Fernando Rosemberg
Patrocinio
(24º. e.Book)
= = = = = = = = = = = = =
= = = = =
ANDRÉ LUIZ
e
SUA-VOZ
= = = = = = = = = = = = =
= =
Introdução
Parte 1: AS AUTORIDADES DO ASTRAL
Parte 2: VENERANDAS VOZES ESPIRITUAIS
Parte 3: PLANO DAS OBRAS ENFOCADAS
Parte 4: ENTROSAMENTO DE PRINCÍPIOS
Bibliografia
Relação
Nossos e.Books
= = = = = =
= = = = = = = = = = = = = = = =
Introdução
O presente
e.Book: “André Luiz e Sua-Voz” patenteia-se como o nosso Vigésimo Quarto (24º.)
Livro Digital, que, por sua vez, representa um simbolismo bastante interessante para as reflexões contidas na
‘Interação Kardec-Ubaldi’, porquanto:
-Allan
Kardec, com o Espiritismo Organizado, somara 24 Livros Doutrinários que,
afinal, estão a representar o que se entende como Terceira Revelação da Lei de
Deus; e:
-Pietro
Ubaldi, que desenvolvera o Monismo - o qual se encontra em gérmen naquele mesmo
Espiritismo - também finalizara sua existência terrena com Vinte e Quatro (24) Tratados
da mais alta expressividade que, por sua vez, ratifica e completa aquela
Revelação da Lei de Deus da obra kardequiana.
E, como
este humílimo autor (frp) atingira o mesmo número de tais sábios, sendo a obra
do primeiro: no Século 19, e a do segundo: no Século 20, isto, como dito,
representa algo para mim, conquanto reconheça a insignificância do meu trabalho
em comparação à importância dos publicados por aqueles outros: Verdadeiros Missionários
do Cristo Redentor.
Ainda
assim, tão ínfimo quanto sou em relação àqueles outros (Kardec e Ubaldi), ainda
assim, creio que meus textos e e.Books tenham alguma utilidade no presente,
pois trata-se de um novo tempo: dos Livros Digitais, e confesso ser, sem dúvida
para mim, um escritor da Internet, desta Nova Era Cibernética que, de fato,
implica um passo adiante de nossa história evolutiva, sendo impossível
voltar-se atrás sem o impositivo formal de um retrocesso, de um descompasso
que, indubitavelmente, não se dará.
Por outro
lado, a obra de Pietro Ubaldi, para alguns, é um tanto difícil de ser estudada por
sua postura algo científica, de ultra-moderna conceituação filosófica, conquanto:
Cristã. E, por isto, numa linguagem mais popular, e quero crer mais
compreensível à mentalidade mediana, estamos eu e os amigos da espiritualidade
fazendo a parte que nos toca para a divulgação da obra de Kardec e, sobretudo,
da de Pietro Ubaldi, atinando para uma amostragem mais simples do ponto de
vista cognitivo, e, portanto, mais acessível ao público em geral.
Sendo que,
no presente e.Book (uma monografia, afinal), tentaremos mostrar que André Luiz
e Sua-Voz, representando expressivas forças da Espiritualidade, patenteadas no
Mundo com os renomados médiuns Chico Xavier e Pietro Ubaldi, não se
contradizem, sobretudo ao ministrar que o Espírito reencarnado nos Mundos
universais, trata-se, indubitavelmente, de um elemento que se recupera
paulatinamente de suas transgressões pretéritas, e mesmo as de longínquas
distâncias, onde, e quando, como Espírito Puro e Consciente (EPC), perdera, ou,
perdemos sintonia para com a Ordem da Lei, e, como filhos pródigos, nos
subtraímos por Involução, que, por ora, num fenômeno de ordem inversa: de
Evolução, nos recuperamos e nos salvamos pelo mais importante livro da
humanidade terrena: o Evangelho de Jesus.
Dito
fenômeno, porém – de Queda e Salvação, ou, Involução e Evolução – é ideia que, igualmente,
vem de longa data, pois os mais remotos escritos da humanidade sempre se
referiram a tal fenômeno, e a ‘Bíblia Sagrada’ é um dos seus mais importantes
repositórios com:
-Profetas
do Antigo Testamento; com:
-Jesus:
Nosso Mestre, e, com seus apóstolos; e, no Século 19, nas linhas e entrelinhas
mesmas do:
-Espiritismo
Codificado por Allan Kardec: Vide nossa ‘Trilogia’ de e.Books:
-“O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual”;
-“O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo”; e:
-“O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos”;
-E, mais
recentemente, no Século 20, com os profetas da modernidade: Pietro Ubaldi e Francisco
C. Xavier.
Formalizando,
pois, todo um Consenso Universal, apesar dos contras, dos engessados no Século
19, que, só por isso, provam a realidade do fenômeno por sua rebeldia, sua vaidade,
orgulho e insensatez. Ora, basta que olhem para dentro de Si mesmos para
constatar-se o que se é, quando, pelo contrário: Deus evidencia Misericórdia
pelo filho, mesmo rebelde, Albergando-o no Seu Infinito Amor.
Rosemberg:
Espírito em
aprendizados: como Você: Amigo Leitor.
= = = = = =
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Parte 1
AS
AUTORIDADES DO ASTRAL
Sabe-se que a famosíssima
‘Série André Luiz’, também conhecida como ‘Coleção Nosso Lar’, se formaliza por
dezesseis (16) importantes livros (feb editora), tendo como “autor” o mais
importante médium de todos os tempos da humanidade: Francisco Cândido Xavier;
sendo alguns de tais livros de parceria com o então médium Waldo Vieira.
Referida ‘Série’, escrita
de 1943 ate 1968, há de estar, obrigatoriamente, nas bibliotecas dos mais
diversos espiritistas que, mui estudiosos que são, por ela estarão munidos dos
mais importantes saberes da vida além-túmulo, dentre outros em consórcio com os
da vida acadêmica do Mundo terreno.
De tais, abaixo
transcritas, há que se fazer alguns comentários para melhor se ajustá-las ao
âmbito de sua origem e de sua postura doutrinária, mas todas elas refletem o
ensino de Autoridades do Astral, tendo como diretor Emmanuel, e, acima dele,
como é óbvio: o Mestre Nazareno.
01-“Nosso Lar”;
02-“Os Mensageiros”;
03-“Missionários da Luz”;
04-“Obreiros da Vida
Eterna”;
05-“No Mundo Maior”;
06-“Agenda Cristã”;
07-“Libertação”;
08-“Entre a Terra e o Céu”;
09-“Nos Domínios da
Mediunidade”;
10-“Ação e Reação”;
11-“Evolução em Dois Mundos ”;
12-“Mecanismos da
Mediunidade”;
13-“Conduta Espírita”;
14-“Sexo e Destino”;
15-“Desobsessão”; e:
16-“E a Vida Continua”.
Em que, aprofundando
nossos saberes da Vida Espiritual, ou seja: do que nos espera além-túmulo,
destacam-se os volumes de Francisco C. Xavier:
-01, 02, 03, 04, 05, 07,
08, 09, 10, 14 e 16; e:
Como Dissertações
Mediúnicas valiosíssimas:
De Xavier:
-06: “Agenda Cristã”;
E de Vieira:
-13: “Conduta Espírita”.
De Aspectos Científicos e
Doutrinários relativos à Prática Mediúnica, sendo tais da parceria Xavieriana
com Waldo Vieira, temos:
Respectivamente: 11, 12 e
15, de títulos:
-“Evolução em Dois Mundos ”,
-“Mecanismos da
Mediunidade” e:
-“Desobsessão”.
Referidas informações,
conquanto em resumo, talvez seja útil ao espiritista iniciante que gostaria de
uma visão rápida e simples da ‘Obra Andreluizista’, de seus conteúdos e de seus
respectivos medianeiros; conquanto se possa encontrar outras obras e outros
conteúdos de André Luiz.
Por outro lado, é óbvio
que a totalidade da obra de Francisco Cândido Xavier, com mais de quatrocentos
(400) volumes, fala por si só, mas nunca é demais expressar um pouquinho mais
para os saberes, sobretudo, dos iniciantes espíritas, dos internautas ávidos de
cultura e de saber desta que é a mais importante Universidade terrena: a do
Espírito Imortal.
No tocante a tal,
recomendo o trabalho da autora Suely Caldas Schubert, de título “Testemunhos de
Chico Xavier” (1986 - feb) que, de tal, e, alusivo ao que estamos tratando,
extrairemos alguns detalhes do referido testemunho por meio de suas missivas
dirigidas a Wantuil de Freitas então presidente da Feb.
E, mais ainda, tais
detalhes, e trechos, podem ser vistos e complementados na obra da referida
autora, o que até recomendo para que não se falte com minhas sínteses extraídas
da mesma, ou seja, de sua obra:
=============================================
Surge André Luiz –
Detalhes de ‘Missionários da Luz’ e da obra de André Luiz (12.10.1946)
(Escritos de Chico Xavier):
“Noto, contudo, que
Emmanuel, desde fins de 1941, se dedica, afetuosamente, aos trabalhos de André
Luiz. Por essa época, disse-me ele a propósito de ‘algumas autoridades
espirituais’ que estavam desejosas de algo lançar em nosso meio, com objetivos
despertamento. Falou-me que projetavam trazer-nos páginas que nos dessem a
conhecer aspectos da vida que nos espera no ‘outro lado’, e, desde então, onde
me concentrasse, via sempre aquele ‘cavalheiro espiritual’, que depois se
revelou por André Luiz, ao lado de Emmanuel. Assim decorreram quase dois anos,
antes de ‘Nosso Lar’.“
(Comentários de
Schubert):
“Supervisionando a
produção mediúnica de Chico Xavier, é natural que Emmanuel se dedique com
afeto, empenho e zelo ao trabalho que André Luiz estaria prestes a iniciar”.
“No final do ano de 1941,
o mentor de Chico Xavier cientifica-o que ‘algumas autoridades espirituais’
desejavam realizar um trabalho de despertamento, de conscientização, através de
páginas que falem da realidade da vida espiritual. E, logo depois, Chico vê ao
seu lado um novo amigo. É André Luiz que se aproxima do médium, em companhia de
Emmanuel”.
(Escritos de Chico
Xavier):
“Dentro de algum tempo,
familiarizei-me com esse novo amigo. Participava de nossas preces, perdia tempo
comigo, conversando. Contava-me histórias interessantes e muita vez relacionou
recordações do Segundo Império, o que me faz acreditar tenha sido ele, André
Luiz, também personalidade da época referida. Achava estranho o cuidado dele, o
interesse e a estima; entretanto, decorrido algum tempo, disse-me Emmanuel que
estava o companheiro treinando para se desincumbir de tarefa projetada e, de
fato, em 1943, iniciava o trabalho com ‘Nosso Lar’.”
(Comentários de Schubert):
“André Luiz não vem como
um curioso ou um estranho. Não vem sozinho, por ele mesmo. Vem à presença de
Chico Xavier trazido por Emmanuel, evidentemente dentro da programação prevista
para o médium.”
“Todas as precauções são
tomadas. A tarefa não se inicia de imediato. O trabalho que ambos vão realizar
não é um trabalho comum de psicografia. Não se realiza como os anteriores e nem
como aqueles que viriam depois. Não se trata agora de páginas confortadoras,
poéticas ou romanceadas. O labor que vão iniciar reveste-se de características
especiais e exige de ambos a melhor identificação possível. Para maior
afinização, André Luiz acompanha o médium em todas as suas tarefas e se demora
em conversações.”
“Não há pressa”.
“Todos estão cônscios de
suas responsabilidades, e Chico aguarda que André Luiz esteja pronto. Este,
segundo esclarece Emmanuel, está treinando para o trabalho, e só em 1943 dá
início ao seu primeiro livro – ‘Nosso Lar’.”
(Escritos de Chico
Xavier):
“Desde então, vejo que o
esforço de Emmanuel e de outros amigos nossos concentrou-se nele, acreditando,
intimamente, que André está representando um círculo talvez vasto de entidades
superiores. Assim digo por que quando estava psicografando ‘Missionários da
Luz’, houve um dia em que o trabalho se interrompeu. Levou vários dias parado.
Depois, informou-me Emmanuel, quando o trabalho teve reinício, que haviam sido
realizadas algumas reuniões para o exame de certas teses que André Luiz deveria
ou poderia apresentar ou não no livro. Em psicografando o capítulo
‘Reencarnação’, do mesmo trabalho, por mais de uma vez, vi Emmanuel e Bezerra
de Menezes, associados ao autor, fiscalizando ou amparando o trabalho”.
(Comentários de
Schubert):
“Esse trecho revela a
importância da tarefa encetada por André Luiz. Evidencia que este não escreve
por si próprio. É antes um representante de “autoridades superiores”. É o
médium. O porta-voz. Em toda a obra ele surge como o repórter, que dá notícias
de tudo o que se passa. Quando há dúvidas, ele pára a tarefa e aguarda a
orientação superior. Isso nos leva a depreender que tudo quanto foi trazido por
André Luiz recebeu a necessária autorização da Espiritualidade Maior. O próprio
Emmanuel informa ao médium, quando o trabalho da psicografia de ‘Missionários
da Luz’ fica interrompido, que foram realizadas – no plano espiritual – algumas
reuniões ‘para o exame de certas teses que André Luiz deveria ou poderia
apresentar ou não no livro’.”
“Obviamente, a escolha não
pertence a André Luiz. Ele segue a orientação de autoridades espirituais. E tem
o seu trabalho diretamente fiscalizado e amparado por Emmanuel e Bezerra de
Menezes”.
(E, logo adiante,
acrescenta Schubert):
“A obra desse autor
espiritual, especialmente aquela denominada ‘Coleção André Luiz’, é realmente
notável pela riqueza de seu conteúdo, constituindo-se em material de estudos
para muitos decênios ainda. Muitas das suas revelações aguardam que o tempo e o
amadurecimento dos espíritas venham a confirmá-las”.
=============================================
Do que se ressalta,
evidente, que André Luiz, sobretudo nos relatos da Vida Espiritual, se comporta
não como um mentor, e sim, como um repórter, um médium do outro lado da vida,
ou, um porta-voz de altas autoridades espirituais; o que implica dizer que a ‘Coleção
André Luiz’, sobretudo no tocante à Realidade Espiritual, não constitui obra
propriamente sua, e sim, de Vasta Equipe de Trabalhadores do Astral sob o
magnânimo comando de Cristo Jesus.
De tal modo que:
André Luiz: Espírito - é um representante - um transmissor de idéias superiores
não suas, de modo exato e específico, (conquanto sejam suas também), mas de
Vasta Legião de Espíritos Enviados do Cristo: o Redentor.
= = = = = =
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Parte 2
VENERANDAS VOZES ESPIRITUAIS
Ora, é sabido, universalmente, que: Francisco
Cândido Xavier se nos apresenta como a maior e mais importante antena psíquica
de todos os tempos da humanidade, e, paralelamente a ele, evidencia-se o
notável intuitivo de Sua Voz: o sábio universal: Pietro Ubaldi.
Das curiosidades dentre tais, de suas relações,
harmonia e conexidade, ressaltam-se, como já visto noutro e.Book de nossa
autoria, alguns fatos e coincidências que dão o que pensar.
-Chico recebeu sua primeira mensagem aos 08 de
Julho de 1927; e Ubaldi, sob notável influência, escreve “Os Ideais
Franciscanos Diante da Psicologia Moderna”, também em 1927;
-E suas missões, de caráter público, se vão
iniciar, uma no Brasil, e outra na Itália, pela mesma época. Isto porque Chico,
no prefácio da primeira edição de “Parnaso de Além Túmulo”, seu primeiro livro,
vai escrever e assinar logo mais: “Pedro Leopoldo, dezembro de 1931” ; e, Ubaldi, igualmente,
vai receber a primeira de suas memoráveis páginas intuitivas de título:
“Mensagem de Natal”, na noite de natal daquele mesmo ano de 1931.
Já, por aí, constata-se duas incumbências que se
entrosam, que estão marcadas por coincidências aparentemente fortuitas,
sobretudo se não considerarmos uma causa de ordem metafísica que as produzira,
as provocara, de sorte a nos mostrar os estreitos laços que as unem num só
corpo, numa só finalidade: o da complementação das diretrizes espiritistas que
regerão doravante os destinos da humanidade. Para tanto, e, para maiores
estudos e reflexões, que se consulte a obra “Trinta Anos Com Chico Xavier”
(Clóvis Tavares – 1967 – Ide).
Mais ainda:
-Pietro Ubaldi, estabelecendo uma nova forma de
Monismo, bem mais amplo e completo, na mais importante obra de
filosofia-científica de todos os tempos: “A Grande Síntese” (Fundapu), sob
inspiração de “Sua Voz”, e conquanto a tenha escrito em quatro verões
sucessivos, de 1932, 1933, 1934 e 1935, diga-se que tal obra somente veio a
público no formato de livro no ano de 1937;
-E Chico Xavier, no livro que traz o nome do seu
protetor espiritual: “Emmanuel” (Feb), defendendo as idéias daquele mesmo Monismo,
escreve em seu prefácio: Pedro Leopoldo, 16 de Setembro de 1937.
