quinta-feira, 28 de junho de 2018

CUEE E CUES (ALGUMAS VERDADES)


CUEE e CUES
(algumas verdades)

Ora, todos nós, os espiritistas, sabemos bem que CUEE, de Allan Kardec, expressa: Consenso Universal no Ensino dos Espíritos; sobre o tal do ‘CUES’, de um modo mais simples, e, pois, menos abrangente, repassemos algo de sua concepção e do seu significado, qual seja, de um Consenso Maior e Superior ao CUEE, e, cuja sigla se nos mostra como:

“CUES: Consenso Universal dos Espíritos Superiores”.

Ora, se exceto por Kardec, a metodologia do CUEE nunca, e jamais, fora colocada em prática nestes um Século e meio (160 anos) de sua elaboração, depreende-se que ela fracassara, não funcionara em tempo algum! E, se tal metodologia de Kardec fora, de certa forma, de alguma utilidade para ele, ela, pelo visto, se mostrara inútil, pois já nascera para ser substituída por novas metodologias, ou, por novos Consensos, donde, por agora, ressaltamos o que se pode compreender como ‘CUES’, que, afinal, trata-se de um paradigma ditado pelo:

“Consenso Universal dos Espíritos Superiores, Proprietários Legais de Sua Doutrina ao Comando Magnânimo de Jesus”!

Ora, o fato é que os Espíritos da Nova Revelação, já ao tempo de Kardec mesmo, no Século 19, ou seja, ao seu paralelismo mesmo, já tratavam de instituir uma nova metodologia, à qual, e, em sendo Obra deles: dos Espíritos Altíssimos, eles, em Sua Autonomia, Seu Controle e Gerência de Tudo, e, mais ainda, como Mandatários Divinos ao Comando de Jesus, estiveram a instituir sua Metodologia própria, (CUES), ou seja, de que um só, e, bom médium, poderia, por um Novo Consenso – o Consenso Deles: dos Espíritos Superiores repito – trabalhar sua obra com Verdade e Amor, Presteza e Lógica, Ordem e Sabedoria, e, mais ainda: Confiabilidade Irrestrita, pois se trata de Obra Deles, e, não nossa: de Espíritos falidos, rebeldes e orgulhosos, em vias de redenção, de melhoramento espiritual pelas normas evolucionais.

Este Consenso (CUES), como dito, fora implantado no Século 19, e, na paralela mesma do consenso kardequiano (CUEE), tendo como exemplo, de forma mais específica, a mediunidade excepcional de Mme. Collignon; e, em seguida, se mostrara de modo mais consistente, e mais evidente ainda, no Século 20, como verificado com as altas mediunidades, moralizadas e moralizadoras de Yvonne Pereira, de Divaldo Franco, Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier, dentre outros excelentes médiuns.

E, quanto aos detratores, e, que, pois, não acatam a obra de Mme. Collignon: “Os Quatro Evangelhos” (Feb), organizada pelo sábio missionário: Jean-Baptiste Roustaing, devemos, a bem da verdade, informar aos leigos que dita obra fora aprovada, ao demais, pela magnânima obra de Divaldo Pereira Franco bem como pela de Francisco Cândido Xavier em muitos de seus trabalhos; e, inclusive, pelo Espírito de Humberto de Campos, prefaciado pelo Espírito de Emmanuel: “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho” (Francisco C. Xavier). Nesta última, temos que a obra de Roustaing: “organizaria o trabalho da fé” junto a outros sábios missionários coadjuvantes da obra de Kardec no referido Século 19 de nossos presentes estudos.

Óbvio que não discutimos - a não ser se formos convencidos a tal - o que os detratores de tal obra, ou seja, de H. de Campos, Emmanuel e Xavier, espalham aos quatro ventos.

Ora, tais elementos, os detratores, nada de bom sabem fazer ou construir, mas tão-só, desconstruir. E, neste caso, questiono: não seria frustração, inveja e rancor de ver os best-sellers de Xavier galopando aos quatro ventos, e com tão altas vendas, quando os seus livretos – dos detratores – de duvidosa categoria, não saem do lugar, quando não ficam, se publicados em livro físico, encalhados nas prateleiras?

Por outro lado, como já visto noutros escritos, a obra de Roustaing baseia-se na obra de Kardec, em seus tópicos fundamentais, sobretudo em “O Livro dos Espíritos” (AK), “O Livro dos Médiuns” (AK) e “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (AK); o que se pode ver e constatar, ainda, em nossos e.Books de títulos:

-“Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi”;
-“Espiritismo e Livre Pensamento”;
-“Síntese Embriológica do Homem”;
-“Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira”;
-“Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda”; e:
-“Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira”;
-dentre outros de nossa singela autoria.

Mas, de retorno ao referido Consenso Universal, vimos que os Espíritos Superiores, antevendo que o Consenso instituído por Kardec: não decolaria, eles, em sua sabedoria e previdência, trataram, logo, de instituir o seu próprio e confiabilíssimo Consenso, este sim: um Reluzente Consenso Universal: o CUES.

Mas é óbvio que estivera valendo aí a boa intenção de Kardec na tentativa de estribar a Ciência Espírita nascente nos moldes por ele apresentados; intenção, e intuição, creio eu, deste Consenso Maior, repito:

“CUES: Consenso Universal dos Espíritos Superiores, Proprietários Legais de Sua Doutrina ao Comando Magnânimo de Jesus”!

Assim, pois, demos uma pincelada no que se pode compreender como ‘CUES’. E, se a ‘Concordância’, ou ‘CUEE’, de Allan Kardec, fora suspensa, temos de contar com este Consenso Maior: o Consenso Magnânimo dos Espíritos Superiores que nos dirigem a rota evolutiva até Deus: Nosso Pai.

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS:
Fernando Rosemberg Patrocínio:
Fundador de Casa Espírita Cristã, Articulista, Coordenador de Estudos Doutrinários, Palestrante e Escritor com dezenas de e.Books gratuitos instalados em seu blog abaixo transcrito.

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
-----------------------------------------------
Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário