sexta-feira, 5 de maio de 2017

CODIFICAÇÃO ESPÍRITA E JEAN-BAPTISTE ROUSTAING


CODIFICAÇÃO ESPÍRITA 
JEAN-BAPTISTE ROUSTAING

Sabe-se que o Espiritismo - Doutrina dos Espíritos Superiores - e, tal como a obra de Jean Baptiste Roustaing (“Os Quatro Evangelhos”-Feb), defende que Jesus, o Cristo-Salvador, não detinha um veículo carnal como o nosso, e sim, um corpo fluídico materializado por substâncias diversas, por fluidos vitais e animais de alguma densidade física, mas não carnal, propriamente falando.

E, por isto, o Cristo podia: aparecer e desaparecer de súbito, de materializar-se e desmaterializar-se, aturdindo seus pares humanos de corporeidade densa, biológica, distinta da corporeidade transfísica do Cristo:

“Em Jerusalém, no templo, (Jesus), desaparece de chofre, desmaterializando-se ante a expectação geral, e...”,... “Em cada acontecimento, sentimo-lo a governar a matéria, dissociando-lhes os agentes e reintegrando-os à vontade...”. (Vide: “Mecanismos da Mediunidade” – Chico Xavier – Espíritos: André Luiz prefaciado por Emmanuel - Feb).

E o próprio: “O Livro dos Espíritos” (Allan Kardec), em seu tópico 113 – em se referindo aos Espíritos Puros - tal como Jesus mesmo, temos a instrução de que tais Seres: “... Não tem mais que suportar provas ou expiações. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis”, como é o nosso caso, dos corpos de matéria biológica.

Mas adiantemos, ainda, com outro livro também codificado por Allan Kardec: “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Capítulo 3, Item 9, que é parte do ‘Resumo do Ensinamento de todos os Espíritos Superiores’. Nele temos que:

“Nos Mundos que atingiram um grau superior, as condições da vida moral e material são bem outras que as de sobre a Terra. A forma do corpo é sempre, como por toda parte, a forma humana, mas embelezada, aperfeiçoada e, sobretudo, purificada. O corpo nada tem da materialidade terrestre, e não está, por conseguinte, sujeito nem às necessidades, nem às doenças, nem às deteriorações que engendram a predominância da matéria; os sentidos, mais delicados, têm percepções que a grosseria dos órgãos sufoca neste Mundo”;

E notemos o trecho que se segue:

“A leveza específica dos corpos torna a locomoção rápida e fácil; em lugar de se arrastar penosamente sobre o solo, ele desliza, por assim dizer, na superfície, ou, (o Ser, simplesmente:) plana na atmosfera sem outro esforço senão o da vontade, à maneira pela qual se representam os Anjos”. (Opus Citado).

Ora, tal corpo, dos Espíritos purificados - podendo esvoaçar, planar, flutuar, volitar - não poderia assemelhar-se, de alguma forma, ao corpo fluídico e materializado do Cristo, de quando esteve entre nós? Alguns afirmam que, pelo fato do Cristo não ter tido um corpo carnal como o nosso: Ele não sofrera.

O que não passa de um sofisma!

Pois o corpo carnal não sofre em nossos acidentes, nossas doenças várias, bem como, em nossas mutilações:

“QUEM SOFRE É O ESPÍRITO DELE PORTADOR”!

Por outro lado, ainda, não temos visto, em nossos trabalhos mediúnicos, que os Espíritos desencarnados, de situações diversas, trazem superativada sua sensibilidade moral, e, pois, sua felicidade, ou, seu sofrimento, que se intensificam nesses estados ausentes da matéria carnal? E, pois, quanto mais não sofrera o Cristo por não ter tido um corpo carnal como o nosso, que atua como um abafadouro e dissimulador das coisas tenebrosas do Mundo terreno?

Logo, o Cristo, como Espírito Puro, sofrera martírios muito maiores que qualquer um de nós; e digo mais: desde que por aqui aportara se materializando dentre os terrícolas, quando, então, se defrontara com a densa atmosfera psíquica do Mundo, com seus fluidos tenebrosos, pegajosos, irritantes, constituído por formas mentais inferiorizadas, e, portanto: obscuras de seus primitivos e tão diversos habitantes, encarnados e desencarnados, do início da Era Cristã.

Assim, pois, Jesus é um Espírito-Deus, que, desde 4,5 bilhões de anos, ou seja, desde a gênese planetária, tem trabalhado, incansavelmente, por tudo e por todos, desde que recebera do próprio Pai, que é Pai de todos nós, a incumbência suprema de nos guiar e nos conduzir pelos caminhos evolutivos terrenos, em face de nossa rebeldia e transgressão espiritual.

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