sexta-feira, 8 de abril de 2016

UNIVERSO DE MINHA'ALMA


UNIVERSO DE MINHA’ALMA

Poder-se-ia compreender o Átomo - seus elétrons gravitantes em torno do núcleo, em suma, de todos os termos seus já conhecidos e também desconhecidos da mecânica quântica – como uma forma particular de Universo: o das coisas minúsculas, pequeninas, e, portanto, algo insondável da Natureza terrena?

Creio que sim, que se pode compreender o Átomo e sua constelação eletrônica como um Universo específico que, agrupando e se reagrupando em seus agentes menores, dá forma às coisas do Reino Mineral, Vegetal e Hominal, passando pelo Animal!

Assim, estendendo mais, dir-se-ia que:

-Em Modo Maior, habitamos um Universo Astronômico que, de tão grande quanto é, assumiria aspectos incomensuráveis, e...

-Em Modo Menor, habitamos um Universo Biológico e Particular, que, sabemos, assume aspectos bem mais mensuráveis; ou seja: estrutura-se por partículas atômicas e por células multifacetárias, estando tudo entremeado por alguma forma de energia vital, quando, em seu ápice cognitivo está a Consciência, ou seja: o Espírito imortal.

Ou, noutros termos:

-O Universo Astronômico é regido pela Consciência Divina; e o Universo Biológico o é pela Consciência Humana, espiritual; estando tudo em Tudo, pois que Deus permanece Imanente a todas as coisas, em mim, em você, em todos Nós.

O que nos remete, obviamente, a certo texto anterior quando vimos, com Sir Artur Eddington, que:

“A matéria prima do Universo é o Espírito”.

Assim, pois, dir-se-ia que existem várias formas de Universo que, dentre tais, destaco pelo menos quatro (4) formas bem distinta do mesmo:

-O Universo Atômico,

-O Universo do Mundo Terreno, que compõe:

-O Universo Astronômico, e:

-O Universo Biológico, ou, simplesmente humano, sendo cada qual deles, corpos distintos e entrosantes, pois que estamos neles que, por sua vez, também estão em nós.

Mas tratemos de filosofar um tanto mais, e não tão-só do nosso Universo físico que, por sua vez, se tipifica pelo Traje Biologicamente Humano; mas falemos também do quinto (5) Universo, ou seja, do nosso Psiquismo, nosso Ser Consciencial que constitui:

-O Universo Cognitivo humano!

E Questionemos:

Por que - em Nós mesmos - esta briga intestina de dois Seres se defrontando, tal como se dois Anjos procurassem nos dirigir: um, para o do Bem, para a Virtude e para o Amor; e o outro, para o mal, para o ódio, plantando desavenças, transtornos e delitos vários como os verificados em nossa tão conturbada sociedade terrena?

Penso que a culpa é nossa mesma, Espíritos já um tanto avançados em Inteligência, mas ainda tão precários de Coração, de Moralidade Cristã. E o fato é que a ideia de Deus é coisa inata no Ser, em todos nós, filhos do Altíssimo. Mesmo os que O negam, sabem, em seu íntimo que não é assim, e que, portanto:

“Deus existe”!

Os que O negam, pois, sabem que estão, em seu íntimo, equivocados. Sabem e sentem, em sua negação mesma, uma tristeza, um vazio interior indefinível, pois que sua Alma se perde em sua recusa, em sua negação do Divino que está lá, no filho que não Lhe escuta, não lhe dá ouvido, pois doente está de orgulho, de rebeldia, discutindo com Deus que, em Seu Amor, Lhe aguarda uma brecha para entrar, abrir seu coração e tantas alegrias Lhe permitir, gratuitamente lhe dar.

"Como é triste o vazio de Deus em nós mesmos, em nossos próprios corações..." (frp).

E que Deus Maravilhoso é este que, em cerca de três (3) meses de nossa gestação biológica, nos dá ao Espírito um novo Instrumento Corporal; Instrumento Corporal ainda frágil, pois que, nos próximos seis meses, nos permitirá crescer protegido pelo vaso intra-uterino materno, para, finalmente, cumprido o prazo de nove meses, nos dar a luz de uma Nova Oportunidade Terrena, um Novo Instrumento Corporal, Biologicamente Humano, e, portanto: Consciencial.

Ora, tal Universo Biológico, Íntimo e Particular, é composto, estima-se, de 07 octilhões (ponha zeros nisso) de corpúsculos atômicos e cerca de 60 trilhões de células, onde tudo se estrutura de forma altamente organizada: em tecidos ósseos, sangue, glândulas e órgãos, sendo o Espírito reencarnado, pois, o Deus Consciencial deste Universo Biológico, havendo de responder, certamente, pelo destino que a ele der, dirigindo-o para o Bem ou para o mal.

Daí o dizer bíblico e evangélico de que:

“Sois Deuses”,

Pois que, verdadeiramente:

-Somos Deuses do nosso Universo Particular;

-Somos Deuses de um Novo e Sagrado Corpo; e, portanto:

-Somos Deuses de uma nova Oportunidade de Redenção...

Que a Providência Divina nos permitira, novamente, para o nosso crescer, nosso evoluir, nosso avançar... E, ainda assim, Deus não se distancia de nós... Ele está conosco neste Biológico de nossa Direção Cognitiva... e, portanto, Deus está conosco contribuindo e dirigindo tudo quanto não pode o Homem, conscientemente, participar, pois se questiona:

-Quem Lidera os trabalhos biológicos involuntários de Nós mesmos?

-Quem Lidera os pulsares cardíacos do meu Corpo, suas funções digestivas, renais, glandulares e tantas outras mais?

Ora, se não sou Eu mesmo, e, se tais funções são tantas, tão distintas e tão inteligentes, isto quer dizer nem tudo é tão mecânico em mim mesmo, pois que tais funções, em sua complexidade, se perderiam se dirigidas o fossem pelo acaso, o que nos diz, por conseguinte, que Deus, por Si Mesmo, como por Seus prepostos, está Imanente a mim, a você, a todos nós! Ele Tudo faz pelo nosso viver, nos competindo, pois, a responsabilidade pelo que fizermos a Nós mesmos e a outrem, nosso semelhante de lutas redentoras rumo à Pátria Celestial.

"O Evangelho do Cristo, certamente, resume a Lei de Deus norteando nossos passos, isto é: para ontem, para hoje e para sempre; reverenciemos, pois, nosso amado
Mestre: Jesus." (frp).

============================================

Para encerrar, vejamos algo do trabalho inteligente do nosso Universo Biológico e Corporal:

“Quando um osso se quebra, os vasos sanguíneos em seu interior se rompem, causando sangramento e a formação de um coágulo. O local inflama, mas, em 24 horas, as extremidades dos vasos rompidos são vedadas, estancando quase por completo a hemorragia. A região da fratura fica cheia de pedacinhos do osso quebrado e tecidos mortos, que são removidos pela ação de células chamadas osteoclastos. Elas fagocitam (“comem" e "digerem") esses fragmentos. O processo pode durar semanas, dependendo do tamanho da lesão”.

“Desde as primeiras horas após a contusão, também entram em ação os angioblastos, células responsáveis pela formação dos vasos sanguíneos. Elas darão origem a novos vasos dentro do osso e irão reparar outros que se romperam com a fratura. Ao mesmo tempo, a medula óssea começa a se regenerar. Composta basicamente de sangue e gordura, ela fica dentro do canal medular do osso, que vai sendo preenchido por novas células. A reconstituição óssea em si se dá a partir de duas membranas bastante vascularizadas: o periósteo e o endósteo”.

“Enquanto o periósteo envolve por completo os ossos, o endósteo é uma camada mais fina que os reveste internamente. Tanto o periósteo quanto o endósteo têm capacidade de produzir as células chamadas osteoblastos, que darão origem ao tecido ósseo. Um ou dois dias após a fratura, os osteoblastos já começam a invadir o interior e a superfície do coágulo. A deposição de osteoblastos no local da fratura leva à formação do calo ósseo, que surge tanto externamente quanto internamente. Enquanto isso, o coágulo vai diminuindo, pois as células que o formam continuam sendo "devoradas" pelos osteoclastos. Em até duas semanas, o calo, formado também por tecido fibroso e cartilaginoso, consegue unir as extremidades da fratura com a parte intacta do osso. Em seis semanas, a fissura desaparece”.

“A fase seguinte, que pode durar meses, é a da consolidação, quando ocorre a calcificação do osso. O cálcio, que confere resistência aos ossos e chega ao local pela corrente sanguínea, ajuda a reparar de vez o estrago. A etapa final e mais longa da regeneração óssea - pode levar até dez anos - é a remodelagem. Os osteoclastos atacam de novo, "lixando" a superfície do osso para reduzir o calo. Ao final, a área da fratura, que até então permanecia mais suscetível a quebras, volta a ter a resistência de antes”. (Vide: Internet).

===========================================

Agradecido, sou o amigo de sempre, e, para sempre:

Fernando Rosemberg Patrocinio:
Fundador de Casa Espírita Cristã, Coordenador de Estudos Doutrinários, Articulista, Palestrante e Escritor de meia centena de e.Books gratuitos em seu blog abaixo transcrito.
E-Mail: f.rosemberg.p@gmail.com

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
.........................................................
Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário