Fernando Rosemberg Patrocinio
(34º. e.Book)
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ESPIRITISMO:
SÍNTESE DOUTRINÁRIA
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Breve Introdução
Itens Relacionados: de
01 a 30
Instruções de
Lammenais
Bibliografia
Listagem Nossos
e.Books
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Breve Introdução
Referido título parece
bastante claro no que concerne ao seu conteúdo; mas, ainda assim, passemos a
algumas explicações do mesmo:
-Espiritismo:
Entenda-se tal
conceito, do Espiritismo: como Doutrina dos Espíritos Superiores. O que difere,
pois, de certas posturas, e digo sem ofensas, um tanto acanhadas do Sr. Allan
Kardec, o Codificador do mesmo no Século 19. (Vide nosso e.Book: “Kardecismo e
Espiritismo”).
Portanto, estaremos a
ver e a divulgar por aqui, ensinos e postulados do Espiritismo mesmo, que, tão
gigante quanto é, muito mais se agigantara, ainda, com seus completadores
intuitivo e mediúnico: Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier, ambos do Século
20, nas vozes altaneiras de Sua-Voz, Emmanuel, André Luiz, Bezerra de Menezes, dentre
tantos outros Sábios da Espiritualidade Maior.
E, finalmente:
-Síntese Doutrinária:
Pois que o
Espiritismo, como ‘Ciência do Infinito’, alberga todo um complexo de
informações já reveladas no Século 19 e 20 dos presentes tempos, e albergará,
indubitavelmente, um complexo ainda maior de informações futuras, bastando,
pois, ao aluno terreno, seguir a preciosíssima e dúplice normativa dos nossos
Maiores para tais mesmas assimilar e praticar:
“Espíritas: Amai-vos,
eis o primeiro ensinamento; e Instruí-vos, eis o segundo”. (o Espírito de
Verdade, em “O Evangelho Segundo o Espiritismo” – 1864 - AK).
Logo, nosso primeiro procedimento
junto ao próximo, nosso semelhante, nosso irmão, trata-se do ‘Amor’, que,
noutros termos, há de refletir: mansuetude, afabilidade, paciência e respeito
para com todos, e, sobretudo, para com suas crenças, e mesmo as dos demais
espiritistas, pois que, dentre nós, temos os mais distintos níveis de
compreensão doutrinária: os ortodoxos: firmados tão-só em Kardec; temos, ainda,
os clássicos, os rustenistas, os universalistas, ou coisa que os valha, sendo
todos, obviamente, nossos irmãos em lutas evolutivas consideráveis, pois que
habitantes de um Mundo Expiatório, de acerbas lutas provacionais.
Logo, nossa ‘Síntese
Doutrinária’ não se restringe ao Século 19 de Kardec, mas percorre,
evolutivamente, o Século 20 de Ubaldi e Xavier, e, ao demais, não para, ou, não
deveria parar por aí, pois que já adentramos o Século 21, e, por tal mesmo, já estamos
aguardando os novos Enviados do Cristo e, como se sabe, o Espírito Emmanuel já está
reencarnado no Mundo terreno, bem como outros do mesmo naipe, e deles
aguardamos novas instruções, conquanto prevaleça, pela eternidade afora: o
referido “Amai-vos” do Espírito de Verdade, enviado pelo Mestre: Nazareno
Jesus.
Com tais,
pois, do Século 19 e 20, vamos, de modo conceptual, ao ‘Espiritismo: Nossa Opinião,
Nossa Síntese Doutrinária’.
O aprendiz
de sempre,
Como Você:
Amigo Leitor.
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ITEM
PRIMEIRO
Deus é a
Inteligência Suprema, Causa Primordial de todas as coisas. Sua existência se
prova por dois métodos infalíveis: o Sentir, ou, o sentimento comprovável de
sua existência em nós mesmos; e o Pensar, ou, o raciocinar científico de que:
‘não há efeito sem causa’; e, portanto, a Natureza, o Homem, o Mundo e o
Universo, sendo repleto de Leis, de Harmonia e Matematicidade dão a prova
incontestável de um Criador que se define pelos excelsos atributos de:
Eternidade, Imutabilidade, Imaterialidade, Unicidade, e, revelando, mais ainda:
Poder Supremo, sendo Ele, pois, soberanamente Justo e Bom.
Sua Plena Sabedoria
se revela nas mínimas como nas maiores coisas, não nos permitindo duvidar de
sua Justiça, e, portanto, de sua Extrema Bondade.
Logo: Deus
É, de fato: a Inteligência Suprema, Causa Primária de todas as coisas.
ITEM
SEGUNDO
Assim, mais
do que revelar-se por Suas obras, Deus também se revela pelo nosso Sentir, e, mais
ainda, por nossa Consciência, pois que todos, do menor ao maior dos homens,
sabem de sua existência e, portanto, negar-Lhe é fácil, sendo difícil, senão
impossível, retirá-Lo de sua criação, retira-Lo de nós mesmos, de nossa
intimidade espirítica, ou, como dito: de nossa Consciência.
ITEM
TERCEIRO
Doutra parte alega-se que: sendo Deus Infinito em Tudo, em Si e em Sua criação, então a Mente
de Deus é Infinita, e, portanto, abarca Tudo e Todos, nada Lhe escapando de Sua
Eterna Jurisdição. Ora, se imaginássemos um termo final para o Universo físico
e extra-físico, morada de tudo e de todos nós, óbvio que, ainda assim, não encontraríamos
referido termo final, pois se o encontrássemos em determinado ponto de sua finitude,
o que teríamos após tal ponto finito: o nada?
Mas o nada não existe e, portanto, há que haver algo além do
referido ponto finito de nossa imaginação, além do Universo físico e
espiritual; algo, pois, que há de ser Infinito, sem começo nem fim, mesmo que
não compreendamos o que tal possa representar por nossas Mentes finitas, mas
que já compreendem algo do Infinito, do Espaço que, não tendo um início
tampouco terá um fim, dado suas dimensões infinitas. Logo, poder-se-ia, um
tanto equivocado dizer, mas buscando obviamente entender, que:
“Deus é Espírito: um Ser de Inteligência Infinita e que ocupa, obviamente,
todo o espaço do infinito sideral”. (frp).
ITEM QUARTO
Mais
recentemente o Homem descobrira um dos maiores fenômenos da natureza: o da
evolução de todas as coisas, espécies e seres do nosso Universo; e mais ainda:
referido Universo, postula-se, como sendo finito no infinito de Universos,
resultando-se, daí, a ideia do Multiverso, o que implica, mais uma vez, que
Deus é, de fato, de Dimensão Infinita que, não comportando um início também não
comportaria um fim. Logo, se somos Seres finitos, Deus, por sua vez, há que ser
Infinito, não comportando um início e tampouco um fim, obrando, eternamente, no
Infinito de Sua Imensurabilidade.
ITEM
QUINTO
E, se dantes
pensávamos no Fixismo das coisas, hoje, mais crescidos, e mais maduros,
constatamos que somos Seres de dinâmica evolutiva, em constante mutabilidade do
corpo e da alma; sendo óbvio, pois, que nossa compreensão da Inteligência
Suprema ir-se-á ampliando cada vez mais, nos mostrando, de forma gradativa,
outras facetas Suas, ou seja, na medida exata de nossos progressos
concomitantes: espirituais e morais.
ITEM SEXTO
Relativamente,
ainda, ao Criador Supremo, já se obteve, pelo Espiritismo, o axioma de sua
operosidade e trabalho constante nos precisos termos de que: ‘Deus há criado
sempre, cria incessantemente e jamais deixará de criar’. O que explicita, com
clareza, o eterno trabalho do Criador que, para o nosso entendimento temos:
para o passado: ‘Deus há criado sempre’; e, para o presente: ‘cria incessantemente’;
e, para o futuro: ‘jamais deixará de criar’.
ITEM
SÉTIMO
Deus, pois,
sendo Espírito, há criado, sempre, filhos espirituais, ou seja: os Espíritos
Simples e Ignorantes (ESI) que, de início, assim se pode defini-los; porém, são
eles suscetíveis de rápidos e de grandes progressos cognitivos e morais; sendo
que tais progressos se fazem, de início, no seu Mundo de origem, ou seja: no
Mundo Espiritual, ou, no que se pode denominar: ‘Sistema’.
Assim,
pois, os (ESI), em sua operosidade e trabalho, conquistam saberes
multifacetários, e, portanto, Consciência própria, se transformando, pois, em Espíritos Puros e
Conscientes (EPC), agora senhores de Si mesmos para a escolha do seu destino ao
âmbito da Inteligência Suprema, o Criador.
ITEM
OITAVO
Logo, os Espíritos são criados Simples e Ignorantes (ESI) no
seu Mundo originário mesmo: Mundo Espiritual, ou, ‘Sistema’; sendo que, por sua
educação, e escolaridade do seu Mundo, eles adquirem saberes, experiência, e,
portanto, Consciência própria que, a partir daí, definirá seu destino.
Ou seja: os obedientes, e que, portanto, por sua Consciência,
se sujeitam à Lei, que é Deus, permanecem no Mundo Espiritual (‘Sistema’) de
sua origem; e, os insubmissos, não se sujeitando à mesma Lei, se desqualificam
de sua Consciência, e de suas potências psíquicas percorrendo mais rudes provas
na condição de Simples e Ignorantes (ESI) - tal como foram criados - porém,
agora, nos Mundos materiais do Universo físico e astronômico (ou ‘Anti-Sistema’).
Sendo que daí resulta duas conseqüências óbvias:
-As provas para aquisição da Consciência no Mundo Espiritual
(‘Sistema’) são mais brandas, pois se trata de educar crianças espirituais em
aprendizado das lições do Amoroso Criador; sendo que:
-As provas para a reaquisição da Consciência dos que se
quedaram nos Mundos materiais (‘Anti-Sistema’) são mais rudes, já que não se
dera o devido valor ao que se conquistara, Amorosamente, do Criador no seu
Mundo de origem.
ITEM NONO
O que se confirma, no Século 19, pelas obras de Allan Kardec,
ou seja, do Espiritismo, na “Revista Espírita” (AK), em “O Livro dos Espíritos”
(AK) e em “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (AK); e, no Século 20, com as
obras de Pietro Ubaldi e de Francisco C. Xavier, com Emmanuel, André Luiz,
dentre outros grandes luminares da humanidade terrena. Citando apenas um de
tais, temos:
Pergunta 248:
“Como se verifica a Queda do Espírito?”
Resposta:
“Conquistada a Consciência e os Valores Racionais, todos os
Espíritos são investidos de uma Responsabilidade, dentro das suas
possibilidades de ação; porém, são raros os que praticam seus legítimos Deveres
Morais, aumentando os seus Direitos divinos no patrimônio universal”.
“Colocada por Deus no caminho da vida, como discípulo que
termina os estudos básicos, a Alma nem sempre sabe agir em correlação com os
bens recebidos do Criador, caindo pelo orgulho ou pela vaidade, pela ambição ou
pelo egoísmo, quebrando a harmonia divina pela primeira vez e penetrando em
experiências penosas, a fim de restabelecer o equilíbrio de sua existência”.
(Vide: “O Consolador” – Emmanuel - 1940 - Feb).
ITEM
DÉCIMO
Assim,
pois, Deus: Justo e Misericordioso, governa Tudo do Universo Espiritual (‘Sistema’)
e do Universo Material (‘Anti-Sistema’), por esquemas perfeitos e imutáveis
denominados, coletivamente, como Lei Divina, ou, simplesmente, como Lei: que
provê a Ordem e corrige os abusos permitidos, pois que somos livres, porém,
sujeitos às conseqüências do quanto laboramos (‘Lei de Causalidade’). Do que se
deduz que a desordem no Mundo terreno, por exemplo, é local e transitória, e só
existe, pois, como condição de uma Ordem Superior, a referida Lei.
Dita Lei, pois,
como Providência, está a funcionar de modo permanente em nossas vidas, e,
assim: quem se coloca sob sua tutela e lhe observa, tem e terá da mesma Sua
proteção. Portanto, nossas provas e expiações podem ser atenuadas quando
méritos são adquiridos. E, se a Lei diz: ‘Amar a Deus acima de todas as coisas
e ao teu semelhante como a ti mesmo’, isto quer dizer que: faltar com respeito
ao semelhante é desrespeitar a Deus, bem como Suas Leis, o que implica, em
novas provas e novas expiações; até que, pelo constante aprendizado, arrependimento,
e devidos reparos dos danos, se possa galgar novos degraus da escalada
evolutiva, ou, redencional.
Daí resulta
que: pelo cumprimento dos nossos deveres para com a Lei, estaremos amando a
Deus ao íntimo de nós mesmos, e d’Ele obtendo a respectiva proteção por seu
Incomensurável Amor.
ITEM
DÉCIMO PRIMEIRO
E, como já visto supra que: Deus opera e trabalha de modo
incessante, deve-se dizer, pois, que referida Lei: do Trabalho, é divina e
universal, ou seja, fora estabelecida para a Sua dinâmica mesma, bem como de
seus filhos espirituais, ou seja: os Espíritos.
A diferença é que no ‘Sistema Espiritual’, dos que não se quedaram
com a Involução, constata-se o trabalho dos Espíritos na felicidade e no prazer
dos que observam a Divina Lei; e, no ‘Anti-Sistema’ dos Mundos materiais, o
trabalho verifica-se como expiação, ou seja, como algo forçado e imposto por
inobservância da mesma Lei. (Vide nossa ‘Trilogia’ de e.Books: “O Livro dos
Espíritos: Queda Espiritual”; “O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo” e “O
Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos”).
ITEM
DÉCIMO SEGUNDO
Assim,
pois, o trabalho impulsiona nossa escalada evolutiva pelos Mundos materiais,
escalada que se faz de modo palingenésico, ou, pelo que se convencionara chamar
de reencarnação; e, doutra parte, ainda, e, como Espíritos reencarnados,
estamos em estreito contato com os Espíritos livres, isto é, fora da matéria
biológica dos Orbes universais.
Tais
contatos, diga-se, são governados pelas nossas afinidades espirituais, ou seja:
intelectuais, afetivas e morais que não estão ocultas de nada, pois que se difundem
e se espargem ao nosso derredor revelando nossas mais íntimas disposições.
Daí o
adágio popular: ‘semelhante atrai semelhante’. O que resulta, pois, de nossa
proteção pelos bons Espíritos, ou, de obsessões por Espíritos enfermos e
perturbados, necessitando, tais Elementos, encarnados e desencarnados, de
trabalho e de estudo, e, em suma, de reforma íntima pela doutrinação evangélica.
ITEM
DÉCIMO TERCEIRO
O Homem,
pois, é um Espírito reencarnado à matéria biológica (BioMatéria) do Mundo
terreno, sendo que a sua fórmula matemática se define por:
[( Homem )
= ( Espírito + BioMatéria )]
Ou seja: se
retirarmos a Bio-Matéria do Homem teremos o Espírito que, matematicamente, se
define:
[( Homem –
BioMatéria ) = ( Espírito )]
Ou seja:
retirando-se a BioMatéria do Homem, o que se verifica com a morte do corpo, (aliás:
transformação do corpo, pois que nada se cria, tudo se transforma), o Espírito
sobrevive noutro plano da existencialidade; e, concluindo a operação supra,
temos:
[( Espírito
) = ( Espírito )]
Ou seja: o
Ser palingenésico livre nos espaços espirituais de sua imortalidade.
ITEM
DÉCIMO QUARTO
Diga-se, ao
demais, que o Espírito é detentor de um organismo fluídico, ou, perispirítico,
organismo semi-material e, não impressionável pelos olhos humanos por situar-se
noutra faixa vibratória, ou, espiritual. Dito perispírito recebera,
recentemente, o nome de campo morfogenético, ou, ainda, de corpo bioplásmico ou
bioplasmático do homem e dos demais seres vivos, e que, aliás, é a “base de
campos biológicos”, segundo cientistas russos que o detectaram e o pesquisaram
exaustivamente.
É por
intermédio de tal organismo, extremamente plástico, que, todas as noites, ao
adormecermos, nós, como Espíritos reencarnados, nos desprendemos do corpo
físico e adentramos o Mundo Espiritual a nossa volta, onde, e quando, fazemos
nossos contatos com os Espíritos livres, ou seja, com os chamados “mortos”,
que, por sua vez, estão mais vivos que nós mesmos; bem como fazemos nossos
contatos com os demais Espíritos reencarnados que, de modo igual, se desprendem
do carro biológico e penetram a Dimensão Espiritual.
Logo, o
sonho, dos Espíritos humanos, é nada mais que uma recordação parcial, ou
confusa, de sua atividade extracorpórea. Podendo ainda misturar-se, dita
recordação, com preocupações momentâneas, fatos e cenas da vida comum, bem como
cenas e quadros de vidas anteriores. Tais fatos, ao demais, ao se transferirem
para o consciente cerebral, eles podem deformar-se e, com isso, tornar-se
confusos e sem sentido algum para o sujet sonhador.
ITEM
DÉCIMO QUINTO
É, por meio
do perispírito, ainda, que se fazem as comunicações diversas, e, óbvio, mediúnicas
entre o Espírito encarnado e o desencarnado, sendo tais, desde simples
inspirações, para o bem ou para o mal, e, até mesmo comunicações ostensivas, ou
seja, que não se tem como duvidar das mesmas por sua realidade comprobatória,
sendo, pois, de ordem física, ou, se o quiserem: material (mesas girantes, por
ex.).
Noutros
termos, a mediunidade, de modo científico, está definida como sendo de efeitos
físicos ou de efeitos puramente intelectuais.
ITEM
DÉCIMO SEXTO
Mais
recentemente, no Século 20, sobretudo, difundiu-se no Mundo, mas, especialmente
no Brasil, a mediunidade intelectual como, por exemplo, de Divaldo P. Franco,
Pietro Ubaldi e Francisco Cândido Xavier, sendo este último, com a produção
literária, e mediúnica, que se aproxima dos 500 volumes de ordem doutrinária
multifacetária: científica, filosófica, histórica (do Brasil e do Mundo),
contos, poesias, sonetos, que, em conjunto, ou, isoladamente, abrangem a ética
e a moral prescrita pelo Cristianismo Puro, surpreendendo, até mesmo, literatos
acadêmicos ou universitários.
ITEM DÉCIMO
SÉTIMO
Assim,
pois, se pode discernir, com alguma clareza, os Espíritos inferiores dos
superiores; os primeiros são ignorantes, levianos e pseudo-sábios; já, os
segundos, se manifestam pela elevação de conceitos, correção na linguagem e na
escrita superior, na atitude cristã, demonstrando, por tudo, amor à verdade, e,
por conseguinte, ausência de paixões; o que não se verifica com aqueles outros
de nossa citação.
ITEM
DÉCIMO OITAVO
Como já
dito, o Espírito humano vem a ser um Elemento palingenésico, e, portanto,
imortal, sendo a morte, pois, não menos e não mais que sua libertação da
matéria biológica do Mundo. Logo, o Espírito conserva sua personalidade
psíquica tal como dantes, ou seja, como homem, sendo que o Objetivo-Mor da Lei
é sua constante melhora: mental, espiritual e moral para o seu retorno aos
cumes do ‘Sistema’, ou seja: da Vida Espiritual.
ITEM
DÉCIMO NONO
Assim,
pois, o destino do Espírito em trânsito evolutivo poderá ser, pelo seu
desencarne, mais ou menos feliz, dependendo, pois, do bem ou do mal praticado
durante a vida terrena. Paraíso e inferno, sob tal ótica, são estados de
consciência agradáveis ou penosos, dependentes, logicamente, de suas (nossas)
atuações anteriores, no Mundo terreno. Assim, pois, o livre arbítrio do Ser, de
todos nós, Espíritos encarnados e desencarnados, vai nos conduzindo pelos
caminhos do bem ou do mal, e, pela Soberana Lei, se vai determinando os efeitos
felizes ou desditosos de nossa atuação.
ITEM
VIGÉSIMO
O que
implica, ainda, que a rapidez de nossa evolução e aperfeiçoamento encontra-se
na dependência de nós mesmos, do nosso próprio esforço, alçando-se, mais rápido,
os mais aplicados em sua melhoria; e, mais tardamente, os menos aplicados e
rebeldes à Lei. Portanto, quanto maior nossa boa vontade em estudar e
trabalhar, mais rapidamente se galga os degraus de nossa evolução, e se
retorna, por conseguinte, à Pátria Celestial pelos progressos consolidados
neste ou noutros Mundos habitados, materiais e espirituais.
ITEM
VIGÉSIMO PRIMEIRO
Apregoa-se,
por referida ótica do Espiritismo, que duas são as vias do progresso espiritual
do Ser: o saber e o sentimento, o conhecimento e o coração por meio, pois, do
intelecto e do nosso emocional. Tais vias, no curso evolutivo, muita das vezes
se destoa, avançando de modo irregular, um na frente do outro e vice-versa. Mas
o que se pretende é o equilíbrio dentre tais; e, por isto, recomenda-se:
estudo, trabalho e conduta pessoal orientada pelo Evangelho Redentor.
