segunda-feira, 4 de julho de 2016

OBRA DE UBALDI: ESTADO DE VERDADE PRÁTICA



OBRA DE UBALDI:
ESTADO DE VERDADE PRÁTICA
  
De onde surgira a ideia de que o Espiritismo é Ciência do Infinito? Ora, consoante Kardec, sabe-se que:

“O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma Ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como Ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas mesmas relações”. (Vide: “O Que é o Espiritismo” – 1859 - Allan Kardec – Preâmbulo - Internet).

E mais, Kardec assegura que:

“O Espiritismo é a nova Ciência que vem revelar aos homens, por provas irrecusáveis, a existência e a natureza do Mundo Espiritual, e suas relações com o Mundo Corporal; ele no-lo mostra, não mais como uma coisa sobrenatural, mas, ao contrário, como uma das forças vivas e incessantemente ativas da natureza, como a fonte de uma multidão de fenômenos incompreendidos, até então atirados, por essa razão, ao domínio do fantástico e do maravilhoso. (Vide: “O Evangelho Segundo o Espiritismo” – 1864 - Allan Kardec – Ide).

Entretanto, que não se pense que o Espiritismo incorpore uma doutrina estática, imóvel e paralítica em seus princípios mesmos; isto não, o Espiritismo, como tudo em nosso Mundo, e, como tudo no Universo sideral, é uma doutrina em movimento, dinâmica, essencialmente móvel e progressiva.

Como Ciência e como Filosofia, pois, ele não se assenta na imobilidade, mas sim na dinâmica constante, tendo como inatacável e não movível, apenas, seu aspecto ético, de práticas moralizantes, pois que derivantes do Evangelho de Jesus.

Assim é que o próprio “O Livro dos Espíritos”, que lhe contêm os princípios fundamentais, se desenvolvera e mudara muitíssimo e, para melhor, em suas duas edições quando, na primeira, de 1857, contava com 501 perguntas e respostas, e, na segunda edição “definitiva” de 1860, dobrara sua estrutura maiêutica para 1018 abrilhantadas questões.

E por que “definitiva” entre aspas?

Pelo simples fato de que:

“O Livro dos Espíritos não é um tratado completo do Espiritismo; apenas apresenta as bases e os pontos fundamentais, que se devem desenvolver sucessivamente pelo estudo e pela observação”. (Vide: “Revista Espírita” – AK - Julho de 1866 – Edicel).

E fora desenvolvido não só pelo Pentateuco Kardequiano como pelos demais volumes que lhe integram, como também pelos clássicos, pelas sociedades de pesquisa, pelos metapsíquicos, bem como pelos mais notáveis médiuns do Século 20, sobretudo com Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier nas pessoas espirituais de ‘Sua Voz’, ‘Emmanuel’ e ‘André Luiz’, dentre outras.

Mas de onde surgira a ideia de que o Espiritismo é Ciência do Infinito? Surgira como proposta dos Espíritos mesmo e acatada por Kardec. Em “O Livro dos Espíritos” (AK – edição definitiva - Ide), item 466, eles argüiram que:

“Tu, sendo Espírito, deves progredir na Ciência do Infinito...”. (Opus Cit.).

E, na introdução do mesmo escreve Kardec:

“Este é um ponto capital, cujo estudo dará a explicação; por isso, dizemos que esses estudos requerem uma atenção firme, uma observação profunda e, sobretudo, como de resto em todas as ciências humanas, continuidade e perseverança. São precisos anos para fazer um médico medíocre, e os três quartos da vida para fazer um sábio, e se quer, em algumas horas, adquirir a Ciência do Infinito? Portanto, não nos enganemos: o estudo do Espiritismo é imenso, toca em todas as questões da metafísica e da ordem social, e é todo um mundo que se abre diante de nós. Deve-se espantar que é preciso de tempo, e muito tempo, para adquiri-lo?”. (Opus cit.).

Assim, pois, como Ciência do Infinito, infere-se que o Espiritismo, por si só, integrando Ciência, Filosofia e Religião, e, ao demais, compreendendo a verdade das Ciências do Mundo terreno, e nelas, pois, se completando, óbvio que o Espiritismo é não só síntese do conhecimento que, em seu desenvolvimento progressivo, se adianta no continuum tempo-evolução tendo por meta a infinitude que não tem fim, pois que Deus é Infinito, não se podendo, pois, atingir Sua Infinitude Cósmica, de Transcendente Espiritualidade.

Ora, podemos até nos tornar Uno com o Criador consoante ensinos do Mestre ao proferir a sentença (e nossa meta) de que:

“Eu e o Pai somos Um”.

Entretanto, é pouco crível que, por nossa finita condição psíquica, possamos abarcar a completude da Ciência do Infinito que é Ciência de Deus; o que se acredita, obviamente, é que dela participaremos tal qual já se faz, e o fazemos hoje, com o Espiritismo e com a Ciência do Mundo em seus ligeiros passos, que também é, como tudo o mais, Ciência de Deus. Mas não se poderá abarcá-la (tal Ciência) ao Todo, mesmo em nosso futuro espiritual por nossa finitude mesma, conquanto dela seremos partícipes como filhos do Infinito, de Deus-Pai e Criador. (Vide: “Espaço-Tempo: Física Transcendental”: e.Book deste autor mesmo).

O Espiritismo, pois, como Ciência do Infinito, não está, por isto mesmo, completo, devidamente pronto e acabado, pois se que completa no tempo-evolução como o provam todos os seus desenvolvimentos, e inclusive, do primeiro “O Livro dos Espíritos” (A.K. – 1857) para a sua versão mais definitiva (A.K. - 1860), bem como todos os seus avanços com as figuras exponenciais, sobretudo, dos mais importantes e missionários de Cristo Jesus.

E a obra de Pietro Ubaldi, pois, veio completar o Fenômeno Evolutivo da Obra Codificada com o Fenômeno que lhe amplia vastamente, ou seja: Involutivo-Evolutivo, pois que o Espiritismo “assimilará sempre todas as doutrinas progressivas, de qualquer ordem que sejam, chegadas ao estado de verdades práticas, e saídas do domínio da utopia”. (Vide: “A Gênese” – AK – 1868 - Ide).

Ora, a obra Monista de Pietro Ubaldi não só amplia o modelo contido na obra do Espiritismo Codificado, como nos mostra um Deus Justo e Amoroso, que não criaria Simples e Ignorantes (ESI) que não pediram para serem criados e, mais ainda, os remeteria aos abismos da matéria, da adversidade e da dor para forçá-los ao desenvolvimento de suas potências anímicas por milhões e milhões de anos em evolução; um Deus, pois, incompatível e não comparável, nem ao menos, com nossos pais que tudo fizeram e tudo fazem, se sacrificaram e se sacrificam pelo nosso bem estar e pela nossa felicidade; exemplos que seguimos de forma igual para com nossos filhos amados, consangüíneos ou não.

Ora, meus senhores, comparem os modelos e vejam o melhor, mais coerente e mais compatível com a Sabedoria, a Justiça e Bondade do Criador?

E mais: vejam como a obra de Ubaldi chegara ao estado de verdade prática, saída do domínio da utopia para a compreensão de um Deus-Pai, Sábio e Amoroso Criador, que nos criara Puros e Conscientes (EPC), tal como nos mostrara Jesus falando da Queda Espiritual dos que se insurgiram, e, ao mesmo tempo, ratificando os profetas bíblicos, o que hoje se consolida com Pietro Ubaldi (‘Sua Voz’), Francisco Cândido Xavier (‘Emmanuel’, ‘André Luiz’, ‘Augusto dos Anjos’ e etc.), bem como por médiuns europeus de razoável expressão e confiabilidade.

FINALIZO COM UM GRANDE ABRAÇO A TODOS:
Fernando Rosemberg Patrocinio

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
...............................................
Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário