quinta-feira, 23 de junho de 2016

ESPIRITISMO: O QUE É


ESPIRITISMO: O QUE É

Sabe-se que Kardec, apesar de sua capacidade intelectual, não compreendia as grandes sínteses universais e, optava, claramente, por não embrenhar-se pelas origens do Ser, do Espírito, afinal. E, isto, em que pese o fato do Espiritismo, como Doutrina dos Espíritos Superiores, ter revelado que tudo se move, do átomo ao arcanjo, evolutindo, gradativamente, na ordem cíclica das coisas universais; e disseram muito mais; e, inclusive, abordaram aspectos genéticos do Ser, ou seja, de sua criação, bem como da desordem psíquica de parte de seus elementos, que, por tal, se sujeitaram às normas involutivas e evolutivas da matéria, que Kardec, por suas limitações filosóficas, não compreendera e não poderia compreender. (Vide nossos e.Books: “Kardecismo e Espiritismo”, “Ciência de Tudo: Big-Bang” – Capítulo Segundo; e etc.).

E, o referido Kardec, como dito, esteve a declarar, com certa humildade, não saber as causas da dor, do sofrimento experienciado pelo animal (Espírito Simples e Ignorante), explicitando, por exemplo, que:

“O sofrimento dos animais é constante. Mas é racional imputar esses sofrimentos à imprevidência de Deus ou a uma falta de bondade de sua parte pelo fato de a causa escapar à nossa inteligência (sublinhado nosso), como a utilidade dos deveres e da disciplina escapa ao escolar?” (Vide: “Revista Espírita” – Março de 1864 - AK - Edicel).

E, logo adiante, Kardec é advertido pela espiritualidade nos termos de que:

“Compreendei, se o puderdes, ou esperai a hora de uma exposição mais inteligível, isto é, mais ao alcance do vosso entendimento”. (Opus Cit.)

Ora, como já visto, o princípio anímico do animal nada mais é que a representação física de um Espírito Simples e Ignorante (ESI), um princípio inteligente em processo fenomênico de evolução. E, se tal princípio perfaz sua escalada evolutiva associada ao sofrimento constante, pergunta-se:

-O que o mesmo aprontara para uma tão infeliz conseqüência de progresso nas dores, nas adversidades, nos sofrimentos, enfim?

Só, por aí, constata-se que as luzes espiritistas se vão fazendo aos poucos, oportunizando a vinda de muitos outros missionários divulgadores da verdade única, da verdade em Deus. Com Leon Denis o esclarecimento se amplia informando que a dor e o sofrimento são fatores evolucionais importantes na economia da vida, e temos isto de modo claro e evidente como, por exemplo, em tal passagem:

“O sofrimento, nos animais, é um trabalho de evolução para o princípio de vida neles existente, que adquirem por esse modo os primeiros rudimentos de Consciência”. (Vide: “Depois da Morte” – Leon Denis – Feb).

E outros esclarecimentos se fazem e se harmonizam, como, por exemplo, com o Espírito Manoel P. Miranda, dentre outros, e inclusive com Emmanuel que destaca:

“... a dor é sofrimento educativo de primeira ordem, sem o qual o mais rudimentar aperfeiçoamento das criaturas e das coisas seria claramente impossível”. (Vide: “Janela Para a Vida” – F. Worm – Gráfica Metrópole).

E assim vai, de modo concordante e universal nas informações positivadas por notáveis e confiáveis espiritistas pós-Kardec, encarnados e desencarnados, desenvolvendo-o e ampliando-o vastamente.

E onde se constata que o conceito do ‘continuum tempo-evolução’ (já visto em texto anterior) também se engrandece doutrinariamente, pois que a adversidade, cujo fulcro central é a dor, entra como um componente de magna importância na formulação de tal princípio, cuja técnica consiste em impelir o psiquismo de todos os Seres às culminâncias celestiais do Espírito Puro e Consciente (EPC) da Eterna Serenidade, da Infinita Perfeição em Deus-Pai, nosso Criador.

Assim, tal técnica, atuando como mola impulsionadora do Ser, reside na adversidade das coisas, nas forças ambientais contrárias, nos problemas e tribulações encontradiços em nosso meio que, em seu conjunto, ou síntese, significa e expressa dor, sendo que tal, isoladamente, ou conjuntamente, são excitantes de todas as formas de reação e de luta, de defesa e de atividade, tendo como resultado algum progresso psíquico, objetivo primacial da evolução.

Vê-se, pois, que o conceito do ‘continuum tempo-evolução’ é um tanto mais complexo do que se imagina, bem como o será, de procedimento variavelmente elástico nos diversos planos da natureza, onde as passadas evolutivas são extremamente diferentes; ou seja: mui lenta, ou, “quase nula” na forma mineral, e assaz dinâmica na forma hominal, no plano, pois, das humanidades, dos progressos sociais, científicos e culturais. Assim, se “tempo é dinheiro” para os gananciosos do Mundo, dir-se-ia em mais digna, e mais alta acepção, que:

“Tempo é Evolução”!

Sua forma resumida, sintética, conquanto se saiba de sua mais profunda e mais dilatada função, a atuar não só nas formas minerais, biológicas, ou, biopsíquicas do Mundo, mas, também, do Universo em sua totalidade física e astronômica a desembocar na eterna Quietude e Suprema Serenidade que é o Plano de Deus Transcendente que, por sua vez, se espraia na Imanência por Amor ao filho, alçando-o em sua interioridade psíquica imortal.

Ora, se Deus é Amor, o Espírito não pode ser criado Simples e Ignorante (ESI) para vivenciar a dor como forma de evolução no tempo, o que seria injusto por parte de um Deus que É Justo, Misericordioso Criador.

A evolução pela dor, portanto, não passa de uma escolha sua, quando, na condição de Espírito Puro e Consciente (EPC), deliberara insurgir-se na Ordem da Lei, verificando-se, em óbvia e natural conseqüência, sua desconstrução psíquica ou queda involutiva na forma condicionada de Simples e Ignorante (ESI) a evoluir pela dor, curando-o de suas mazelas, de suas imperfeições.

O que se confirma pelo maior médium intuitivo de todos os tempos: Pietro Ubaldi (Vide: “Coleção Completa” – PU – Fundapu), e, pelo maior médium psicógrafo do Mundo: Francisco C. Xavier (Vide: “O Consolador”, “Caminho, Verdade e Vida”, de Emmanuel-Feb, e nosso e.Book: “André Luiz e Sua-Voz”); o que se confirma, ainda, pelos profetas bíblicos, por Jesus, bem como por diversas passagens do Espiritismo codificado, e que Kardec, por sua vez, não pudera compreender, aprofundar e divulgar por suas limitações psíquicas, do que se infere que Kardec, de fato, não era e não é infalível, e que, tampouco, se ajustava com precisão aos seus superiores hierárquicos, pois não lhes compreendia no todo, mas tão só em parte de sua Magnânima Doutrina do Espiritismo, ou seja: dos Espíritos Superiores.

Ora, todos sabem que Kardec, em alguns momentos infelizes, se mostrara algo preconceituoso com relação aos nossos irmãos de raça negra; o que, com tal, muito difere do Espiritismo que, na introdução de sua mais importante obra: “OLE”, declararam em ‘prolegômenos’:

“Nele pusemos as bases do novo edifício que se eleva e deve um dia reunir todos os homens num mesmo sentimento de amor e de caridade”. (Opus Cit.).

Mas como reunir todos os homens com declarações infelizes de Kardec, que, com tais, muito se distanciara de seus superiores nas prédicas de ‘reunir todos os homens’ pelo Evangelho de Jesus?

Ainda assim, não condenemos, mas compreendamos que algumas opiniões de Kardec são tão só suas opiniões; o que muito difere do Espiritismo: Doutrina dos Espíritos Superiores como visto e citado supra; e inclusive, como pode ser visto em nosso e.Book também já mencionado: “Kardecismo e Espiritismo”.

NO MAIS UM GRANDE E FORTE ABRAÇO A TODOS:
Fernando Rosemberg Patrocinio

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
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Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br
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