Fernando Rosemberg
Patrocínio
(7º. e.Book)
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PIETRO UBALDI
e
CHICO XAVIER
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Introdução
Parte 1: A Sabedoria de Ezequiel
Parte 2: Determinismo e Liberdade
Parte 3: A Refutação da Refutação
Parte 4: Complexidade Doutrinária
Bibliografia
Relação Nossos e.Books
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Introdução
Referido e.Book não tratará, especificamente, das pessoas e das
obras de Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier; conquanto seu título possa,
de início, transparecer.
Ora, referidos autores são tidos, pelo menos para mim, como os dois
maiores vultos espiritualistas do Século 20, agora a bem pouco tempo findado; e,
como é óbvio, serão citados aqui e ali nas quatro partes aqui entrosadas à
guisa de livro digital, o conhecido e.Book.
Assim, pois, o ‘Complexo Fenomênico Involutivo-Evolutivo’, ou,
ainda, binômio: ‘Queda/Salvação’, como forma de recuperar a criatura que se
desequilibrara em sua ‘perda de sintonia’ para com a Ordem da Lei, não é tão só
fato bíblico, dos Profetas vários e de Jesus mesmo, como também é fato
codificado pelo Espiritismo do Século 19 (Vide e.Book: “O Livro dos Espíritos:
Queda Espiritual”) e confirmado pelos mais eminentes instrutores do Século 20,
tais como Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier, nas ilustres páginas de seus
muitos Instrutores, se nos mostrando, pois, como uma verdadeira
Consensualidade ao plano das grandes revelações conforme abaixo citado:
Profetas
Bíblicos - Cristo - (1857-1869) –
P.Ubaldi – Xavier
(antes de Kardec) (Allan Kardec) (depois de Kardec)
Ou seja, antes de Kardec, temos
os muitos profetas bíblicos e até mesmo o Mestre Nazareno relatando os fatos da
Queda Espiritual; e depois de Kardec, vemos os mesmos relatos com Pietro Ubaldi
e ‘Sua Voz’, e com Espíritos vários operando com médiuns estranhos uns aos
outros no Mundo inteiro para ratificar sua verdade; além dos Espíritos
‘Emmanuel’, ‘André Luiz’, ‘Augusto dos Anjos’, ‘Bezerra’, ‘Irmão X’ pela
mediunidade altaneira de Cândido Xavier, sendo mui coerente, pois, que não se
despreze dita Consensualidade, pois o Espiritismo é ‘Ciência do Infinito’, que
se amplia e se desenvolve, pois, no continuum formalizado pelo tempo-evolução e
até mesmo além dele: na Transcendente e Divina Espiritualidade.
Só por tal modelo, pois, tido como: ‘Involutivo-Evolutivo’, ou de: ‘Queda/Salvação’,
se pode encontrar a face Justa e Amorosa do Criador que não criaria Espíritos
Simples e Ignorantes (ESI) para vivenciar as adversidades, os tropeços, as
dores e atrocidades sanguinárias dos Mundos materiais, no sentido, e, no
paradoxo injustificável de: avançar, progredir, se aperfeiçoar. Portanto, o referido
modelo, expressando Queda e Salvação da criatura, se impõe por Lógica Divina,
por Lógica de um Pai Amoroso e Sábio que, sendo Espírito, nos criara, à Sua
Imagem e Semelhança: Espíritos Puros e Conscientes (EPC), porém num sistema de
liberdade que nos impunha responsabilidade, ou seja, equilíbrio para não ceder
às tentações que nos poderiam trair e nos derrubar, o que, afinal, nem todos
lograram êxito e vitória de suas primeiras provas pós-ontogênese espiritual.
Mas Deus não pune e não puniria os Espíritos falidos, mas sim, lhes
corrigiria, e ainda lhes corrige, como a nós próprios, desde o mais Simples e
Ignorante (ESI) de nossa esfera universal até ao Homem que já evoluíra muito, conquanto
ainda tenha muito por fazer a Si mesmo, se melhorando nas lutas rotineiras e
ascensionais.
Assim, pois, nenhum de nós, dos mais diversos reinos da natureza
terrena, bem como da natureza universal, são anjinhos bons, mas sim, filhos que
se equivocaram com seus próprios erros, hoje se redimindo na luta palingenésica
de nossa redenção salvífica, evolucionária.
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Parte 1
A SABEDORIA DE EZEQUIEL
Se existe, na antiguidade
clássica, um autor bíblico muitíssimo atual, este se refere à célebre figura de
Ezequiel que profetizara por 22 anos durante o século VI a.C., lhe sendo atribuída
as mais diversas visões, obtidas durante seu exílio da Babilônia.
O Cristianismo, como se sabe,
considera Ezequiel um profeta (Vide: “Bíblia Sagrada”) e o Judaísmo o vê como o
terceiro dos principais profetas; o Islamismo, por sua vez, fala de um profeta
chamado Dhul-Kiel, o associando à figura de Ezequiel. Dizem que referido
profeta dá origem à corrente apocalíptica por suas grandiosas visões tendo
antecipado as de Daniel e as de João.
Mas por que trazer-se, agora, a
figura mediúnica do grande sacerdote e visionário Ezequiel?
Pelo simples fato de que, antes
do Cristo, e, portanto, antes de Kardec, de Pietro Ubaldi (Sua Voz), e,
portanto, antes de Xavier (Emmanuel e André Luiz), Ezequiel falava da Queda
Espiritual da forma mais clara e mais evidente possível, conquanto suas
metáforas, figuras e alegorias comparativas ao contexto humano e outras facetas
do Mundo terreno. (Vide: “Ezequiel” – Capítulo 28 – Bíblia Sagrada). Passemos a
alguns dados interessantíssimos de suas visões (em vermelho): ou seja, da
Criação Espiritual e da Queda dos Espíritos Insurgentes na matéria.
“Assim diz o Senhor Javé: o orgulho se apoderou do seu coração e você
disse: ‘eu sou um deus, sentado em trono divino, bem no coração do mar’.” (Opus
Cit.).
Fora o que se dera no início dos
tempos, da Gênese Espiritual. Criados à semelhança de Deus-Pai, o
Espírito-filho se corrompera no ‘orgulho’ se considerando ‘um deus’ em seu
‘trono’ no infinito maravilhoso das coisas divinas, metafísicas, espirituais.
E, prossigamos:
“Com sua sabedoria e inteligência, você adquiriu riqueza e acumulou ouro
e prata em seus tesouros”. ... “Assim diz o Senhor Javé: você era um modelo de
perfeição, cheio de sabedoria e beleza perfeita. Você morava no Paraíso, no
Jardim de Deus, ...” (Opus Cit.).
Os Espíritos então criados, não
eram Simples e Ignorantes (ESI), mas sim, Espíritos Conscientes de seus atos,
pois detinham ‘sabedoria e inteligência’ (EPC) e, pois, sendo filhos de um Deus
Perfeito, eles detinham traços de ‘perfeição’ (ou, diríamos melhor: de
perfeição relativa) em sua morada no ‘paraíso’, no ‘jardim’ da divina criação.
“Tudo isso lhe vinha sendo preparado desde o dia da sua criação. Fiz de
você um querubim protetor de asas abertas. Você ficava na alta Montanha de Deus
passeando entre as pedras de fogo. Desde quando foi criado, você era perfeito
em todos os seus passos, até que se encontrou a maldade em você. De tanto
negociar, você encheu-se de violência e pecados. Então Eu o expulsei da
Montanha de Deus e o fiz perecer, ...”. (Opus Cit.).
Mais uma vez Ezequiel ressalta a
magna situação dos Espíritos Puros e Conscientes (EPC) ao âmbito da criação,
até que tais querubins (anjos) encontraram a ‘maldade’ em Si mesmos, se
corrompendo na multidão dos ‘pecados’ e, por dita situação, foram expulsos de
altos planos angelicais.
“Seu coração se exaltou com sua beleza, e sua sabedoria se corrompeu por
causa do seu esplendor. Por isso Eu o atirei no chão, ... (e mais adiante,
acrescenta) ... e nunca mais existirá” (figurando a prisão na matéria dos Mundos
siderais, e etc.). (Opus Cit.).
Ora, retirando-lhe os excessos
comparativos com as coisas do Mundo terreno, a descrição de Ezequiel é das mais
perfeitas e inteligíveis. Já vimos que o Cristo dela tudo resumira nos termos:
“Eu vi satanás cair do Céu como um relâmpago”. E, de tais ensinos, do Cristo e
de Ezequiel, que fornece tão ricos detalhes do grande fato, temos,
presentemente, com Pietro Ubaldi, os estudos doutrinais de sua alta Teologia,
que tudo esclarece de nossa Redenção Evolutiva (Vide: “A Grande Síntese”) e do
nosso Desmoronamento Psíquico anterior, qualificado como Queda Espiritual.
(Vide: “Deus e Universo”, “O Sistema” e “Queda e Salvação” – todos da Fundapu).
Assim, pois, a Queda do Espírito
na matéria e sua conseqüência como forma de Ascensão Evolutiva, evidencia-se
não só no Espiritismo de Kardec, como também antes dele, nas sábias vozes de
muitos profetas bíblicos, de Jesus, do seu inolvidável Evangelho, e, pois, do
mais diversos apóstolos, verificando tratar-se de todo um Consenso, ou, toda
uma Concordância Universal.
Parte 2
DETERMINISMO E LIBERDADE
Passemos, agora, a temas menos distantes, e, pois, bem mais
próximos de nós mesmos no sentido de compreender-se melhor a situação do Homem,
dos Animais, e, dos mais diversos reinos da natureza, porquanto se diz que ‘a
evolução se dá do átomo ao arcanjo’, sendo o átomo, por aí descrito, como a
expressão menor e mais apertada do ESI, ou seja, do Espírito Simples e
Ignorante; e o arcanjo, representaria o mais alto grau de sua espiritualidade,
ou seja: dos Espíritos Puros e Conscientes, ou, simplesmente: EPC.
Alguns entendem que o animal, por vezes, se apresenta superior ao
Homem enlameado de tantos crimes, tantos atos de selvageria e barbaridade; e
consideram o plano dos animais como sendo até mesmo superior ao plano das
humanidades.
O que não retrata a mais fiel verdade!
Ora, comparativamente, o animal ainda adormece em seu férreo
determinismo, e apenas se estabelece, e se manifesta, em sua vibrante
emotividade, mas tão irrisória capacidade racional ou consciencial; o Homem,
diferentemente, está dotado de livre arbítrio e desperto como Ser emotivo de
tão notória capacidade, agregando Razão, Inteligência e Valores Conscienciais e
Morais.
O Homem, pois, está dotado de uma Estrutura Psíquica: Intelecto-Moral
muito superior à do animal.
Entretanto, dito animal, por força da evolução, está a desenvolver
tais capacidades, necessitando, pois, da nossa ajuda, desprendimento e amor
para com seu crescimento e despertamento espiritual.
No Espiritismo mais avançado, com Pietro Ubaldi e Francisco Cândido
Xavier, sabe-se que o Universo físico e astronômico só se dera, ou, se consolidara
em função do que se convencionou chamar de Queda Espiritual; tal Universo de
matéria, pois, representa um emborcamento da Obra Divina, Obra de um Deus que se
representaria como sendo ‘Um Estado de Perfeição. Ora, como imaginar-se um Deus
que, sendo Tudo quanto É, possa criar algo imperfeito e impuro do qual somos todos
nós, os Espíritos humanos: a própria imagem da impureza e da imperfeição?
Se somos o que somos, não somos, por isso mesmo, uma criação
original de Deus, mas sim, o que se compreenderia como uma segunda criação,
que, novamente, retorno ao tema para elucidar mais e mostrar nossa
superioridade evolutiva em relação aos animais.
A primeira criação, a criação original, se dera no Sistema Perfeito
em Deus, na criação de Espíritos Puros e Conscientes (EPCs). E, como os
princípios fundamentais da referida criação incorporam o Amor e Liberdade, o
Ser criado teria de equilibrar-se em perfeita sintonia com o Amor Divino, em
benefício de sua Liberdade, que, portanto, o filho não deveria ultrapassar
certos limites do Sistema Perfeito que, de sua parte, não acataria dissonâncias
para com a Ordem da Justa e Primorosa Lei.
E fora pela não correspondência do Amor de Deus-Pai, e pela não
observação dos limites estabelecidos, que se dera a perda de sintonia para com
a Ordem da Lei, verificando-se, daí, a Queda Consciencial do Espírito (EPC)
numa espécie de segunda criação, não original, de Seres que, por insurreição,
se transformaram em Espíritos Simples e Ignorantes (ESIs), gerando os planos
físicos e astronômicos do Universo material.
E, do Sistema Espiritual Perfeito em Deus, surge o Anti-Sistema, o
Universo físico e astronômico que, em verdade, trata-se de uma obra emborcada, que,
doravante, passa a ser a nova morada do Espírito transgressor: os Mundos
materiais. E, assim, da Involução, surge a Evolução como cura do Espírito
rebelde pela dor e pelas adversidades imensas da subida evolucional.
Subida, pois, representativa do nosso retorno às liberdades
desprezadas anteriormente, às quais estaremos de volta quando conformados às
Normas da Lei, à Plena e Justa Ordem de Deus Pai: Amoroso Criador.
Assim, pois, somos prisioneiros de um grosseiro corpo material;
prisioneiros da gravidade que nos empurra para baixo; prisioneiros da atmosfera
terrena da qual dependemos nossas vidas; prisioneiros do estômago, das
proteínas, vitaminas e demais componentes que nos conforma o Espírito encarcerado;
e, portanto, prisioneiros por nossa própria culpa, que hoje clama por liberdade
no paradoxo de sua felicidade incompleta, sorumbática, pois que repleta de
trabalhos, de suores, de doenças, de angústia existencial.
Filosoficamente, o esquema é perfeito.
Matematicamente, ele funciona de forma lógica e precisa pelas tão
simples equações, sendo a primeira verificada na Perfeição do Sistema
Espiritual; e a segunda, como conseqüência da Insurreição nele instalada que
resultara na subida evolucional do Espírito transgressor:
1ª.) [(Rebeldia) = (Involução)]
E, consequentemente:
2ª.) [(Dor) = (Evolução)
Onde o primeiro fenômeno, por conexão conversiva (=cc=), se
transforma no segundo da ordem cíclica palingenésica:
[(Involução) (=cc=) (Evolução)]
Ou então:
[(Rebeldia) (=cc=) (Dor)]
E, portanto, o princípio inteligente (Espírito) do animal de nossa
convivência no Mundo das formas, é também - como tudo contido ao âmbito do
processo evolucional - um transgressor da Lei; ele vive um determinismo
fechado, de consciência que se desperta lentamente e não lhe permite a
manifestação de tudo quanto é: rebelde e transgressor. Seu psiquismo se fecha
num aprisionamento do qual ele só se liberta por Vontade da Lei, curando-o,
paulatinamente, de suas mazelas e imperfeições.
Entretanto, se o animal, que ainda assim se manifesta no
condicionamento psíquico de sua prisão carnal, poder-se-ia dizer que não há,
para ele, determinismo absoluto, e sim relativo às linhas de força que o
retraíram involutivamente, e, aos seus contrapostos que o impelem
vagarosamente, evolutivamente, no processo cíclico da palingenesia, quando estas,
afinal, vencem aquelas, fazendo o retorno do (ESI) aos planos de sua
originalidade como (EPC), agora concordante com a Lei Justa e Sábia do Criador.
De tudo quanto dito, conclui-se que: do determinismo e da liberdade
do Ser, não há, para tais casos, situações e estados absolutos.
Noutros termos: em todos os reinos da natureza, do mineral ao
Homem, verifica-se, a partir do determinismo mais ferrenho das coisas, graus
crescentes de liberdade, não sendo eles, absolutos em seus extremos; isto é,
não existirá determinismo absoluto no mineral e não haverá, como não há, liberdade absoluta no Homem, e tampouco no
Arcanjo espiritual que expressa plena harmonia com a Divindade, pois, ainda
assim, tal harmonia não traduzirá liberdade absoluta em Deus-Pai, pois que
tudo, no Universo, e no Sistema Espiritual em Deus, se enclausura num esquema
de leis divinas e imutáveis, porém amorosas e sábias.
Em suma, o animal não é, em tempo algum, superior ao Homem. O que
se poderia admitir como verdade é que: somos substancialmente (ss=) iguais:
[(Animal) (ss=) (Homem)]
Mas também: somos evolutivamente (se=/=) diferentes:
[(Animal) (se=/=) (Homem)]
Ora, o animal, como vertebrado quadrúpede que é, tem muito que
evoluir em todos os sentidos: materiais, fisiológicos e espirituais. Terá de
criar, na ordem da natureza, equipamentos cerebrais para os órgãos da razão, da
fala, da criatividade, da estética e do pensamento contínuo, combinando
equilíbrio de forças espirituais e morais, os quais já usufruem os elementos
bípedes do plano que lhe transcende: o das humanidades onde, todavia, prevalece
o determinismo da mesma Lei dos tempos primordiais, a de Causalidade, onde se
deverá responder pelos seus pensamentos e atos, sobretudo os de práticas
contrárias à Lei de Amor e de Caridade.
Parte 3
A REFUTAÇÃO DA REFUTAÇÃO
Mas por quê: Refutação da Refutação?
Óbvio que o conteúdo desta parte terceira falará por si próprio; e,
portanto, sem mais delongas, passemos ao mesmo!
Há no movimento espírita, como se sabe, aqueles que se prendem
demasiado à obra de Kardec rebelando-se contra importante pormenor codificado,
quando, e onde, tal obra se declara ser: essencialmente progressiva. Com base
em tal mecanismo, gostaria de tecer alguns comentários sobre o artigo que
carrega o título de: “Caso Pietro Ubaldi” (Internet), assinado por Jorge
Rizzini, onde o mesmo evoca a pessoa do escritor espiritista J. Herculano Pires
para comentar e recusar a proposta de Pietro Ubaldi, quando do oferecimento de
sua obra ao Espiritismo de Kardec expondo, (Ubaldi, é claro), suas coerentes e
abrilhantadas razões.
Segundo Rizzini, o professor Herculano Pires fora o primeiro a
apontar ‘desajustamentos’ na obra de Pietro Ubaldi, o que, de início, e, para
tal opróbrio, gostaria de refutar, em negrito e com aspas, que:
“Desajustamentos, os
trabalhos do Espiritismo de Allan Kardec também os apresentam, e referida
situação venho destacando aqui e ali, conquanto minha insatisfação em fazê-lo,
mas sempre no objetivo de mostrar aos estudiosos imparciais da questão, que os
problemas da ordem do espírito, e, sobretudo medianímicos, são bem mais
complexos que o possamos imaginar a uma primeira e apressada análise dos
mesmos”.
Ora, já tratei de alguns dos tais ‘desajustes’ em diversos textos e
e.Books de minha autoria, em resposta àqueles que citam os da obra de Pietro
Ubaldi excluindo os seus mesmos, ou seja: os ‘desajustes’ espiritistas e
kardecistas.
Mas busquemos outros mais como, por exemplo:
“A mensagem constante
de ‘O Livro dos Médiuns’ (AK – 1860), assinada por Jesus de Nazaré e que fora
transplantada por Kardec - que a corrigira e a deixara, confesso, mais elegante
e concisa - para ‘O Evangelho Segundo o Espiritismo’ (AK – 1864), porém, com a
assinatura (vejam o ‘desajuste’) do Espírito de Verdade, quando se sabe que um
não poderia e não pode ser o outro, pois que Jesus nos prometera enviar o
Consolador, o Espírito de Verdade para nos fazer lembrar tudo o que Ele mesmo
havia dito e feito e que ficaria eternamente conosco; e por que Kardec, em
ocorrência não explicada a quem quer seja, modificara o teor da mesma, e, mais
ainda, adulterara a sua autoria trocando seus mensageiros espirituais?”.
Mas prossigamos ainda!
Segundo o referido artigo do confrade Jorge Rizzini, o notável
intuitivo Pietro Ubaldi teria enviado ao VI Congresso Espírita Pan-americano
realizado em Outubro de 1963, em Buenos Aires , uma tese que gerara alguma celeuma
à época onde, segundo o tal artigo, Ubaldi preconizava que o Espiritismo:
1 - Teria estacionado na teoria da reencarnação e na prática
mediúnica;
2 – Ele não possui um sistema
conceptual completo;
3 – Sua filosofia é limitada não
oferecendo, pois, uma visão completa do Todo e não abrange todos os momentos da
Lei;
4 – Não elaborou uma teologia
espírito-científica; e que o mesmo:
5 – Corre o risco de ficar
parado ao nível de Allan Kardec.
E, por tais razões, Ubaldi teria
oferecido sua Doutrina, hoje enfeixada em vinte e quatro volumes, ao
Espiritismo.
Para o que, segundo o referido
artigo de Rizzini, o professor Herculano Pires teria feito as seguintes
considerações, item por item, refutando Pietro Ubaldi:
1 – ‘O Espiritismo é uma
doutrina evolucionista, como provam suas obras fundamentais e o seu imenso
desenvolvimento em apenas cem (100) anos de existência’.
Sim, de fato, (e expondo
seguidamente em negrito e com aspas), reflito, retrucando Herculano Pires que:
“O Espiritismo é uma doutrina evolucionista sim, conquanto a paralisação
de expressiva gama de seus profitentes; mas o que Ubaldi quisera expressar meus
senhores, é que o Espiritismo de Kardec, por adotar em seus princípios apenas o
Fenômeno Evolutivo - onde se insere a reencarnação - ele se estaciona no referido
sem atentar para as suas causas, ou seja, conferidas ao esquema mais amplo e
completo que compreende suas origens, ou, no que se convencionara chamar de ‘Fenômeno
Involutivo-Evolutivo’, que, aliás, encontra-se nas entrelinhas do Espiritismo
mesmo. Mais ainda, tal fenômeno fora confirmado por algo similar a um Consenso
Universal, em que os Espíritos Superiores, por diversos médiuns estranhos uns
aos outros, e inclusive no Brasil com o confiabilíssimo médium Francisco Cândido
Xavier, e, portanto, com os Espíritos ‘Emmanuel’ e ‘André Luiz’, dentre outros,
que ratificaram a verdade do trabalho de ‘Sua Voz’ pela intuitividade
ubaldiana”.
Passando ao próximo item,
vejamos como Herculano Pires retruca ao sábio intuitivo Pietro Ubaldi:
2 – ‘O sistema conceptual
espírita é completo, e sua síntese está em: O Livro dos Espíritos’.
No que respondo em defesa de
Pietro Ubaldi que:
“A retórica de Herculano Pires, mais uma vez, está equivocada; ora já
vimos com Kardec que: ’O Livro dos Espíritos’ não é um tratado completo do
Espiritismo; apenas apresenta as bases e os pontos fundamentais, que se devem
desenvolver sucessivamente pelo estudo e pela observação. (Palavras de Allan
Kardec constantes da Revista Espírita - Julho de 1866 – Edicel)”.
“Tendo dito o mesmo noutras partes de sua obra, como por exemplo, em
‘Obras Póstumas’, onde Kardec dizia aguardar o que ele mesmo chamou de
‘Espiritismo Completo’ que lhe daria todos os desenvolvimentos que as
circunstâncias ulteriores comportassem”.
“O que, aliás, defendo em minhas teses e em parte de uma dezena de
livros (e.Books): que o ‘Espiritismo Completo’ já se patenteara no Século 20
pela conexão doutrinária Kardec-Ubaldi, frisando que suas obras se entrosam e
se unificam compondo uma sinfonia única, acrescentada, ao demais, pelas
contribuições doutrinárias do notável medianeiro Francisco Cândido Xavier”.
Mas prossigamos com Herculano
Pires:
3 – ‘A Filosofia Espírita não
pode abranger o Todo e muito menos todos os momentos da Lei de Deus, porque
isso não está ao alcance de nenhuma elaboração mental, no plano relativo da
vida terrena’.
E concordo ser:
“Óbvio que a filosofia contida no Espiritismo de Kardec, em seus poucos
anos de elaboração (quinze anos) no Século 19, não poderia - como doutrina
incompleta - abranger o Todo e tampouco os mais diversos momentos da Lei, o que
não significa, em tempo algum, que, em seus desenvolvimentos pelos mais
importantes missionários do Cristo, ela não o poderia fazê-lo, pois Kardec é o
‘abc’, é o início de tudo em matéria de Espiritismo organizado, e Pietro
Ubaldi, em associação com o renomado Xavier, são os seus mais reluzentes
completadores do Século 20 que: se não resolvem tudo do Todo, nem por isto se
pode menoscabar suas obras, as quais poderiam de certo ponto de vista – na
elaboração e no conúbio mental com ‘Sua Voz’, ‘Emmanuel’ e ‘André Luiz’ -
representar-se, sim, o sonho de Kardec quando o mesmo se referira ao
‘Espiritismo Completo’, que ansiosamente aguardava”.
“Isto nada mais é que pura questão de bom senso, exceto pelos mais
ortodoxos do Espiritismo que preferem vê-lo engessado e paralisado no passado (Século
19) como eles próprios que, por sua livre e espontânea vontade, os são”.
Mas prossigamos com a divulgada
página de Rizzini onde ele, mais uma vez, cita a resposta argumentativa de J.
Herculano Pires.
4 – ‘A Teologia espírita é
limitada às possibilidades atuais do conhecimento de Deus, segundo ensina Allan
Kardec, e essas possibilidades não admitem ainda a criação na Terra de uma
Teologia científica, nem dentro e nem fora do Espiritismo’.
Como se vê, mais uma vez:
“Trata-se do velho argumento dos que se situam no Século 19, nos tão-só
quinze anos de elaboração doutrinária de Allan Kardec. Ora, meus queridos, a
humanidade já adentrou o Século 21; já se passaram cento e cinqüenta anos desde
Kardec, e no Século 20, Pietro Ubaldi nos fizera o legado de vinte e quatro
volumosos tratados do Monismo cuja Teologia científica desenvolvera quatro
importantes volumes publicados pela Fundapu: ‘A Grande Síntese’, ‘Deus e
Universo’, ‘O Sistema’ e ‘Queda e Salvação’, todos eles abarcando avançadas
teses psicológicas, filosóficas, matemáticas e científicas de sua Teologia que
o Herculano, pelo visto, desconhecia em sua vasta amplitude, ou, por despeito,
não reconhecia por sua visão tão-só concentrada na defesa do ‘infalível’
Espiritismo de Allan Kardec, discriminando tudo o mais, bem como todas as novas
revelações que contribuíram e contribuem com os progressos reais do Espiritismo
kardequiano; e mais, se mostrando juiz implacável de certas expressões,
sobretudo de Ubaldi, quando se sabe de sua problemática mediúnica, de suas
filtragens pelo cérebro do médium onde tais são suscetíveis de se dar, pois se
deram, inclusive, com os médiuns dos tempos de Kardec que, por sua vez, não se
abstinha de corrigi-las quando houvesse necessidade, e, inclusive, quando não
houvesse, cometendo equívocos (desajustes) como o retratado logo acima na
mensagem de Jesus de Nazaré, confundido e trocado pelo Espírito de Verdade”.
“O fato é que o Sr. Herculano também desempenhara sua respeitosa missão
junto ao Espiritismo, mas não lhe competia, como escritor e como filósofo, ir
além de suas atribuições e possibilidades do terra-a-terra, o que, aliás, fora
reservado ao intuitivo da úmbria por sua evolução que, segundo Emmanuel:
‘Pietro Ubaldi interpreta o pensamento de altas esferas espirituais de onde ele
provém’”.
“E que não se pense que Ubaldi se achava um médium não suscetível de
falhas e de possíveis equívocos; isto não, pois que, na obra “Comentários” (PU
- Fundapu), por exemplo, e, se referindo à “Grande
Síntese” (PU – Fundapu), alegava humildemente”:
“Poder-se-á (da obra)
discutir algum termo, algum pormenor, poder-se-á levantar a acusação de alguma
inexatidão, mas já não se pode duvidar do conjunto, da profundidade da visão
universal, de sua organicidade que corresponde à realidade do fenômeno...”.
(Opus Cit.).
E, por fim, temos o item último, onde Ubaldi se referira ao risco
do Espiritismo ficar paralisado ao nível de Allan Kardec, quando Herculano Pires
retruca que:
5 – ‘O nível de Allan Kardec não é o do Espiritismo, mas sim o
nível do Espírito de Verdade, de quem Kardec, segundo dizia, foi um simples
secretário’.
“Ou seja, daquele
mesmo Espírito de Verdade que Kardec substituíra (ou confundira, não sei ao
certo) da comunicação atribuída a Jesus de Nazaré! Mas então Jesus, para
Kardec, não poderia, mediunicamente, comunicar-se com os homens? E por que não
se Jesus é um Espírito como todos nós o somos, com a diferença óbvia de sua
mais alta evolução?”.
“De qualquer maneira,
e sem mais discussões, eu tenho convicções de que o senhor Herculano entendera
bem o recado de Ubaldi que, nesta questão última, sobretudo, estava se
referindo, claramente, a figuras ortodoxas, como ele mesmo - defensor
encabestrado de Allan Kardec - que, por sinal, eu também defendo o codificador
em minhas lidas doutrinárias, mas, de minha parte, reconheço, não só seus
indiscutíveis acertos como também suas limitações aos níveis doutrinários, bem
como seus erros científicos, filosóficos, humanísticos e outros mais, não o
endeusando em tempo algum; no que ressalto, mais ainda, suas qualidades de ter
sido um grande missionário do Cristo, assim como Pietro Ubaldi e Francisco
Cândido Xavier igualmente os foram, condignamente”.
Parte 4
COMPLEXIDADE
DOUTRINÁRIA
Finalizo, assim, dando minha resposta ao autor do texto (Rizzini) e
do respeitoso espiritista e filósofo (Herculano) que evocara para suas críticas
que contam agora, igualmente, com uma explicação mais razoável da pessoa e da
importante obra de Pietro Ubaldi e de Francisco Cândido Xavier onde se
ressaltam as exponenciais figuras de ‘Sua Voz’, de ‘Emmanuel’ e de ‘André
Luiz’.
E não se preocupem – meus
queridos - em recusar a obra que Pietro Ubaldi legara ao Espiritismo, pois que,
na verdade, vossas senhorias podem até se rebelar, espernear e choramingar o
quanto quiserem, haja vista que, no campo espiritista, que, afinal, é um campo
universalista, vale a Vontade do Supremo e dos Espíritos Superiores e não suas
equivocadas e relativas interpretações pessoais.
O Espiritismo é complexo demais,
e, portanto, não abarcável pelas mentes concretas e reacionárias de alguns
pares!
Mas é assim mesmo: formamos uma
corrente que vai dos abismos aos céus, estando muitos, ainda, mais próximos da
Pré-lógica, e outros, conquanto de número tão reduzido, se avizinhando da
Superconsciência dos Justos e dos Sábios, tais como Pietro Ubaldi e Francisco
Cândido Xavier, que, como Espíritos elevados que são, (aliás, os mais
importantes missionários do Século 20), se classificam e se posicionam como
merecedores da defesa que lhes faço por meio deste e.Book, conquanto minha
pouca sapiência e autoridade para tal.
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UM GRANDE ABRAÇO A TODOS:
Fernando Rosemberg Patrocinio
Fundador de Núcleo Espírita Cristão; Articulista; Coordenador de
Estudos Doutrinários; Palestrante e Escritor com dezenas de e.Books gratuitos
instalados em seu blog abaixo transcrito.
Bibliografia
-“Obra Completa de Allan Kardec”: Diversas Editoras;
-“Obra Completa de Pietro Ubaldi”: Fundapu;
-“Obra Completa de Chico Xavier”: Divs. Editoras; Internet;
-“Diversos e.Books deste autor”: Fernando R. Patrocinio;
-“Bíblia Sagrada”: Versões Católica e Pentecostal.
Relação
dos e.Books de:
Fernando
Rosemberg Patrocínio
01-Ciência Espírita: Tese
Informal;
02-Espiritismo e
Progressividade;
03-Espiritismo e
Matemática;
04-Mecanismo
Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física
Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico
Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do
Evangelho;
10-Espiritismo e
Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e
Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita:
Reformulação;
16-Kardecismo e
Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra
Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século
XXI;
19-Espiritismo:
Fundamentações;
20-Ciência de Tudo:
Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do
Espírito;
22-O Homem Integral
(Reflexões);
23-Espiritismo e
Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do
Espírito;
27-Construção
Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web-artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
28-Mediunidade Genial (web-artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Temas da Verdade Espírita;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec,
Roustaing e Pietro Ubaldi; e:
41-Espiritismo
e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica
do Homem;
43-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia
Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Insigne Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
(Tais e.Books foram produzidos de 2010 a 2018).
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Blog: Filosofia do Infinito
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