OBRA DE UBALDI:
ESTADO DE VERDADE PRÁTICA
De onde surgira a ideia de que o Espiritismo é Ciência do
Infinito? Ora, consoante Kardec, sabe-se que:
“O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma Ciência de observação e
uma doutrina filosófica. Como Ciência prática ele consiste nas relações que se
estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia compreende todas as
conseqüências morais que decorrem dessas mesmas relações”. (Vide: “O Que é o
Espiritismo” – 1859 - Allan Kardec – Preâmbulo - Internet).
E mais, Kardec assegura que:
“O Espiritismo é a nova Ciência que vem revelar aos homens,
por provas irrecusáveis, a existência e a natureza do Mundo Espiritual, e suas
relações com o Mundo Corporal; ele no-lo mostra, não mais como uma coisa
sobrenatural, mas, ao contrário, como uma das forças vivas e incessantemente
ativas da natureza, como a fonte de uma multidão de fenômenos incompreendidos,
até então atirados, por essa razão, ao domínio do fantástico e do maravilhoso.
(Vide: “O Evangelho Segundo o Espiritismo” – 1864 - Allan Kardec – Ide).
Entretanto, que não se pense que o Espiritismo incorpore uma
doutrina estática, imóvel e paralítica em seus princípios mesmos; isto não, o
Espiritismo, como tudo em
nosso Mundo , e, como tudo no Universo sideral, é uma doutrina
em movimento, dinâmica, essencialmente móvel e progressiva.
Como Ciência e como Filosofia, pois, ele não se assenta na
imobilidade, mas sim na dinâmica constante, tendo como inatacável e não
movível, apenas, seu aspecto ético, de práticas moralizantes, pois que
derivantes do Evangelho de Jesus.
Assim é que o próprio “O Livro dos Espíritos”, que lhe
contêm os princípios fundamentais, se desenvolvera e mudara muitíssimo e, para
melhor, em suas duas edições quando, na primeira, de 1857, contava com 501
perguntas e respostas, e, na segunda edição “definitiva” de 1860, dobrara sua
estrutura maiêutica para 1018 abrilhantadas questões.
E por que “definitiva” entre aspas?
Pelo simples fato de que:
“O Livro
dos Espíritos não é um tratado completo do Espiritismo; apenas apresenta as
bases e os pontos fundamentais, que se devem desenvolver sucessivamente pelo
estudo e pela observação”. (Vide: “Revista Espírita” – AK - Julho de 1866 –
Edicel).
E fora desenvolvido não só pelo Pentateuco Kardequiano como
pelos demais volumes que lhe integram, como também pelos clássicos, pelas
sociedades de pesquisa, pelos metapsíquicos, bem como pelos mais notáveis
médiuns do Século 20, sobretudo com Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier
nas pessoas espirituais de ‘Sua Voz’, ‘Emmanuel’ e ‘André Luiz’, dentre outras.
Mas de onde surgira a ideia de que o Espiritismo é Ciência
do Infinito? Surgira como proposta dos Espíritos mesmo e acatada por Kardec. Em
“O Livro dos Espíritos” (AK – edição definitiva - Ide), item 466, eles argüiram
que:
“Tu, sendo Espírito, deves progredir na Ciência do
Infinito...”. (Opus Cit.).
E, na introdução do mesmo escreve Kardec:
“Este é um ponto capital, cujo estudo dará a explicação; por
isso, dizemos que esses estudos requerem uma atenção firme, uma observação
profunda e, sobretudo, como de resto em todas as ciências humanas, continuidade
e perseverança. São precisos anos para fazer um médico medíocre, e os três
quartos da vida para fazer um sábio, e se quer, em algumas horas, adquirir a
Ciência do Infinito? Portanto, não nos enganemos: o estudo do Espiritismo é
imenso, toca em todas as questões da metafísica e da ordem social, e é todo um
mundo que se abre diante de nós. Deve-se espantar que é preciso de tempo, e
muito tempo, para adquiri-lo?”. (Opus cit.).
Assim, pois, como Ciência do Infinito, infere-se que o
Espiritismo, por si só, integrando Ciência, Filosofia e Religião, e, ao demais,
compreendendo a verdade das Ciências do Mundo terreno, e nelas, pois, se
completando, óbvio que o Espiritismo é não só síntese do conhecimento que, em
seu desenvolvimento progressivo, se adianta no continuum tempo-evolução tendo
por meta a infinitude que não tem fim, pois que Deus é Infinito, não se
podendo, pois, atingir Sua Infinitude Cósmica, de Transcendente Espiritualidade.
Ora, podemos até nos tornar Uno com o Criador consoante
ensinos do Mestre ao proferir a sentença (e nossa meta) de que:
“Eu e o Pai somos Um”.
Entretanto, é pouco crível que, por nossa finita condição
psíquica, possamos abarcar a completude da Ciência do Infinito que é Ciência de
Deus; o que se acredita, obviamente, é que dela participaremos tal qual já se
faz, e o fazemos hoje, com o Espiritismo e com a Ciência do Mundo em seus
ligeiros passos, que também é, como tudo o mais, Ciência de Deus. Mas não se
poderá abarcá-la (tal Ciência) ao Todo, mesmo em nosso futuro espiritual por
nossa finitude mesma, conquanto dela seremos partícipes como filhos do
Infinito, de Deus-Pai e Criador. (Vide: “Espaço-Tempo:
Física Transcendental”: e.Book deste autor
mesmo).
O Espiritismo, pois, como Ciência do Infinito, não está, por isto
mesmo, completo, devidamente pronto e acabado, pois se que completa no
tempo-evolução como o provam todos os seus desenvolvimentos, e inclusive, do
primeiro “O Livro dos Espíritos” (A.K. – 1857) para a sua versão mais
definitiva (A.K. - 1860), bem como todos os seus avanços com as figuras
exponenciais, sobretudo, dos mais importantes e missionários de Cristo Jesus.
E a obra de Pietro Ubaldi, pois, veio completar o Fenômeno
Evolutivo da Obra Codificada com o Fenômeno que lhe amplia vastamente, ou seja:
Involutivo-Evolutivo, pois que o Espiritismo “assimilará sempre todas as
doutrinas progressivas, de qualquer ordem que sejam, chegadas ao estado de
verdades práticas, e saídas do domínio da utopia”. (Vide: “A Gênese” – AK –
1868 - Ide).
Ora, a obra Monista de Pietro Ubaldi não só amplia o modelo
contido na obra do Espiritismo Codificado, como nos mostra um Deus Justo e
Amoroso, que não criaria Simples e Ignorantes (ESI) que não pediram para serem
criados e, mais ainda, os remeteria aos abismos da matéria, da adversidade e da
dor para forçá-los ao desenvolvimento de suas potências anímicas por milhões e
milhões de anos em evolução; um Deus, pois, incompatível e não comparável, nem
ao menos, com nossos pais que tudo fizeram e tudo fazem, se sacrificaram e se
sacrificam pelo nosso bem estar e pela nossa felicidade; exemplos que seguimos
de forma igual para com nossos filhos amados, consangüíneos ou não.
Ora, meus senhores, comparem os modelos e vejam o melhor, mais
coerente e mais compatível com a Sabedoria, a Justiça e Bondade do Criador?
E mais: vejam como a obra de Ubaldi chegara ao estado de verdade
prática, saída do domínio da utopia para a compreensão de um Deus-Pai, Sábio e
Amoroso Criador, que nos criara Puros e Conscientes (EPC), tal como nos
mostrara Jesus falando da Queda Espiritual dos que se insurgiram, e, ao mesmo
tempo, ratificando os profetas bíblicos, o que hoje se consolida com Pietro
Ubaldi (‘Sua Voz’), Francisco Cândido Xavier (‘Emmanuel’, ‘André Luiz’,
‘Augusto dos Anjos’ e etc.), bem como por médiuns europeus de razoável
expressão e confiabilidade.
FINALIZO COM
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS:
Fernando Rosemberg
Patrocinio
E-mail: f.rosemberg.p@gmail.com
Relação
dos e.Books de:
Fernando
Rosemberg Patrocínio
01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web
artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec,
Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo
e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica
do Homem;
43-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing:
Réplica Terceira;
46-Consenso Universal:
Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos
Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a
Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da
Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e
Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
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Blog: Filosofia do
Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br
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