sexta-feira, 3 de junho de 2016

RESTAURAÇÃO DO ESPÍRITO


RESTAURAÇÃO DO ESPÍRITO

Os Espíritos Superiores que vieram consolidar a Revelação da mais alta sabedoria já disseminada pela face terrena, informaram em seu Tratado Basilar: “O Livro dos Espíritos” (AK – 1857 – Ide), que a inteligência do Homem e a dos animais dimana de um mesmo manancial, a que se pode denominar: princípio inteligente do universo; porém, no Homem, acrescentaram que sua inteligência recebera:

“... uma elaboração que o eleva acima da do animal”. (Opus Cit).

Mas questiona-se: onde estivera, ou, por onde houvera de passar a Alma do Homem em suas primeiras fases evolucionais? E, como resposta:

“Numa série de existências que precedem o período a que chamais humanidade”. (Opus Cit.).

Do que, de tal, se questionaria: quanto caminhara o princípio inteligente nos Seres inferiores da criação para tornar-se digno de receber, no plano das humanidades, a Inteligência contínua, o Livre-arbítrio e a Consciência de seus altos destinos espirituais?

Quanto caminhara e quanto ainda terá de caminhar, de evoluir e de ascender para alcançar ou louros, por exemplo, de uma Inteligência Crística, dotada de potências que escapam à nossa frágil inteligência que apenas abrange e toca, ainda, a superfície das coisas, não penetrando o mais íntimo de sua natureza, ou seja: bioplasmática e, mais essencialmente, espiritual?

Quanto, portanto, ainda temos de crescer e de progredir pela imensidade dos Mundos, dos tempos e dos espaços universais? De fato, se olharmos para trás, observamos que já caminhamos muito. Hoje, nós, os espiritistas temos o conhecimento de que o Espiritismo é, sem margem para dúvidas: a Universidade do Espírito: Doutrina que é maravilhosamente simples em sua expressividade e maravilhosamente complexa em sua profundidade. Sabemos tratar-se, pois, da mais bela e mais importante Doutrina da face terrena.

E quando vislumbro a caminhada que o Espiritismo nos mostrara, e, que ainda temos de percorrer adiante, evolutivamente, pelos diversos Mundos, numa escalada sintetizada de cinco degraus ascensionais de:

-Mundo Primitivo: de evolução já atravessada pela humanidade terrena;

-Expiações e de Provas: de evolução planetária terminal; e já próximo, pois, do:

-Mundo Regenerador; e,

Conquanto muito distante ainda, teremos de percorrer, ascensionalmente, pelos milênios vindouros, os degraus dos:

-Mundos Felizes; e, finalmente, no ápice da escalada evolucional, os denominados:

-Mundos Celestes, sendo estes três últimos, portanto, de nossa total ignorância conquanto nossas intuições e conjecturas de suas claridades superiores e, portanto, unificadas ao ingênito Criador.
                                                                  
Assim, pois, nas experiências mesmas de um Orbe Provacional, ou, de Expiações e de Provas, já se consegue vislumbrar alguma coisa do nosso reluzente futuro espiritual. E, com humildade no coração, reconhecemos, desde já, nossa condição de humílimo cisco cósmico em matéria de sabedoria, de tão alta moralidade.

E, por isto preconiza-se enfaticamente que: o Ser humano, e, sobretudo, o espiritista, sem margem para discussões, tem de se empenhar por sua própria melhoria; tem de envidar esforços pela vivência cristã e pelo estudo edificante para que possa melhor compreender, e aprofundar, seus conhecimentos dessa maravilhosa e tão importante Doutrina, cuja dinâmica prossegue com os mais relevantes missionários do Mundo, os quais, no Século 20, por exemplo, nos iluminara com Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier, nas pessoas espirituais de “Sua Voz”, de “André Luiz” e “Emmanuel” e tantos outros enviados do Cristo, tratando-se, de fato, de uma sabedoria cósmica, unificando-se o Conhecimento ao Amor.

E daí, nossa urgente Reforma Íntima, nossa constante renovação e aquisição de novos padrões mentais que, afinal, enobrecem e ampliam nossos paradigmas culturais, alcançando, obviamente, o campo acadêmico e científico, bem como religioso e moral. Ora, se o Mundo Primitivo representa, ou, representara um curso “primário” de nossas Almas, é obvio que um Mundo de Expiações e de Provas acerbas, como o nosso, estará a representar, sem dúvida, uma espécie de curso “ginasial” dos infinitos aprendizados espirituais; faltando-nos, ainda, pois:

-O “colegial” dos Mundos Regeneradores;

-O “universitário” dos Mundos Felizes;

-E, evidentemente,

-O “doutorado” dos Mundos Celestes que nos abre as portas, em definitivo, para os altaneiros planos da Espiritualidade albergando e conquistando as mais altas patentes da sabedoria e do amor universais.

O que significa dizer que, presentemente, não somos doutores de coisa alguma. Neste Mundo provacional: ninguém é doutor em nada de nada, e, muito menos doutor de Espiritismo que hoje principiamos conhecer, assimilar e, ao plano ético, exemplificar.

Ora, no entendimento dos Espíritos superiores, o Espiritismo é a “Ciência do Infinito”; ou seja: Ciência de algo que não tem fim e cujas linhas básicas de sua indiscutível grandeza começamos adentrar.

Afirmava o maior sábio científico terreno que:

“Uma coisa eu aprendi nessa longa vida: toda a nossa Ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil – e ainda assim é a coisa mais preciosa que nós temos”. Albert Einstein (1879-1955).

Se, pois, ainda estamos palmilhando os primeiros momentos da Ciência dita oficial que conta já com seus quinhentos anos, desde Nicolau Copérnico (1473-1543), Giordano Bruno (1548-1600), René Descartes (1596–1650), e muitos outros que surgiram nestes últimos séculos, quanto mais não seríamos iniciantes com o Espiritismo que conta com apenas cento e cinqüenta anos desde Kardec (1804-1869) no Século 19?

Lutemos, pois, pelo Conhecimento; mas ao campo espiritual, envidemos esforços pela Simplicidade, pelo Altruísmo e Caridade cristã! Não será pela soberba, e tampouco pelo personalismo egoístico que faremos nosso ingresso nos Planos Superiores da Espiritualidade cujas freqüências vibratórias estamos longe de entender e de, na prática, sustentar.

GRANDE ABRAÇO A TODOS:
Fernando Rosemberg Patrocinio

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
........................................................
Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário