quarta-feira, 25 de julho de 2018

EVANGELHO DE KARDEC: QUEDA ESPIRITUAL


EVANGELHO DE KARDEC:
--------
QUEDA ESPIRITUAL

Se pudéssemos balizar o grande fenômeno da Queda Espiritual do Ser que falira em altos planos de sua gênese metafísica, bem como nas vidas sucessivas das múltiplas Esferas universais, sendo tais, extraídas de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (Allan Kardec – 1864), firmaríamos nossas ponderações em 10 partes fundamentais e consecutivas:

Parte 1:

O MESTRE INTENCIONA SALVAR

Bem no início da renomada obra, ou seja, no Capítulo 1, Instruções dos Espíritos contidos em “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (AK), Item 10, em página assinada por Fénelon, se nota a ênfase dos nossos Maiores no sentido de se divulgar a verdade acerca de nós mesmos: os Espíritos reencarnados no Mundo como filhos pródigos, decaídos, visando-lhes a evolução salvífica, pelo Evangelho de Jesus:

“O Reino do Cristo, após dezoito séculos, e malgrado o sangue de tantos mártires, ainda não chegou. Cristãos, tornai ao Mestre que quer vos SALVAR. Tudo é fácil àquele que crê e que ama; o amor enche-o de uma alegria inefável”. (Opus Cit.).

Parte 2:

ORIGEM, QUEDA E SALVAÇÃO

Já no Capítulo 3, Item 16, do mesmo “O Evangelho” (AK), temos, com todas as letras a real posição do Espírito humano no contexto universal: somos Seres decaídos como este terceiro livro de Allan Kardec francamente nos revela pelas Vozes Altíssimas de nossos instrutores:

“Já vos falaram desses Mundos (espirituais) onde a Alma nascente é colocada, quando, ignorante ainda do bem e do mal, pode caminhar para Deus, senhora de Si mesma, na posse do seu livre arbítrio; já foi dito de que imensas faculdades a Alma está dotada para fazer o bem; mas, ah! Existem as que sucumbem, e Deus, não querendo seu aniquilamento, lhes permite ir para esses Mundos (materiais) onde, de encarnação em encarnação, elas se depuram, se regeneram, e se tornarão dignas da glória que lhes estava reservada”. (Opus Cit.).

E, comentando dita Instrução dos Espíritos, note-se que a mesma nos fala que nós, Espíritos humanos, estávamos lá: no Mundo Espiritual, pois preconiza claramente e com todas as letras:

 “Já vos falaram desses Mundos (espirituais) onde Alma nascente é colocada, quando, ignorante ainda do bem e do mal,”. (Opus Cit.).

Ou seja: os Espíritos, ainda Simples e Ignorantes, em estado nascente, ou, noutros termos, quando nascem das mãos de Deus, tais Espíritos, ou Alma nascente:

“... pode caminhar para Deus, senhora de Si mesma, na posse do seu livre arbítrio”. (Opus Cit.).

Mas dentre tais Espíritos livres (e Conscientes, pois, são senhores de Si mesmos), dentre tais Espíritos, ou, Almas:

Existem as que sucumbem, e Deus, não querendo seu aniquilamento, lhes permite ir para esses Mundos onde, de encarnação em encarnação, elas se depuram, se regeneram, e se tornarão dignas da glória que lhes estava reservada”. (Opus Cit.).

Ou seja, aos Espíritos ou Almas que sucumbem, ou, que se quedam ou fraquejam na luta, tais são, a partir daí, exiladas nos Mundos materiais para mais pronta depuração, se regenerando para o retorno ao Mundo Espiritual de origem.

Penso que os Espíritos Superiores, nesta breve lição de sua Doutrina do Espiritismo, não precisariam ser mais claros e mais evidentes, não é mesmo?

Parte 3:

OUTRAS QUEDAS DO ESPÍRITO

E, ainda neste mesmo Capítulo 3 do "Evangelho" (AK), Item 18, referindo-se aos Mundos de Regeneração, próxima etapa de nosso Mundo Expiatório, tem-se das ‘Instruções dos Espíritos’ que:

"Mas, ah! nesses Mundos (Regeneradores), o homem ainda é falível, e o Espírito do mal não perdeu, ali, completamente seu império. Não avançar é recuar, e se não está firme no caminho do bem, 
PODE VOLTAR A CAIR (queda espiritual) NOS MUNDOS DE EXPIAÇÃO, onde o esperam novas e mais terríveis provas". (Opus Cit.).

E eis o que somos os Espíritos terrenos: Seres em expiação por nossa culpa mesma; e, pois, suscetíveis de novas quedas se nos ausentarmos dos preceitos de Jesus: do Amor, da Humildade e da Caridade.

Parte 4:

RECORDA O QUE SALVA E MAIS

No Capítulo 7, Item 11, Instruções dos Espíritos, página de ‘O Orgulho e a Humildade’, um sábio da Espiritualidade ministra:

“Recordai Aquele que nos SALVA; recordai sua humildade que o fez tão grande, e o colocou acima de todos os profetas”. (Opus Cit.).

Parte 5:

OUTRAS QUEDAS MAIS AINDA

E, no mesmo Capítulo 7, Item 11, Instruções dos Espíritos, da mesma página de ‘O Orgulho e a Humildade’, outro Espírito Superior ensina-nos a todos os aprendizes da excelsa doutrina que:

“Não esqueças que tal estado de coisas é sempre um sinal de decadência moral. Quando o orgulho atinge os últimos limites é indício de uma QUEDA PRÓXIMA, porque Deus pune sempre os soberbos. Se os deixa algumas vezes subir é para lhes dar tempo de refletirem e de se emendarem sob os golpes que, de tempo em tempo, ele dá em seu orgulho para adverti-los; mas, ao invés de se humilharem, se revoltam; então, quando a medida está cheia, ele os abate inteiramente, e a sua QUEDA É TANTO MAIS TERRÍVEL quanto tenham subido mais alto”. (Opus Cit.).

Parte 6:

BRANCURA DO ESPÍRITO CRIADO

Repassemos, agora, a instrução constante do mesmo “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (AK), Capítulo 8, Item 20, que, mais uma vez, se reporta às nossas origens, e, logo adiante, às situações patológicas de todos nós, os Espíritos humanos em expiação:

“Meu Pai, curai-me, mas fazei que minha Alma doente seja curada antes das enfermidades do meu corpo; que minha carne seja castigada, se preciso for, para que minha ALMA SE ELEVE ATÉ VÓS COM A BRANCURA QUE TINHA QUANDO A CRIASTES”. (Opus Cit.).

E, tal situação, se dá pelo fato de que Deus – O Misericordioso e Justo Criador – nos permitira a Vida como o maior prêmio do Ser que então se cria de misteriosa fonte universal; ou seja: o não-Ser se torna, na ontogênese, de modo lento e progressivo: Ser Evidente, Notório, Manifesto, e, portanto, Consciente de Si, do seu Semelhante e do seu Bondoso Criador.

Os que não compreenderam a Deus, estão hoje se re-educando pelas normas adversas da subida espiritual contida na evolução de todos nós: Espíritos Puros (EPC), mas falidos e doentes, pois, na condição de Espíritos Simples e Ignorantes (ESI), estão se curando, lentamente, de sua desobediência à Soberana Lei.

Parte 7:

MARCHA DE QUEDA EM QUEDA

Já, agora, no Capítulo 10 do mesmo ‘Livro’ que estamos em consulta, ou seja, de: “O Evangelho Segundo o Espiritismo”(AK), citemos o Item 18 intitulado ‘A Indulgência’ que, em suma, recomenda:

“Caros amigos, sede severos para convosco, indulgentes para com as fraquezas dos outros; é ainda uma prática da santa caridade que bem poucos observam. Todos tendes más tendências a vencer, defeitos a corrigir, hábitos a modificar; todos tendes um fardo mais ou menos pesado a depor para escalar o cume da montanha do progresso. Porque, pois, serdes tão clarividentes para como próximo e cegos em relação a vós mesmos”.

QUANDO, POIS, CESSAREIS DE PERCEBER NO OLHO DO VOSSO IRMÃO O ARGUEIRO QUE O FERE, SEM OLHAR NO VOSSO A TRAVE QUE O CEGA E VOS FAZ MARCHAR DE QUEDA EM QUEDA?”. 

“Credes em vossos irmãos os Espíritos: todo homem bastante orgulhoso para se crer superior, em virtude e em mérito, aos seus irmãos encarnados, é insensato e culpável, e Deus o castigará no dia de sua justiça. O verdadeiro caráter da caridade é a modéstia e a humildade que consistem em não ver, senão superficialmente, os defeitos de outrem por se interessar em fazer valer neles o que há de bom e virtuoso; porque se o coração humano é um abismo de corrupção, existe sempre em algumas de suas dobras mais ocultas o germe de alguns bons sentimentos, centelha vivaz da essência espiritual”. (Opus Cit.).

Parte 8:

NOS CAMINHOS DA SALVAÇÃO

Ora, se nossa trajetória progressiva nos Mundos materiais se evidencia como ‘Caminho’, ou, ‘Caminhos de Salvação’, consoante Capítulo 13 do mesmo “Evangelho”, revelado e codificado pelos nossos Maiores, torna-se preciso, mais uma vez, o exercício de nossas reflexões sobre tais ‘Caminhos’, que, senão hoje, mas quem sabe amanhã, nos levará à compreensão de caminhos anteriores que estiveram emborcados ao mesmo, ou seja, de queda, de redução psíquica de nossas vibrações mais íntimas, que, em suma, patenteia o binômio cíclico: Involução/Evolução.

E, Cáritas, após longa sábia constante no Item 13, do referido Capítulo mencionado, tudo resume em tais palavras:

“Segui-me, pois, meus amigos, a fim de que vos conte entre os que se alistam sob a minha bandeira; sede corajosos; EU VOS CONDUZIREI NO CAMINHO DA SALVAÇÃO, porque eu sou a Caridade”. (Cáritas, martirizada em Roma – “O Evangelho Segundo o Espiritismo” – AK).

Parte 9:

AS VIRTUDES E DITA SALVAÇÃO

Já, no Capítulo 15, Item 4, de titulo: ‘O Maior Mandamento’, o próprio Kardec, muitíssimo inspirado pelo ‘Espírito da Verdade’, ele mesmo preconiza: “Caridade e Humildade, tal é, pois: ‘O ÚNICO CAMINHO DA SALVAÇÃO’; egoísmo e orgulho, tal o da perdição”. (Opus Cit.).

Parte 10:

CARIDADE REFLETE SALVAÇÃO

Queremos crer que os dados do Item anteriormente citado, da pessoa de Kardec, fora inspirado pelo sábio Espírito de Paulo, o apóstolo dos gentios, que, neste mesmo Capítulo 15, Item 10, institui, pelo ‘Espírito da Verdade’ que firma definitivamente a Codificação na face obscura do Mundo terreno, um dos lemas mais importantes do Espiritismo:

“FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO!”...

Que, ao encerramento de sua altaneira dissertação, nos brinda com tais palavras:

“Meus amigos, agradecei a Deus que vos permitiu pudésseis gozar da luz do Espiritismo; não porque só aqueles que a possuem podem ser SALVOS, mas porque vos ajudando a melhor compreender os ensinamentos do Cristo, elas vos faz melhores cristãos; fazei, pois, que em vos vendo, se possa dizer que o verdadeiro espírita e o verdadeiro cristão são uma só e a mesma coisa, porque todos aqueles que praticam a caridade são os discípulos de Jesus, qualquer seja o culto a que pertençam”. (Opus Cit.).

Final:

EXPIAÇÃO É NORMA DE SALVAÇÃO

E, para encerrar as citações do nosso “Evangelho” sobre a Salvação de todos, devemos recordar o Capítulo 20 do mesmo que, consonante a”O Livro dos Espíritos” (AK), informa que, de fato, o trabalho é uma ‘expiação terrestre’; e, se todos somos forçados ao trabalho, óbvio que vivemos, todos nós, repito, os Espíritos terrenos, uma expiação tal como bem resume importante amigo da Espiritualidade:

“Resumamos assim: ESTAIS TODOS NA TERRA PARA EXPIAR; mas todos, sem exceção, deveis empregar todos os vossos esforços para abrandar a expiação de vossos irmãos, segundo a Lei de Amor e de Caridade”. (Vide: “O Evangelho Segundo o Espiritismo” – AK – Capítulo 5, Item 27).

Ora, se todos nós, os Espíritos terrenos, estamos em expiação, logo, somos, todos nós, repetimos, Seres decaídos de uma situação da qual infringimos sua Lei, justamente, a Lei de Deus, Nosso Pai, Nosso Criador. O que implica dizer, em espírito e verdade, que:

“EXPIAÇÃO É NORMA DE SALVAÇÃO”

==========================================

UM GRANDE ABRAÇO E SAUDÁVEIS REFLEXÕES:
Rosemberg.



Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi; e:
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
...............................................
Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br
....................................................................................................................
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário