segunda-feira, 25 de abril de 2016

METAMORFOSE MENTAL



METAMORFOSE MENTAL

A razão como tudo o mais de nosso mundo mental, se transforma o tempo todo. O que ontem eu pensava, refletia, raciocinava, hoje eu já não penso mais, não reflito e não raciocino mais, como ontem eu raciocinava, refletia, pensava. Somos, com isso, pois: uma metamorfose mental, ou, intelecto-moral consolidando as duras escaladas do progresso de nós mesmos, que, indiscutivelmente, se faz. O que significa dizer que somos mutáveis por natureza, por essência da Lei, notoriamente: Evolutiva. Somos, pois, um vir-a-ser, aquilo que um dia há de ser, e, que certamente, será.

Relativamente ao Espiritismo, Doutrina de minha predileção, creio que, de imutável nele, seja tão somente os seus alicerces básicos como, por exemplo, os princípios da:

-Existência de Deus, da:
-Imortalidade do Espírito, das:
-Vidas Sucessivas ou Reencarnação, da:
-Comunicabilidade Mediúnica, e etc.

Quanto ao resto, do amplo leque doutrinário que nasce de tais princípios, tudo é de caráter essencialmente evolutivo, e, inclusive, nossa compreensão mesma dos referidos princípios citados. E, portanto, no que se refere a tal propriedade, de nossa compreensão doutrinária que, por sua vez, é progressiva, não se pode, em tempo algum, se deixar de estudar o Espiritismo, se deixar de refleti-lo constatando seu dinamismo, sua notável perenidade.

Mas nossos estudos de tal, entrementes, não devem restringir-se tão somente ao nosso campo doutrinário; e, isto pelo fato de que, tal campo, se abre e se refere aos mais diversos setores da atividade humana, entrosando-se com múltiplas áreas do conhecimento já estabelecido, constituindo, com isso, um campo cultural multidisciplinar, bastante vasto e bastante interessante. Com isso, pois, constato que nosso aprendizado é constante e, humildemente afirmo, com serenidade e convicção que: estou aprendendo sempre e, por isso mesmo, penso que os espiritistas deveriam e devem estudar sempre, ampliando seus horizontes culturais, espirituais e morais.

Mas o fato é que alguns se acomodam e, outros, chegam ao ponto de pensar e de dizer que já sabem tudo, que já viram tudo, ou, que já viveram o bastante para tudo saber, e que, portanto, chegou a hora de parar.  O que é deveras lamentável! Ora, é preciso recapitular e recomeçar sempre, pois que nada para, e, portanto, não podemos parar.

Podemos até frear um pouco nossas atividades físicas, mentais e profissionais, em função das contingências naturais da vida; mas parar quando tudo está em movimento, quando tudo muda e está mudando o tempo todo, é estar mal informado, é expressar-se de forma equivocada ante o dinamismo de tudo, o qual, recusa a blindagem de nossos Espíritos às tantas motivações de mudança, às tantas injunções de renovação e de progresso incessante, de tudo e de todos nós.

No tocante a tal aspecto do Espiritismo, pois, à sua notável abrangência doutrinária, que não para, que não cessa jamais, penso que o espiritista, além de estudar ontem, hoje e sempre, deveria se esforçar, na medida do possível, e sem fanatismo, para a sua divulgação! E isto pelo fato de que o trabalho de Kardec, mesmo nos moldes do estritamente codificado, ainda é e será alvo de nossos estudos e reflexões tempos adiante, por constituir base insubstituível, apesar de todos os progressos já realizados em seu campo mesmo no Século 20 passado.

E, por isto:

“Defendo que a Codificação, e obras suplementares à mesma, devam manter-se como foram concebidas no Mundo, sem modificações, e adulterações, e que deva ser divulgada sempre, hoje e amanhã, por todas as editoras que dela tenham a sua licença de divulgação. O Mundo precisa e vai conhecer Kardec, sua obra, sua missão, que se consolidara na obra Espiritismo: Doutrina dos Espíritos Superiores”.

Sendo que, para maiores detalhes, seja da obra de Kardec, seja do Espiritismo, que se consulte nosso e.Book: “Kardecismo e Espiritismo” que muito bem elucida essa questão da Ciência Espírita (de Kardec) e da Doutrina do Espiritismo (obra dos Espíritos Superiores).

Fernando Rosemberg Patrocinio:
Fundador de Casa Espírita Cristã, Coordenador de Estudos Doutrinários, Articulista, Palestrante e Escritor de dezenas de e.Books gratuitos em seu blog abaixo transcrito.

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário