quinta-feira, 4 de maio de 2017

ESPIRITISMO E CONSENSO UNIVERSAL


ESPIRITISMO E CONSENSO UNIVERSAL

Vamos a um texto diferente, ou seja: na forma maiêutica: de perguntas e respostas acerca do Espiritismo no Século 19, da Ciência Espírita então criada por Kardec e do que hoje, em pleno Século 21, se pode compreendê-los por suas conseqüências:

O Espiritismo é Ciência?

Como conjunto doutrinário de tão amplo aspecto, como conjunto de saberes tão vastos, se vê que sim. Mas, dir-se-ia, doutra parte, que Kardec fora o criador da Ciência Espírita; referido pedagogo, um notável pensador, Kardec estudara o Magnetismo e, pois, a Fenomenologia Mediúnica, suas instruções boas ou más, (retirando o que houvesse de melhor), com os mais diversos instrumentais à sua disposição. Seu método fora o da Razão e do que postulava como Consenso Universal.

Tal ‘Consenso’ tem alguma validade ainda?

O próprio Kardec, em Espírito, em uma transmissão mediúnica atribuída a ele, em 1907, pelo confiável médium Fernando de Lacerda, reconhecera que não. (Vide nosso e.Book: “O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos” – pergunta: P26). Kardec dizia, naquela sua fala espiritual, que:

“Os meus livros, no que tem de prático, sob o ponto de vista experimental, estão antiquados e suplantados, de há muito, por dezenas de outras obras de mais incontestado e incontestável valor, daquela ordem de estudos”. (Mensagem Citada).

E a Razão, e o Consenso Universal?

Ora, é fato que Kardec, quando encarnado, e, pois, em “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (AK – 1864 – Ide), dera apreciável destaque à Razão e ao dito Consenso Universal. Mas Razão é faculdade evolutiva, e, pois, é algo discutível, pois se constata as mais diversas formas de Razão: do religioso, do cético, do cientista, do filósofo, e, pois, a minha Razão, a sua, a do criminoso, a do iletrado, e etc.

E Piaget, um dos grandes pesquisadores da Inteligência humana no Século 20, se deparara, em seus prolongados estudos, com os mais diversos tipos de Razão, de Inteligência, como, por exemplo: a pré-Lógica, a Concreta, a Formal, e, portanto, não existe uma Razão ideal, aquela preconizada por Kardec em seus trabalhos, pois sua Razão difere das muitas Razões encontradiças nos Seres humanos, o que significa expressar que sua metodologia fora, ou é, ou está, um tanto incorreta, e, mais ainda, quando se opera, por ela mesma, o tal do Consenso Universal, das instruções mediúnicas ditadas pelos Espíritos. 

Logo, dir-se-ia que?

Tudo isto, de tais questões: de Razão e de Consenso, em verdade, não pegara! Hoje não há Ciência Espírita, nos moldes firmados por Kardec, o que ele próprio, em Espírito, reconhecera. Ora, como dito: Razão é faculdade evolutiva, sendo Eu, hoje: o que sou; mas não serei mais: amanhã, pois meu Eu mudara, progredira, avançara.

E o tal do Consenso Universal é também relativo, pois se tal metodologia fosse realmente válida para aferir a Universalidade do Ensino dos Espíritos, e, pois, sua verdade, “O Livro dos Espíritos” (AK) estaria comprometido quanto ao ensino da palingenesia, e, isto, pelo simples fato de que a maioria dos ensinos (psicografia e psicofonia) dos Espíritos da Inglaterra, da Escócia, da Irlanda, Canadá e EUA, rejeitam a reencarnação.

Assim, pois, como o próprio Kardec (em Espírito) reconhecera, seus livros: “do ponto de vista experimental, estão antiquados e suplantados”, sendo o referido Consenso Universal: inaplicável, em função das mais distintas formas de pensamento humano, e, pois, espiritual, pois o humano e o espiritual, em sua dinâmica mesma, se entrosam e se substituem como Entes encarnados, e desencarnados, que, por tal palingenesia, avançam e mudam o seu psiquismo o tempo todo no imenso campo das muitas vidas, da reencarnação.

E, então, como ficamos?

Na verdade, dir-se-ia haver outras formas de Consenso Universal. Se o de Kardec não pegara, e, não fora aplicado em tempo algum nestes 150 anos de sua inauguração, dir-se-ia que, em seu tempo mesmo, ou seja, no Século 19, destacou-se uma importante médium: Mme. Collignon, que psicografara uma obra monumental (“Os Quatro Evangelhos” – Feb -, sendo Jean-Baptiste Roustaing o seu cultíssimo, inteligente e reto coordenador). E, no Século 20, tivemos o mais extraordinário médium de todos os tempos: Chico Xavier, que, sendo um só, tal como Mme. Collignon, eles não o eram por sua poderosíssima mediunidade, dos mais relevantes trabalhos, e, pois, dos mais relevantes Espíritos comunicantes.

E, pois, dir-se-ia haver todo um Consenso Universal em tais obras dos Espíritos Superiores que com tais médiuns operaram trabalhos magistrais. O mesmo se diria de Divaldo Franco, de Pietro Ubaldi, operando com Espíritos diversos, e, cujas obras são seríssimas e, pois, muito confiáveis; exceto pelos idólatras de Kardec, firmados lá do Século 19, quando já adentramos o Século 21.

Logo, o Consenso Universal de Kardec, (que não pegara), transmudou-se para uma nova forma de Consenso em que um só médium pode transcrever trabalhos dos mais diversos Espíritos, no caso, Superiores. Do que se depreende que o Sr. Kardec não fora muito feliz nos ditados do seu Consenso, logo: contrariado pelos seus superiores hierárquicos.

UM GRANDE ABRAÇO DE:

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Relação dos e.Books de:
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01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
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