhes relatei que conheci em elemento, por sinal espiritista, que
lia uma coisa e entendia outra. Noutros termos, ele misturava o que estava
lendo com concepções suas, sendo algumas delas bem arcaicas, o que dificultava
o seu claro entendimento da questão, ou, das questões. Por exemplo, no tocante
à Questão ou do Item 122 de “O Livro dos Espíritos” (AK), ele entendia, de modo
equivocado, que tal era uma prova autêntica de que não havia a tal da Queda
Espiritual, o que é justamente o contrário.
Mas precisaremos para tal entendimento da referida questão, de um
tanto mais de bom senso, de conhecimento de lógica gramatical, e, pois, de progressos espirituais para tanto.
Assim, a questão e a resposta do Item 122 de “O Livro dos
Espíritos” (AK) são, de fato, mais uma comprovação da nossa derrocada
cognitiva, espiritual e moral, no que conhece, através do tempo-evolutivo
humano, como Queda Espiritual. Apenas não vêem os Espíritos humanos menos avançados, ou, ainda, aqueles que não querem ver, ou, que
não entende de gramática, ou, ainda, querem combater por interesses escusos,
apesar de fatos tão claros, tão evidentes e tão notórios.
Vejamos, pois, que a questão e resposta a seguir, estão tratando
dos Espíritos em sua origem, e, pois, em seu estado nascente no Mundo
Espiritual; e o que lhes ocorrera pelos seus bons ou maus atos em tal
espiritualidade de antanho:
-Pergunta 122: “Como podem os Espíritos, em sua origem, quando não
tem Consciência de Si mesmos, desfrutar da liberdade de escolha entre o bem e o
mal? Existe neles um princípio, uma tendência qualquer que os incline mais para
um caminho que para outro?”.
-Resposta 122: “O livre arbítrio se desenvolve à medida que o
Espírito adquire a Consciência de Si mesmo. Ele não teria mais liberdade se a
escolha fosse determinada por uma causa independente da sua vontade. A causa
não está nele, está fora dele, nas influências a que cede em virtude de sua
vontade livre. É a grande figura da queda do homem e do pecado original;
alguns cederam a tentação, outros resistiram.”. (Opus Cit.).
Noutros termos, o Espírito nascente desenvolve sua Consciência em seu Mundo de origem, ou,
no Mundo Espiritual mesmo.
E assim, como Espírito já Consciente de Si, e, por vontade livre,
poderá, pelos seus atos: ceder à tentação, caindo, ou resistir
à mesma, prosseguindo sua evolução em Linha Reta em seu Mundo de origem.
E notem, que dita situação é comparada com “a grande figura
da queda do homem e do pecado original”. Noutros termos, para um bom
entendedor, inclusive de lógica gramatical, (repito), o texto compara tal ‘figura’
(representação alegórica, não real da queda do homem e do pecado original, no
caso bíblico de Adão e Eva), com o que realmente ocorrera com o Espírito em seu Mundo de origem; e
atesta com todas as letras:
“alguns cederam à tentação, outros resistiram”.
O que significa, noutros termos, que, de fato, os Espíritos que cederam
à tentação: se quedaram para a vivência expiatória nos Mundos materiais; e,
os que lhe resistiram: permaneceram incólumes à mesma.
Assim, pois, a representação alegórica (figura) da queda do homem e
do pecado original de Adão e Eva, não são mais que reminiscências, ou, lembranças dos autores das páginas bíblicas, do que, de fato, ocorrera nos primórdios da ontogênese, ou seja, de nossa
criação espiritual e de nossa decadência nos planos da matéria universal.
O que, aliás, se confirma pelo “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (AK), pois que tal obra aprofunda tais temas de "OLE"; e mais: o referido "Evangelho", como se sabe, fora assistido bem de perto pelo Espírito de Verdade, tal como consta do livro "Obras Póstumas" também de Allan Kardec.
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Apenas para recordar,
vamos repisar dita passagem do “Evangelho” (AK), confirmante de nossa derrocada
espiritual:
Se “O Livro dos Espíritos” (AK) parecer algo lacônico no tocante à
Queda Espiritual, deve-se compreender que se tratava do início do Espiritismo:
da Doutrina dos Espíritos Superiores na face terrena. Todavia, tal concisão e
curteza de seus discursos nesta primeira obra, viera a ser compensada pela
terceira: “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (AK), que, com todas as letras
define a real posição do Espírito humano no contexto universal: somos Seres
decaídos como este terceiro livro francamente nos revela:
“Já vos
falaram desses Mundos (espirituais) onde a Alma nascente é
colocada, quando, ignorante ainda do bem e do mal, pode caminhar para Deus, senhora
de Si mesma, na posse do seu livre arbítrio; já foi dito de que
imensas faculdades a Alma está dotada para fazer o bem; mas, ah! Existem as
que sucumbem, e Deus, não querendo seu aniquilamento, lhes permite ir para
esses Mundos (materiais) onde, de encarnação em encarnação, elas se
depuram, se regeneram, e se tornarão dignas da glória que lhes estava reservada”.
(Vide:
“OESE” – Allan Kardec – 1864 - Capítulo 3 – ‘Há Muitas Moradas na Casa de Meu
Pai’ – Instruções dos Espíritos: Item 16).
E,
comentando dita Instrução dos Espíritos, note-se que a mesma nos fala que nós,
Espíritos humanos, estávamos lá: no Mundo Espiritual, pois preconiza claramente
e com todas as letras:
“Já vos
falaram desses Mundos (espirituais) onde Alma nascente é colocada,
quando, ignorante ainda do bem e do mal,”. (Opus Citado).
Ou seja: os
Espíritos, ainda Simples e Ignorantes, em estado nascente, ou, noutros
termos, quando nascem das mãos de Deus, tais Espíritos, ou Alma
nascente:
“... pode
caminhar para Deus, senhora de Si mesma, na posse do seu livre arbítrio”.
(Opus Citado).
Mas dentre
tais Espíritos livres (e Conscientes, pois, são senhores de Si mesmos), dentre
tais Espíritos, ou, Almas:
”Existem
as que sucumbem, e Deus, não querendo seu aniquilamento, lhes permite ir
para esses Mundos onde, de encarnação em encarnação, elas se depuram, se
regeneram, e se tornarão dignas da glória que lhes estava reservada”. (Opus
Citado).
Ou seja,
aos Espíritos ou Almas que sucumbem, ou, que se quedam ou fraquejam na
luta, tais são, a partir daí, exiladas nos Mundos materiais para mais pronta
depuração, se regenerando para o retorno ao Mundo Espiritual de origem.
Acho que os
Espíritos Superiores, nesta sua breve lição, não precisariam ser mais claros e
mais evidentes, não é mesmo?
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UM GRANDE ABRAÇO A TODOS:
Fernando Rosemberg
Patrocinio
Fundador de Núcleo
Espírita Cristão; Coordenador de Estudos Doutrinários; Articulista; Palestrante
e Escritor de dezenas de e.Books gratuitos em seu blog abaixo transcrito.
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Roustaing e Pietro Ubaldi;
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e Livre Pensamento;
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Pietro Ubaldi;
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