segunda-feira, 20 de maio de 2019

PIETRO UBALDI E CHICO XAVIER (7o. e.Book)


Fernando Rosemberg Patrocínio

(7º. e.Book)

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PIETRO UBALDI
e
CHICO XAVIER

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Introdução

Parte 1: A Sabedoria de Ezequiel

Parte 2: Determinismo e Liberdade

Parte 3: A Refutação da Refutação

Parte 4: Complexidade Doutrinária

Bibliografia

Relação Nossos e.Books

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Introdução

Referido e.Book não tratará, especificamente, das pessoas e das obras de Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier; conquanto seu título possa, de início, transparecer.

Ora, referidos autores são tidos, pelo menos para mim, como os dois maiores vultos espiritualistas do Século 20, agora a bem pouco tempo findado; e, como é óbvio, serão citados aqui e ali nas quatro partes aqui entrosadas à guisa de livro digital, o conhecido e.Book.

Assim, pois, o ‘Complexo Fenomênico Involutivo-Evolutivo’, ou, ainda, binômio: ‘Queda/Salvação’, como forma de recuperar a criatura que se desequilibrara em sua ‘perda de sintonia’ para com a Ordem da Lei, não é tão só fato bíblico, dos Profetas vários e de Jesus mesmo, como também é fato codificado pelo Espiritismo do Século 19 (Vide e.Book: “O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual”) e confirmado pelos mais eminentes instrutores do Século 20, tais como Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier, nas ilustres páginas de seus muitos Instrutores, se nos mostrando, pois, como uma verdadeira Consensualidade ao plano das grandes revelações conforme abaixo citado:

Profetas Bíblicos - Cristo - (1857-1869) –  P.Ubaldi – Xavier
          (antes de Kardec)            (Allan Kardec)        (depois de Kardec)

Ou seja, antes de Kardec, temos os muitos profetas bíblicos e até mesmo o Mestre Nazareno relatando os fatos da Queda Espiritual; e depois de Kardec, vemos os mesmos relatos com Pietro Ubaldi e ‘Sua Voz’, e com Espíritos vários operando com médiuns estranhos uns aos outros no Mundo inteiro para ratificar sua verdade; além dos Espíritos ‘Emmanuel’, ‘André Luiz’, ‘Augusto dos Anjos’, ‘Bezerra’, ‘Irmão X’ pela mediunidade altaneira de Cândido Xavier, sendo mui coerente, pois, que não se despreze dita Consensualidade, pois o Espiritismo é ‘Ciência do Infinito’, que se amplia e se desenvolve, pois, no continuum formalizado pelo tempo-evolução e até mesmo além dele: na Transcendente e Divina Espiritualidade.

Só por tal modelo, pois, tido como: ‘Involutivo-Evolutivo’, ou de: ‘Queda/Salvação’, se pode encontrar a face Justa e Amorosa do Criador que não criaria Espíritos Simples e Ignorantes (ESI) para vivenciar as adversidades, os tropeços, as dores e atrocidades sanguinárias dos Mundos materiais, no sentido, e, no paradoxo injustificável de: avançar, progredir, se aperfeiçoar. Portanto, o referido modelo, expressando Queda e Salvação da criatura, se impõe por Lógica Divina, por Lógica de um Pai Amoroso e Sábio que, sendo Espírito, nos criara, à Sua Imagem e Semelhança: Espíritos Puros e Conscientes (EPC), porém num sistema de liberdade que nos impunha responsabilidade, ou seja, equilíbrio para não ceder às tentações que nos poderiam trair e nos derrubar, o que, afinal, nem todos lograram êxito e vitória de suas primeiras provas pós-ontogênese espiritual.

Mas Deus não pune e não puniria os Espíritos falidos, mas sim, lhes corrigiria, e ainda lhes corrige, como a nós próprios, desde o mais Simples e Ignorante (ESI) de nossa esfera universal até ao Homem que já evoluíra muito, conquanto ainda tenha muito por fazer a Si mesmo, se melhorando nas lutas rotineiras e ascensionais.

Assim, pois, nenhum de nós, dos mais diversos reinos da natureza terrena, bem como da natureza universal, são anjinhos bons, mas sim, filhos que se equivocaram com seus próprios erros, hoje se redimindo na luta palingenésica de nossa redenção salvífica, evolucionária.

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Parte 1

A SABEDORIA DE EZEQUIEL

Se existe, na antiguidade clássica, um autor bíblico muitíssimo atual, este se refere à célebre figura de Ezequiel que profetizara por 22 anos durante o século VI a.C., lhe sendo atribuída as mais diversas visões, obtidas durante seu exílio da Babilônia.

O Cristianismo, como se sabe, considera Ezequiel um profeta (Vide: “Bíblia Sagrada”) e o Judaísmo o vê como o terceiro dos principais profetas; o Islamismo, por sua vez, fala de um profeta chamado Dhul-Kiel, o associando à figura de Ezequiel. Dizem que referido profeta dá origem à corrente apocalíptica por suas grandiosas visões tendo antecipado as de Daniel e as de João.

Mas por que trazer-se, agora, a figura mediúnica do grande sacerdote e visionário Ezequiel?

Pelo simples fato de que, antes do Cristo, e, portanto, antes de Kardec, de Pietro Ubaldi (Sua Voz), e, portanto, antes de Xavier (Emmanuel e André Luiz), Ezequiel falava da Queda Espiritual da forma mais clara e mais evidente possível, conquanto suas metáforas, figuras e alegorias comparativas ao contexto humano e outras facetas do Mundo terreno. (Vide: “Ezequiel” – Capítulo 28 – Bíblia Sagrada). Passemos a alguns dados interessantíssimos de suas visões (em vermelho): ou seja, da Criação Espiritual e da Queda dos Espíritos Insurgentes na matéria.

“Assim diz o Senhor Javé: o orgulho se apoderou do seu coração e você disse: ‘eu sou um deus, sentado em trono divino, bem no coração do mar’.” (Opus Cit.).

Fora o que se dera no início dos tempos, da Gênese Espiritual. Criados à semelhança de Deus-Pai, o Espírito-filho se corrompera no ‘orgulho’ se considerando ‘um deus’ em seu ‘trono’ no infinito maravilhoso das coisas divinas, metafísicas, espirituais.

E, prossigamos:

“Com sua sabedoria e inteligência, você adquiriu riqueza e acumulou ouro e prata em seus tesouros”. ... “Assim diz o Senhor Javé: você era um modelo de perfeição, cheio de sabedoria e beleza perfeita. Você morava no Paraíso, no Jardim de Deus, ...” (Opus Cit.).

Os Espíritos então criados, não eram Simples e Ignorantes (ESI), mas sim, Espíritos Conscientes de seus atos, pois detinham ‘sabedoria e inteligência’ (EPC) e, pois, sendo filhos de um Deus Perfeito, eles detinham traços de ‘perfeição’ (ou, diríamos melhor: de perfeição relativa) em sua morada no ‘paraíso’, no ‘jardim’ da divina criação.

“Tudo isso lhe vinha sendo preparado desde o dia da sua criação. Fiz de você um querubim protetor de asas abertas. Você ficava na alta Montanha de Deus passeando entre as pedras de fogo. Desde quando foi criado, você era perfeito em todos os seus passos, até que se encontrou a maldade em você. De tanto negociar, você encheu-se de violência e pecados. Então Eu o expulsei da Montanha de Deus e o fiz perecer, ...”. (Opus Cit.).

Mais uma vez Ezequiel ressalta a magna situação dos Espíritos Puros e Conscientes (EPC) ao âmbito da criação, até que tais querubins (anjos) encontraram a ‘maldade’ em Si mesmos, se corrompendo na multidão dos ‘pecados’ e, por dita situação, foram expulsos de altos planos angelicais.

“Seu coração se exaltou com sua beleza, e sua sabedoria se corrompeu por causa do seu esplendor. Por isso Eu o atirei no chão, ... (e mais adiante, acrescenta) ... e nunca mais existirá” (figurando a prisão na matéria dos Mundos siderais, e etc.). (Opus Cit.).

Ora, retirando-lhe os excessos comparativos com as coisas do Mundo terreno, a descrição de Ezequiel é das mais perfeitas e inteligíveis. Já vimos que o Cristo dela tudo resumira nos termos: “Eu vi satanás cair do Céu como um relâmpago”. E, de tais ensinos, do Cristo e de Ezequiel, que fornece tão ricos detalhes do grande fato, temos, presentemente, com Pietro Ubaldi, os estudos doutrinais de sua alta Teologia, que tudo esclarece de nossa Redenção Evolutiva (Vide: “A Grande Síntese”) e do nosso Desmoronamento Psíquico anterior, qualificado como Queda Espiritual. (Vide: “Deus e Universo”, “O Sistema” e “Queda e Salvação” – todos da Fundapu).

Assim, pois, a Queda do Espírito na matéria e sua conseqüência como forma de Ascensão Evolutiva, evidencia-se não só no Espiritismo de Kardec, como também antes dele, nas sábias vozes de muitos profetas bíblicos, de Jesus, do seu inolvidável Evangelho, e, pois, do mais diversos apóstolos, verificando tratar-se de todo um Consenso, ou, toda uma Concordância Universal.

Parte 2

DETERMINISMO E LIBERDADE

Passemos, agora, a temas menos distantes, e, pois, bem mais próximos de nós mesmos no sentido de compreender-se melhor a situação do Homem, dos Animais, e, dos mais diversos reinos da natureza, porquanto se diz que ‘a evolução se dá do átomo ao arcanjo’, sendo o átomo, por aí descrito, como a expressão menor e mais apertada do ESI, ou seja, do Espírito Simples e Ignorante; e o arcanjo, representaria o mais alto grau de sua espiritualidade, ou seja: dos Espíritos Puros e Conscientes, ou, simplesmente: EPC.

Alguns entendem que o animal, por vezes, se apresenta superior ao Homem enlameado de tantos crimes, tantos atos de selvageria e barbaridade; e consideram o plano dos animais como sendo até mesmo superior ao plano das humanidades.

O que não retrata a mais fiel verdade!

Ora, comparativamente, o animal ainda adormece em seu férreo determinismo, e apenas se estabelece, e se manifesta, em sua vibrante emotividade, mas tão irrisória capacidade racional ou consciencial; o Homem, diferentemente, está dotado de livre arbítrio e desperto como Ser emotivo de tão notória capacidade, agregando Razão, Inteligência e Valores Conscienciais e Morais.

O Homem, pois, está dotado de uma Estrutura Psíquica: Intelecto-Moral muito superior à do animal.

Entretanto, dito animal, por força da evolução, está a desenvolver tais capacidades, necessitando, pois, da nossa ajuda, desprendimento e amor para com seu crescimento e despertamento espiritual.

No Espiritismo mais avançado, com Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier, sabe-se que o Universo físico e astronômico só se dera, ou, se consolidara em função do que se convencionou chamar de Queda Espiritual; tal Universo de matéria, pois, representa um emborcamento da Obra Divina, Obra de um Deus que se representaria como sendo ‘Um Estado de Perfeição. Ora, como imaginar-se um Deus que, sendo Tudo quanto É, possa criar algo imperfeito e impuro do qual somos todos nós, os Espíritos humanos: a própria imagem da impureza e da imperfeição?

Se somos o que somos, não somos, por isso mesmo, uma criação original de Deus, mas sim, o que se compreenderia como uma segunda criação, que, novamente, retorno ao tema para elucidar mais e mostrar nossa superioridade evolutiva em relação aos animais.

A primeira criação, a criação original, se dera no Sistema Perfeito em Deus, na criação de Espíritos Puros e Conscientes (EPCs). E, como os princípios fundamentais da referida criação incorporam o Amor e Liberdade, o Ser criado teria de equilibrar-se em perfeita sintonia com o Amor Divino, em benefício de sua Liberdade, que, portanto, o filho não deveria ultrapassar certos limites do Sistema Perfeito que, de sua parte, não acataria dissonâncias para com a Ordem da Justa e Primorosa Lei.

E fora pela não correspondência do Amor de Deus-Pai, e pela não observação dos limites estabelecidos, que se dera a perda de sintonia para com a Ordem da Lei, verificando-se, daí, a Queda Consciencial do Espírito (EPC) numa espécie de segunda criação, não original, de Seres que, por insurreição, se transformaram em Espíritos Simples e Ignorantes (ESIs), gerando os planos físicos e astronômicos do Universo material.

E, do Sistema Espiritual Perfeito em Deus, surge o Anti-Sistema, o Universo físico e astronômico que, em verdade, trata-se de uma obra emborcada, que, doravante, passa a ser a nova morada do Espírito transgressor: os Mundos materiais. E, assim, da Involução, surge a Evolução como cura do Espírito rebelde pela dor e pelas adversidades imensas da subida evolucional.

Subida, pois, representativa do nosso retorno às liberdades desprezadas anteriormente, às quais estaremos de volta quando conformados às Normas da Lei, à Plena e Justa Ordem de Deus Pai: Amoroso Criador.

Assim, pois, somos prisioneiros de um grosseiro corpo material; prisioneiros da gravidade que nos empurra para baixo; prisioneiros da atmosfera terrena da qual dependemos nossas vidas; prisioneiros do estômago, das proteínas, vitaminas e demais componentes que nos conforma o Espírito encarcerado; e, portanto, prisioneiros por nossa própria culpa, que hoje clama por liberdade no paradoxo de sua felicidade incompleta, sorumbática, pois que repleta de trabalhos, de suores, de doenças, de angústia existencial.

Filosoficamente, o esquema é perfeito.

Matematicamente, ele funciona de forma lógica e precisa pelas tão simples equações, sendo a primeira verificada na Perfeição do Sistema Espiritual; e a segunda, como conseqüência da Insurreição nele instalada que resultara na subida evolucional do Espírito transgressor:

 1ª.) [(Rebeldia) = (Involução)]

E, consequentemente:

2ª.) [(Dor) = (Evolução)

Onde o primeiro fenômeno, por conexão conversiva (=cc=), se transforma no segundo da ordem cíclica palingenésica:

   [(Involução) (=cc=) (Evolução)]

Ou então:

   [(Rebeldia) (=cc=) (Dor)]

E, portanto, o princípio inteligente (Espírito) do animal de nossa convivência no Mundo das formas, é também - como tudo contido ao âmbito do processo evolucional - um transgressor da Lei; ele vive um determinismo fechado, de consciência que se desperta lentamente e não lhe permite a manifestação de tudo quanto é: rebelde e transgressor. Seu psiquismo se fecha num aprisionamento do qual ele só se liberta por Vontade da Lei, curando-o, paulatinamente, de suas mazelas e imperfeições.

Entretanto, se o animal, que ainda assim se manifesta no condicionamento psíquico de sua prisão carnal, poder-se-ia dizer que não há, para ele, determinismo absoluto, e sim relativo às linhas de força que o retraíram involutivamente, e, aos seus contrapostos que o impelem vagarosamente, evolutivamente, no processo cíclico da palingenesia, quando estas, afinal, vencem aquelas, fazendo o retorno do (ESI) aos planos de sua originalidade como (EPC), agora concordante com a Lei Justa e Sábia do Criador.

De tudo quanto dito, conclui-se que: do determinismo e da liberdade do Ser, não há, para tais casos, situações e estados absolutos.

Noutros termos: em todos os reinos da natureza, do mineral ao Homem, verifica-se, a partir do determinismo mais ferrenho das coisas, graus crescentes de liberdade, não sendo eles, absolutos em seus extremos; isto é, não existirá determinismo absoluto no mineral e não haverá, como não há,  liberdade absoluta no Homem, e tampouco no Arcanjo espiritual que expressa plena harmonia com a Divindade, pois, ainda assim, tal harmonia não traduzirá liberdade absoluta em Deus-Pai, pois que tudo, no Universo, e no Sistema Espiritual em Deus, se enclausura num esquema de leis divinas e imutáveis, porém amorosas e sábias.

Em suma, o animal não é, em tempo algum, superior ao Homem. O que se poderia admitir como verdade é que: somos substancialmente (ss=) iguais:

   [(Animal) (ss=) (Homem)]

Mas também: somos evolutivamente (se=/=) diferentes:

   [(Animal) (se=/=) (Homem)]

Ora, o animal, como vertebrado quadrúpede que é, tem muito que evoluir em todos os sentidos: materiais, fisiológicos e espirituais. Terá de criar, na ordem da natureza, equipamentos cerebrais para os órgãos da razão, da fala, da criatividade, da estética e do pensamento contínuo, combinando equilíbrio de forças espirituais e morais, os quais já usufruem os elementos bípedes do plano que lhe transcende: o das humanidades onde, todavia, prevalece o determinismo da mesma Lei dos tempos primordiais, a de Causalidade, onde se deverá responder pelos seus pensamentos e atos, sobretudo os de práticas contrárias à Lei de Amor e de Caridade.

Parte 3

A REFUTAÇÃO DA REFUTAÇÃO

Mas por quê: Refutação da Refutação?

Óbvio que o conteúdo desta parte terceira falará por si próprio; e, portanto, sem mais delongas, passemos ao mesmo!

Há no movimento espírita, como se sabe, aqueles que se prendem demasiado à obra de Kardec rebelando-se contra importante pormenor codificado, quando, e onde, tal obra se declara ser: essencialmente progressiva. Com base em tal mecanismo, gostaria de tecer alguns comentários sobre o artigo que carrega o título de: “Caso Pietro Ubaldi” (Internet), assinado por Jorge Rizzini, onde o mesmo evoca a pessoa do escritor espiritista J. Herculano Pires para comentar e recusar a proposta de Pietro Ubaldi, quando do oferecimento de sua obra ao Espiritismo de Kardec expondo, (Ubaldi, é claro), suas coerentes e abrilhantadas razões.

Segundo Rizzini, o professor Herculano Pires fora o primeiro a apontar ‘desajustamentos’ na obra de Pietro Ubaldi, o que, de início, e, para tal opróbrio, gostaria de refutar, em negrito e com aspas, que:

“Desajustamentos, os trabalhos do Espiritismo de Allan Kardec também os apresentam, e referida situação venho destacando aqui e ali, conquanto minha insatisfação em fazê-lo, mas sempre no objetivo de mostrar aos estudiosos imparciais da questão, que os problemas da ordem do espírito, e, sobretudo medianímicos, são bem mais complexos que o possamos imaginar a uma primeira e apressada análise dos mesmos”.

Ora, já tratei de alguns dos tais ‘desajustes’ em diversos textos e e.Books de minha autoria, em resposta àqueles que citam os da obra de Pietro Ubaldi excluindo os seus mesmos, ou seja: os ‘desajustes’ espiritistas e kardecistas.

Mas busquemos outros mais como, por exemplo:

“A mensagem constante de ‘O Livro dos Médiuns’ (AK – 1860), assinada por Jesus de Nazaré e que fora transplantada por Kardec - que a corrigira e a deixara, confesso, mais elegante e concisa - para ‘O Evangelho Segundo o Espiritismo’ (AK – 1864), porém, com a assinatura (vejam o ‘desajuste’) do Espírito de Verdade, quando se sabe que um não poderia e não pode ser o outro, pois que Jesus nos prometera enviar o Consolador, o Espírito de Verdade para nos fazer lembrar tudo o que Ele mesmo havia dito e feito e que ficaria eternamente conosco; e por que Kardec, em ocorrência não explicada a quem quer seja, modificara o teor da mesma, e, mais ainda, adulterara a sua autoria trocando seus mensageiros espirituais?”.

Mas prossigamos ainda!

Segundo o referido artigo do confrade Jorge Rizzini, o notável intuitivo Pietro Ubaldi teria enviado ao VI Congresso Espírita Pan-americano realizado em Outubro de 1963, em Buenos Aires, uma tese que gerara alguma celeuma à época onde, segundo o tal artigo, Ubaldi preconizava que o Espiritismo:

1 - Teria estacionado na teoria da reencarnação e na prática mediúnica;

2 – Ele não possui um sistema conceptual completo;

3 – Sua filosofia é limitada não oferecendo, pois, uma visão completa do Todo e não abrange todos os momentos da Lei;

4 – Não elaborou uma teologia espírito-científica; e que o mesmo:

5 – Corre o risco de ficar parado ao nível de Allan Kardec.

E, por tais razões, Ubaldi teria oferecido sua Doutrina, hoje enfeixada em vinte e quatro volumes, ao Espiritismo.

Para o que, segundo o referido artigo de Rizzini, o professor Herculano Pires teria feito as seguintes considerações, item por item, refutando Pietro Ubaldi:

1 – ‘O Espiritismo é uma doutrina evolucionista, como provam suas obras fundamentais e o seu imenso desenvolvimento em apenas cem (100) anos de existência’.

Sim, de fato, (e expondo seguidamente em negrito e com aspas), reflito, retrucando Herculano Pires que:

“O Espiritismo é uma doutrina evolucionista sim, conquanto a paralisação de expressiva gama de seus profitentes; mas o que Ubaldi quisera expressar meus senhores, é que o Espiritismo de Kardec, por adotar em seus princípios apenas o Fenômeno Evolutivo - onde se insere a reencarnação - ele se estaciona no referido sem atentar para as suas causas, ou seja, conferidas ao esquema mais amplo e completo que compreende suas origens, ou, no que se convencionara chamar de ‘Fenômeno Involutivo-Evolutivo’, que, aliás, encontra-se nas entrelinhas do Espiritismo mesmo. Mais ainda, tal fenômeno fora confirmado por algo similar a um Consenso Universal, em que os Espíritos Superiores, por diversos médiuns estranhos uns aos outros, e inclusive no Brasil com o confiabilíssimo médium Francisco Cândido Xavier, e, portanto, com os Espíritos ‘Emmanuel’ e ‘André Luiz’, dentre outros, que ratificaram a verdade do trabalho de ‘Sua Voz’ pela intuitividade ubaldiana”.

Passando ao próximo item, vejamos como Herculano Pires retruca ao sábio intuitivo Pietro Ubaldi:

2 – ‘O sistema conceptual espírita é completo, e sua síntese está em: O Livro dos Espíritos’.

No que respondo em defesa de Pietro Ubaldi que:

“A retórica de Herculano Pires, mais uma vez, está equivocada; ora já vimos com Kardec que: ’O Livro dos Espíritos’ não é um tratado completo do Espiritismo; apenas apresenta as bases e os pontos fundamentais, que se devem desenvolver sucessivamente pelo estudo e pela observação. (Palavras de Allan Kardec constantes da Revista Espírita - Julho de 1866 – Edicel)”.

“Tendo dito o mesmo noutras partes de sua obra, como por exemplo, em ‘Obras Póstumas’, onde Kardec dizia aguardar o que ele mesmo chamou de ‘Espiritismo Completo’ que lhe daria todos os desenvolvimentos que as circunstâncias ulteriores comportassem”.

“O que, aliás, defendo em minhas teses e em parte de uma dezena de livros (e.Books): que o ‘Espiritismo Completo’ já se patenteara no Século 20 pela conexão doutrinária Kardec-Ubaldi, frisando que suas obras se entrosam e se unificam compondo uma sinfonia única, acrescentada, ao demais, pelas contribuições doutrinárias do notável medianeiro Francisco Cândido Xavier”.

Mas prossigamos com Herculano Pires:

3 – ‘A Filosofia Espírita não pode abranger o Todo e muito menos todos os momentos da Lei de Deus, porque isso não está ao alcance de nenhuma elaboração mental, no plano relativo da vida terrena’.

E concordo ser:

“Óbvio que a filosofia contida no Espiritismo de Kardec, em seus poucos anos de elaboração (quinze anos) no Século 19, não poderia - como doutrina incompleta - abranger o Todo e tampouco os mais diversos momentos da Lei, o que não significa, em tempo algum, que, em seus desenvolvimentos pelos mais importantes missionários do Cristo, ela não o poderia fazê-lo, pois Kardec é o ‘abc’, é o início de tudo em matéria de Espiritismo organizado, e Pietro Ubaldi, em associação com o renomado Xavier, são os seus mais reluzentes completadores do Século 20 que: se não resolvem tudo do Todo, nem por isto se pode menoscabar suas obras, as quais poderiam de certo ponto de vista – na elaboração e no conúbio mental com ‘Sua Voz’, ‘Emmanuel’ e ‘André Luiz’ - representar-se, sim, o sonho de Kardec quando o mesmo se referira ao ‘Espiritismo Completo’, que ansiosamente aguardava”.

“Isto nada mais é que pura questão de bom senso, exceto pelos mais ortodoxos do Espiritismo que preferem vê-lo engessado e paralisado no passado (Século 19) como eles próprios que, por sua livre e espontânea vontade, os são”.

Mas prossigamos com a divulgada página de Rizzini onde ele, mais uma vez, cita a resposta argumentativa de J. Herculano Pires.

4 – ‘A Teologia espírita é limitada às possibilidades atuais do conhecimento de Deus, segundo ensina Allan Kardec, e essas possibilidades não admitem ainda a criação na Terra de uma Teologia científica, nem dentro e nem fora do Espiritismo’.

Como se vê, mais uma vez:

“Trata-se do velho argumento dos que se situam no Século 19, nos tão-só quinze anos de elaboração doutrinária de Allan Kardec. Ora, meus queridos, a humanidade já adentrou o Século 21; já se passaram cento e cinqüenta anos desde Kardec, e no Século 20, Pietro Ubaldi nos fizera o legado de vinte e quatro volumosos tratados do Monismo cuja Teologia científica desenvolvera quatro importantes volumes publicados pela Fundapu: ‘A Grande Síntese’, ‘Deus e Universo’, ‘O Sistema’ e ‘Queda e Salvação’, todos eles abarcando avançadas teses psicológicas, filosóficas, matemáticas e científicas de sua Teologia que o Herculano, pelo visto, desconhecia em sua vasta amplitude, ou, por despeito, não reconhecia por sua visão tão-só concentrada na defesa do ‘infalível’ Espiritismo de Allan Kardec, discriminando tudo o mais, bem como todas as novas revelações que contribuíram e contribuem com os progressos reais do Espiritismo kardequiano; e mais, se mostrando juiz implacável de certas expressões, sobretudo de Ubaldi, quando se sabe de sua problemática mediúnica, de suas filtragens pelo cérebro do médium onde tais são suscetíveis de se dar, pois se deram, inclusive, com os médiuns dos tempos de Kardec que, por sua vez, não se abstinha de corrigi-las quando houvesse necessidade, e, inclusive, quando não houvesse, cometendo equívocos (desajustes) como o retratado logo acima na mensagem de Jesus de Nazaré, confundido e trocado pelo Espírito de Verdade”.

“O fato é que o Sr. Herculano também desempenhara sua respeitosa missão junto ao Espiritismo, mas não lhe competia, como escritor e como filósofo, ir além de suas atribuições e possibilidades do terra-a-terra, o que, aliás, fora reservado ao intuitivo da úmbria por sua evolução que, segundo Emmanuel: ‘Pietro Ubaldi interpreta o pensamento de altas esferas espirituais de onde ele provém’”.

“E que não se pense que Ubaldi se achava um médium não suscetível de falhas e de possíveis equívocos; isto não, pois que, na obra “Comentários” (PU - Fundapu), por exemplo, e, se referindo à “Grande Síntese” (PU – Fundapu), alegava humildemente”:

“Poder-se-á (da obra) discutir algum termo, algum pormenor, poder-se-á levantar a acusação de alguma inexatidão, mas já não se pode duvidar do conjunto, da profundidade da visão universal, de sua organicidade que corresponde à realidade do fenômeno...”. (Opus Cit.).

E, por fim, temos o item último, onde Ubaldi se referira ao risco do Espiritismo ficar paralisado ao nível de Allan Kardec, quando Herculano Pires retruca que:

5 – ‘O nível de Allan Kardec não é o do Espiritismo, mas sim o nível do Espírito de Verdade, de quem Kardec, segundo dizia, foi um simples secretário’.

“Ou seja, daquele mesmo Espírito de Verdade que Kardec substituíra (ou confundira, não sei ao certo) da comunicação atribuída a Jesus de Nazaré! Mas então Jesus, para Kardec, não poderia, mediunicamente, comunicar-se com os homens? E por que não se Jesus é um Espírito como todos nós o somos, com a diferença óbvia de sua mais alta evolução?”.

“De qualquer maneira, e sem mais discussões, eu tenho convicções de que o senhor Herculano entendera bem o recado de Ubaldi que, nesta questão última, sobretudo, estava se referindo, claramente, a figuras ortodoxas, como ele mesmo - defensor encabestrado de Allan Kardec - que, por sinal, eu também defendo o codificador em minhas lidas doutrinárias, mas, de minha parte, reconheço, não só seus indiscutíveis acertos como também suas limitações aos níveis doutrinários, bem como seus erros científicos, filosóficos, humanísticos e outros mais, não o endeusando em tempo algum; no que ressalto, mais ainda, suas qualidades de ter sido um grande missionário do Cristo, assim como Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier igualmente os foram, condignamente”.

Parte 4

COMPLEXIDADE DOUTRINÁRIA

Finalizo, assim, dando minha resposta ao autor do texto (Rizzini) e do respeitoso espiritista e filósofo (Herculano) que evocara para suas críticas que contam agora, igualmente, com uma explicação mais razoável da pessoa e da importante obra de Pietro Ubaldi e de Francisco Cândido Xavier onde se ressaltam as exponenciais figuras de ‘Sua Voz’, de ‘Emmanuel’ e de ‘André Luiz’.

E não se preocupem – meus queridos - em recusar a obra que Pietro Ubaldi legara ao Espiritismo, pois que, na verdade, vossas senhorias podem até se rebelar, espernear e choramingar o quanto quiserem, haja vista que, no campo espiritista, que, afinal, é um campo universalista, vale a Vontade do Supremo e dos Espíritos Superiores e não suas equivocadas e relativas interpretações pessoais.

O Espiritismo é complexo demais, e, portanto, não abarcável pelas mentes concretas e reacionárias de alguns pares!

Mas é assim mesmo: formamos uma corrente que vai dos abismos aos céus, estando muitos, ainda, mais próximos da Pré-lógica, e outros, conquanto de número tão reduzido, se avizinhando da Superconsciência dos Justos e dos Sábios, tais como Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier, que, como Espíritos elevados que são, (aliás, os mais importantes missionários do Século 20), se classificam e se posicionam como merecedores da defesa que lhes faço por meio deste e.Book, conquanto minha pouca sapiência e autoridade para tal.

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UM GRANDE ABRAÇO A TODOS:
Fernando Rosemberg Patrocinio
Fundador de Núcleo Espírita Cristão; Articulista; Coordenador de Estudos Doutrinários; Palestrante e Escritor com dezenas de e.Books gratuitos instalados em seu blog abaixo transcrito.

Bibliografia

-“Obra Completa de Allan Kardec”: Diversas Editoras;
-“Obra Completa de Pietro Ubaldi”: Fundapu;
-“Obra Completa de Chico Xavier”: Divs. Editoras; Internet;
-“Diversos e.Books deste autor”: Fernando R. Patrocinio;
-“Bíblia Sagrada”: Versões Católica e Pentecostal.

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo e Progressividade;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web-artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto; 
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Temas da Verdade Espírita;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi; e:
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Insigne Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
(Tais e.Books foram produzidos de 2010 a 2018).
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Blog: Filosofia do Infinito
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