quinta-feira, 29 de junho de 2017

PASSES E ARROTOS


PASSES E ARROTOS (*)

Os fatos do Espiritismo, em sua base científica, se confirmaram pelos mais eminentes pesquisadores do Mundo terreno. Ainda assim, em nossa modernidade, alguns cientistas, conquanto em minoria, o recusam por pura descrença do Espírito, constituindo a matéria, seu único objeto de pesquisa e de atenção especiais.

Entretanto, não se podem mudar os fatos, e, quer queiram, quer não queiram, o Espiritismo é fato, é realidade incontestável da Natureza.

Dos laboratórios de pesquisa de Kardec, dos sábios que se lhe seguiram no Mundo todo, vemos, presentemente, que o Espiritismo, como Revelação Divina, e, portanto, como Revelação dos Espíritos Superiores, não cessou, e não cessará jamais, seus contatos permanentes com o Mundo material; e isto porque a Mediunidade é potencial psíquico dos Espíritos humanos, que, quer se queira, ou não, somos todos médiuns, e, portanto, suscetíveis de influenciação espiritual permanente, e, de tal forma que somos influenciados e guiados pelos Guias Invisíveis da Humanidade em evolução, em progresso espiritual.

E a mediunidade benfazeja, de passes e de efeitos curativos do Corpo e da Alma, é das mais praticadas no Mundo todo; mas, sobretudo, em nosso País, na Pátria do Evangelho Redentor. Para tal, basta o desejo de fazer o bem, o desejo de levar aos semelhantes o lenitivo sagrado, bálsamo de nossas feridas milenares, mas suscetíveis de cura, de absolvição espiritual.

Entretanto, práticas não condizentes com o Passe Curativo se entranharam no movimento espírita atual. Atos bizarros, gesticulações desnecessárias com as mãos, e outras incoerências, como o arroto, vêm sendo vistos e praticados como condutas normais do passe que, entretanto, se diga, são de um extremo mau gosto extremo, um gesto deselegante e deseducado. 

Um amigo particular, por exemplo, e que se dizia espírita, promovia freqüentes arrotos durante os passes que aplicava. De tanto lhe chamarem a atenção, por fim, e, graças a Deus, desistira de tal. E o fato é que por aqui, em Uberaba/MG, em um grande e muito movimentado Centro Espírita, parentes muito próximos a mim, me garantem que os arrotos ali são uma prática normal no decurso do passe.

Fui conferir, e constatei a triste realidade!

Mas em respeito às normas da casa, me calei. E, é bem possível que seus médiuns desconheçam que o mesmo seja desnecessário; além de passar uma má impressão aos seus freqüentadores que ali se localizam para um alívio do corpo e da Alma, das tantas dores e dificuldades deste Mundo Provacional.

O arroto, pois, trata-se uma prática não recomendável, bem como não autorizada por nenhuma obra que se diga ou se possa conceituá-la como obra espírita; e, portanto, tal prática do arroto é desaconselhável, e penso eu, que seja perpetrada por médiuns de boa vontade, porém, sem o devido estudo de obras sérias e aprovadas pelo meio doutrinário espírita. Ora, com tão aberrante procedimento, estão revelando aos jovens espiritistas de hoje, e de amanhã, e aos mais diversos freqüentadores do Centro, uma prática que, além de ser desnecessária, é deselegante, deseducada, grosseira, e, doutrinariamente, não recomendável.

Ora, não há coisa mais respeitosa, e digna de aplausos, por sua nobre e exemplar atividade, do que adentrarmos uma casa espírita de passes; casa bastante singela; mas organizada, limpa e asseada, sujeita que está aos mais diversos cuidados dos seus tarefeiros: espiritistas-cristãos.

Nela, seus humildes e atenciosos médiuns, receptivos à mensagem consoladora do Mestre Nazareno, nos recebem de braços abertos, tão amáveis e absolutamente prontos a nos ouvir, nos compreender e nos aconselhar. Tais médiuns, a meu ver, estão disseminando as bênçãos do Cristianismo Redivivo; estão divulgando as virtudes de uma Espiritualidade Benfazeja, Curativa do Corpo e da Alma, nos amenizando as milenares feridas expiatoriais.

Estão disseminando, portanto, que não estamos sós no universo que nos circunda; não estamos sós e abandonados pelos familiares do Astral.

Ou seja:

Estamos cercados de Almas amigas, de Espíritos simpatizantes, de familiares que já partiram em cumprimento aos ditames de sua tarefa, de sua missão, pois que, na hora certa, a Vida Maior lhe reclamara a presença noutro espaço da vida, que se prolonga para o divino, o espiritual; e que, portanto, não morreram, mas estão bem vivos e atuantes com a Medicina da Alma, e do veículo somático também.

E, portanto, como compreender, que uma reunião de tantos predicados e tão excelentes virtudes, possa, de quando em vez, e, às vezes, repetidamente, permitir que alguns de seus membros venham a emitir grosseiros e estrondosos arrotos como se estivéssemos ao meio de uma burlesca mesa, cercada de Seres abrutalhados e prontos para qualquer coisa, menos o de agradecer a Deus pela dádiva recebida, por aquela refeição?

Ora, o arroto barulhento, além de grosseiro e deselegante é incompatível com uma associação espiritista, onde elementos dos dois planos estão munidos das mais sagradas disposições axiológicas, éticas e cristãs, sendo descabido a ela – como digna associação espiritista que é - procedimentos alheios aos princípios de caridade, de respeito e de amor ao semelhante carente, e nalgumas vezes, sozinho, tão só e abandonado.

Portanto, que se diga e se repita aos praticantes do passe mediúnico-espiritual:

Passes com Jesus: Sim; mas com arrotos: Não!

(*) Estamos reinstalando este texto em face de que tais práticas ainda são muito freqüentes em nosso meio.

Autor: Fernando Rosemberg Patrocinio:
E.mail: f.rosemberg.p@gmail.com
Fundador de Núcleo Espírita Cristão, Articulista, Coordenador de Estudos Doutrinários, Palestrante e Escritor de cinco dezenas de e.Books gratuitos em seu blog: filosofia do infinito:



Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
........................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário