quinta-feira, 30 de junho de 2016

BIOLOGIA FÍSICA E TRANSFÍSICA


BIOLOGIA FÍSICA E TRANSFÍSICA

Em suma: o que é a Vida?

E se responderia que:

Trata-se de um complexo Sistema Biológico?

Ou, noutros termos: afiança maçudos tratados de Biologia que a Vida é um complexo de propriedades e de funções específicas do Ser vivo: tais como as de: nutrição, respiração, excitação e reprodução que o distingue, por exemplo, de algo não-vivo como a Matéria bruta, rochosa ou mineral que: não consome energia, não realiza trabalho, não reproduz, pois sua formação se dá pela agregação de partículas que se ligam umas às outras por força e obra da Natureza terrena, ou, universal.

Entretanto, parece haver mais.

Entre a Matéria bruta e a Matéria biológica parece entreter-se um elemento estranho: vivo e não-vivo: o chamado Vírus que parece transitar do Ente mineral para o Ente vivo, pois que, em dado instante, ele apresenta características de um mineral comum, compacto e imóvel, e, noutro instante, se destaca como Entidade viva que, na presença de um indivíduo unicelular, ou pluricelular, executa ação ofensiva, lhe ataca e lhe penetra o interior utilizando-se, posteriormente, do equipamento funcional do seu hospedeiro para gerar novos agentes virais, multiplicando-se vastamente.

E, uma vez cessados todos os meios de subsistência naquele organismo, o Vírus retorna, então, à sua anterior forma cristalizada de muita parecença com uma estrutura mineral; porém, se diga, de sutilezas construcionais e funcionais bem mais avançadas que o simples sistema atômico mineral.

Em suma, se o Vírus parece transitar da Matéria não-viva para a Matéria viva, é de pensar-se que a Matéria bruta contenha, em estado latente, alguma expectativa de vida, pois que nós, Seres viventes, em quase tudo dependemos da Matéria, ou seja, dos minerais de nossa estruturação esquelética, orgânica e cerebral onde os compostos de Carbono têm funções de considerável importância.

E, portanto, questiona-se: A Matéria bruta tem vida?

E se responderia, talvez apressadamente, que a Matéria é desprovida de Vida; porém, ela detém em si todas as probabilidades de tal, na forma, quiçá, de expectativas, pois seus componentes são fundamentais para o incremento da Vida.

Por outro lado, pesquisas espiríticas e metapsíquicas, como se sabe, provara que existe Vida além túmulo, o que, portanto, amplia nossos estudos e interpretações da Vida, em que o Homem, mais que matéria biológica, parece estar provido de um campo indestrutível e imorredouro de Si próprio, de Sua natureza íntima: notadamente transcendental.

Ora: o que comprovo em mim mesmo?

Concebo-me, vejo-me e sinto-me, distintamente, como sendo o Comandante do instrumento cerebral, estruturado e combinado com o veículo de minha constituição física, e, não o oposto, pois que o cérebro não me define, não me vê e não me concebe como Eu lhe faço, como Eu lhe interpreto, ou seja: como instrumento físico do comando extra-físico de minha identidade psíquica, de dinâmica Espiritual.

Ora, os fatos não mentem; pode-se até distorcê-los, mas não se podem negar os fatos da Ciência Espírita, das Sociedades de Pesquisa, da Metapsíquica e das provas irrecusáveis da Parapsicologia, que demonstrara, pelas normas da Ciência oficial mesma, a existência de um Fator não-físico na Consciência humana; e seus dados, diga-se, estão alicerçados por metodologia Matemática, pelos dados, pois, da Estatística e do Cálculo das Probabilidades reforçando, pois, a possibilidade de sobrevivência do Fator extra-físico da Consciência humana que, desde já, em sua dinâmica psíquica, sobrepuja espaços físicos e transcende aspectos da temporalidade terrena.

O cérebro, pois, como instrumento físico, é algo inerte, paralisado e imóvel; é o Espírito, portanto, que lhe mobiliza, lhe comanda e lhe sobrepuja como fator dinâmico que é, de características, pois, não-físicas, mas sim, espirituais.

E então, postula-se, do ponto de vista espírita, metapsíquico e parapsicológico, que possa haver Vida além do Sistema Biológico; e, mais ainda, com a possibilidade de que tal Fator possa estar de retorno ainda às pelejas do Mundo num processo cíclico de longos aprendizados espirituais. Logo, a definição de Vida, dada no início deste Capítulo, se revoluciona, se modifica e se amplia um tanto mais.

Entretanto, onde se iniciara a Vida neste aspecto tão amplo de sua contingência na Matéria: biológica, consciencial e espiritual? Ministra confiável síntese contida em “O Livro dos Espíritos” (Allan Kardec), e, no que concerne ao plano evolutivo das coisas, que:

“Tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo ao arcanjo, pois que ele mesmo começou por ser átomo”.

O mesmo afiançaria, mais atualmente, Joanna de Ângelis em “Iluminação Interior” (Editora Leal), do notável Divaldo Pereira Franco, sobre o processo evolutivo do princípio espiritual:

“... manifestando-se em sono profundo nos minerais, através dos milhões de milênios, germina, mediante processo de modificação estrutural, transferindo-se para o reino vegetal...”.

O mesmo garante Xavier, com os renomados Emmanuel (“O Consolador”), André Luiz (“Ação e Reação” e “Mecanismos da Mediunidade) e páginas de poetas e sábios (“Parnaso de Além Túmulo”), bem como a obra colossal de Pietro Ubaldi (“A Grande Síntese” e outras), constituindo, pois, Consenso Universal no ensino dos Espíritos Superiores por grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em diferentes lugares; o que confirma, pois, a famosa e poética sentença inspirada de uma sentença de Leon Denis:

“A Alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita no animal e acorda no homem”.

Por outro lado, sabe-se que “A Grande Síntese” (Fundapu), de Pietro Ubaldi, jorra mais luz sobre tal questão, e, inclusive, descrevendo a passagem do trem eletrônico (átomo) aos mecanismos mais complexos da dinâmica vital (célula), valendo a pena se consulte os Capítulos (de 51 a 58) que tratam de tão complexa temática.

Entretanto, como já se sabe, tal ‘Ciclo Evolutivo’ de nossas experiências universais, parece ser mais complexo ainda, pois que tal seria parte, e, apenas parte, de um complexo fenomênico bem mais amplo ainda, ou seja, do ‘Complexo Fenomênico Involutivo-Evolutivo’ - método divino de nossa cura e retorno ao anterior estado de equilíbrio espiritual.

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS:

Fernando Rosemberg Patrocinio

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
........................................................
Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário