sexta-feira, 2 de junho de 2017

CONSENSO UNIVERSAL NO ESPIRITISMO


CONSENSO UNIVERSAL NO ESPIRITISMO

Já vimos que, em termos de fenomenologia espírita, é conveniente saibamos distinguir o que é, modo pessoal, do codificador Allan Kardec, e, o que é, do Espiritismo: Doutrina dos Espíritos Superiores. Analisamos, como se sabe, alguns tópicos de tal questão em nosso 16º. e.Book de título: ‘Kardecismo e Espiritismo’, para que se pudesse eliminar, de pronto, algumas dúvidas dos neófitos, sejam eles espiritistas ou, simplesmente, simpatizantes.

Neste texto, porém, falaremos um pouco de Consenso, no caso, Consenso Universal, e o que tal significa mais exatamente em termos espiritistas.

Kardec, em seu tempo, no Século 19, e, pois, no sentido de garantir a segurança e a perpetuidade da Doutrina então nascente, assegurava, em primeiro plano, que se fizesse uso da Razão; e, em segundo, o que ele mesmo chamara de Consenso Universal nas instruções dos Espíritos; sendo que, tal Consenso, exigiria que se obtivesse o mesmo por instruções similares obtidas dos Espíritos comunicantes por intermédio de inúmeros médiuns distintos e distantes uns dos outros.

Diga-se, entrementes, e, a bem da verdade, que a referida metodologia de Kardec, do Consenso Universal, nunca, e jamais, fora colocada em prática nestes 150 anos de sua elaboração. Nenhum pesquisador espírita fez uso de tal metodologia na prática.

Logo, ela não pegou!

O referido Consenso Universal, de Allan Kardec, durou pouco; bem como a Razão (também de Kardec), por sua estrutura variante, de aspectos psíquicos evolutivos, sendo, pois, a minha Razão: distinta da sua, da nossa, da de todos nós. E, então, pergunta-se, qual a Razão ideal para se apurar, e se identificar, dos ensinos dos Espíritos – o que é válido ou não - se ela mesma, a Razão, não se aquieta, mas evolve constante em mim, em você, em todos nós?

Logo, se a metodologia de Kardec fora, de certa forma, de alguma utilidade para ele, diga-se que, ela, também, se mostrara inútil, pois já nascera, doa a quem doer, para ser substituída por uma nova metodologia, ou, por um Novo Consenso:

“Dos Espíritos Superiores, Proprietários Legais de Sua Doutrina ao Comando Magnânimo de Jesus”.

Assim, pois, os Espíritos da Nova Revelação, já ao tempo de Kardec mesmo, ou seja, ao seu paralelismo mesmo, já tratavam de implantar uma nova metodologia, à qual, e, como sendo Obra deles: dos Espíritos Altíssimos, eles, em sua Autonomia Gerencial de Tudo, e, sobretudo das Coisas Espirituais, e, ao comando do Maior Espírito da gleba terrena: Jesus, estiveram a instituir a metodologia de que um só, e bom médium, poderia, por um novo Consenso – o Consenso deles: dos Espíritos Superiores – trabalhar sua obra com altíssima lógica, presteza e confiabilidade.

Como, aliás, fora, no caso, e, a exemplo de tal, da mediunidade excepcional de Mme. Collignon, ao tempo de Kardec mesmo no Século 19, e, em tempo seguinte, no Século 20, como se verificara com as mediunidades altaneiras e ultra-moralizadas de Divaldo P. Franco, Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier, dentre outros médiuns igualmente relevantes e confiáveis.

E, quanto, porém, aos que não acatam a obra da médium conhecida como Mme. Collignon, obra de “Os Quatro Evangelhos” (Feb), organizada pelo distinto missionário Jean-Baptiste Roustaing, devemos, a bem da verdade, informar aos leigos que, referida obra fora aprovada, ao demais, pela magnânima obra xavieriana em muitos de seus trabalhos, e, inclusive, pelo Espírito de Humberto de Campos, que em obra prefaciada pelo Espírito de Emmanuel: “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho” (Feb), alega que Jean-Baptiste Roustaing: “organizaria o trabalho da fé” junto a outros missionários coadjuvantes da obra de Kardec.

Óbvio que não discuto o que os detratores de tal obra, de Francisco Cândido Xavier, espalham aos quatro ventos, pois tais elementos, os detratores, nada de bom sabem construir, mas tão-só, com seus maus olhos, desconstruir. Não seria frustração, inveja e rancor de ver os best-sellers de Xavier galopando aos quatro ventos, e com tão altas vendas, quando os seus livretos – dos detratores - de duvidosa categoria, mal saem do lugar, quando não ficam, se publicados em livro físico, encalhados nas devidas prateleiras?

Por outro lado, como já vimos, a obra de Roustaing baseia-se na obra de Kardec, em seus tópicos fundamentais, sobretudo em “O Livro dos Espíritos” (AK), “O Livro dos Médiuns” (AK) e “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (AK).

E, de retorno ao referido Consenso Universal, vemos que os Espíritos Superiores, antevendo que o Consenso instituído por Kardec, não decolaria, eles, em sua sabedoria e previdência, trataram, logo, de instituir o seu próprio Consenso, este sim: um Consenso Universal.

Mas é óbvio que estivera valendo aí a boa intenção de Kardec na tentativa de estribar a Ciência Espírita nos moldes por ele apresentados; intenção, e intuição, penso eu, de um Consenso Maior, repito: 

“Dos Espíritos Superiores, Proprietários Legais de Sua Doutrina ao Comando Magnânimo de Jesus”.

Doa a quem doer: é assim que é!

Autor: Fernando Rosemberg Patrocínio
Blog: filosofia do infinito
fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br


Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
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