sábado, 24 de junho de 2017

LÉON DENIS: QUEDA NA MATÉRIA



LÉON DENIS: QUEDA NA MATÉRIA

Descrevendo a dilatada evolução da Alma através das muitas vidas, sucessivas, e encadeadas, se atribuíra ao renomado escritor espírita: Léon Denis (1846 – 1927) a seguinte e mui famosa sentença filosófica de que:

“A Alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem”.

Todavia, sabem os mais estudiosos espiritistas que a sentença de Denis é algo diferente desta, pois que sua forma correta registra-se em uma de suas mais importantes obras: “O Problema do Ser, do Destino e da Dor” (feb), quando, no Capítulo 9, ele proclama:

“Na planta, a inteligência dormita; no animal, sonha; só no homem acorda, conhece-se, possui-se e torna-se consciente”. (Opus Citado).

O que é algo distinto, conquanto algo parecido, com o que se descrevera mais acima.

Mas Denis, um tanto mais profundo que Kardec (1804 – 1869), admitia as muitas Quedas do Espírito, e já, no Capítulo 8 de tal obra, se referia a tais quedas nos precisos termos de que:

“As camadas profundas do Ser, se contam os desfalecimentos e as quedas, proclamam também os lentos, os penosos esforços acumulados no decorrer das idades para constituírem essa personalidade, que irá sempre crescendo, sempre mais rica e mais bela, na feliz expansão das suas faculdades adquiridas, das suas qualidades, das suas virtudes”. (Opus Citado).

E, naquele mesmo Capítulo 9, já abordava Denis, como inspiração de seus instrutores espirituais, a Queda Primordial do Espírito, ou seja: a Queda Primeira de Altos Planos da Espiritualidade, nos termos de que:

“Desde a hora em que caiu na matéria, qual foi o caminho que seguiu para remontar até ao ponto atual da sua carreira? Precisou passar vias escuras, revestir formas, animar organismos que deixava ao sair de cada existência, como se faz com um vestuário inútil”. (Opus Citado).

Assim, pois, se Kardec não concebia tal possibilidade, da Queda do Espírito, entretanto o codificador a entrevia, pois, na “Revista Espírita” (Março de 1864 – Edicel), reconhecia que os animais (Espíritos Simples e Ignorantes) passam por um “sofrimento constante”, e não tinha como explicar tal fato diante de um Deus-Pai que é Justo e Bom; no que o Espírito de Erasto, em tal “RE” mesmo, lhe advertira:

“Compreendei, se o puderdes, ou esperai a hora de uma explicação mais inteligível, isto é, mais ao alcance do vosso entendimento”. (Opus Citado).

Logo, Kardec, entrevia a Causa do sofrimento dos animais, ou seja, a Queda Espiritual, mas não tinha como compreender a realidade genética de todos nós, apesar dos Espíritos Superiores, do Espiritismo mesmo, terem feito muitas citações da mesma, como já visto em nossos e.Books:

-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo; e:
-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos.

E, o fato, pois, é que Léon Denis parecia ver mais que Kardec, e acatava mais seriamente a 'Obra Central' do Espiritismo, obra, quiçá, a mais importante para o homem moderno, pois que trata do nosso problema mais urgente, nossa falta de Amor, de Jesus em nossos corações; me refiro, pois, ao: “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec mesmo:

“Já vos falaram desses Mundos (espirituais) onde a Alma nascente é colocada, quando, ignorante ainda do bem e do mal, pode caminhar para Deus, senhora de Si mesma, na posse do seu livre arbítrio; já foi dito de que imensas faculdades a Alma está dotada para fazer o bem; mas, ah! Existem as que sucumbem, e Deus, não querendo seu aniquilamento, lhes permite ir para esses Mundos (materiais) onde, de encarnação em encarnação, elas se depuram, se regeneram, e se tornarão dignas da glória que lhes estava reservada”.

(Vide: “OESE” – Allan Kardec – 1864 - Capítulo 3 – ‘Há Muitas Moradas na Casa de Meu Pai’ – Instruções dos Espíritos: Item 16).

E, comentando dita Instrução dos Espíritos, note-se que a mesma nos fala que nós, Espíritos humanos, estávamos lá: no Mundo Espiritual, preconizando:

 “Já vos falaram desses Mundos (espirituais) onde Alma nascente é colocada, quando, ignorante ainda do bem e do mal,”. (Opus Citado).

Ou seja: os Espíritos, ainda Simples e Ignorantes, em estado nascente, ou, noutros termos, quando nascem das mãos de Deus, tais Espíritos, ou Alma nascente:

“... pode caminhar para Deus, senhora de Si mesma, na posse do seu livre arbítrio”. (Opus Citado).

Mas dentre tais Espíritos livres (e conscientes, pois, são senhores de Si mesmos), dentre tais Espíritos, ou, Almas:

Existem as que sucumbem, e Deus, não querendo seu aniquilamento, lhes permite ir para esses Mundos onde, de encarnação em encarnação, elas se depuram, se regeneram, e se tornarão dignas da glória que lhes estava reservada”. (Opus Citado).

Ou seja, aos Espíritos ou Almas que sucumbem, ou, que se quedam ou fraquejam na luta, tais são, a partir daí, exiladas nos Mundos materiais para mais pronta depuração, se regenerando para o retorno ao Mundo Espiritual de origem.

O que confirma, amplamente, o trabalho monumental de Pietro Ubaldi (1886 – 1972) que, vindo um pouco depois daqueles outros, de Kardec e de Denis, tudo registrara em quatro volumes magistrais, o que fora, mais ainda, confirmado pela excelentíssima obra de Francisco Cândido Xavier (1910 – 2002).

Do que se pode deduzir que: Kardec, Denis, Ubaldi e Xavier, foram quatro grandes missionários do Cristo, do Espiritismo mesmo, uns ampliando os outros, os ratificando, do Século 19 ao Século 20, destes últimos tempos da humanidade terrena.

Autor: Fernando Rosemberg Patrocinio
Blog: filosofia do infinito

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi; e:
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;

65-A Revolução Ética.
..............................................
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário