quinta-feira, 15 de junho de 2017

ESPÍRITOS PSEUDO-SÁBIOS DE JEAN-BAPTISTE ROUSTAING


ESPÍRITOS PSEUDO-SÁBIOS DE
JEAN-BAPTISTE ROUSTAING

Alegam os inimigos e detratores da obra de Jean-Baptiste Roustaing – “Os Quatro Evangelhos” (Feb) – que os Espíritos de tal obra são mistificadores, pseudo-sábios, e coisas que tais, consoante Item 104 de “O Livro dos Espíritos” (AK):

“Seus conhecimentos são bastante amplos, mas acreditam saber mais do que realmente sabem. Tendo realizado alguns progressos sob diversos pontos de vista, a linguagem deles tem caráter sério, que pode iludir quanto às suas capacidades e luzes; porém, na maioria das vezes isso não passa de um reflexo dos preconceitos e das ideias sistemáticas da vida terrestre. É uma mistura de algumas verdades com os erros mais absurdos. Em meio aos quais despontam a presunção, o orgulho, o ciúme e a obstinação, de que não puderam livrar-se.”. (“OLE” – AK - 1857).

Todavia, se tais Espíritos da obra de Roustaing são pseudo-sábios, questionamos como é que tais Espíritos estão em perfeita sintonia com os Espíritos da obra de Kardec?

Defende a obra de Roustaing em seu ponto mais difícil, mais complicado e comprometedor:

-Que Jesus, o Mestre Redentor, quando esteve dentre nós, os Espíritos humanos, Ele teria envergado um Corpo fluídico materializado por eflúvios diversos, um Corpo Quântico - modernamente falando - que estivera dotado, inclusive, de fluidos humanos, animalizados, sendo suscetível, ao Comando da poderosa Mente que o manejava: de desmaterializar-se e rematerializar-se quando Jesus assim o quisesse.

Ora, como é que tal ponto fundamental da obra de Roustaing está discordante da obra de Kardec se “O Livro dos Espíritos” (AK) mesmo informa que os Espíritos Puros, como Jesus, não reencarnam?

O Item 113, deste “Livro” de Kardec informa que tais Seres, Espíritos Puros, como Jesus, não estão mais sujeitos “à reencarnação em corpos perecíveis”, em corpos, pois, de matéria grosseira, como os corpos biológicos humanos, que nós, os Espíritos decaídos, envergam em sua expiação evolutiva pelos Mundos materiais.

Logo, não há contradição da obra de Kardec com a obra de Roustaing, mas sim: concordância plena, e, se existem acusações que os Espíritos da obra do segundo são pseudo-sábios, os da obra do primeiro, também o seriam! O que não cremos ser possível, pois, tais elementos, de uma e de outra obra, são Espíritos Superiores, encarregados da Nova Revelação do Espiritismo na face terrena.

E, se tal se dera no Século 19, sabemos que, mais recentemente, no Século 20, as obras magnânimas de Francisco Cândido Xavier, de Divaldo Pereira Franco, obras, igualmente, de Espíritos Elevados, não desmentem as obras citadas do Século 19, organizadas por Kardec e por Roustaing. Senão vejamos:

Na obra do primeiro, de Xavier, o Espírito de André Luiz, prefaciado pelo Espírito de Emmanuel, ministra em “Mecanismos da Mediunidade” (Feb), que Jesus:

“Em Jerusalém, no templo, (Jesus) desaparece de chofre, desmaterializando-se ante a expectação geral, e...”, “Em cada acontecimento, sentimo-lo a governar a matéria, dissociando-lhes os agentes e reintegrando-os à vontade...”. (Opus Cit.).

E, na obra do segundo, do Divaldo, o Espírito de Vianna de Carvalho, prefaciado pelo Espírito de Joanna de Ângelis, em “A Luz do Espiritismo” (Editora Leal), informa algo parecido, dizendo:

“Em Nazaré, ante a turba enfurecida, (Jesus) utilizou a faculdade da desmaterialização”. (Opus Cit.)

Logo, não há Espíritos pseudo-sábios nem em Roustaing, nem em Kardec, nem em Chico, nem em Divaldo, nem em André Luiz, nem em Emmanuel, nem em Vianna de Carvalho, nem em Joanna de Ângelis, pois que são, verdadeiramente, e, consensualmente, Espíritos Sábios da Espiritualidade Maior, ou, se o quisermos: Espíritos Superiores, preocupados, e, incumbidos, pois, pelo próprio Mestre e Senhor Jesus de nos trazer a verdade e não a mentira.

O que pode haver, dentre tais Espíritos, são pequenas divergências, sendo estas, quase imperceptíveis, em suas interpretações filosóficas e doutrinárias, o que confirma, deles, e, de nós mesmos, nosso caráter distintivo de progressos realizados, estando uns mais adiante que outros.

Autor: Fernando Rosemberg Patrocinio
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