ESPIRITISMO
E CONSENSO UNIVERSAL
Vamos a um
texto diferente, ou seja: na forma maiêutica: de perguntas e respostas acerca
do Espiritismo no Século 19, da Ciência Espírita então criada por Kardec e do
que hoje, em pleno Século
21, se pode compreendê-los por suas conseqüências:
O
Espiritismo é Ciência?
Como
conjunto doutrinário de tão amplo aspecto, como conjunto de saberes tão vastos,
se vê que sim. Mas, dir-se-ia, doutra parte, que Kardec fora o criador da
Ciência Espírita; referido pedagogo, um notável pensador, Kardec estudara o
Magnetismo e, pois, a Fenomenologia Mediúnica, suas instruções boas ou más,
(retirando o que houvesse de melhor), com os mais diversos instrumentais à sua
disposição. Seu método fora o da Razão e do que postulava como Consenso
Universal.
Tal
‘Consenso’ tem alguma validade ainda?
O próprio
Kardec, em Espírito, em uma transmissão mediúnica atribuída a ele, em 1907,
pelo confiável médium Fernando de Lacerda, reconhecera que não. (Vide nosso
e.Book: “O Livro dos Espíritos:
Níveis Filosóficos” – pergunta: P26).
Kardec dizia, naquela sua fala espiritual, que:
“Os meus livros, no que tem
de prático, sob o ponto de vista experimental, estão antiquados e suplantados,
de há muito, por dezenas de outras obras de mais incontestado e incontestável
valor, daquela ordem de estudos”. (Mensagem Citada).
E a Razão, e
o Consenso Universal?
Ora, é fato
que Kardec, quando encarnado, e, pois, em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”
(AK – 1864 – Ide), dera apreciável destaque à Razão e ao dito Consenso
Universal. Mas Razão é faculdade evolutiva, e, pois, é algo discutível, pois se
constata as mais diversas formas de Razão: do religioso, do cético, do
cientista, do filósofo, e, pois, a minha Razão, a sua, a do criminoso, a do
iletrado, e etc.
E Piaget,
um dos grandes pesquisadores da Inteligência humana no Século 20, se deparara,
em seus prolongados estudos, com os mais diversos tipos de Razão, de
Inteligência, como, por exemplo: a pré-Lógica, a Concreta, a Formal, e,
portanto, não existe uma Razão ideal, aquela preconizada por Kardec em seus
trabalhos, pois sua Razão difere das muitas Razões encontradiças nos Seres
humanos, o que significa expressar que sua metodologia fora, ou é, ou está, um
tanto incorreta, e, mais ainda, quando se opera, por ela mesma, o tal do
Consenso Universal, das instruções mediúnicas ditadas pelos Espíritos.
Logo,
dir-se-ia que?
Tudo isto,
de tais questões: de Razão e de Consenso, em verdade, não pegara! Hoje não há
Ciência Espírita, nos moldes firmados por Kardec, o que ele próprio, em
Espírito, reconhecera. Ora, como dito: Razão é faculdade evolutiva, sendo Eu,
hoje: o que sou; mas não serei mais: amanhã, pois meu Eu mudara, progredira,
avançara.
E o tal do
Consenso Universal é também relativo, pois se tal metodologia fosse realmente
válida para aferir a Universalidade do Ensino dos Espíritos, e, pois, sua
verdade, “O Livro dos Espíritos” (AK) estaria comprometido quanto ao ensino da
palingenesia, e, isto, pelo simples fato de que a maioria dos ensinos
(psicografia e psicofonia) dos Espíritos da Inglaterra, da Escócia, da Irlanda,
Canadá e EUA, rejeitam a reencarnação.
Assim,
pois, como o próprio Kardec (em Espírito) reconhecera, seus livros: “do ponto
de vista experimental, estão antiquados e suplantados”, sendo o referido
Consenso Universal: inaplicável, em função das mais distintas formas de
pensamento humano, e, pois, espiritual, pois o humano e o espiritual, em sua
dinâmica mesma, se entrosam e se substituem como Entes encarnados, e
desencarnados, que, por tal palingenesia, avançam e mudam o seu psiquismo o
tempo todo no imenso campo das muitas vidas, da reencarnação.
E, então,
como ficamos?
Na verdade,
dir-se-ia haver outras formas de Consenso Universal. Se o de Kardec não pegara,
e, não fora aplicado em tempo algum nestes 150 anos de sua inauguração,
dir-se-ia que, em seu tempo mesmo, ou seja, no Século 19, destacou-se uma
importante médium: Mme. Collignon, que psicografara uma obra monumental (“Os
Quatro Evangelhos” – Feb -, sendo Jean-Baptiste Roustaing o seu cultíssimo,
inteligente e reto coordenador). E, no Século 20, tivemos o mais extraordinário
médium de todos os tempos: Chico Xavier, que, sendo um só, tal como Mme.
Collignon, eles não o eram por sua poderosíssima mediunidade, dos mais
relevantes trabalhos, e, pois, dos mais relevantes Espíritos comunicantes.
E, pois,
dir-se-ia haver todo um Consenso Universal em tais obras dos Espíritos
Superiores que com tais médiuns operaram trabalhos magistrais. O mesmo se diria
de Divaldo Franco, de Pietro Ubaldi, operando com Espíritos diversos, e, cujas
obras são seríssimas e, pois, muito confiáveis; exceto pelos idólatras de
Kardec, firmados lá do Século 19, quando já adentramos o Século 21.
Logo, o
Consenso Universal de Kardec, (que não pegara), transmudou-se para uma nova
forma de Consenso em que um só médium pode transcrever trabalhos dos mais
diversos Espíritos, no caso, Superiores. Do que se depreende que o Sr. Kardec
não fora muito feliz nos ditados do seu Consenso, logo: contrariado pelos seus
superiores hierárquicos.
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01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
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07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
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12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web
artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
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22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
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25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
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29-Conhecimento e Espiritismo;
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31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec,
Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo
e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica
do Homem;
43-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal:
Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos
Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a
Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da
Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e
Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
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