domingo, 3 de junho de 2018

COMENTÁRIO 01 DE 'A GRANDE SÍNTESE'


COMENTÁRIO 01 DE ’A GRANDE SINTESE’
(item 81)

=================================

Outra força que o homem moderno teria de compreender é a dor. A atitude de vossa mentalidade diante do fenômeno da dor é a de defesa e de rebelião.

A Ciência fez faiscar em vossas mentes a ilusão de uma possibilidade de paraíso imediato na Terra e desencadeou uma guerra contra a dor, mesmo à custa de qualquer prostituição moral, num paroxismo de terror que revela como, mesmo nas dobras de sua audácia, esconde-se numa zona cinzenta de fraqueza, uma Alma cega diante dos objetivos supremos.

Mas essa atitude de espírito não alcançou sua meta e jamais, mesmo no estrondo de tão grande progresso, a dor assanhou-se tanto mais aguda e profunda; nunca se viu maior vazio no Espírito, faltando a coragem de lutar e saber sofrer.

A Ciência não compreendeu que a dor tem uma função fundamental de equilíbrio na economia da vida e como tal, não pode ser eliminada; ela é íntima função de ordem, função biológica construtiva, como excitante de atividades conscientes. O tão criticado estado de alma, de resignação paciente, é uma virtude de adaptação, de resistência e de defesa, que os povos modernos estão perdendo. A Ciência movimentou-se para eliminar as causas próximas da dor; ela, porém, corresponde a uma lei de ampla causalidade, cujos primeiros e distantes impulsos é mister pesquisar.

Essas causas estão na substância dos atos humanos, na natureza individual. Enquanto o homem for o que é e não souber consolidar o esforço de realizar-se a Si mesmo, a dor será parte integrante de sua vida, com funções evolutivas fundamentais. (“A GRANDE SÍNTESE” – Item 81 - Pietro Ubaldi – Fundapu).

============

NOSSO PRIMEIRO COMENTÁRIO

Grifamos, no texto de Ubaldi, alguns termos e frases para estudá-los e, mais devidamente, comenta-los, de modo mais simples e mais compreensível a todos, ou seja, nós mesmos: de inteligência mediana.

-O Homem não compreende a dor: de fato, nem mesmo Kardec pudera compreendê-la melhor. No tocante aos tantos sofrimentos dos animais, por exemplo, já vimos que o codificador, como defensor do tão-só e exclusivo ‘Modelo Evolutivo’, adotava a Criação dos Espíritos na condição de Indivíduos Simples e Ignorantes (ESI), para, a partir daí, vivenciar a grande problemática dos reinos inferiores da criação; e reconhecia que o “sofrimento” deles, na condição animal, “é constante”; mas não tinha como explicar tal fato diante de um Deus-Pai que é Justo e Bom; explanava que:

“O sofrimento dos animais é constante. Mas é racional imputar esses sofrimentos à imprevidência de Deus ou a uma falta de bondade de sua parte pelo fato de a causa escapar à nossa inteligência...?”. (Vide: “Revista Espírita” – Allan Kardec - Março de 1864 – Edicel).

No que o Espírito, denominado Erasto, como já visto e já citado noutros textos de nossa modesta autoria, lhe advertira resumindo:

“Compreendei, se o puderdes, ou esperai a hora de uma explicação mais inteligível, isto é, mais ao alcance do vosso entendimento”. (Opus Cit.)

O que significa expressar, segundo Erasto mesmo, a condição humana de Kardec: do seu “entendimento” limitado e dos seus conhecimentos não aprofundados, que, por sua vez, entra em contradição consigo mesmo, pois admite a Criação dos Espíritos Simples e Ignorantes (ESI), mas não compreende tanto sofrimento semeado em seus passos, o que só o ‘Modelo Involutivo-Evolutivo’, de sua Queda e sua Redenção, pode conceber e de forma racionalmente lógica explicar.

Mas este problema não é só de Kardec no Século 19; pois o é, ainda, de muitos espiritistas mais modernos que adotam esse modelo injusto e tão-só evolutivo das coisas, desconsiderando e desconhecendo, pois, o ‘Modelo’ mais completo: ‘Involutivo-Evolutivo’. E, então, o que pensar, pois, dos muitos crentes que não vêem nem mesmo a palingenesia; dos céticos que “desacreditam” de tudo e que só crêem na deusa matéria; em suma, desta grande massa de Espíritos humanos ainda tão infantes em seu cognitivo que, apesar de tudo, já pressentem algo maior, mais justo, coerente e solidário.

-Paraíso imediato na Terra: dito paraíso até poderá consolidar-se no Mundo terreno quando os homens se amarem consoante prédicas do Evangelho; mas o paraíso mesmo, só se obterá, a uma fase psíquica mais distante, ou seja: no Mundo Espiritual de nossas origens: muito além do nosso tempo, nosso espaço físico e tridimensional.

-Alma cega: de fato, Alma enceguecida, que, só enxergará melhor com os progressos sucessivos do seu Intimo, do seu Interior, por meio da palingenesia, ou, reencarnação, seja neste Mundo terreno ou noutros Orbes da grande fenomenologia universal.

-Lei de Ampla Causalidade: ou seja: do ‘Complexo Fenomênico Involutivo-Evolutivo’ ministrando que a dor é uma conseqüência da rebeldia do Ser que errara em sua gênese espiritual, e que, por ora, se recupera pelos ditames da problemática contida nos Mundos universais, cuja essência reside na dor, impulsionadora da subida, da nossa gradativa evolução.

-Substância dos atos humanos e esforço de realizar-se a Si mesmo: ou seja, as causas da dor se registram em nosso Íntimo, nossa essência rebelde e falida, que só o esforço de sublimação, de realização íntima e pessoal, e, portanto, espiritual, nos liberta do inferno edificado em nossos corações, exigindo-nos luta constante e persistente contra este Eu-rebelde, permutando-o, lentamente, pelo Eu-pacificado em Cristo-Jesus.

GRANDE ABRAÇO A TODOS:
Fernando Rosemberg Patrocínio:
Fundador de Casa Espírita Cristã, Articulista, Coordenador de Estudos Doutrinários, Palestrante e Escritor de dezenas de e.Books gratuitos instalados em seu blog abaixo transcrito.

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
-----------------------------------------------
Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br
....................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário