ESPÍRITOS PSEUDO-SÁBIOS DE
JEAN-BAPTISTE ROUSTAING
Alegam os
inimigos e detratores da obra de Jean-Baptiste Roustaing – “Os Quatro
Evangelhos” (Feb) – que os Espíritos de tal obra são mistificadores,
pseudo-sábios, e coisas que tais, consoante Item 104 de “O Livro dos Espíritos”
(AK):
“Seus conhecimentos são bastante amplos, mas acreditam saber mais
do que realmente sabem. Tendo realizado alguns progressos sob diversos pontos
de vista, a linguagem deles tem caráter sério, que pode iludir quanto às suas
capacidades e luzes; porém, na maioria das vezes isso não passa de um reflexo
dos preconceitos e das ideias sistemáticas da vida terrestre. É uma mistura de
algumas verdades com os erros mais absurdos. Em meio aos quais despontam a
presunção, o orgulho, o ciúme e a obstinação, de que não puderam livrar-se.”.
(“OLE” – AK - 1857).
Todavia,
se tais Espíritos da obra de Roustaing são pseudo-sábios, questionamos como é
que tais Espíritos estão em perfeita sintonia com os Espíritos da obra de
Kardec?
Defende a
obra de Roustaing em seu ponto mais difícil, mais complicado e comprometedor:
-Que
Jesus, o Mestre Redentor, quando esteve dentre nós, os Espíritos humanos, Ele
teria envergado um Corpo fluídico materializado por eflúvios diversos, um Corpo
Quântico - modernamente falando - que estivera dotado, inclusive, de fluidos
humanos, animalizados, sendo suscetível, ao Comando da poderosa Mente que o
manejava: de desmaterializar-se e rematerializar-se quando Jesus assim o
quisesse.
Ora, como
é que tal ponto fundamental da obra de Roustaing está discordante da obra de
Kardec se “O Livro dos Espíritos” (AK) mesmo informa que os Espíritos Puros,
como Jesus, não reencarnam?
O Item
113, deste “Livro” de Kardec informa que tais Seres, Espíritos Puros, como
Jesus, não estão mais sujeitos “à reencarnação em corpos perecíveis”, em
corpos, pois, de matéria grosseira, como os corpos biológicos humanos, que nós,
os Espíritos decaídos, envergam em sua expiação evolutiva pelos Mundos
materiais.
Logo, não
há contradição da obra de Kardec com a obra de Roustaing, mas sim: concordância
plena, e, se existem acusações que os Espíritos da obra do segundo são
pseudo-sábios, os da obra do primeiro, também o seriam! O que não cremos ser
possível, pois, tais elementos, de uma e de outra obra, são Espíritos Superiores,
encarregados da Nova Revelação do Espiritismo na face terrena.
E, se tal
se dera no Século 19, sabemos que, mais recentemente, no Século 20, as obras
magnânimas de Francisco Cândido Xavier, de Divaldo Pereira Franco, obras,
igualmente, de Espíritos Elevados, não desmentem as obras citadas do Século 19,
organizadas por Kardec e por Roustaing. Senão vejamos:
Na obra do primeiro, de Xavier, o Espírito de André Luiz, prefaciado
pelo Espírito de Emmanuel, ministra em “Mecanismos da Mediunidade” (Feb), que
Jesus:
“Em
Jerusalém, no templo, (Jesus) desaparece de chofre, desmaterializando-se ante a
expectação geral, e...”, “Em cada acontecimento, sentimo-lo a governar a
matéria, dissociando-lhes os agentes e reintegrando-os à vontade...”. (Opus
Cit.).
E, na obra
do segundo, do Divaldo, o Espírito de Vianna de Carvalho, prefaciado pelo
Espírito de Joanna de Ângelis, em “A Luz do Espiritismo” (Editora Leal),
informa algo parecido, dizendo:
“Em
Nazaré, ante a turba enfurecida, (Jesus) utilizou a faculdade da desmaterialização”.
(Opus Cit.)
Logo, não
há Espíritos pseudo-sábios nem em Roustaing, nem em Kardec, nem em Chico, nem
em Divaldo, nem em André
Luiz , nem em Emmanuel, nem em Vianna de Carvalho, nem em
Joanna de Ângelis, pois que são, verdadeiramente, e, consensualmente, Espíritos
Sábios da Espiritualidade Maior, ou, se o quisermos: Espíritos Superiores,
preocupados, e, incumbidos, pois, pelo próprio Mestre e Senhor Jesus de nos
trazer a verdade e não a mentira.
O que pode
haver, dentre tais Espíritos, são pequenas divergências, sendo estas, quase
imperceptíveis, em suas interpretações filosóficas e doutrinárias, o que
confirma, deles, e, de nós mesmos, nosso caráter distintivo de progressos
realizados, estando uns mais adiante que outros.
Autor:
Fernando Rosemberg Patrocinio
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