ITEM
VIGÉSIMO SEGUNDO
Em cada
existência no Mundo, pois, o Espírito traz consigo, por suas aptidões e
inclinações, suas conquistas intelecto-morais, bem como suas deficiências e
vícios, os quais, não pudera deles ainda se despojar. Pela educação dos pais,
primeiramente, e, das escolas, em segundo lugar, e, de ambos, doravante, vai o
Espírito-filho se melhorando, e, por conseguinte, conquistando novos hábitos
que, sendo melhores que os de antanho, ele se matura pelo determinismo da Soberana
Lei.
ITEM VIGÉSIMO
TERCEIRO
Assim,
pois, inumeráveis são os níveis evolutivos dos Espíritos terrenos que,
obviamente, se substituem, ora aqui (encarnados), ora acolá (desencarnados),
verificando-se, pois, diversos níveis de progresso e evolução num e noutro
sentido. Isto posto, diga-se que varia, enormemente, tais Espíritos, havendo os
muito atrasados (homicidas, belicosos, trambiqueiros, e etc.) e os muito
avançados (altruístas, pacifistas, honestos, e etc.) em meio da maioria que,
por sua vez, ocupa um nível mediano, mais ou menos inteligente e moralizado.
ITEM
VIGÉSIMO QUARTO
E o certo é
que, uma vez esgotada nossa evolução em certo plano (Terra, por exemplo),
passa-se a um plano superior a tal (de Mundos mais avançados). Por aí, em novas Moradas ,
prossegue o Espírito em mais altas sendas evolutivas, até superar todos os
progressos por fazer no infinito do Multiverso; sua meta, como já explicitado,
trata-se do seu retorno às origens como Espírito Puro e Consciente (EPC);
porém, não mais faltoso, mas sim concorde com a Divina e Sábia Lei.
ITEM
VIGÉSIMO QUINTO
De retorno
à nossa morada atual: planeta Terra, diga-se que Espíritos pouco evolvidos de
nossa faixa intelecto-moral, não são capazes, de sozinhos, alçarem-se àquelas
condições primeiras, de (EPC). Por tal situação, a Misericórdia Divina determinara,
para cada um dos filhos faltosos, um guia espiritual, ou, o que se denomina
vulgarmente por: anjo da guarda. Felizes são os que lhe seguem os conselhos direcionados,
sempre, ao Amor e ao Bem; infelizes os que não lhes ouvem as santas inspirações.
Sendo que a prece é o nosso meio comum de comunicação com os referidos guias e
protetores da humanidade terrena.
ITEM
VIGÉSIMO SEXTO
Mais ainda:
Jesus é um Espírito muito elevado que a um tempo incalculável atingira a
perfeição. É, pois, nosso irmão; com a diferença, porém, que recebera a
determinação divina de governar o Mundo terreno desde sua formação, a quatro e
meio bilhão de anos atrás. Ele orienta, pois, sua evolução, que inclui a nossa
mesma, esteja claro, vindo, a certo momento, e, em pessoa, ao Orbe terreno para
trazer, de viva voz, os ensinos éticos, religiosos e práticos que, com tais,
constituem o Evangelho. Por isto, ministra-se que, a conformidade de sua vida
pública com suas lições orais, fora, e é, indubitavelmente, a garantia da
validade e aplicabilidade dos ensinos por Ele ministrados.
ITEM VIGÉSIMO
SÉTIMO
Conforme instrução do confiável Espírito Emmanuel, com Chico
Xavier, numa de suas divinas revelações:
“Todas as entidades espirituais encarnadas no Orbe terrestre são
Espíritos que se resgatam ou aprendem nas experiências humanas, após as quedas do passado, com exceção
de Jesus Cristo, fundamento de toda a verdade neste Mundo, cuja evolução se verificou em Linha Reta para Deus,
e em cujas mãos angélicas repousam o governo espiritual do Planeta, desde os
seus primórdios”. (Vide: “O Consolador” – Psicografia Xavieriana – Feb).
O mesmo preconiza Divaldo Pereira Franco: Jesus consolidara seus
progressos no que se pode denominar por: Linha Reta para Deus.
ITEM VIGÉSIMO OITAVO
Trata-se, pois, do que já fora ministrado linhas atrás, onde, e
quando, vimos que os Espíritos são criados
Simples e Ignorantes (ESI) no seu Mundo originário mesmo: Mundo Espiritual (ou
Sistema); sendo que, por sua educação, e escolaridade em tal Mundo , eles adquirem
saberes, experiências, e, portanto, Consciência própria que, a partir daí,
definirá seu destino doravante. Ou seja: os obedientes, e que, portanto, se
sujeitam à Lei, que é Deus, permanecem no Mundo Espiritual (‘Sistema’) de
origem, e, pois, percorrem uma Evolução tida como Linha Reta de sua destinação;
e, os insubmissos, não se sujeitando à mesma Lei, se desqualificam de sua
Consciência e de suas potências psíquicas percorrendo mais rudes provas na
condição de Simples e Ignorantes (ESI) - tal como foram criados - porém, agora,
nos Mundos materiais do Universo físico e astronômico (‘Anti-Sistema’).
ITEM
VIGÉSIMO NONO
Ou seja, todos nós somos, de fato, Espíritos decaídos do ‘Sistema’,
e, pelo visto, não só de tal Queda Primordial, mas também de Quedas várias
durante o processo evolutivo. E a instrução de Emmanuel, por Chico Xavier,
revela que o Espírito do Cristo não sofrera quedas em tempo algum, pois sua:
“... evolução se verificou em linha reta para Deus”.
Sendo o
mesmo garantido, por exemplo, por Divaldo Pereira Franco. Noutros termos, pois,
o Espírito do Cristo fizera sua evolução tão-só no ‘Sistema’, pois que não
decaíra, como nós todos do ‘Anti-Sistema’ dos Mundos materiais.
ITEM
TRIGÉSIMO
Eis aí,
pois, nossa ‘Síntese Doutrinária’ que, como síntese que é, resume o ensino dos
Espíritos Superiores, isto é: do Espiritismo, que, obviamente, não se restringe
ao Século 19, pois que já ampliara suas noções do infinito no Século 20 ainda
há pouco findado.
E,
obviamente, o Mundo se dirige, com os novos missionários já reencarnados - e,
por reencarnar no decurso deste Século 21 - aos tempos vindouros de um Mundo
Melhor: o que se propaga como: Regenerador.
Assim, pois,
para encerrar, transcrevo aqui as instruções de um grande sábio da humanidade
terrena:
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INSTRUÇÕES
DE LAMMENAIS
“Pobres
ovelhas desgarradas, sabei pressentir, junto a vós, o Bom Pastor que, longe de
vos querer banir para sempre de Sua Presença, vem Ele mesmo ao vosso encontro
para vos reconduzir ao aprisco”.
“Filhos
pródigos, abandonai vosso exílio voluntário; voltai vossos passos para a morada
paterna: o Pai vos estende os braços e mantém-se sempre pronto para festejar
vosso retorno à família”.
(Vide: “O Livro dos Espíritos” – 1857 - AK)
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UM GRANDE
ABRAÇO A TODOS
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Fernando Rosemberg
Patrocinio
Fundador de Núcleo Espírita Cristão; Articulista; Coordenador de
Estudos Doutrinários; Palestrante e Escritor com dezenas de e.Books gratuitos
instalados em seu blog abaixo transcrito.
Bibliografia
-“Obra Completa de
Allan Kardec”: Diversas Editoras;
-“Obra Completa de
Pietro Ubaldi”: Fundapu;
-“Obra Completa de
Chico Xavier”: Diversas Editoras; Diversos Sites da Internet;
-“Obras Diversas de
Divaldo P. Franco”: Divs. Editoras;
-“Darwin: A Origem das
Espécies”: Newton Compton;
-“Experiências
Psíquicas Além da Cortina de Ferro”: S. Ostrander e L. Schroeder – Editora Cultrix;
-“Diálogos Com
Cientistas e Sábios”: Renée Weber: Editora Cultrix; e:
-“Bíblia Sagrada”:
Versões Católica e Pentecostal.
Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio
01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo e Progressividade;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Temas da Verdade Espírita;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e
Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia
Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Insigne Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
(Tais e.Books foram produzidos de 2010 a 2018).
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Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br
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