De tal modo que não será preciso mais para
constatar-se algo da Providência, da Espiritualidade que havia por trás destes grandes
missionários do Cristo que, no Século 20, ampliara o ‘Modelo Evolutivo do
Espírito’, instituído por Kardec, para o que hoje se expressa como ‘Modelo
Involutivo-Evolutivo’.
Mas vejamos ainda as ideias expostas no Memorial
Pietro Ubaldi:
=============================================
Já em 30 de março de 1950, Chico Xavier havia
escrito carta a Clovis Tavares, referindo-se ao dedicado apóstolo de Gúbio,
Pietro Ubaldi. Chico afirmara:
“Ele é sempre grande e sublime em meu pensamento”.
E completava:
“Acredito profundamente que a mensagem de Pietro
Ubaldi é a tradução do pensamento do Nosso Divino Mestre para a inteligência do
nosso Século. Nosso devotado missionário é o instrumento de venerandas vozes,
entre as quais se destaca ‘Sua Voz’, a voz do Amigo Celestial”.
E outra assertiva:
“Ele foi receptor sublime através de ondas
potentes. Tudo o que você puder me enviar sobre Ubaldi ser-me-á de grande
conforto. Todas as notícias e trabalhos dele são por mim esperados com
ansiedade”. (Do livro: “Sal da Terra” – Clovis Tavares).
Existia, portanto, uma forte identidade entre
Pietro Ubaldi e Chico Xavier, pois que ambos renunciaram a todos os bens
materiais e aos prazeres do Mundo terreno por livre escolha. (Vide: Memorial
Pietro Ubaldi – Unibem).
=============================================
Do que se destaca, pois, que a mensagem de Pietro
Ubaldi, segundo nosso confiável Xavier:
“é a tradução do pensamento do nosso Divino
Mestre”;
Sendo Ubaldi, mais ainda:
“O instrumento de venerandas vozes, entre as
quais se destaca Sua Voz, a voz do Amigo Celestial”.
Do que se patenteia, com notória evidência, uma
Equipe de Autoridades do Mundo Espiritual Superior a dirigir a obra ubaldiana
neste Orbe de Provações; quando, simultaneamente, o mesmo se dera com a obra
xavieriana; conquanto a rebeldia e insurreição de “sábios” espiritistas mais
conservadores que são do contra, e que, na verdade, nada produzem de útil,
pois, em sua mediocridade - como já dito -: nada produzem: exceto seus
impropérios, seus inflamados discursos de ódio quando a mais importante Doutrina
da face terrena – o Evangelho - nos conclama ao Amor, e, o Espiritismo, como
complementação, de modo igual, se refere ao mesmo Amor, adicionando-se o Saber,
mas ressaltando-se que o primeiro é mais importante no conúbio de suas forças
imponderáveis:
“Amai-vos, eis o primeiro
ensinamento; instruí-vos, eis o segundo”. (Vide: “O Evangelho Segundo o
Espiritismo” – AK – 1864).
= = = = = =
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Parte 3
PLANO DAS
OBRAS ENFOCADAS
Em planos
específicos é de notar-se que o da obra de André Luiz se distingue um tanto da
obra de Sua-Voz; e isto porque, a do primeiro, tratará, mais notadamente, da
vida além-túmulo, das surpresas ali encontradiças, em suma, do que nos espera
na erraticidade, como o declara Emmanuel no prefácio de “Nosso Lar” (1943 - feb):
“André Luiz
vem contar a você, leitor amigo, que a maior surpresa da morte carnal é a de
nos colocar face a face com a própria Consciência, onde edificamos o céu,
estacionamos no purgatório ou nos precipitamos (queda do Espírito) no abismo
infernal; vem lembrar que a Terra é oficina sagrada, e que ninguém a
menosprezará, sem conhecer o preço do terrível engano a que submeteu o próprio
coração”.(Opus Cit.).
De tal modo
que, se a obra de André Luiz nos dirá que:
“A vida não
cessa. A vida é fonte eterna e a morte é o jogo escuro das ilusões”. (Opus
Cit.).
Alertando-nos
que:
“Permutar a
roupagem física não decide o problema fundamental da iluminação, como a troca
de vestidos nada tem que ver com as soluções profundas do destino e do Ser”.
(Opus Cit.).
E, nos revelando
ainda que:
“É preciso
muito esforço do homem para ingressar na Academia do Evangelho do Cristo,
ingresso que se verifica, quase sempre, de estranha maneira – ele só, na companhia
do Mestre, efetuando o curso difícil, recebendo lições sem cátedras visíveis e
ouvindo vastas dissertações sem palavras articuladas”. (Opus Cit.).
Por outro
lado:
A obra de
Sua-Voz tratará de um novo Monismo, aliás, Cristocêntrico, que abrange, por
assim dizer, uma mais ampla e mais dilatada geometria cósmica: ‘Involutiva-Evolutiva’,
mostrando-nos, por tal, que Tudo se conecta com Tudo, pois que Deus, mesmo
sendo Um, é Potencialmente Infinito, de Atribuições: tão elevadas que nos
escapam; e, de Qualidades, pois, que a tudo transcende de nossa pobreza, vícios
e materialidade.
Se a obra
de André Luiz preocupar-se-á com a Consciência do humano desencarnado, a de
Sua-Voz, por sua vez, preocupar-se-á com a do mesmo humano, porém, ainda encarnado,
provando ao seu cognitivo finito, a grandeza e a magnitude do Cognitivo Infinito.
No início
do seu trabalho, assim falara a autoridade espiritual de Sua-Voz, iniciando os
trabalhos de Pietro Ubaldi:
“No silêncio
da noite santa, escuta-me. Põe de lado todo o saber e tuas recordações; põe-te
de parte e esquece tudo. Abandona-te à minha voz, inerte, vazio, no nada, no
mais completo silêncio do espaço e do tempo. Neste vazio, ouve minha voz que te
diz: ergue-te e fala: Sou Eu”.
“Exulta pela
minha presença: grande bem ela é para ti, grande prêmio que duramente
mereceste; é aquele sinal que tanto invocaste deste Mundo Maior em que Eu vivo e em que tu
creste. Não perguntes meu nome, não procures individuar-me. Não poderias,
ninguém o poderia; não tentes uma inútil hipótese. Sabes que sou sempre o
mesmo”. (Sua-Voz).
Ora, as
missões se completam:
-André Luiz
nos falará da realidade mais próxima de nós todos: a realidade espiritual dos
humanos na erraticidade, ou, dos Espíritos desenfaixados de suas perecíveis
vestes materiais.
E, por sua
vez:
-Sua-Voz,
nos falará da realidade física, astronômica e espiritual do Universo como um
Todo abordando em sua primeira obra: “A Grande Síntese” (1937 - Fundapu), a
solução, sobretudo, dos problemas da Ciência e do Espírito que, afinal, o
cético do nosso tempo - seja filósofo, cientista ou pensador de qualquer
natureza - descrê do seu Eu, do seu Espírito palingenésico, imorredouro, constituindo
fato inserido na natureza das coisas terrenas, e claro, do Universo, pois que
tal se prontifica e se nos patenteia como construção do Espírito, ou seja, da Inteligência
diversificada na forma.
Sobre tal,
ainda, diz o seu autor humano que:
“Iniciei ‘A
Grande Síntese’ num estado de completa confiança para com o invisível,
abandonando-me a um fio condutor, que também se poderia ter rompido;
empenhei-me moralmente a desenvolver um programa imenso... No silêncio de meu
gabinete ninguém poderia traçar a gênese da ‘Síntese’, nem saber a técnica
particular de minha recepção; e eu teria podido facilmente fazer passar o livro
como obra de minha sabedoria. No entanto, aqui estou a humilhar-me diante da
fonte de meu pensamento, porque isto é mais verdadeiro, é maior, é uma potência
que supera toda afirmação humana”. (Pietro Ubaldi).
Logo,
Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier provam e comprovam, com eles mesmos,
e, com suas obras, o metafísico da condição humana.
Seus
trabalhos, ou melhor, suas obras não são exatamente suas; e André Luiz e
Sua-Voz, como Espíritos dos mais confiáveis, são revelações para todos os
gostos: de espiritistas e não espiritistas, de crédulos e incrédulos, de cultos
e não cultos, impulsionando-nos a todos para a eterna realidade das coisas: as
espirituais.
= = = = = =
= = = = = = = = = = = = = = = = =
Parte 4
ENTROSAMENTO
DE PRINCÍPIOS
Alguns
espiritistas um tanto descuidados - e, me desculpem a crítica, mas não posso
deixar de faze-la – por sua pretensão de saber o que não sabem, como, por
exemplo, numa de suas enganosas retóricas, alegam que: André Luiz nunca se
referira à Queda Espiritual em suas obras.
O que não é
verdade em tempo algum!!!
Ora, André
Luiz fora integrante da Equipe Espiritual de Emmanuel, Equipe que produzira,
por intermédio do nosso querido e sábio Chico, mais de quatrocentas (400) obras,
como já citado, provando, e comprovando, de forma ampla e irrestrita, o que há
de mais moderno, em termos de Espiritualismo no Mundo terreno.
E, se André
Luiz integrava tal Equipe, como ele poderia ser dissonante de tal?
Como André
Luiz poderia não ter abordado a mais importante questão do Ser, do Espírito
que, em sua gênese, como Espírito Puro e Consciente (EPC), falira em seu íntimo
se desordenando como tal e quedando-se numa outra condição sua: de Espírito
Simples e Ignorante (ESI), para, então, recobrar-se de sua rebeldia e
insensatez dos primórdios de sua criação, agora avançando e se redimindo por
evolução?
Rebeldia
que, ainda hoje, como Espíritos humanos, vemos dentro de nós, em nossas ações
mesmas, que são, não raro: arrogantes, birrentas e belicosas revelando nossa
condição de Espíritos devedores da Primorosa Lei.
O que
implica dizer que os estudiosos de André Luiz - que o leram e o estudaram pela
metade - terão de refazer seus estudos para vê-lo e revê-lo noutros termos,
noutras condições suas, estas, aliás, como um Espírito que sabe da insurreição
do Ser no início dos tempos, no início de tudo, de sua gênese espiritual.
E, para
tanto, esboçaremos por agora, textos de suas obras que confirmam nossas
assertivas, ou seja: da Queda Espiritual da criatura, de uma sua condição de
Espírito Puro e Consciente (EPC) para uma sua outra condição de Espírito
Simples e Ignorante (ESI); o que, portanto, demonstra sua plena integração com
a obra de Emmanuel, que, escancaradamente, nunca se distanciara da verdade
filosófica de Sua-Voz, mas lhe acatara em seus mais relevantes princípios.
(Vide: “O Consolador” e outras obras de Emmanuel – Feb).
Em resumo, “A Grande
Síntese” - que haverá de completar-se nos volumes subseqüentes de: “Deus e
Universo”, “O Sistema” e “Queda e Salvação” (obras de Pietro Ubaldi – Fundapu)
- assim se pronuncia, em resumo, no seu magnífico Item 9: ‘A Grande Equação da
Substância’:
“É a concepção bíblica do
Anjo decaído que reaparece”. (Opus Cit.).
No que seu sábio autor, dando
exemplos para tal, define que: alfa (espírito), percorre um fenômeno cíclico
complexo, em que, modo sintético, um se refaz (-->) no outro, passa para o
outro, na fenomenologia da descida por Involução que, atingindo a matéria, seu ponto
mais denso e mais apertado, o ciclo então muda de rumos e se refaz, todo ele,
em subida por Evolução:
[(espírito -->energia
-->matéria -->energia -->espírito)]
Sendo que, no termo
central (matéria) verifica-se a formação do nosso Universo físico que,
proveniente de fases superiores da ‘Substância’, (espírito), se recompõe e
retorna à sua condição primeira num fenômeno simples, mas também muitíssimo complexo,
denominado: ‘Involutivo-Evolutivo’: máxima explicação de Tudo pela Obra Monista
Ubaldiana, confirmada, sobejamente, pela Obra Xavieriana.
Assim, pois, a Substância
perfaz, numa onda “descendente” (involutiva) e “ascendente” (evolutiva), o seu
ciclo completo, explicitando primeiramente a Involução, onde alfa (a), o
Espírito, substancialmente, se condiciona à Energia (b), e, mais adiante, à
Matéria (g), quando então, num fenômeno inverso, e, portanto, de Evolução,
retorna à sua dinamicidade anterior conquistando, bem mais adiante, sua
primeiríssima condição, porém renovada e maturada por contínuos processos de
desenvolvimento ou de progressão de seus princípios fundantes e fundamentais:
alfa (a)
// \\
(inv)
(ev)
//
\\
beta (b) beta
(b) ;sendo:(a=b=g)=substância
\\
//
(inv) (ev)
\\ //
gama (g)
Esta, pois, tal como uma
grande síntese de toda a fenomenologia cósmica, se compreende pelo que hoje se
nos revela como ‘A Grande Equação da Substância’, onde alfa (que é a substância
ou espírito), involutivamente (inv), vai para beta (ou energia), que, por sua
vez, vai para gama (matéria); mas o fenômeno não para, pois gama,
evolutivamente (ev) vai para beta que, por sua vez, se ascensiona de retorno até
alfa.
Portanto, a Energia,
decorrente do Espírito, não morre na Matéria, mas prossegue além se maturando
nos campos da vida, das formas vegetais e animais num encadeamento que, em seu
todo, escapa das aparelhagens científicas, mas não da intuitividade dos grandes
gênios inspirados pela Verdade, pela moderna Revelação Monista, digamos assim,
da intuitividade ubaldiana e mediunidade xavieriana.
Noutros
termos, ‘A Grande Equação da Substância’, explicita, como dito supra, a Queda
Espiritual da criatura (EPC) numa outra fase sua: de (ESI), num movimento de
ida e de volta, onde o (ESI), pois, se salva pelo retorno à sua condição
primeira: de (EPC).
E a obra de
André Luiz, aqui, e ali, cita tudo quanto se encontra na obra de Sua-Voz, sendo
que, para tanto, rebusquemos apenas oito (8) de suas obras. Em “Missionários da
Luz” (1945 – André Luiz - Feb), por exemplo, temos no Capítulo 17 (Doutrinação)
que:
“Quase todas
as escolas religiosas fala do inferno de penas angustiosas e horríveis, onde os
condenados experimentam torturas eternas. São raras, todavia, as que ensinam a
verdade da QUEDA CONSCIENCIAL (grifo nosso) dentro de nós mesmos,
esclarecendo que o plano infernal e a expressão diabólica encontram início na
esfera interior de nossas próprias Almas”. (Opus Cit.).
Aqui, pois,
temos de modo iniludível: Queda Espiritual ou ‘CONSCIENCIAL’ da criatura (EPC) que, por sua vez, se salva pela ascensão
redentora da Evolução; ou seja: o ciclo completo da “Grande Equação da
Substância” de Sua-Voz.
Passemos
agora para outro livro de André Luiz: “E a Vida Continua” (1968 – AL - Feb),
Capítulo 21 (Retorno ao Passado):
“A Evolução
é a nossa lenta CAMINHADA DE RETORNO (grifo nosso) para Deus”. (Opus
Cit.).
Ou seja: se
estamos de ‘RETORNO’, o referido só se dá pelo fato de que, em determinado tempo,
de outrora, nós nos ‘distanciamos’, nos ‘afastamos’, nos ‘quedamos’, para,
agora, consolidarmos um movimento inverso de ‘retorno’ e, para onde? Senão para
os Planos de nossa Espiritualidade perdida, agora em recuperação.
Mas já havia
lembrado André Luiz em outra de suas obras: “Ação e Reação” (1957 – AL - Feb),
Capítulo 2 (Comentários do Instrutor) que:
“Para nós, HERDEIROS
DE LONGO PASSADO CULPOSO (grifo nosso), a esfera das formas físicas
simboliza a porta de saída do inferno que criamos”. (Opus Citado).
Notemos a
síntese de André Luiz em sua instrução grandiosa; notemos que há, na referida,
um antes e um depois: no antes, temos: ‘LONGO
PASSADO CULPOSO’, mas, passado, onde?
Quero crer que o autor se referira ao Mundo Espiritual, em tempo anterior à
referida Queda. E isto pelo fato do autor ministrar, logo adiante, o depois, ou
seja, algo atinente ao que viera depois, ou seja: os Mundos materiais, ou, o
que ele mesmo preconiza como ‘ESFERA DAS FORMAS FÍSICAS’ como método de ‘SAÍDA DO
INFERNO QUE CRIAMOS’. Ou, noutros termos, e
como o próprio título indica: “Ação e Reação”: Queda e Salvação; Involução e
Evolução.
Já no Capítulo 13 dessa mesma obra, (Débito Estacionário), veremos
um caso de Queda durante o processo evolutivo mesmo, em que um nosso irmão, de
débitos enormes para com a Lei, se restringira, no fenômeno de sua
reencarnação, a um corpo disforme, DE APARÊNCIA MACACÓIDE, tal como se o seu
perispírito, durante a recapitulação embrionária e fetal, não lograsse atingir
as nuanças da forma humana e paralisasse na forma antropóide: primata de
transição entre o animal irracional e o homem.
Miserável anão paralítico, de uma idiotia completa:
“Era ele – dito Espírito devedor - dolorosa máscara de anormalidade
e aberração. Mirrado, nada medindo além de noventa centímetros e apresentando
grande cabeça, aquele corpo disforme, tresandando odores fétidos, inspirava
compaixão e repugnância. A FISIONOMIA DENOTAVA CONFIGURAÇÃO MACACÓIDE,
exibindo, porém, no sorriso inconsciente e nos olhos semi-lúcidos, a expressão
de um palhaço triste”. (Opus Citado).
Assim, tal
paralisação do Espírito na forma macacóide, não impede, ou, no caso em questão,
não impedira que tal Ser devedor, em nítida queda involutiva, pudesse, de
alguma forma, ser investigado pela equipe espiritual de André Luiz, que, de
qualquer modo, lhe visualizaram os delitos gravíssimos do campo íntimo: “DE CRIMES OCULTOS, A CULMINAREM SEMPRE NA
FLAGELAÇÃO DO POVO”. (Opus Cit.).
Todavia, em
muitos outros pontos da obra de André Luiz, ver-se-á que referida instrução da
Queda Espiritual encontra-se pelas metades, faltando-nos, completa-las
devidamente; como, por exemplo, em “Libertação” (1949 – AL - Feb), Capítulo 1
(Ouvindo Elucidações):
“A matéria,
congregando milhões de vidas embrionárias, é também a CONDENSAÇÃO DA ENERGIA
(grifo nosso), atendendo aos imperativos do “EU” (grifo nosso) que lhe
preside a destinação”. (Opus Citado).
Neste
ensino, pois, nota-se com clareza, e nos parece que o autor assim o fizera de
modo proposital (para que o interpretássemos devidamente), pois que o mesmo
preconiza apenas parte da “Grande Equação da Substância”, citando-lhe a partir
de beta (b) em Involução (inv) e processos subseqüentes da mesma, ou seja, da
Evolução (ev):
alfa (a)
\\
(ev)
\\
beta (b) beta
(b) ;sendo:(a=b=g)=substância
\\
//
(inv) (ev)
\\ //
gama (g)
Ou seja: a
Matéria (g) é a ‘CONDENSAÇÃO DA ENERGIA’ (b) por Involução (inv), ou, do que ele mesmo denomina como
‘EU’ que lhe
impõe ‘A DESTINAÇÃO’, ou seja, nos processos evolutivos que se lhe seguem, ou se
lhe seguirão, nos planos subseqüentes de (b) e de (a), ou seja, da Energia e do
Espírito de sua destinação futura.
Mas
volvemos nossos olhos agora para este que é, conquanto seu resumo, um dos mais
intensos e mais científicos trabalhos de André Luiz: “Evolução em Dois Mundos ” (1958 –
AL - Feb); nele, em pequeno trecho, de modo igual, também se pode inferir
esteja o seu autor tratando do mesmo tema em estudo; senão vejamos. Em sua
parte primeira, Capítulo 1: ‘Fluido Cósmico’, o referido autor repete algo do ministrado
acima, entretanto, parece-nos esclarecer mais, pois que:
“... na
essência, toda a MATÉRIA é ENERGIA (grifo nosso) tornada visível
e que toda a energia, originariamente, é FORÇA DIVINA (grifo nosso) DE
QUE NOS APROPRIAMOS para interpor os nossos propósitos aos PROPÓSITOS da
CRIAÇÃO (grifo nosso), cujas Leis nos conservam e prestigiam o bem
praticado, CONSTRANGENDO-NOS A TRANSFORMAR O MAL DE NOSSA AUTORIA NO BEM QUE
DEVEMOS REALIZAR (grifo nosso), porque o bem de todos é o seu eterno
princípio”. (Opus Citado).
Aqui, porém,
vemos que o autor indica não só a origem da matéria como também a origem da
Energia como ‘FORÇA DIVINA DE QUE NOS
APROPRIAMOS’; ou, noutros termos,
como uma espécie de grandeza advinda do Criador que assim O Quer; e não
poderia, tal grandeza, ser interpretada como o próprio Espírito em Involução
que, por tal, se restringe ‘AOS PROPÓSITOS DA CRIAÇÃO’? Óbvio que sim, pois, logo adiante, temos que André Luiz se
refere a tal, porquanto a Lei, que é Deus, força o infrator à obediência:
‘CONSTRANGENDO-NOS A TRANSFORMAR O MAL DE NOSSOA
AUTORIA (nas origens) NO BEM QUE DEVEMOS REALIZAR (durante a evolução e mais
além)’.
Logo, em
tal passagem, temos a confirmação do que a obra de Ubaldi preconiza como:
[(espírito -->energia
-->matéria -->energia -->espírito)]
Ou seja, o
que fora ministrado como “A Grande Equação da Substância” que, repetindo
graficamente, temos:
alfa (a)
// \\
(inv)
(ev)
//
\\
beta (b) beta
(b) ;sendo:(a=b=g)=substância
\\
//
(inv) (ev)
\\ //
gama (g)
E, se assim
for, confirma-se que referido trabalho de André Luiz (Evolução em Dois Mundos ) é, de
fato, um dos mais difíceis de serem estudados por seu resumo, e que tão só com
o auxílio e inspiração de nossos amigos espirituais, pode-se bem interpreta-lo
consoante as luzes altaneiras de Sua-Voz. Temos a impressão de que André Luiz
falava e ensinava tudo, porém, e, neste caso, especificamente, de modo um tanto
abreviado de sorte a se compreendê-lo melhor no futuro, ou seja, após as
maturações psíquicas de seus leitores espiritistas, ou não, em contínuo
processo de evolução, de despertamento espiritual.
Entrementes,
e, paradoxalmente ao mui sábio e resumido “Evolução em Dois Mundos ”, vejamos
agora “Obreiros da Vida Eterna”, (1946 – AL - Feb), Capítulo 4 (A Casa
Transitória), em que, de modo mui claro e mui evidente ministra:
“A tragédia
bíblica da QUEDA DOS ANJOS (grifo nosso) luminosos, em abismos das
trevas, REPETE-SE (grifo nosso) todos os dias, sem que o percebamos em
sentido direto”. (Opus Cit.).
Ou, se a ‘QUEDA DOS ANJOS’ ou Queda
Espiritual, ou Involução, verificara-se na origem dos tempos, na ontogênese espiritual,
ela ainda há de verificar-se, caso nos descuidemos, durante o processo de nossa
salvação – (Fora da Caridade não há Salvação: “OESE”: AK) – ou, como preferem
alguns outros, durante o processo de nossa Evolução.
Mas André
Luiz não para por aí, pois ainda há que ser visto, por exemplo, em “Os
Mensageiros” (1944 – AL - Feb) com Capítulos expressivos como, por exemplo: ‘A Queda de Otávio’, e etc.; e
também na obra “No Mundo Maior” (André Luiz – Feb), Capítulo 4, onde, e quando,
claramente se lê:
“Importa
reconhecer, porém, que a nossa Mente aqui age no organismo perispirítico com
poderes muitos mais extensos, mercê da singular natureza e elasticidade da
matéria que presentemente nos define a forma. Isto, contudo, em nossos círculos
de ação, não nos evita as manifestações grosseiras, AS QUEDAS LASTIMÁVEIS,
as doenças complexas, porque a Mente, o Senhor do corpo, mesmo aqui, é
acessível ao vício, ao relaxamento e às paixões arruinantes”. (Opus Cit.).
E, no
Capítulo 7 da mesma obra, temos um caso mui parecido com o citado em “Ação e
Reação”, em que, por graves delitos, um nosso irmão espiritual, se restringira,
na reencarnação, à forma “SUB-HUMANA”, se assemelhando a um “DESCENDENTE
DE SÍMIOS APERFEIÇOADOS”.
Portanto,
dir-se-ia, em termos doutrinários, filosóficos e matemáticos, que a obra de
Sua-Voz (obra-SV) contém a obra de André Luiz (obra-AL). Ou, então, que a obra
de André Luiz (obra-AL) está contida (c) na obra de Sua-Voz (obra-SV), se
equacionando, com justeza, na exata proporção algébrica:
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
[(obra-AL)
(c) (obra-SV)]
= = = = = =
= = = = = = = = = = = = = =
Assim,
pois, encerro sem mais delongas; mas não sem antes advertir para o fato de que:
basta um pouco mais de estudo e de maturação psíquica de nossos Espíritos
imortais para se constatar que André Luiz não destoa de Sua-Voz, pois que se
entrosam nos planos de suas obras magníficas que confirmam o “Mecanismo
Fenomênico Involutivo-Evolutivo”, ou seja, da Queda Involutiva da Criatura
(EPC) que se recupera e se salva por Evolução a partir de estruturas ínfimas da
matéria (ESI); e, por conseguinte, da vida vegetal, animal, até ao Homem, que
ainda terá, adiante, milenares processos de ascensão - e, com algumas novas
quedas, em face do seu livre arbítrio - para o seu retorno à anterior conjuntura
de Espírito Responsável, Puro e Consciente (EPC); e lógico: aderente à Lei.
= = = = = =
= = = = = = = = = = = = = = = =
UM GRANDE
ABRAÇO A TODOS
= = = = = =
= = = = = = = = = = = = = = = =
Fernando Rosemberg Patrocinio
Fundador de Núcleo Espírita Cristão; Articulista; Coordenador de
Estudos Doutrinários; Palestrante e Escritor com dezenas de e.Books gratuitos
instalados em seu blog abaixo transcrito.
Bibliografia:
-“Obra
Completa de Allan Kardec”: Diversas Editoras;
-“Obra
Completa de Pietro Ubaldi”: Fundapu;
-“Obra
Completa de Chico Xavier”: Diversas Editoras; Internet; destacando-se no
presente e.Book:
-“Série
André Luiz” – C. Xavier e W. Vieira – Feb;
-“O
Consolador” – Emmanuel – Feb;
-“Trinta
Anos com Chico Xavier” – C. Tavares – Ide;
-“Testemunhos
de Chico Xavier” – Suely C. Schubert – Feb; e:
-“Bíblia
Sagrada”: Versões Católica e Pentecostal.
Relação
dos e.Books de:
Fernando
Rosemberg Patrocínio
01-Ciência Espírita: Tese
Informal;
02-Espiritismo e
Progressividade;
03-Espiritismo e
Matemática;
04-Mecanismo
Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física
Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico
Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do
Evangelho;
10-Espiritismo e
Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e
Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita:
Reformulação;
16-Kardecismo e
Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra
Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século
XXI;
19-Espiritismo:
Fundamentações;
20-Ciência de Tudo:
Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do
Espírito;
22-O Homem Integral
(Reflexões);
23-Espiritismo e
Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos:
Queda Espiritual;
26-Evidências do
Espírito;
27-Construção
Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web-artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
28-Mediunidade Genial (web-artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Temas da Verdade Espírita;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec,
Roustaing e Pietro Ubaldi; e:
41-Espiritismo
e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica
do Homem;
43-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste
Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia
Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Insigne Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
(Tais e.Books foram produzidos de 2010 a 2018).
...............................................
Blog: Filosofia do Infinito
............................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário