LÉON
DENIS: QUEDA NA MATÉRIA
Descrevendo
a dilatada evolução da Alma através das muitas vidas, sucessivas, e encadeadas,
se atribuíra ao renomado escritor espírita: Léon Denis (1846 – 1927) a seguinte
e mui famosa sentença filosófica de que:
“A Alma dorme
na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem”.
Todavia,
sabem os mais estudiosos espiritistas que a sentença de Denis é algo diferente
desta, pois que sua forma correta registra-se em uma de suas mais importantes
obras: “O Problema do Ser, do Destino e da Dor” (feb), quando, no Capítulo 9,
ele proclama:
“Na planta,
a inteligência dormita; no animal, sonha; só no homem acorda, conhece-se,
possui-se e torna-se consciente”. (Opus Citado).
O que é
algo distinto, conquanto algo parecido, com o que se descrevera mais acima.
Mas Denis,
um tanto mais profundo que Kardec (1804 – 1869), admitia as muitas Quedas do
Espírito, e já, no Capítulo 8 de tal obra, se referia a tais quedas nos
precisos termos de que:
“As camadas
profundas do Ser, se contam os desfalecimentos e as quedas,
proclamam também os lentos, os penosos esforços acumulados no decorrer das
idades para constituírem essa personalidade, que irá sempre crescendo, sempre
mais rica e mais bela, na feliz expansão das suas faculdades adquiridas, das
suas qualidades, das suas virtudes”. (Opus Citado).
E, naquele
mesmo Capítulo 9, já abordava Denis, como inspiração de seus instrutores
espirituais, a Queda Primordial do Espírito, ou seja: a Queda Primeira de Altos
Planos da Espiritualidade, nos termos de que:
“Desde a
hora em que caiu na matéria, qual foi o caminho que seguiu para remontar
até ao ponto atual da sua carreira? Precisou passar vias escuras, revestir
formas, animar organismos que deixava ao sair de cada existência, como se faz
com um vestuário inútil”. (Opus Citado).
Assim, pois, se Kardec não
concebia tal possibilidade, da Queda do Espírito, entretanto o codificador a
entrevia, pois, na “Revista Espírita” (Março de 1864 – Edicel), reconhecia que
os animais (Espíritos Simples e Ignorantes) passam por um “sofrimento
constante”, e não tinha como
explicar tal fato diante de um Deus-Pai que é Justo e Bom; no que o Espírito de
Erasto, em tal “RE” mesmo, lhe advertira:
“Compreendei, se
o puderdes, ou esperai a hora de uma explicação mais inteligível, isto é, mais
ao alcance do vosso entendimento”. (Opus Citado).
Logo, Kardec, entrevia
a Causa do sofrimento dos animais, ou seja, a Queda Espiritual, mas não tinha
como compreender a realidade genética de todos nós, apesar dos Espíritos
Superiores, do Espiritismo mesmo, terem feito muitas citações da mesma, como já
visto em nossos e.Books:
-O Livro dos Espíritos:
Queda Espiritual;
-O Livro dos Espíritos:
Simples e Complexo; e:
-O Livro dos Espíritos:
Níveis Filosóficos.
E, o fato, pois, é que Léon Denis parecia ver mais que Kardec, e acatava mais seriamente a 'Obra Central' do
Espiritismo, obra, quiçá, a mais importante para o homem moderno, pois que
trata do nosso problema mais urgente, nossa falta de Amor, de Jesus em nossos
corações; me refiro, pois, ao: “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec
mesmo:
O que confirma,
amplamente, o trabalho monumental de Pietro Ubaldi (1886 – 1972) que, vindo um
pouco depois daqueles outros, de Kardec e de Denis, tudo registrara em quatro volumes magistrais, o
que fora, mais ainda, confirmado pela excelentíssima obra de Francisco Cândido
Xavier (1910 – 2002).
“Já vos
falaram desses Mundos (espirituais) onde a Alma nascente é
colocada, quando, ignorante ainda do bem e do mal, pode caminhar para Deus, senhora
de Si mesma, na posse do seu livre arbítrio; já foi dito de que
imensas faculdades a Alma está dotada para fazer o bem; mas, ah! Existem as
que sucumbem, e Deus, não querendo seu aniquilamento, lhes permite ir para
esses Mundos (materiais) onde, de encarnação em encarnação, elas se
depuram, se regeneram, e se tornarão dignas da glória que lhes estava reservada”.
(Vide:
“OESE” – Allan Kardec – 1864 - Capítulo 3 – ‘Há Muitas Moradas na Casa de Meu
Pai’ – Instruções dos Espíritos: Item 16).
E,
comentando dita Instrução dos Espíritos, note-se que a mesma nos fala que nós,
Espíritos humanos, estávamos lá: no Mundo Espiritual, preconizando:
“Já vos
falaram desses Mundos (espirituais) onde Alma nascente é colocada,
quando, ignorante ainda do bem e do mal,”. (Opus Citado).
Ou seja: os
Espíritos, ainda Simples e Ignorantes, em estado nascente, ou, noutros
termos, quando nascem das mãos de Deus, tais Espíritos, ou Alma
nascente:
“... pode
caminhar para Deus, senhora de Si mesma, na posse do seu livre arbítrio”.
(Opus Citado).
Mas dentre
tais Espíritos livres (e conscientes, pois, são senhores de Si mesmos), dentre
tais Espíritos, ou, Almas:
”Existem
as que sucumbem, e Deus, não querendo seu aniquilamento, lhes permite ir
para esses Mundos onde, de encarnação em encarnação, elas se depuram, se
regeneram, e se tornarão dignas da glória que lhes estava reservada”. (Opus
Citado).
Ou seja, aos
Espíritos ou Almas que sucumbem, ou, que se quedam ou fraquejam na luta,
tais são, a partir daí, exiladas nos Mundos materiais para mais pronta
depuração, se regenerando para o retorno ao Mundo Espiritual de origem.
Do que se pode deduzir
que: Kardec, Denis, Ubaldi e Xavier, foram quatro grandes missionários do
Cristo, do Espiritismo mesmo, uns ampliando os outros, os ratificando, do Século
19 ao Século 20, destes últimos tempos da humanidade terrena.
Autor: Fernando Rosemberg
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filosofia do infinito
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dos e.Books de:
Fernando
Rosemberg Patrocínio
01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo Em Evolução;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web
artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Espiritismo: Queda e Salvação;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec,
Roustaing e Pietro Ubaldi; e:
41-Espiritismo
e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica
do Homem;
43-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal:
Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
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53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Notável Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
..............................................
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
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