quarta-feira, 6 de abril de 2016

PERCEPÇÃO EXTRA-SENSORIAL

PERCEPÇÃO EXTRA-SENSORIAL

Como se sabe: Percepção Extra-Sensorial (PES) é a capacidade humana, ou, mais especificamente, para-psicológica, de detectar fenômenos, objetos e coisas sem a participação dos órgãos sensoriais físicos de nossa constituição biológica.

E, portanto, os fenômenos bem comprovados da clarividência (conhecimento do que se passa nalgum lugar além de si mesmo, ou, na mente de outrem), da telepatia (comunicação mente-a-mente entre dois elementos separados um do outro, e, às vezes, por quilômetros de distância), da precognição (conhecimento de fatos futuros) e da retrocognição (conhecimento de fatos passados), levaram os mais importantes estudiosos do Mundo a reconhecer um Componente Extra-físico (não-físico) na Mente humana que, sendo capaz de transcender o espaço, bem como o tempo, suspeitou-se de sua continuidade pós-morten, ou seja: para além dos despojos carnais.

Assim temos: 

[PES]=c=[Componente Extra-Físico]=[Espírito]

Explico:

A percepção extra-sensorial (PES), provando sua conexão (=c=) com algo de notável transcendência (Componente Extra-Físico) na Mente humana, viabiliza o parecer de que tal componente é equivalente à Alma (Espírito), Algo que, cientificamente provado e comprovado, sobrevive à morte corporal.

E, por outro lado, se tal componente, de ordem Não-Física, pode se comunicar, mentalmente, com outros indivíduos de sua espécie, porque tal componente não poderia comunicar-se para além de tal situação? Ou seja: se o homem, antes que fisicamente humano, é notadamente: Espiritual, porque, pós-vida humana, não poderia, como dantes, comunicar-se com os terrenos ainda corporificados pela veste física?

Os sábios do Espiritismo e da Metapsíquica provaram que sim, que tais podem se comunicar; e a Parapsicologia de Rhine, conquanto sua restrição metodológica, não desprezara de forma definitiva e absoluta tal possibilidade; o que, no Espiritismo, mais exatamente, dá-se o nome de: Mediunidade. Entretanto, diga-se que tal possibilidade, ou comunicabilidade, é de todos os tempos da humanidade; a Bíblia Sagrada, como se sabe, é o maior e mais antigo repositório de fatos mediúnicos que se conhece no Mundo.

Todavia, modernamente falando, é no Espiritismo que a mediunidade se avulta nos moldes científicos, tendo sido estudada e pesquisada pelos mais eminentes sábios da humanidade; e, se Kardec foi o missionário indicado para organizar a nova Doutrina, ele não foi o seu mentor intelectual porque o Espiritismo é Doutrina dos Espíritos Superiores, cuja Codificação se dera por sua ordem expressa, sendo por isso mesmo uma obra coletiva e impessoal; e mais: tal Revelação fora predita pelo Cristo em muitas passagens suas.

Por aí se vê que a Doutrina Espírita é de Origem Divina, detendo, pois, iniciativa dos Espíritos, muitos dos quais viveram na Terra em épocas diversas pregando o amor, a virtude e o bem; mas a sua elaboração resulta do trabalho do homem que não fora dispensado de estudar e de analisar os fatos inexplicados pelas leis até então conhecidas. Remontando dos efeitos à causa, pesquisando, questionando e comparando, foi que se chegou às novas leis que os regem.

Com todo respeito, que não se confunda, pois, o Espiritismo, com as demais religiões e práticas do sincretismo afro-religioso (umbanda, quimbanda e outras) que se apartam da pesquisa e da disciplina moral. O sustentáculo do Espiritismo reside na fé raciocinada, harmonizando inteligência e religiosidade, além de outras características que o distingue de tais práticas ainda primitivas de mediunidade.

A mediunidade genuinamente espírita, pois, é aquela praticada com Jesus, exemplificada, pois, pelo amor, pela disciplina e pelos esforços da educação moral, procurando escoimar-se de interesses secundários que não os da auto-sublimação e o de levar esclarecimento e conforto espiritual ao plano da existencialidade humana, iluminando as rotas do Mundo.

Assim, provando-se a existência da Alma, sua sobrevivência noutras dimensões da realidade, o Espiritismo firma os mais sólidos pilares da fé naqueles que não a tinham ou simplesmente duvidavam; ele dá significado lógico para as dores do mundo equacionando corretamente suas causas e oferecendo soluções plausíveis para se corrigir tais distorções.

O Espiritismo, pois, sustenta novas esperanças e concebe, inteligentemente, múltiplas razões para o nosso viver, sinalizando os meios de se obter a felicidade almejada.

Suas conseqüências na estruturação social, na vida econômica e política dos povos são inestimáveis. É uma revolução sem precedentes que ora se opera em todas as classes, nacionalidades, cultos, destruindo os horrores da morte e solapando os pilares do materialismo inconseqüente e irracional. Uma revolução, portanto, que contribui enormemente para o progresso da humanidade e inicia na Terra a Era do Espírito, restaurando a legitimidade, pureza e simplicidade dos ensinos de Jesus.

"Assim, quando as populações do Orbe terreno vão dando novos passos evolutivos, intelecto-morais, do seu lado mesmo, por bênção do Eterno, está o Espiritismo norteando aqueles mesmos passos que, sem ele, muito entravaria nosso saber, nossa ética, valores que se plenificam na perfeição almejada, meta e alvo de todos nós: Espíritos imortais." (frp).

Um forte abraço do amigo de sempre e para sempre:

Fernando Rosemberg Patrocínio:
Fundador de Casa Espírita Cristã, Articulista, Coordenador de Estudos Doutrinários, Palestrante e Escritor de dezenas de e.Books gratuitos em seu blog abaixo citado.

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
...............................................
Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário