domingo, 9 de junho de 2019

O HOMEM INTEGRAL: REFLEXÕES (22o. e.Book)


Fernando Rosemberg Patrocínio

(22º. e-Book)

 = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

O HOMEM INTEGRAL
(REFLEXÕES)

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Introdução

Capítulo 1: FÓRMULA DO HOMEM INTEGRAL

Capítulo 2: UMA PERFEITA CONFIRMAÇÃO

Capítulo 3: ORGANISMO BIOPLASMÁTICO

Capítulo 4: PALINGENESIA E EVOLUÇÃO

Capítulo 5: AS FUNÇÕES DO PERISPÍRITO

Capítulo 6: PERISPÍRITO E CORPO MENTAL

Capítulo 7: CONSTITUIÇÃO QUATERNÁRIA

Capítulo 8: AS POTÊNCIAS DO ESPÍRITO

Bibliografia

Relação Nossos e.Books

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Introdução

No referido e.Book trataremos de temas já mui bem difundidos em nosso meio, porém, com novas visões dos mesmos, pois que as idéias e revelações do Espiritismo são, digamos assim: inestancáveis.

Logo, se o referido e.Book aborda temas já bem debatidos, ele contém, igualmente, temas novos, ou, novas confirmações filosóficas e matemáticas do Homem Integral, do que se infere, pois, que os Amigos da Espiritualidade de fato nos envolvem com seus pensamentos e nos ministram suas inspirações, bastando apenas que tenhamos alguma afinidade com tais para capta-las, entende-las e dissemina-las.

Dir-se-ia, entretanto, que não pode se confiar sempre nos insight, em nossas intuições, ou, inspirações, pois que, do outro lado, na Dimensão do Espírito, há também os mistificadores, elementos os quais, não se pode dar guarida em nossas casas cerebrais, ou, mentais, ou, ainda, conscienciais. Entrementes, busco pautar as recepções noúricas pela lógica, pela racionalidade, bem como pela minha vivência no campo experimental que, por sua vez, encontra-se embasado de aspectos não só espirituais e morais, mas também acadêmicos e formais.

No mais, o tempo dirá quem tem razão!

Vamos, pois, ao que de fato interessa, ou seja: ao brevíssimo conteúdo do presente e.Book.

O Amigo de Sempre: Rosemberg:
Um aprendiz da Imortalidade, como Você:
Meu Prezado e Ilustre Leitor.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Capítulo 1

FÓRMULA DO HOMEM INTEGRAL

Noutros textos de minha autoria estive propondo que: com o advento do Espiritismo - mas não só por tal - ficou-se sabendo que o Homem se equaciona por uma singela formulação matemática, de configuração:

(1) [( Homem )] = [( Espírito + Bio-Matéria )]

Que poderia denominar-se: Fórmula do Homem Integral ou Fórmula Bio-Psíquica do Homem, ou, se o quiserem: Fórmula Transcendental Humana.

E, outra vez, um jovem internauta, pouco versado em Matemática, como ele próprio o reconhece, questiona-me: por quê? Acho que já respondi isto noutro texto, ou e.Book, mas devo repetir e frisar que:

Da referida Fórmula, se passarmos, o quesito “Espírito” para o primeiro termo e respeitarmos a regra dos sinais instituídos pela Matemática, temos:

(2) [( Homem – Espírito )] = [( Bio-Matéria )]

Ou seja: no Homem sem Espírito temos apenas a Bio-Matéria desprovida de Consciência, do Ser imortal.

Explicando mais ainda: se retirarmos o Espírito do Homem, lhe sobra apenas a Matéria Biológica; é o que se verifica na morte, pois que o Espírito, em sua transcendência, permanece vivo, porém, noutro plano vibracional de sua existencialidade.

E, por outro lado, se procedermos ao seguinte equacionamento, e, também considerando a regrinha dos sinais, temos:

(3) [( Homem – Bio-Matéria )] = [( Espírito )]

Pois o Homem, sem a sua vestimenta corporal, ou, Bio-Material, ele é Espírito, o Ser pensante e moral que existe em nós: Seres humanos.

Donde dizer-se, pois, e, de modo muito simples e fácil de entender, que o Espírito é tudo quanto nos constitui intelectualmente e moralmente, ou seja, em nossa vida psíquica integral, que inclui inteligência, racionalidade, lógica, valores éticos, idiossincrasias e etc.; e quanto ao resto, da Bio-Matéria, e seus instintos, propriamente falando, tal apenas nos servira e nos serve como instrumento de progresso e de ascensão, o que prova a Bondade Divina de nos permitir tantos corpos quanto o precisarmos para a nossa purificação e aprendizados de Suas Leis: eternas e imutáveis.

Portanto, penso que referida Fórmula retrata bem a realidade do Mundo, realidade inserida em todas as espécies da natureza, sem subterfúgios ou inverdades dos pensadores céticos, dos materialistas ou ateus, que, por sua vez, descrêem do Espírito, Indivíduo palingenésico e, portanto, imortal, já provado e comprovado cientificamente pelo Espiritismo, pela Metapsíquica, pela Parapsicologia com os mais importantes sábios da humanidade terrena.

Assim, pois, o Espiritismo e a Ciência se completam mutuamente, cada qual em seu campo de ação que, afinal, se entrosam mutuamente pela junção de seus resultados e, no campo da Matemática, temos dado alguma colaboração em tal sentido, como, por exemplo, neste Capítulo mesmo, bem como em nosso terceiro e.Book: “Espiritismo e Matemática”; ou, se o quiserem no décimo sétimo (17º.) de título: “Geometria e Álgebra Palingenésicas”; e tantos outros mais.

Assim, pois, da presente Fórmula do Homem Integral, temos uma sua perfeita igualdade matemática em todos os sentidos, pois que:

(1) [( Homem ) = ( Espírito + Bio-Matéria )]

E, vimos que:

(2) [( Homem – Espírito ) = ( Bio-Matéria)]

E isto, trocando em miúdos, quer dizer que o primeiro termo (Homem – Espírito) é igual ao segundo termo, ou seja:

[( Bio-Matéria ) = ( Bio-Matéria )]

E, com o próximo item, temos:

(3) [( Homem – Bio-Matéria ) = ( Espírito )]

Ora, se conforme o primeiro termo, retirarmos a Bio-Matéria do Homem, ou seja, se retirarmos o veículo somático do mesmo, óbvio que lhe sobrará apenas e tão-somente o Espírito que lhe resulta, o que se confirma lógica e matematicamente que:

[( Espírito ) = ( Espírito )]

Ora, tudo isto é muito preciso e lógico para os entendidos do assunto, ou seja: para os matemáticos; mas não o é para os leigos, e, por isto, estou fazendo constar referidas situações para elucidarem-se ainda mais nossas descrições filosóficas e matemáticas. Ok?

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Capítulo 2

UMA PERFEITA CONFIRMAÇÃO

Se, do ponto de vista: algébrico e matemático, poder-se-ia conceber o Homem tal como proposto em nossa abstração anterior, sabe-se, entretanto, que o mesmo, em sua integralidade e junção psicofísica (do Espírito e da Bio-Matéria) se estruturam uníssonos por:

Homem: Espírito, Perispírito e Corpo Físico, ou, Bio-Material, ou, simplesmente: Biológico; que, em sua visão conjunta, temos:

Homem = Espírito/Perispírito/Biológico

Ou, noutro modo de ver, por ligação ou conexão (=c=):

Homem = Espírito (=c=) Perispírito (=c=) Biológico

Que, com a Morte Biológica do Homem, ressurgem o Ser (Espírito) e o seu referido envoltório Perispirítico noutra dimensão de sua perene existencialidade:

             (Ressurgimento do Ser)
                       ^              ^
                        |               |
Homem = Espírito/Perispírito/Biológico
      |                                                  |
      v                                                 v
         (Morte Biológica do Homem)

Logo, Espírito e Perispírito não desaparecem com a morte do Homem, pois que ressurgem no Mundo Espiritual donde provieram, via reencarnatória, ao Mundo terreno.

Assim, pois, o Espiritismo, em suas bases codificadas, institui que o Homem é constituído por três componentes fundamentais: o Espírito imortal, sede da inteligência e do senso moral; o Perispírito, ou Corpo Espiritual que é inseparável daquele; e o Organismo Físico-Biológico, veículo somático que, por sua vez, é animado pelo Princípio Vital.

Todavia ainda se desconhece a natureza íntima do Espírito. As obras codificadas por Kardec ensinam que o Espírito se assemelharia:

“A uma chama, um clarão, ou uma centelha etérea”. (Vide: “OLE” – AK – 1857).

E, outra delas, alega que a Alma, sinônimo de Espírito:

“É o pensamento”,

Ou, noutros termos:

“Um ponto que não pode ser explicado”.

E, concluindo, instrui que:

“Vós pesquisais o Perispírito; nós outros, agora, pesquisamos a Alma. Esperai, pois”. (Vide: “OLM” – AK – 1863).

Mas Kardec, incansável pesquisador, não lidara, na prática, com um dos fenômenos que, cientificamente, é um dos mais comprobatórios do Espírito, fenômeno reproduzível e que constitui a Prova Cabal do Espírito, do Perispírito, e, portanto, de nossa imortalidade noutro plano existencial: trata-se da Materialização do Espírito livre, que o faz, por uma emanação fluídica do médium: o ectoplasma.

Em tal circunstância, ou sessão mediúnica da maior seriedade, há, comumente, uma vasilha contendo parafina fervente e outra contendo água fria.

Tais Espíritos, momentaneamente materializados, em muitas situações, meteram as mãos nessa substância fervente para compor cópias (uma espécie de “luva”) de suas mãos que, com isto, intencionavam deixar provas inabaláveis do fenômeno referido. E quem, ou quais, dos pesquisadores participantes de tais sessões, ousariam meter as mãos naquela parafina superaquecida?

E, mais ainda, se alguém o fizesse, como se poderia retirar o molde rígido sem quebrar a “luva”, haja vista que o punho é mais estreito que o metacarpo. Isto, por si só, já é prova bastante do fenômeno em si, e, portanto, do Espírito livre da matéria, mas com seu Perispírito, sendo capaz de agir sobre ela.

Gustave Geley (1868 – 1924), um dos mais notáveis pesquisadores das materializações que, aliás, tornara-se referência obrigatória no estudo do ectoplasma, dito cientista, para não permitir fraudes, se utilizava do seguinte e mui simples expediente: o de colocar na parafina alguma substância química dele tão somente conhecida e de fácil identificação em laboratório; mesmo o sal de cozinha serve de prova incontestável.

Dito expediente revelaria, de pronto, se a parafina fora trocada ou não em caso de uma eventual fraude; ou seja: se alguma luva parafínica pré-fabricada fosse introduzida na referida sessão.

Em suma, as confirmações e provas científicas do Espírito imortal com o seu Envoltório fluídico (Perispírito) são as mais diversas, sendo a sua Materialização, por meio do ectoplasma, mais uma delas; confirmação que, a meu ver, considero como a Prova Cabal, Perfeita, sendo tal, uma espécie de Reencarnação do Espírito, porém, de curta duração, transitoriamente fugaz.

Logo, o Espiritismo de Kardec e dos demais que se lhe seguem, bem como em sua versão Metapsíquica dos renomados Richet, Geley, Crookes e tantos outros mais, há que ser estudado e considerado pelos cientistas do Século 21; isto é, se eles tiverem maturidade, mas, sobretudo, humildade para enxergar o óbvio: o fato do Espírito palingenésico, e, portanto, imortal, que é criação de um Ser Supremo, ou, do que queiram, em seu entendimento, deduzir ou proclamar.

É aguardar para ver; pois que o Perispírito, como se verá no próximo Capítulo, já vem sendo alvo de pesquisadores do nosso tempo.  

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Capítulo 3

ORGANISMO BIOPLASMÁTICO

E o fato é que o Perispírito, neologismo criado por Kardec, estivera recebendo, no curso do tempo, as mais diversas denominações. Na Codificação Espírita temos que, no Homem, o Perispírito:

“... não fica circunscrito pelo corpo, mas irradia ao seu derredor e o envolve como que por uma atmosfera fluídica”.

Em suas atribuições várias, o Perispírito:

“... é o princípio da vida orgânica e material; o laço pelo qual o Espírito atua sobre a matéria, e vice-versa, a matéria atua sobre o Espírito”.

De tal forma que o Perispírito:

“... representa importantíssimo papel no organismo e numa multidão de afecções que se prendem à fisiologia, assim como à psicologia”.

Por conseguinte:

“... quando as ciências médicas tiverem na devida conta o elemento espiritual na economia do Ser, elas terão dado um grande passo e horizontes inteiramente novos se lhes patentearão”. (Vide: “Codificação Espírita” – Allan Kardec - Editoras diversas)

Mais atualmente, a Ciência russa descobriu o Corpo Bioplásmico, ou Bioplasmático, nome dado ao organismo energético correspondente ao Perispírito. As pesquisas, e os resultados de tais cientistas estão enfeixados em volumoso livro: “Experiências Psíquicas Além da Cortina de Ferro” (S. Ostrander e L. Schroeder – Cultrix), que deveria ser lido por todo elemento que pretenda ampliar seus horizontes culturais.

Para H. Pires:

“O Corpo Bioplásmico, correspondente em estrutura e funções ao Perispírito ou Corpo Espiritual conforme o Espiritismo representa uma revolução copérnica nas ciências médicas e biológicas”. (Vide: “Mediunidade: Vida e Comunicação” – J. H. Pires - Edicel).

E, em página de título “Perispírito”, onde faz um histórico retrospectivo e uma profunda análise de suas propriedades e funções, o Espírito Joanna de Angelis declara que o Perispírito está consentâneo:

“... aos últimos descobrimentos nas experiências de detecção por efluvioscopia e efluviografia, com a denominação de Corpo Bioplásmico, que o apóstolo Paulo já o chamava de Corpo Espiritual, conforme escreveu aos Coríntios (1ª. Epístola, 15:44), Corpo Corruptível, logo depois, na mesma Epístola, verso 53, ou Alma, na exortação aos companheiros da Tessalônica (1ª. Epístola, 5:23), sobrevivente à morte”. (Vide: “Estudos Espíritas” – Joanna de Angelis – médium: Divaldo P. Franco – Feb).

Assim, muitos confrades, e confreiras, já se manifestaram ou deram sua opinião, mais ou menos acertada, relativamente ao Corpo Bioplásmico do Homem e dos Seres vivos, descoberta dos cientistas soviéticos; mas penso que os aqui citados são o bastante para nossa reflexão doutrinária.

Por outro lado, que se respeite a elevação espiritual de Joanna de Angelis, aquela mesma que dera sua parcela de contribuição ao Espiritismo kardequiano no Século 19 com as mensagens: “A Paciência” no capítulo IX, e “Dar-se-á Àquele Que Tem” no capítulo XVIII, ambas constantes de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, sob o pseudônimo de “Um Espírito Amigo”, tratando-se, pois, de um Espírito de alta hierarquia e merecedor, portanto, de nossa maior credibilidade.

Assim, pois, as suspeitas do Perispírito, ou, Corpo Espiritual do homem e dos demais seres vivos, estão hoje ratificadas pelos mais eminentes sábios do Mundo terreno, recebendo nominações modernas de:

-Campo Morfogenético, do biólogo Rupert Sheldrake;
-Campos da Vida, de Harold Saxton Burr;
-Modelo Organizador Biológico, de Hernani Andrade;
-Corpo Bioplasmático, dos cientistas russos; e:
-Outras denominações de similares propriedades e funções.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Capítulo 4

PALINGENESIA E EVOLUÇÃO

O Espiritismo preceitua que os Espíritos, Seres inteligentes da criação, estão envolvidos por um Corpo Fluídico semi-material (de partículas quânticas?), que tem como origem o fluido cósmico universal. Dir-se-ia, entretanto, que referido Corpo é aparelhagem bastante complexa, agregada que está em torno de um Foco de Inteligência, onde, e, quando, adquire vida e funcionalidade, propriedades e funções.

Por meio do Instrumento Perispirítico, ou, Corpo Espiritual, é que os Espíritos tomam a forma que queiram, surgindo-nos algumas vezes, quer em sonho, quer no estado de vigília; situação esta, ou aquela, em que apresentam sempre, e, normalmente, feições tipicamente humanas, prevalecendo, de modo geral, as da última encarnação.

Isto porque tais Espíritos, em sua maioria, são oriundos do Mundo terreno mesmo que, por seu trespasse, ou desencarne, se transferiram para a outra vida, outra faixa vibratória do seu psiquismo, sua vida mental; enquanto outros, de tão imensa população, seriam Espíritos provenientes de outras plagas, outras esferas físicas ou espirituais.

Ora, se a população do Orbe terreno cresce cada vez mais, de onde proviriam tantos Espíritos senão de outras esferas, outras moradas físicas, fluídicas, espirituais?

Por outro lado, já fora dito que todos os Mundos são solidários entre si. E, portanto, existem e coexistem numa relação de operosidade e auxílio mútuo, sendo tais migrações, uma contingência natural dos mais distintos Orbes e planos mentais, consoante suas inevitáveis mudanças evolutivas. Mudanças, pois, onde os Espíritos tanto podem escalar Mundos superiores, como descer a inferiores, por merecimento, no primeiro caso, ou, por expiação, no segundo; podendo verificar-se, igualmente, por missão, onde tudo e todos estão determinados a aprender sempre, adquirindo novas experiências e conquistando novos patamares conscienciais e morais.

Para exemplificar um caso concreto, a obra de Kardec cita, aqui e ali, situações de expiação ou de Queda Espiritual. Na ‘RE’, por exemplo, sobre o caso de um indivíduo que havia cometido grave crime de cinco crianças, um Espírito superior alertara sobre a posição de tal criminoso numa nova existência, informando que:

“Se o arrependimento vier apagar, não totalmente, mas ao menos em parte, a enormidade de suas faltas, então ficará na Terra; se, ao contrário, persistir no que chamais de impenitência final, então irá para um lugar onde o homem se encontra no nível dos animais”. (Vide: “Revista Espírita” – AK – Outubro de 1858 – Edicel).

E, apesar de tantas provas, ainda há os espíritas que recusam a Queda Espiritual, quando a mesma é citada e mostrada em várias obras do Espiritismo de Allan Kardec; sendo que, no caso em foco, o Espírito faltante poderia retornar, por sua queda involutiva, ao plano dos animais. (Vide nossa ‘Trilogia’ de e.Books: “O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual”; “O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos” e “O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo”).

Mas, de retorno ao tema de que tratávamos, repiso que os Espíritos tanto podem escalar Mundos superiores, como descer a inferiores, por merecimento, no primeiro caso, ou, por expiação, como no caso exemplificado; havendo casos, entretanto, de missão, onde tudo e todos estão determinados a aprender sempre, adquirindo novas experiências e conquistando novos patamares conscienciais e morais, como já visto e já citado supra.

Assim, pode-se dizer que as diferenças entre os Espíritos, ou seja, do contingente total de encarnados e de desencarnados, pode-se dizer que tais diferenças residem nos graus evolutivos alcançados, ou seja, nas realizações de ordem intelecto-moral.

Entretanto, deve-se reiterar que tudo, e todos, constituem aspecto unitário, monista, onde encarnados e desencarnados formam um Todo completo e único, que se entrosa, se comunica, não importando o meio em que o Indivíduo se encontre, seja aqui, seja acolá, encarnado no Mundo ou desencarnado com sua Veste Perispiritual. De tal modo que: somos, paradoxalmente ao exposto, duas humanidades:

-Que se influenciam mutuamente, pois o Mundo Espiritual interpenetra o Mundo Material, estando tudo, e todos, fundidos em uma só esfera psíquica ou mental: a dos Espíritos livres e dos encarnados, vistos não mais em franca oposição e distanciamento, e sim de forma integrada e única, se relacionando no concerto de uma sociedade cósmica, solidária e universal:

-Que se revezam alternadamente: ora na vida espiritual, ora na material, que são aspectos distintos de uma grande realidade que, em sua dinâmica mesma, di-se-ia que suas experiências se sucedem em ordem crescente e contínua, ora num plano, ora noutro, onde tudo, e todos, se submetem à Lei do Progresso, conquanto as rebeldias dos que se estacionam ou se quedam na ordem espiritual.
                                                      
Mais ainda, deve-se dizer que o Perispírito, seja na vida espiritual, seja durante a reencarnação, presta-se a sutis alterações em sua constituição molecular, purificando-se na medida em que o Espírito se aperfeiçoa em níveis de saber e moralidade. Assim, nos Espíritos mais crescidos e moralizados, o Perispírito é tão diáfano e sutil como se não existisse; já, nos primitivos e brutalizados, ele é entremeado de fluidos densos, grosseiros, tal como densa túnica animal.

Em se adiantando o Espírito na escala evolucional, o Perispírito acompanha tal mudança de padrão vibratório, se purificando com a purificação do Ser, do Comando Mental. Assim, o progresso dos Espíritos se faz por inúmeras reencarnações, pois, consoante o Mestre: “Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo”; verificando-se, pois: “muitas moradas (Mundos) na casa (Universo) de meu Pai”. (Jesus).

E, uma vez chegados à condição de Espírito Puro, meta a ser alcançada por todos nós, o Indivíduo não terá mais nenhuma afinidade com a Matéria, quando então houve de superar todos os processos da renovação periódica e evolutiva dos Mundos.

Nesta condição, presume-se que o Espírito venha a privar-se definitivamente do instrumental perispirítico, fazendo-se identificar, nas altas esferas espirituais, pelo seu estado de angelitude e pureza.

Neste novo estado, pois, esgota-se tudo o que é de ordem transitória e relativa: as mudanças evolucionárias, o tempo, a medida, pois que o progresso espiritual leva a um tipo de existência diferente, em que se concorre para o cumprimento das Leis Divinas, para a Ordem e a Harmonia universais.

Trata-se, pois, de um tipo de Consciência e de vida sem tropeços, sem as angústias e fadigas da vida corporal: tal como espécie de imobilidade na perfeição; mas não ociosidade e fim do seu dinâmico funcionamento.

Noutros termos: trata-se uma forma de operosidade onde todos atuam pela manutenção da Obra de Deus, executando movimentos de outro tipo: Estável na Perfeição, ou seja: na Correta e Definitiva Posição da Obra Concluída em Deus-Pai: Nosso Criador.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Capítulo 5

AS FUNÇÕES DO PERISPÍRITO

Quais seriam as propriedades do Perispírito? Quais seriam suas funções?

Primeiramente, diga-se que, no estado de reencarnado, o Corpo Espiritual irradia suas energias para o exterior do Corpo físico originando a aura, túnica eletromagnética composta de eflúvios vitais e também perispiríticos; e, em sendo expansível, o Perispírito permite ao Espírito desprender-se do corpo denso e projetar-se na dimensão espiritual através dos fenômenos sonambúlicos, da bicorporeidade, da EQM, do repouso pelo sono e da projeção astral consciente.

Por sua identidade com os fluidos espirituais, o Perispírito humano assimila-os com facilidade; e vice-versa, ele é o intermediário na transferência ou doação de fluidos nos processos de passes mediúnicos ou magnéticos.

O Perispírito, indubitavelmente, é o princípio da manifestação mediúnica; na Psicofonia, por exemplo, o Espírito comunicante aproxima-se do médium e o envolve com suas vibrações; realizando-se a fusão fluídica, tal como uma espécie de interpenetração psíquica, o Espírito transmite, então, suas volições ao Espírito reencarnado ou médium da esfera material. Entretanto, Espíritos mais elevados dispensam sua aproximação com o médium, exercendo a telepatia ou comunicação à distância, uma atividade da qual somos ainda bastante primários, mas alcançaremos por evolução.

Assim, é por intermédio do Perispírito que os Espíritos atuam sobre os homens nos fenômenos de Efeitos Inteligentes (psicofonia, inspiração, intuição, e etc.) e sobre as coisas materiais no que se conhece por Efeitos Físicos (materialização, ruídos, transporte, etc.), que são, todos eles, fenômenos mediúnicos, e mesmo estes últimos dependem do médium, conquanto, à sua revelia.
                    
Por outro lado, sabemos que a morte é uma transformação, uma passagem do Espírito para outra dimensão existencial; nela, ou seja, na morte do soma físico, o Perispírito não desaparece como já visto e citado; tal irá desprender-se gradualmente dos laços que o prendem ao corpo denso até deixar o Espírito completamente livre.

E a reencarnação será a sua volta ao Mundo, ao plano da materialidade carnal. Em assim sendo, se o Homem é um Espírito reencarnado, quais seriam os encaixes do seu Perispírito com o veículo denso, ou, ao estrutural bio-fisiológico propriamente falando?

Examinando referida questão, Kardec ponderava com relação ao evento reencarnatório, que o Perispírito, detendo certas propriedades vitais, se une, molécula por molécula, ao novo corpo em formação nele se enraizando tal como uma planta na terra. Já, para Emmanuel, que o complementa, o Perispírito se une ao corpo: átomo por átomo, se materializando para o desempenho de novos trabalhos e progressos no Mundo das formas.

Assim, é no fenômeno reencarnatório, pelo visto, que o Perispírito exerce sua função primordial; por automatismos do próprio veículo perispirítico - pois que nele registra-se toda a sua história ontogenética, e mesmo filogenética das espécies - ele aí se mostra como organizador do novo complexo orgânico, quando, simultaneamente, rememora todas as formas pretéritas já consolidadas (“a ontogênese recapitula a filogênese”), sendo o Perispírito, pois, o diretor da embriogênese que, certamente, culminará na edificação de um novo organismo para inéditas experiências nos Mundos materiais.

Ora, se não era possível resolver o problema da Alma, como Ser imaterial, atuar sobre o corpo material, a Ciência Espírita vem solucionar a questão, e de forma empírica, com um terceiro elemento: o Perispírito: organismo semi-material, que participa da natureza de ambos, sendo, portanto, o mediador entre o Espírito e a Matéria.

De fato, e, para nós, espiritistas, pensamos ser o Perispírito um intermediário, um campo situado entre o Espírito e corpo físico, competindo a ele levar do corpo para o Espírito suas diversas impressões e sensações; e, em sentido inverso, transmitir ao corpo as volições da Alma, suas ordens, sua vontade.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Capítulo 6

PERISPÍRITO E CORPO MENTAL

Tanto a Ciência, como o Espiritismo, tem admitido que o espaço universal à nossa volta - e que se mostra aparentemente vazio - está ocupado por imensurável massa de partículas, uma espécie de éter cósmico disseminado pelas vastidões galácticas que, por sua fluidez, interpenetra o conjunto de Seres e coisas dos inúmeros Orbes, desde a crosta às mais profundas camadas geológicas.

Mas, para o Espiritismo há mais!

Numa harmoniosa escala ascendente, as coisas do reino mineral entrosam-se às do reino vegetal, e, as deste, com os domínios do reino animal que, a seu turno, possui pontos de contacto com o homem. Tais relações, entretanto, não param por aí. Afinal, o homem é um Ser de natureza um tanto desconhecida, e, mais ainda: Imortal, sendo designado, na forma mais compreensível a todos de: Espírito.

Espírito, que, por sua vez, possui elos de contacto, ou melhor, de sintonia vibratória com seus semelhantes espirituais que, por serem Espíritos desencarnados, eles apresentam, tal como aqui, no Mundo físico, caracteres éticos e cognitivos os mais diversificados, ocupando o ápice da escala evolutiva os Seres vulgarmente chamados anjos, arcanjos e serafins a que o Espiritismo, mais judiciosamente, designa Espíritos Puros.

Mas como nossos estudos estão rumando para o conhecimento das regiões espirituais mais próximas da Crosta terrestre, verifica-se que, também ali, como não poderia deixar de ser, o Perispírito tem suas propriedades e funções inerentes à sua esfera de origem, o Mundo Espiritual. De tal forma que, se a morte não nos modifica de súbito, é compreensível que os humanos transfiram para a pátria espiritual sua condição mental mesma, suas convicções, crenças ou descrenças, virtudes ou vícios, cultura ou sua pouca instrução, carregando, em suma, tudo o que representa valores da Alma, sejam eles nobilitantes ou degradantes, superiores ou inferiores.

O Espiritismo, pois, preceitua que nos imensos espaços que circundam o nosso Orbe, a que chamamos espirituais, organiza-se a imensa população dos Espíritos em seus diversos graus de adiantamento, saber e moralidade. Para André Luiz, confiável Espírito da lavra xavieriana, os desencarnados estabelecem-se em colônias-cidades localizadas em planos que se superpõem uns aos outros, desde regiões sub-crostais às mais excelsas regiões astrais, impondo curso rotineiro à sua jornada evolutiva para a perfeição.

Para eles, o Perispírito é o instrumento mesmo de sua atividade, o veículo físico por excelência, ainda que um tanto modificado no que tange aos fenômenos genésicos e nutritivos, se comparado ao organismo biológico do passado reencarnatório.

Mas tem mais!

Para o citado André Luiz, em espaço de permeio, ou seja, entre o Espírito propriamente falando e o Perispírito, assinala-se a existência de outro organismo: o Corpo Mental, que não só preside a formação perispirítica, bem como, por extensão, a constituição física do organismo biológico no Mundo. O Corpo Mental, por conseguinte, haverá de responder pelas linhas de força que detém o magno papel de plasmar o Perispírito, com seus centros vitais, propriedades e funções inerentes à vida espiritual e, consequentemente, material.

Segue-se daí que o Corpo Perispirítico, conquanto represente um campo periférico de notáveis propriedades, ele não deverá ser o detentor primeiro, e definitivo, de nossas experiências pretéritas, dos registros informacionais que marcaram nossa passagem pelos reinos inferiores da criação. Ao demais, o Perispírito sofre intensas transformações nas circunstâncias que antecedem o início do processo reencarnatório, restringindo-se, ou, reduzindo seus espaços intermoleculares, verificando-se, inclusive, perda de algumas substâncias e energias que o compõem na eventualidade.

Pelas razões colocadas, inferir-se-á que aqueles registros, atuais ou mais remotos, embora se reflitam, tal como registro imponderável do Perispírito - nele não se localizam - e sim, nas telas compositoras de outro organismo: o Corpo Mental, estruturação mais sutil, a constituir-se, quiçá, em zona de caracteres definitivos do Espírito, que irradia suas potencialidades psíquicas como um foco de luz, induzindo e refletindo-se na roupagem eletromagnética do Perispírito.

Assim posto, pressupõe-se que o Perispírito seja, efetivamente, um Organismo sutilizado e, portanto, extremamente etéreo em relação ao soma biológico; porém, é ele, o Perispírito, em relação ao Corpo Mental, um veículo dimensionalmente mais denso, apto, pois assim, ao mútuo entrosamento com as substâncias grosseiras do nosso estágio bioquímico.

Quero dizer, já nos finalmente, que as energias criativas da vida haverão de sediar-se, muito provavelmente, em zona psíquica de maior profundidade, em faixa de processos mentais ainda inabordáveis, cujos impulsos o Perispírito reproduz por repercussão, atendendo aos apelos do referido Corpo Mental.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Capítulo 7

CONSTITUIÇÃO QUATERNÁRIA

Assim, pois, já no encerramento do presente e.Book, conclui-se com André Luiz, que:

“Para definirmos, de alguma sorte, o Corpo Espiritual (Perispírito), é preciso considerar, antes de tudo, que ele não é reflexo do Corpo Físico, porque, na realidade, é o Corpo Físico que o reflete, tanto quanto ele próprio, o Corpo Espiritual, retrata em si o Corpo Mental que lhe preside a formação”. (Vide: “Evolução Em Dois Mundos” – F.C.Xavier – Feb)

Na primeira de sua importante Série, revela-nos André Luiz que, após um estafante dia de trabalho na Colônia Espiritual que o acolhera amorosamente após o seu desencarne, que estando:

“Recolhido ao quarto confortável e espaçoso, orei ao Senhor da Vida agradecendo-lhe a bênção de ter sido útil. A ‘proveitosa fadiga’ dos que cumpre o dever não me deu ensejo a qualquer vigília desagradável”.

“Daí a instantes, sensações de leveza invadiram-me a Alma toda e tive e impressão de ser arrebatado em pequenino barco, rumando a regiões desconhecidas. Para onde me dirigia? Impossível responder. A meu lado um homem (Espírito) silencioso sustinha o leme. E qual criança que não pode enumerar nem definir as belezas do caminho, deixava-me conduzir sem exclamações de qualquer natureza, extasiado embora com as magnificências da paisagem. Parecia-me que a embarcação seguia célere, não obstante os movimentos de ascensão”.

“Decorridos minutos, vi-me à frente de um porto maravilhoso, onde alguém me chamou com especial carinho”:

“-André!... André!...”

“Desembarquei com precipitação verdadeiramente infantil. Reconheceria aquela voz entre milhares. Num momento, abraçava minha mãe em transbordamentos de júbilo. Fui conduzido, então, por ela, a prodigioso bosque onde as flores eram dotadas de singular propriedade – a de reter a luz, revelando a festa permanente do perfume e da cor”.

“Tapetes dourados e luminosos estendiam-se, dessa maneira, sob as grandes árvores sussurrantes ao vento. Minhas impressões de felicidade e paz eram inexcedíveis. O sonho não era propriamente qual se verifica na Terra”.

“Eu sabia, perfeitamente, que deixara o veículo inferior (Perispírito) no apartamento das câmaras de retificação, em ‘Nosso Lar’ (referida Colônia em que estagiava), e tinha absoluta consciência daquela movimentação em plano diverso”. (Vide: “Nosso Lar” – F.C.Xavier – Feb).

Por aí temos que o referido Espírito André Luiz desprendera-se do Perispírito (veículo corporal de sua constituição noutro plano existencial) e o transcendera em outro plano com um outro veículo de manifestação, ou seja, com o referido Corpo Mental.

Creio que tais instruções nos bastam ao entendimento, pois se sabe que no meb (movimento espírita brasileiro), há uma abundante literatura retratando os mais diversos corpos espirituais da Consciência, não sendo, pois, tais informações, de uma total e completa credibilidade; já, as de André Luiz se nos parecem mais confiáveis pela sua seriedade, pela conjunção com a ciência moderna, e mais ainda, pela pureza de sua fonte mediúnica, ou seja, por Francisco C. Xavier.

Assim, pois, se a obra de Allan Kardec revela que o Homem se constitui de um Complexo Trinitário formado por:

-Espírito, Perispírito e Bio-Matéria constituída e animada pelo Princípio Vital...

Temos que a obra de Xavier, num complemento a tal, nos faz compreender o Homem como um Complexo não só Trinitário, mas sim: Quaternário, pois se constitui de forças que o integram por:

-Espírito, Corpo Mental, Perispírito e Bio-Matéria constituída e animada pelo Princípio Vital.

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Capítulo 8

AS POTÊNCIAS DO ESPÍRITO

Eis aí, pois, neste início do Terceiro Milênio, nossas reflexões de um Novo Homem, onde sua Consciência, de estrutura ôntica palingenésica e, portanto, imortal, é fulcro dotado de inúmeras potências que, por sua vez, se integram na constituição de um Ser Único, Integral, obra do Existente, do Eterno, que, por sua vez, É Partícipe de nossas provas e redenções por Sua Imanência e Presencialidade Universal.

Dentre tais potencialidades do Espírito, uma se destaca tal como espécie de Tribunal, que, por sua vez, se instala em nossa própria Consciência, nos julgando pelo bem ou pelo mal alhures praticado.

Mas, Deus, acima de tudo, é Justo, como também abundante de Misericórdia, expressando, pois, que as oportunidades de regeneração são infinitas, proporcionando ao Ser sua reentrada evolutiva aos mais altos planos de sua origem, no que se concebe como: ‘Sistema’ Espiritual Perfeito na Ordem da Criação; sendo o Mundo, pois, bem como o Universo físico que lhe integra: um ‘Anti-Sistema’ surgido daquele outro: o referido ‘Sistema’, da notável visão intuitiva de Pietro Ubaldi.

Assim, pois, em meu próximo e.Book (“Espiritismo e Filosofia”), e, se o Pai mo permitir, tratarei de abordar, com maiores detalhes, referidas potências do Espírito, que, neste finalmente, tratou-se, apenas, de um esboço, cuja complexidade, pois, estaremos a ver e a constatar a partir de nós mesmos, sem que as percebamos em sua naturalidade de Ser e de Viver, de Pensar e de Trabalhar, amando a Deus acima de todas as coisas e ao seu próximo como a Si mesmo.

 = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Despeço-me com um abraço a todos:

= = =  = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Fernando Rosemberg Patrocinio
Fundador de Núcleo Espírita Cristão; Articulista; Coordenador de Estudos Doutrinários; Palestrante e Escritor com dezenas de e.Books gratuitos instalados em seu blog abaixo transcrito.

BIBLIOGRAFIA

-“Obra Completa de Allan Kardec” – Edts. Diversas;
-“Obra Completa de Pietro Ubaldi” – Editora Fundapu;
-“Obra Completa de Chico Xavier” – Edts. Diversas; Internet; sendo destacáveis no presente e.Book:
-“Evolução em Dois Mundos” – André Luiz – Feb; e:
-“Nosso Lar” – André Luiz – Feb;
-“Mediunidade: Vida e Comunicação” – J. H. Pires – Edicel;
-“Estudos Espíritas” – Joanna de Ângelis – Feb; e
-“Bíblia Sagrada” – Versões Católica e Pentecostal.

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo e Progressividade;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Temas da Verdade Espírita;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Insigne Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
(Tais e.Books foram produzidos de 2010 a 2018).
...............................................
Blog: Filosofia do Infinito
http://fernandorosembergpatrocinio.blogspot.com.br
........................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário