Fernando
Rosemberg Patrocínio
(22º. e-Book)
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
= = = = =
O HOMEM
INTEGRAL
(REFLEXÕES)
= = = = = =
= = = = = = = = = = = = = = = =
Introdução
Capítulo 1: FÓRMULA DO HOMEM INTEGRAL
Capítulo 2: UMA PERFEITA CONFIRMAÇÃO
Capítulo 3: ORGANISMO BIOPLASMÁTICO
Capítulo 4: PALINGENESIA E EVOLUÇÃO
Capítulo 5: AS FUNÇÕES DO PERISPÍRITO
Capítulo 6: PERISPÍRITO E CORPO MENTAL
Capítulo 7: CONSTITUIÇÃO QUATERNÁRIA
Capítulo 8: AS POTÊNCIAS DO ESPÍRITO
Bibliografia
Relação Nossos e.Books
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Introdução
No referido e.Book trataremos de temas já mui bem difundidos em
nosso meio, porém, com novas visões dos mesmos, pois que as idéias e revelações
do Espiritismo são, digamos assim: inestancáveis.
Logo, se o referido e.Book aborda temas já bem debatidos, ele contém,
igualmente, temas novos, ou, novas confirmações filosóficas e matemáticas do
Homem Integral, do que se infere, pois, que os Amigos da Espiritualidade de
fato nos envolvem com seus pensamentos e nos ministram suas inspirações,
bastando apenas que tenhamos alguma afinidade com tais para capta-las,
entende-las e dissemina-las.
Dir-se-ia, entretanto, que não pode se confiar sempre nos insight,
em nossas intuições, ou, inspirações, pois que, do outro lado, na Dimensão do
Espírito, há também os mistificadores, elementos os quais, não se pode dar
guarida em nossas casas cerebrais, ou, mentais, ou, ainda, conscienciais. Entrementes,
busco pautar as recepções noúricas pela lógica, pela racionalidade, bem como
pela minha vivência no campo experimental que, por sua vez, encontra-se
embasado de aspectos não só espirituais e morais, mas também acadêmicos e
formais.
No mais, o tempo dirá quem tem razão!
Vamos, pois, ao que de fato interessa, ou seja: ao brevíssimo conteúdo
do presente e.Book.
O Amigo de Sempre: Rosemberg:
Um aprendiz da Imortalidade, como Você:
Meu Prezado e Ilustre Leitor.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Capítulo 1
FÓRMULA DO HOMEM INTEGRAL
Noutros textos de minha autoria estive propondo que: com o advento
do Espiritismo - mas não só por tal - ficou-se sabendo que o Homem se equaciona
por uma singela formulação matemática, de configuração:
(1) [( Homem )] = [( Espírito + Bio-Matéria )]
Que poderia denominar-se: Fórmula do Homem Integral ou Fórmula
Bio-Psíquica do Homem, ou, se o quiserem: Fórmula Transcendental Humana.
E, outra vez, um jovem internauta, pouco versado em Matemática,
como ele próprio o reconhece, questiona-me: por quê? Acho que já respondi isto
noutro texto, ou e.Book, mas devo repetir e frisar que:
Da referida Fórmula, se passarmos, o quesito “Espírito” para o
primeiro termo e respeitarmos a regra dos sinais instituídos pela Matemática,
temos:
(2) [( Homem – Espírito )] = [( Bio-Matéria )]
Ou seja: no Homem sem Espírito temos apenas a Bio-Matéria
desprovida de Consciência, do Ser imortal.
Explicando mais ainda: se retirarmos o Espírito do Homem, lhe sobra
apenas a Matéria Biológica; é o que se verifica na morte, pois que o Espírito,
em sua transcendência, permanece vivo, porém, noutro plano vibracional de sua
existencialidade.
E, por outro lado, se procedermos ao seguinte equacionamento, e,
também considerando a regrinha dos sinais, temos:
(3) [( Homem – Bio-Matéria )] = [( Espírito )]
Pois o Homem, sem a sua vestimenta corporal, ou, Bio-Material, ele
é Espírito, o Ser pensante e moral que existe em nós: Seres humanos.
Donde dizer-se, pois, e, de modo muito simples e fácil de entender,
que o Espírito é tudo quanto nos constitui intelectualmente e moralmente, ou
seja, em nossa vida psíquica integral, que inclui inteligência, racionalidade,
lógica, valores éticos, idiossincrasias e etc.; e quanto ao resto, da
Bio-Matéria, e seus instintos, propriamente falando, tal apenas nos servira e
nos serve como instrumento de progresso e de ascensão, o que prova a Bondade
Divina de nos permitir tantos corpos quanto o precisarmos para a nossa
purificação e aprendizados de Suas Leis: eternas e imutáveis.
Portanto, penso que referida Fórmula retrata bem a realidade do
Mundo, realidade inserida em todas as espécies da natureza, sem subterfúgios ou
inverdades dos pensadores céticos, dos materialistas ou ateus, que, por sua vez,
descrêem do Espírito, Indivíduo palingenésico e, portanto, imortal, já provado
e comprovado cientificamente pelo Espiritismo, pela Metapsíquica, pela
Parapsicologia com os mais importantes sábios da humanidade terrena.
Assim, pois, o Espiritismo e a Ciência se completam
mutuamente, cada qual em seu campo de ação que, afinal, se entrosam mutuamente
pela junção de seus resultados e, no campo da Matemática, temos dado alguma
colaboração em tal sentido, como, por exemplo, neste Capítulo mesmo, bem como em
nosso terceiro e.Book: “Espiritismo e Matemática”; ou, se o quiserem no décimo
sétimo (17º.) de título: “Geometria e Álgebra Palingenésicas”; e tantos outros
mais.
Assim, pois, da presente Fórmula do Homem Integral, temos uma sua
perfeita igualdade matemática em todos os sentidos, pois que:
(1) [( Homem ) = ( Espírito + Bio-Matéria )]
E, vimos que:
(2) [( Homem – Espírito ) = ( Bio-Matéria)]
E isto, trocando em miúdos, quer dizer que o primeiro termo (Homem
– Espírito) é igual ao segundo termo, ou seja:
[( Bio-Matéria ) = ( Bio-Matéria )]
E, com o próximo item, temos:
(3) [( Homem – Bio-Matéria ) = ( Espírito )]
Ora, se conforme o primeiro termo, retirarmos a Bio-Matéria do
Homem, ou seja, se retirarmos o veículo somático do mesmo, óbvio que lhe
sobrará apenas e tão-somente o Espírito que lhe resulta, o que se confirma
lógica e matematicamente que:
[( Espírito ) = ( Espírito )]
Ora, tudo isto é muito preciso e lógico para os entendidos do
assunto, ou seja: para os matemáticos; mas não o é para os leigos, e, por isto,
estou fazendo constar referidas situações para elucidarem-se ainda mais nossas
descrições filosóficas e matemáticas. Ok?
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Capítulo 2
UMA PERFEITA CONFIRMAÇÃO
Se, do
ponto de vista: algébrico e matemático, poder-se-ia conceber o Homem tal como
proposto em nossa abstração anterior, sabe-se, entretanto, que o mesmo, em sua
integralidade e junção psicofísica (do Espírito e da Bio-Matéria) se estruturam
uníssonos por:
Homem: Espírito, Perispírito e Corpo Físico, ou, Bio-Material, ou,
simplesmente: Biológico; que, em sua visão conjunta, temos:
Homem = Espírito/Perispírito/Biológico
Ou, noutro modo de ver, por ligação ou conexão (=c=):
Homem = Espírito (=c=) Perispírito (=c=) Biológico
Que, com a Morte Biológica do Homem, ressurgem o Ser (Espírito) e o
seu referido envoltório Perispirítico noutra dimensão de sua perene
existencialidade:
(Ressurgimento do Ser)
^ ^
| |
Homem = Espírito/Perispírito/Biológico
| |
v
v
(Morte Biológica do Homem)
Logo, Espírito e Perispírito não desaparecem com a morte do Homem,
pois que ressurgem no Mundo Espiritual donde provieram, via reencarnatória, ao
Mundo terreno.
Assim, pois, o Espiritismo, em suas bases codificadas, institui que
o Homem é constituído por três componentes fundamentais: o Espírito imortal,
sede da inteligência e do senso moral; o Perispírito, ou Corpo Espiritual que é
inseparável daquele; e o Organismo Físico-Biológico, veículo somático que, por
sua vez, é animado pelo Princípio Vital.
Todavia ainda se desconhece a natureza íntima do Espírito. As obras
codificadas por Kardec ensinam que o Espírito se assemelharia:
“A uma chama, um clarão, ou uma centelha etérea”. (Vide: “OLE” – AK
– 1857).
E, outra delas, alega que a Alma, sinônimo de Espírito:
“É o pensamento”,
Ou, noutros termos:
“Um ponto que não pode ser explicado”.
E, concluindo, instrui que:
“Vós pesquisais o Perispírito; nós outros, agora, pesquisamos a
Alma. Esperai, pois”. (Vide: “OLM” – AK – 1863).
Mas Kardec, incansável pesquisador, não lidara, na prática, com um
dos fenômenos que, cientificamente, é um dos mais comprobatórios do Espírito, fenômeno
reproduzível e que constitui a Prova Cabal do Espírito, do Perispírito, e,
portanto, de nossa imortalidade noutro plano existencial: trata-se da
Materialização do Espírito livre, que o faz, por uma emanação fluídica do
médium: o ectoplasma.
Em tal circunstância, ou sessão mediúnica da maior seriedade, há,
comumente, uma vasilha contendo parafina fervente e outra contendo água fria.
Tais Espíritos, momentaneamente materializados, em muitas
situações, meteram as mãos nessa substância fervente para compor cópias (uma
espécie de “luva”) de suas mãos que, com isto, intencionavam deixar provas
inabaláveis do fenômeno referido. E quem, ou quais, dos pesquisadores
participantes de tais sessões, ousariam meter as mãos naquela parafina superaquecida?
E, mais ainda, se alguém o fizesse, como se poderia retirar o molde
rígido sem quebrar a “luva”, haja vista que o punho é mais estreito que o
metacarpo. Isto, por si só, já é prova bastante do fenômeno em si, e, portanto,
do Espírito livre da matéria, mas com seu Perispírito, sendo capaz de agir
sobre ela.
Gustave Geley (1868 – 1924), um dos mais notáveis pesquisadores das
materializações que, aliás, tornara-se referência obrigatória no estudo do
ectoplasma, dito cientista, para não permitir fraudes, se utilizava do seguinte
e mui simples expediente: o de colocar na parafina alguma substância química
dele tão somente conhecida e de fácil identificação em laboratório; mesmo o sal
de cozinha serve de prova incontestável.
Dito expediente revelaria, de pronto, se a parafina fora trocada ou
não em caso de uma eventual fraude; ou seja: se alguma luva parafínica
pré-fabricada fosse introduzida na referida sessão.
Em suma, as confirmações e provas científicas do Espírito imortal com
o seu Envoltório fluídico (Perispírito) são as mais diversas, sendo a sua
Materialização, por meio do ectoplasma, mais uma delas; confirmação que, a meu
ver, considero como a Prova Cabal, Perfeita, sendo tal, uma espécie de
Reencarnação do Espírito, porém, de curta duração, transitoriamente fugaz.
Logo, o Espiritismo de Kardec e dos demais que se lhe seguem, bem
como em sua versão Metapsíquica dos renomados Richet, Geley, Crookes e tantos
outros mais, há que ser estudado e considerado pelos cientistas do Século 21;
isto é, se eles tiverem maturidade, mas, sobretudo, humildade para enxergar o
óbvio: o fato do Espírito palingenésico, e, portanto, imortal, que é criação de
um Ser Supremo, ou, do que queiram, em seu entendimento, deduzir ou proclamar.
É aguardar para ver; pois que o Perispírito, como se verá no
próximo Capítulo, já vem sendo alvo de pesquisadores do nosso tempo.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Capítulo 3
ORGANISMO BIOPLASMÁTICO
E o fato é que o Perispírito, neologismo criado por Kardec, estivera
recebendo, no curso do tempo, as mais diversas denominações. Na Codificação
Espírita temos que, no Homem, o Perispírito:
“... não fica circunscrito pelo corpo, mas irradia ao seu derredor e
o envolve como que por uma atmosfera fluídica”.
Em suas atribuições várias, o Perispírito:
“... é o princípio da vida orgânica e material; o laço pelo qual o
Espírito atua sobre a matéria, e vice-versa, a matéria atua sobre o Espírito”.
De tal forma que o Perispírito:
“... representa importantíssimo papel no organismo e numa multidão
de afecções que se prendem à fisiologia, assim como à psicologia”.
Por conseguinte:
“... quando as ciências médicas tiverem na devida conta o elemento
espiritual na economia do Ser, elas terão dado um grande passo e horizontes
inteiramente novos se lhes patentearão”. (Vide: “Codificação Espírita” – Allan
Kardec - Editoras diversas)
Mais atualmente, a Ciência russa descobriu o Corpo Bioplásmico, ou
Bioplasmático, nome dado ao organismo energético correspondente ao Perispírito.
As pesquisas, e os resultados de tais cientistas estão enfeixados em volumoso
livro: “Experiências Psíquicas Além da Cortina de Ferro” (S. Ostrander e L.
Schroeder – Cultrix), que deveria ser lido por todo elemento que pretenda
ampliar seus horizontes culturais.
Para H. Pires:
“O Corpo Bioplásmico, correspondente em estrutura e funções ao
Perispírito ou Corpo Espiritual conforme o Espiritismo representa uma revolução
copérnica nas ciências médicas e biológicas”. (Vide: “Mediunidade: Vida e
Comunicação” – J. H. Pires - Edicel).
E, em página de título “Perispírito”, onde faz um histórico
retrospectivo e uma profunda análise de suas propriedades e funções, o Espírito
Joanna de Angelis declara que o Perispírito está consentâneo:
“... aos últimos descobrimentos nas experiências de detecção por
efluvioscopia e efluviografia, com a denominação de Corpo Bioplásmico, que o
apóstolo Paulo já o chamava de Corpo Espiritual, conforme escreveu aos
Coríntios (1ª. Epístola, 15:44), Corpo Corruptível, logo depois, na mesma
Epístola, verso 53, ou Alma, na exortação aos companheiros da Tessalônica (1ª.
Epístola, 5:23), sobrevivente à morte”. (Vide: “Estudos Espíritas” – Joanna de
Angelis – médium: Divaldo P. Franco – Feb).
Assim, muitos confrades, e confreiras, já se manifestaram ou deram
sua opinião, mais ou menos acertada, relativamente ao Corpo Bioplásmico do
Homem e dos Seres vivos, descoberta dos cientistas soviéticos; mas penso que os
aqui citados são o bastante para nossa reflexão doutrinária.
Por outro lado, que se respeite a elevação espiritual de Joanna de
Angelis, aquela mesma que dera sua parcela de contribuição ao Espiritismo
kardequiano no Século 19 com as mensagens: “A Paciência” no capítulo IX, e
“Dar-se-á Àquele Que Tem” no capítulo XVIII, ambas constantes de “O Evangelho
Segundo o Espiritismo”, sob o pseudônimo de “Um Espírito Amigo”, tratando-se,
pois, de um Espírito de alta hierarquia e merecedor, portanto, de nossa maior credibilidade.
Assim, pois, as suspeitas do Perispírito, ou, Corpo Espiritual do
homem e dos demais seres vivos, estão hoje ratificadas pelos mais eminentes
sábios do Mundo terreno, recebendo nominações modernas de:
-Campo Morfogenético, do biólogo Rupert Sheldrake;
-Campos da Vida, de Harold Saxton Burr;
-Modelo Organizador Biológico, de Hernani Andrade;
-Corpo Bioplasmático, dos cientistas russos; e:
-Outras denominações de similares propriedades e funções.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Capítulo 4
PALINGENESIA E EVOLUÇÃO
O Espiritismo preceitua
que os Espíritos, Seres inteligentes da criação, estão envolvidos por um Corpo
Fluídico semi-material (de partículas quânticas?), que tem como origem o fluido
cósmico universal. Dir-se-ia, entretanto, que referido Corpo é aparelhagem bastante
complexa, agregada que está em torno de um Foco de Inteligência, onde, e,
quando, adquire vida e funcionalidade, propriedades e funções.
Por meio do Instrumento Perispirítico,
ou, Corpo Espiritual, é que os Espíritos tomam a forma que queiram,
surgindo-nos algumas vezes, quer em sonho, quer no estado de vigília; situação
esta, ou aquela, em que apresentam sempre, e, normalmente, feições tipicamente
humanas, prevalecendo, de modo geral, as da última encarnação.
Isto porque tais
Espíritos, em sua maioria, são oriundos do Mundo terreno mesmo que, por seu trespasse,
ou desencarne, se transferiram para a outra vida, outra faixa vibratória do seu
psiquismo, sua vida mental; enquanto outros, de tão imensa população, seriam
Espíritos provenientes de outras plagas, outras esferas físicas ou espirituais.
Ora, se a população do Orbe
terreno cresce cada vez mais, de onde proviriam tantos Espíritos senão de
outras esferas, outras moradas físicas, fluídicas, espirituais?
Por outro lado, já fora
dito que todos os Mundos são solidários entre si. E, portanto, existem e
coexistem numa relação de operosidade e auxílio mútuo, sendo tais migrações,
uma contingência natural dos mais distintos Orbes e planos mentais, consoante
suas inevitáveis mudanças evolutivas. Mudanças, pois, onde os Espíritos tanto
podem escalar Mundos superiores, como descer a inferiores, por merecimento, no
primeiro caso, ou, por expiação, no segundo; podendo verificar-se, igualmente,
por missão, onde tudo e todos estão determinados a aprender sempre, adquirindo
novas experiências e conquistando novos patamares conscienciais e morais.
Para exemplificar um caso
concreto, a obra de Kardec cita, aqui e ali, situações de expiação ou de Queda
Espiritual. Na ‘RE’, por exemplo, sobre o caso de um indivíduo que havia
cometido grave crime de cinco crianças, um Espírito superior alertara sobre a
posição de tal criminoso numa nova existência, informando que:
“Se o arrependimento vier
apagar, não totalmente, mas ao menos em parte, a enormidade de suas faltas,
então ficará na Terra; se, ao contrário, persistir no que chamais de
impenitência final, então irá para um lugar onde o homem se encontra no nível
dos animais”. (Vide: “Revista Espírita” – AK – Outubro de 1858 – Edicel).
E, apesar de tantas
provas, ainda há os espíritas que recusam a Queda Espiritual, quando a mesma é
citada e mostrada em várias obras do Espiritismo de Allan Kardec; sendo que, no
caso em foco, o Espírito faltante poderia retornar, por sua queda involutiva,
ao plano dos animais. (Vide nossa ‘Trilogia’ de e.Books: “O Livro dos Espíritos:
Queda Espiritual”; “O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos” e “O Livro dos Espíritos:
Simples e Complexo”).
Mas, de retorno ao tema de
que tratávamos, repiso que os Espíritos tanto podem escalar Mundos superiores,
como descer a inferiores, por merecimento, no primeiro caso, ou, por expiação,
como no caso exemplificado; havendo casos, entretanto, de missão, onde tudo e
todos estão determinados a aprender sempre, adquirindo novas experiências e
conquistando novos patamares conscienciais e morais, como já visto e já citado supra.
Assim, pode-se dizer que
as diferenças entre os Espíritos, ou seja, do contingente total de encarnados e
de desencarnados, pode-se dizer que tais diferenças residem nos graus
evolutivos alcançados, ou seja, nas realizações de ordem intelecto-moral.
Entretanto, deve-se
reiterar que tudo, e todos, constituem aspecto unitário, monista, onde
encarnados e desencarnados formam um Todo completo e único, que se entrosa, se
comunica, não importando o meio em que o Indivíduo se encontre, seja aqui, seja
acolá, encarnado no Mundo ou desencarnado com sua Veste Perispiritual. De tal
modo que: somos, paradoxalmente ao exposto, duas humanidades:
-Que se influenciam
mutuamente, pois o Mundo Espiritual interpenetra o Mundo Material, estando
tudo, e todos, fundidos em uma só esfera psíquica ou mental: a dos Espíritos
livres e dos encarnados, vistos não mais em franca oposição e distanciamento, e
sim de forma integrada e única, se relacionando no concerto de uma sociedade
cósmica, solidária e universal:
-Que se revezam
alternadamente: ora na vida espiritual, ora na material, que são aspectos
distintos de uma grande realidade que, em sua dinâmica mesma, di-se-ia que suas
experiências se sucedem em ordem crescente e contínua, ora num plano, ora
noutro, onde tudo, e todos, se submetem à Lei do Progresso, conquanto as
rebeldias dos que se estacionam ou se quedam na ordem espiritual.
Mais ainda, deve-se dizer
que o Perispírito, seja na vida espiritual, seja durante a reencarnação,
presta-se a sutis alterações em sua constituição molecular, purificando-se na
medida em que o Espírito se aperfeiçoa em níveis de saber e moralidade. Assim,
nos Espíritos mais crescidos e moralizados, o Perispírito é tão diáfano e sutil
como se não existisse; já, nos primitivos e brutalizados, ele é entremeado de
fluidos densos, grosseiros, tal como densa túnica animal.
Em se adiantando o
Espírito na escala evolucional, o Perispírito acompanha tal mudança de padrão
vibratório, se purificando com a purificação do Ser, do Comando Mental. Assim,
o progresso dos Espíritos se faz por inúmeras reencarnações, pois, consoante o
Mestre: “Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo”;
verificando-se, pois: “muitas moradas (Mundos) na casa (Universo) de meu Pai”.
(Jesus).
E, uma vez chegados à
condição de Espírito Puro, meta a ser alcançada por todos nós, o Indivíduo não
terá mais nenhuma afinidade com a Matéria, quando então houve de superar todos
os processos da renovação periódica e evolutiva dos Mundos.
Nesta condição,
presume-se que o Espírito venha a privar-se definitivamente do instrumental
perispirítico, fazendo-se identificar, nas altas esferas espirituais, pelo seu
estado de angelitude e pureza.
Neste novo estado, pois, esgota-se
tudo o que é de ordem transitória e relativa: as mudanças evolucionárias, o
tempo, a medida, pois que o progresso espiritual leva a um tipo de existência
diferente, em que se concorre para o cumprimento das Leis Divinas, para a Ordem
e a Harmonia universais.
Trata-se, pois, de um
tipo de Consciência e de vida sem tropeços, sem as angústias e fadigas da vida
corporal: tal como espécie de imobilidade na perfeição; mas não ociosidade e
fim do seu dinâmico funcionamento.
Noutros termos: trata-se
uma forma de operosidade onde todos atuam pela manutenção da Obra de Deus,
executando movimentos de outro tipo: Estável na Perfeição, ou seja: na Correta
e Definitiva Posição da Obra Concluída em Deus-Pai: Nosso Criador.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Capítulo 5
AS FUNÇÕES DO PERISPÍRITO
Quais seriam as propriedades do Perispírito? Quais seriam suas
funções?
Primeiramente, diga-se que, no estado de reencarnado, o Corpo
Espiritual irradia suas energias para o exterior do Corpo físico originando a
aura, túnica eletromagnética composta de eflúvios vitais e também
perispiríticos; e, em sendo expansível, o Perispírito permite ao Espírito
desprender-se do corpo denso e projetar-se na dimensão espiritual através dos
fenômenos sonambúlicos, da bicorporeidade, da EQM, do repouso pelo sono e da
projeção astral consciente.
Por sua identidade com os fluidos espirituais, o Perispírito humano
assimila-os com facilidade; e vice-versa, ele é o intermediário na
transferência ou doação de fluidos nos processos de passes mediúnicos ou
magnéticos.
O Perispírito, indubitavelmente, é o princípio da manifestação
mediúnica; na Psicofonia, por exemplo, o Espírito comunicante aproxima-se do
médium e o envolve com suas vibrações; realizando-se a fusão fluídica, tal como
uma espécie de interpenetração psíquica, o Espírito transmite, então, suas
volições ao Espírito reencarnado ou médium da esfera material. Entretanto,
Espíritos mais elevados dispensam sua aproximação com o médium, exercendo a
telepatia ou comunicação à distância, uma atividade da qual somos ainda
bastante primários, mas alcançaremos por evolução.
Assim, é por intermédio do Perispírito que os Espíritos atuam sobre
os homens nos fenômenos de Efeitos Inteligentes (psicofonia, inspiração,
intuição, e etc.) e sobre as coisas materiais no que se conhece por Efeitos
Físicos (materialização, ruídos, transporte, etc.), que são, todos eles,
fenômenos mediúnicos, e mesmo estes últimos dependem do médium, conquanto, à
sua revelia.
Por outro lado, sabemos que a morte é uma transformação, uma
passagem do Espírito para outra dimensão existencial; nela, ou seja, na morte
do soma físico, o Perispírito não desaparece como já visto e citado; tal irá
desprender-se gradualmente dos laços que o prendem ao corpo denso até deixar o
Espírito completamente livre.
E a reencarnação será a sua volta ao Mundo, ao plano da
materialidade carnal. Em assim sendo, se o Homem é um Espírito reencarnado,
quais seriam os encaixes do seu Perispírito com o veículo denso, ou, ao
estrutural bio-fisiológico propriamente falando?
Examinando referida questão, Kardec ponderava com relação ao evento
reencarnatório, que o Perispírito, detendo certas propriedades vitais, se une,
molécula por molécula, ao novo corpo em formação nele se enraizando tal como
uma planta na terra. Já, para Emmanuel, que o complementa, o Perispírito se une
ao corpo: átomo por átomo, se materializando para o desempenho de novos
trabalhos e progressos no Mundo das formas.
Assim, é no fenômeno reencarnatório, pelo visto, que o Perispírito
exerce sua função primordial; por automatismos do próprio veículo perispirítico
- pois que nele registra-se toda a sua história ontogenética, e mesmo
filogenética das espécies - ele aí se mostra como organizador do novo complexo
orgânico, quando, simultaneamente, rememora todas as formas pretéritas já
consolidadas (“a ontogênese recapitula a filogênese”), sendo o Perispírito,
pois, o diretor da embriogênese que, certamente, culminará na edificação de um
novo organismo para inéditas experiências nos Mundos materiais.
Ora, se não era possível resolver o problema da Alma, como Ser
imaterial, atuar sobre o corpo material, a Ciência Espírita vem solucionar a
questão, e de forma empírica, com um terceiro elemento: o Perispírito:
organismo semi-material, que participa da natureza de ambos, sendo, portanto, o
mediador entre o Espírito e a Matéria.
De fato, e, para nós, espiritistas, pensamos ser o Perispírito um
intermediário, um campo situado entre o Espírito e corpo físico, competindo a
ele levar do corpo para o Espírito suas diversas impressões e sensações; e, em
sentido inverso, transmitir ao corpo as volições da Alma, suas ordens, sua
vontade.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Capítulo 6
PERISPÍRITO E CORPO MENTAL
Tanto a Ciência, como o Espiritismo, tem admitido que o espaço
universal à nossa volta - e que se mostra aparentemente vazio - está ocupado
por imensurável massa de partículas, uma espécie de éter cósmico disseminado
pelas vastidões galácticas que, por sua fluidez, interpenetra o conjunto de
Seres e coisas dos inúmeros Orbes, desde a crosta às mais profundas camadas
geológicas.
Mas, para o Espiritismo há mais!
Numa harmoniosa escala ascendente, as coisas do reino mineral
entrosam-se às do reino vegetal, e, as deste, com os domínios do reino animal
que, a seu turno, possui pontos de contacto com o homem. Tais relações,
entretanto, não param por aí. Afinal, o homem é um Ser de natureza um tanto
desconhecida, e, mais ainda: Imortal, sendo designado, na forma mais
compreensível a todos de: Espírito.
Espírito, que, por sua vez, possui elos de contacto, ou melhor, de
sintonia vibratória com seus semelhantes espirituais que, por serem Espíritos
desencarnados, eles apresentam, tal como aqui, no Mundo físico, caracteres
éticos e cognitivos os mais diversificados, ocupando o ápice da escala evolutiva
os Seres vulgarmente chamados anjos, arcanjos e serafins a que o Espiritismo,
mais judiciosamente, designa Espíritos Puros.
Mas como nossos estudos estão rumando para o conhecimento das
regiões espirituais mais próximas da Crosta terrestre, verifica-se que, também
ali, como não poderia deixar de ser, o Perispírito tem suas propriedades e
funções inerentes à sua esfera de origem, o Mundo Espiritual. De tal forma que,
se a morte não nos modifica de súbito, é compreensível que os humanos transfiram
para a pátria espiritual sua condição mental mesma, suas convicções, crenças ou
descrenças, virtudes ou vícios, cultura ou sua pouca instrução, carregando, em
suma, tudo o que representa valores da Alma, sejam eles nobilitantes ou
degradantes, superiores ou inferiores.
O Espiritismo, pois, preceitua que nos imensos espaços que
circundam o nosso Orbe, a que chamamos espirituais, organiza-se a imensa
população dos Espíritos em seus diversos graus de adiantamento, saber e
moralidade. Para André Luiz, confiável Espírito da lavra xavieriana, os
desencarnados estabelecem-se em colônias-cidades localizadas em planos que se
superpõem uns aos outros, desde regiões sub-crostais às mais excelsas regiões
astrais, impondo curso rotineiro à sua jornada evolutiva para a perfeição.
Para eles, o Perispírito é o instrumento mesmo de sua atividade, o
veículo físico por excelência, ainda que um tanto modificado no que tange aos
fenômenos genésicos e nutritivos, se comparado ao organismo biológico do
passado reencarnatório.
Mas tem mais!
Para o citado André Luiz, em espaço de permeio, ou seja, entre o
Espírito propriamente falando e o Perispírito, assinala-se a existência de outro
organismo: o Corpo Mental, que não só preside a formação perispirítica, bem
como, por extensão, a constituição física do organismo biológico no Mundo. O
Corpo Mental, por conseguinte, haverá de responder pelas linhas de força que
detém o magno papel de plasmar o Perispírito, com seus centros vitais,
propriedades e funções inerentes à vida espiritual e, consequentemente,
material.
Segue-se daí que o Corpo Perispirítico, conquanto represente um
campo periférico de notáveis propriedades, ele não deverá ser o detentor
primeiro, e definitivo, de nossas experiências pretéritas, dos registros
informacionais que marcaram nossa passagem pelos reinos inferiores da criação.
Ao demais, o Perispírito sofre intensas transformações nas circunstâncias que
antecedem o início do processo reencarnatório, restringindo-se, ou, reduzindo
seus espaços intermoleculares, verificando-se, inclusive, perda de algumas
substâncias e energias que o compõem na eventualidade.
Pelas razões colocadas, inferir-se-á que aqueles registros, atuais
ou mais remotos, embora se reflitam, tal como registro imponderável do Perispírito
- nele não se localizam - e sim, nas telas compositoras de outro organismo: o
Corpo Mental, estruturação mais sutil, a constituir-se, quiçá, em zona de
caracteres definitivos do Espírito, que irradia suas potencialidades psíquicas
como um foco de luz, induzindo e refletindo-se na roupagem eletromagnética do
Perispírito.
Assim posto, pressupõe-se que o Perispírito seja, efetivamente, um Organismo
sutilizado e, portanto, extremamente etéreo em relação ao soma biológico;
porém, é ele, o Perispírito, em relação ao Corpo Mental, um veículo
dimensionalmente mais denso, apto, pois assim, ao mútuo entrosamento com as
substâncias grosseiras do nosso estágio bioquímico.
Quero dizer, já nos finalmente, que as energias criativas da vida
haverão de sediar-se, muito provavelmente, em zona psíquica de maior
profundidade, em faixa de processos mentais ainda inabordáveis, cujos impulsos
o Perispírito reproduz por repercussão, atendendo aos apelos do referido Corpo
Mental.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Capítulo
7
CONSTITUIÇÃO
QUATERNÁRIA
Assim, pois, já no encerramento do presente e.Book,
conclui-se com André Luiz, que:
“Para definirmos, de alguma sorte, o Corpo Espiritual
(Perispírito), é preciso considerar, antes de tudo, que ele não é reflexo do
Corpo Físico, porque, na realidade, é o Corpo Físico que o reflete, tanto
quanto ele próprio, o Corpo Espiritual, retrata em si o Corpo Mental que lhe
preside a formação”. (Vide: “Evolução Em Dois Mundos ” – F.C.Xavier – Feb)
Na primeira de sua importante Série, revela-nos André Luiz
que, após um estafante dia de trabalho na Colônia Espiritual que o acolhera
amorosamente após o seu desencarne, que estando:
“Recolhido ao quarto confortável e espaçoso, orei ao Senhor
da Vida agradecendo-lhe a bênção de ter sido útil. A ‘proveitosa fadiga’ dos
que cumpre o dever não me deu ensejo a qualquer vigília desagradável”.
“Daí a instantes, sensações de leveza invadiram-me a Alma
toda e tive e impressão de ser arrebatado em pequenino barco, rumando a regiões
desconhecidas. Para onde me dirigia? Impossível responder. A meu lado um homem
(Espírito) silencioso sustinha o leme. E qual criança que não pode enumerar nem
definir as belezas do caminho, deixava-me conduzir sem exclamações de qualquer
natureza, extasiado embora com as magnificências da paisagem. Parecia-me que a
embarcação seguia célere, não obstante os movimentos de ascensão”.
“Decorridos minutos, vi-me à frente de um porto maravilhoso,
onde alguém me chamou com especial carinho”:
“-André!... André!...”
“Desembarquei com precipitação verdadeiramente infantil.
Reconheceria aquela voz entre milhares. Num momento, abraçava minha mãe em
transbordamentos de júbilo. Fui conduzido, então, por ela, a prodigioso bosque
onde as flores eram dotadas de singular propriedade – a de reter a luz,
revelando a festa permanente do perfume e da cor”.
“Tapetes dourados e luminosos estendiam-se, dessa maneira,
sob as grandes árvores sussurrantes ao vento. Minhas impressões de felicidade e
paz eram inexcedíveis. O sonho não era propriamente qual se verifica na Terra”.
“Eu sabia, perfeitamente, que deixara o veículo inferior
(Perispírito) no apartamento das câmaras de retificação, em ‘Nosso Lar’ (referida
Colônia em que estagiava), e tinha absoluta consciência daquela movimentação em
plano diverso”. (Vide: “Nosso Lar” – F.C.Xavier – Feb).
Por aí temos que o referido Espírito André Luiz desprendera-se
do Perispírito (veículo corporal de sua constituição noutro plano existencial)
e o transcendera em outro plano com um outro veículo de manifestação, ou seja,
com o referido Corpo Mental.
Creio que tais instruções nos bastam ao entendimento, pois se
sabe que no meb (movimento espírita brasileiro), há uma abundante literatura
retratando os mais diversos corpos espirituais da Consciência, não sendo, pois,
tais informações, de uma total e completa credibilidade; já, as de André Luiz
se nos parecem mais confiáveis pela sua seriedade, pela conjunção com a ciência
moderna, e mais ainda, pela pureza de sua fonte mediúnica, ou seja, por
Francisco C. Xavier.
Assim, pois, se a obra de Allan Kardec revela que o Homem se
constitui de um Complexo Trinitário formado por:
-Espírito, Perispírito e Bio-Matéria constituída e animada
pelo Princípio Vital...
Temos que a obra de Xavier, num complemento a tal, nos faz
compreender o Homem como um Complexo não só Trinitário, mas sim: Quaternário,
pois se constitui de forças que o integram por:
-Espírito, Corpo Mental, Perispírito e Bio-Matéria constituída
e animada pelo Princípio Vital.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Capítulo 8
AS POTÊNCIAS DO ESPÍRITO
Eis aí, pois, neste início do Terceiro Milênio, nossas
reflexões de um Novo Homem, onde sua Consciência, de estrutura ôntica
palingenésica e, portanto, imortal, é fulcro dotado de inúmeras potências que,
por sua vez, se integram na constituição de um Ser Único, Integral, obra do
Existente, do Eterno, que, por sua vez, É Partícipe de nossas provas e
redenções por Sua Imanência e Presencialidade Universal.
Dentre tais potencialidades do Espírito, uma se destaca tal como
espécie de Tribunal, que, por sua vez, se instala em nossa própria Consciência,
nos julgando pelo bem ou pelo mal alhures praticado.
Mas, Deus, acima de tudo, é Justo, como também abundante de
Misericórdia, expressando, pois, que as oportunidades de regeneração são
infinitas, proporcionando ao Ser sua reentrada evolutiva aos mais altos planos
de sua origem, no que se concebe como: ‘Sistema’ Espiritual Perfeito na Ordem
da Criação; sendo o Mundo, pois, bem como o Universo físico que lhe integra: um
‘Anti-Sistema’ surgido daquele outro: o referido ‘Sistema’, da notável visão
intuitiva de Pietro Ubaldi.
Assim, pois, em meu próximo e.Book (“Espiritismo e
Filosofia”), e, se o Pai mo permitir, tratarei de abordar, com maiores
detalhes, referidas potências do Espírito, que, neste finalmente, tratou-se,
apenas, de um esboço, cuja complexidade, pois, estaremos a ver e a constatar a
partir de nós mesmos, sem que as percebamos em sua naturalidade de Ser e de
Viver, de Pensar e de Trabalhar, amando a Deus acima de todas as coisas e ao
seu próximo como a Si mesmo.
= = = = = = = = = = = = = = =
= = = = = = = = = = = =
Despeço-me com um abraço a todos:
= = = = = = = = = = = = = = =
= = = = = = = = =
Fernando Rosemberg
Patrocinio
Fundador de Núcleo Espírita Cristão; Articulista; Coordenador de
Estudos Doutrinários; Palestrante e Escritor com dezenas de e.Books gratuitos
instalados em seu blog abaixo transcrito.
BIBLIOGRAFIA
-“Obra Completa de Allan Kardec” – Edts. Diversas;
-“Obra Completa de Pietro Ubaldi” – Editora Fundapu;
-“Obra Completa de Chico Xavier” – Edts. Diversas; Internet;
sendo destacáveis no presente e.Book:
-“Evolução em
Dois Mundos ” – André Luiz – Feb; e:
-“Nosso Lar” – André Luiz – Feb;
-“Mediunidade: Vida e Comunicação” – J. H. Pires – Edicel;
-“Estudos Espíritas” – Joanna de Ângelis – Feb; e
-“Bíblia Sagrada” – Versões Católica e Pentecostal.
Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio
01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo e Progressividade;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Temas da Verdade Espírita;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese
do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia
Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Insigne Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
(Tais e.Books foram produzidos de 2010 a 2018).
...............................................
Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br
........................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário