domingo, 10 de julho de 2016

ESPÍRITO: SUA GÊNESE



ESPÍRITO: SUA GÊNESE

Vejamos, se o pudermos, um dos mais expressivos textos da cultura espírita organizada, ou seja: dos Espíritos Superiores, e que fora intitulado, na ‘Revista Espírita’ de Allan Kardec: ‘O Espiritismo Filosófico’:

“Meus amigos, falamos do Espiritismo do ponto de vista religioso; agora que está bem estabelecido que ele não é uma religião nova, mas a consagração dessa religião universal cujas bases lançou o Cristo, e que hoje vem estabelecer o coroamento, vamos encarar o Espiritismo do ponto de vista moral e filosófico”.

“Para começar expliquemos-nos quanto ao exato sentido do vocábulo filosofia. A Filosofia não é a negação das Leis estabelecidas pela Divindade, da religião. Longe disto: a filosofia é a busca do que é sábio, do que é o mais exatamente razoável. E o que pode ser mais sábio, mais razoável que o amor e o reconhecimento que se deve ao seu Criador, e, consequentemente, o culto, seja qual for, que pode servir para lhe provar esse reconhecimento e esse amor? A religião e tudo quanto a ela vos pode levar, é, pois, uma filosofia, porque é uma sabedoria do homem que a ela se submete com alegria e docilidade. Isto posto, vejamos o que podeis tirar do Espiritismo, posto em prática seriamente”.

“Qual o fim para onde tendem os homens em qualquer posição que se achem? O melhoramento de sua posição presente. Ora, para consegui-lo correm para todos os lados, extraviam-se na maior parte porque, enceguecidos pelo orgulho, arrastados pela ambição, não vêem a rota única que pode conduzir a esse melhoramento: a buscam na satisfação de seu orgulho, de seus instintos brutais, de sua ambição, ao passo que não podem achá-la senão no amor e na submissão devidos ao Criador”.

“O Espiritismo vem, pois, dizer aos homens: Deixai esses caminhos tenebrosos cheios de precipícios, cercados de espinhos e urzes e entrai no caminho que leva à felicidade que sonhais. Sede prudentes, para serdes felizes; compreendei, meus amigos, que para os homens os bens da Terra não passam de emboscadas que devem evitar; são os escolhos de que devem afastar-se. Eis porque o Senhor, enfim, permitiu que se vos deixasse ver a luz desse farol que vos conduzirá ao porto. As dores e os males que sofreis com impaciência e revolta são o ferro em brasa que o cirurgião aplica sobre a ferida aberta, para que a gangrena não perca todo o corpo. Vosso corpo, meus amigos, que é para o Espírito? Que deve ele salvar? Que deve preservar do contágio? Que deve cicatrizar por todos os meios possíveis, senão a chaga que rói o Espírito? A enfermidade que o entrava e o impede de lançar-se radioso para o seu Criador?”.

“Voltai sempre os olhos para este pensamento filosófico, isto é, cheio de sabedoria”:

“Somos uma essência criada pura, mas decaída; pertencemos a uma pátria onde tudo é pureza; culpados, fomos exilados por algum tempo, mas só por algum tempo; empreguemos, pois, todas as forças, todas as nossas energias em diminuir o tempo do exílio; esforcemos-nos por todos os meios que o Senhor pôs à nossa disposição, para reconquistar essa pátria perdida e abreviar o tempo de ausência”.

“Compreendei que vossa sorte futura está em vossas mãos; que a duração das provas depende inteiramente de vós; que o mártir tem sempre direito à palma; e que, para ser mártir, não se trata de ir, como os primeiros cristãos, ser pasto das feras. Sede mártires de vós mesmos; quebrai, destruí em vós próprios todos os instintos carnais, que se revolta contra o Espírito; estudai com cuidado as vossas inclinações, os vossos gostos, as vossas ideias; desconfiai de tudo quanto a vossa consciência reprova. Por mais baixo que ela vos fale, porque pôde às vezes ser repelida, por mais baixo que ela vos fale, essa voz do vosso protetor vos dirá que eviteis aquilo que vos pode prejudicar”.

“ ... “.

“Eis, meus amigos, o que vos tenho a dizer por hoje. Em breve continuaremos as nossas conversas íntimas”. (Vide: “Revista Espírita” – A.K. – Junho de 1862 – Edicel).

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64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
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