A ONTOGÊNESE REPETE...
No campo do evolucionismo, nos tempos atuais, patenteia-se, como se
sabe, o neo-Darwinismo com suas evidentes provas fósseis, moleculares,
adaptativas, das estruturas de analogia e de homologias, vestigiais e etc.,
fazendo-nos entrever uma concepção bem mais ampla do que o fixismo das espécies
e mostrando-nos, assim, o avanço de tudo, de todos os seres e de todas as
coisas.
Tais estudos, de ordem científica, encerram implicações filosóficas
e éticas, pois induzem apreciar-se o fio condutor, o elo que harmoniza seres e
coisas sobre perspectivas outras que não só de ordem material. Parece
verificar-se, pois, que tudo se ordena e se coordena de modo contínuo e sábio,
exigindo-se, assim, maior reverência do Homem para com a Natureza e com tudo
aquilo que lhe representa biologicamente, e também, psiquicamente, pois, para o
Espiritismo, como visto, sua progressividade não se verifica, apenas e tão só,
ao âmbito material, mas, principalmente, ao âmbito espiritual, mostrando a
espécie, o indivíduo, o Ser, em constante dinamismo e expansão de suas
potências, quando vai estruturando mais perfeitos órgãos, mais sábios
instrumentos de sua longa trajetória progressiva e ascensional.
Para Haeckel, grande defensor das idéias evolucionistas no seu tempo:
“A ontogênese repete a
filogênese”
Ou seja: a gênese do Ser repete a gênese das espécies. Noutros
termos, e, explicando melhor, sabe-se que o embrião humano, tal como os demais
de outras espécies, exibe, em seus primeiros dias, pronunciada semelhança com
um peixe: tem um coração com duas cavidades, vesícula vitelina, reentrâncias
branquiais e cauda recurvada como a do cavalo marinho. Após certo tempo, porém,
ele vai recordar os anfíbios, pois desenvolve uma terceira cavidade cardíaca,
as brânquias se atrofiam, os pulmões aparecem e a cauda regride; mais adiante,
ainda, o seu coração evolve outro passo adquirindo alguma parecença com o dos
répteis. E diferenciando-se um tanto mais, surgem as quatro cavidades do
coração, a homotermia, a presença de pêlos no corpo indicando que o concepto
alcançou a classe dos mamíferos.
Numa visão tão só biológica, nota-se que o referido concepto vai
crescendo e contrariando os mais vulgares princípios de causa e efeito, haja
vista que mais órgãos vão surgindo de menos órgãos que, por sua vez, crescem,
se aperfeiçoam, e, ao vencer-se o prazo de nove meses vem à luz, finalmente, um
novo representante da espécie que, em nosso caso: trata-se de um Ser humano
ainda bebê, pequenino e frágil, em que, aos mais exigentes estudiosos, dará o
que pensar, recusando-se, por isto, a concepção puramente mecânica da vida que
culmina, mais tarde, na Consciência, ou, noutros termos: na Inteligência e na
Moralidade humanas.
Ou a Consciência já estava lá?... no início do Ser, nas células
gametas, nas proteínas, na água e em tudo o mais, ou melhor: em tudo o menos de
sua gênese espetacular.
E o fato é que a célebre frase de Haeckel sugere não só evidências
a favor do evolucionismo darwiniano, como também sugere haver um fator
extra-físico no bojo do Ser, encerrando, em sua estrutura mesma (perispirítica)
um repositório de informações ancestrais de sua lenta progressividade nas
diversas espécies do Orbe que, no fundo, e, primordialmente, conterá registros
de suas andanças, sua caminhada universal.
Diga-se, entretanto, que Haeckel era um céptico no tocante ao
espiritual, mas nem por isto deixara de entrever e de constatar o elo
conciliador e genético de todas as coisas, o que está confirmado pelo
Espiritismo e por tantos luminares do Século 20, sobretudo nas obras de Pietro
Ubaldi, Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco.
O Espírito, pois, é o responsável pela gênese das
coisas, e, portanto, pela gênese biológica do Homem; mas também o é,
obviamente, pela recapitulação embrionária, pelos registros informacionais da
filogênese da qual fora o agente principal, ou, se o preferirem: perispiritual.
Autor: Fernando Rosemberg Patrocinio
E.mail: f.rosemberg.p@gmail.com
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08-Filosofia da Verdade;
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10-Espiritismo e Evolucionismo;
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artigos);
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35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec,
Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo
e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica
do Homem;
43-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing:
Réplica Terceira;
46-Consenso Universal:
Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos
Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a
Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da
Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e
Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
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62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
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