quinta-feira, 27 de junho de 2019

EVOLUÇÃO: A EXTINÇÃO DA DOR


EVOLUÇÃO: A EXTINÇÃO DA DOR
 = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

“... Somos uma essência criada Pura, mas decaída; pertencemos a uma pátria onde tudo é pureza; culpados, fomos exilados por algum tempo, mas só por algum tempo”. (Vide: “Revista Espírita” – Allan Kardec – Junho – 1862 - Edicel).

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

E o fato é que os Espíritos Superiores, em sua obra principal: “O Livro dos Espíritos” (1857 - AK), bem como nas demais, se esquivaram de fazer um maior aprofundamento da questão: do fenômeno relativo à ‘Queda Espiritual’.

E, evitaram fazer, quiçá, pela resistência de Kardec em não acatar dita situação; mas, resistência, aliás, que é de todos nós, e, pois, mesmo de Kardec que é um Espírito em aprendizado e evolução do seu psiquismo e do seu saber, estando todos nós, por conseguinte, muito distante ainda da Perfeição almejada.

Ora, não disseram que Kardec teria de reencarnar para consolidar novo avanço de sua obra? Logo, todos têm muito por aprender da ‘Ciência do Infinito’; e Kardec também!

Por outro lado, ao tempo de Kardec, havia muitos outros temas mais próximos de nós mesmos por tratar, e porque, então, cuidar de problemas mais distantes – das origens, no caso – quando urgente era o empenhar-se pelo estudo da mediunidade (“O Livro dos Médiuns”); da moral cristã (“O Evangelho Segundo o Espiritismo”); da vida pós-morten (“O Céu e o Inferno”) e estudos outros da Filosofia e da Ciência Espírita, bem como da Ciência mundana e de estudos bíblicos outros, e coisas que tais (“A Gênese”); e, mais ainda, de estudos e de trabalhos outros correlatos, como, por exemplo, os contidos na “Revista Espírita”, hoje enfeixada em 12 volumes magistrais.

E Kardec, pois, em face de tantos trabalhos mais urgentes por elaborar, não se empenhara, com mais obstinação, e profundidade, na questão da ‘Queda do Espírito’, e, inclusive, como dito, desacreditando do fenômeno, pois sua mente racional, positivista por natureza, não chegava ao ponto de vislumbrar a grande realidade do referido fenômeno ora questionado.

Na “Revista Espírita”, por exemplo, de Março de 1864, falava ele do grande sofrimento imputado aos animais que, em verdade, são Espíritos Simples e Ignorantes (ESI); e, até mesmo, com certa humildade, Kardec declarava não saber da causa de tais sofrimentos; implicando, pois, que tais sofrimentos sejam, de fato, um resultado, ou seja: um efeito daquela causa:

“O sofrimento dos animais é constante. Mas é racional imputar esses sofrimentos à imprevidência de Deus ou a uma falta de bondade de sua parte pelo fato de a causa escapar à nossa inteligência?...”. (Opus Cit.).

O que significa expressar que Kardec tinha intuição de uma causa que, presentemente, sabemos estar na desobediência, ou seja, na rebeldia do Espírito Puro e Consciente (EPC) que, por tal mesmo, decaíra de sua condição primeira numa outra condição segunda: a de Espíritos Simples e Ignorantes (ESI) para a sua reeducação (efeito) nos moldes expiatórios que implicam em sua salvação, ou seja, o devido retorno aos altos planos de sua espiritualidade.

E, então, Kardec entrevia, para tal questão, e, de modo claro e pacífico, que:

“Não há efeito (dor) sem causa (rebeldia)”!

E, sendo a Dor um efeito, sua causa não é, senão, a Rebeldia. Assim, pois, Kardec só não sabia a causa da dor e do sofrimento dos animais; e, ainda assim, insistia em considerar sua opinião acerca da Queda Espiritual que não admitia, o que, aliás, e, como se sabe, é a opinião de muitos espiritistas deste início do Século 21 que, acatando tão-só a opinião equivocada de Kardec, eles preferem, em rebeldia similar à do codificador, não considerar a verdade do ‘Mecanismo Fenomênico Involutivo-Evolutivo’, vulgo, ‘Queda Espiritual’ de altos planos cognitivos, éticos, morais.

Mas o fato é que:

A Verdade é a Verdade (nos desculpem a redundância); e que, talvez, devêssemos expressar: ‘A Verdade É o que É’; no que o digníssimo Mestre Jesus acentuava:

“Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”.

E, aqueles espiritistas negadores, indubitavelmente, e, por evolução, chegarão lá: na Verdade que liberta, pois que tais elementos, em sua rebeldia, haverão de reconhecer o seu erro, e, afinal, alcançarão a graça de sua libertação.

Logo, vemos que Kardec, com todo o respeito que lhe reservamos, bem como aos espiritistas modernos que o seguem à risca, (tal como o intelectual Herculano Pires), vemos, por aí mesmo, que tais elementos não são bons filósofos, e tampouco, bons matemáticos, pois, não levaram, e não levam na devida conta, que Deus é Espírito, e, como tal, Deus cria, primeiramente, o Filho espiritual, surgindo, se tal for a medida, e, de modo secundário, a Matéria do universo físico e astronômico com seus habitantes regidos pela Dor e pela Evolução por questões comportamentais do Espírito falido e rebelde em sua iniciação. (Vide nosso e.Book: “Geometria Cósmica do Espiritismo”).

Logo, tais espiritistas, em sua restrita visão do fenômeno, só lhe enxergam do ‘átomo ao arcanjo’, (ou menos ainda), quando, de fato, os Espíritos Superiores informaram mais, ou seja, disseram:

“Admirável Lei de Harmonia da qual vosso Espírito limitado não pode ainda apreender o conjunto” (Item 540 de ‘OLE’ - AK).

Ou seja, tais espiritistas vêem dita expressão pelas metades, entendendo, da mesma, tão-só o fenômeno evolutivo que vai: da Matéria ao Espírito passando pelas mais diversas espécies vegetais e animais, até atingir o homo-sapiens, que ainda prossegue, em ascensão, até libertar-se como Espírito Puro e Consciente (EPC) das mais altas esferas em Deus-Pai: o Justo Criador:

               Deus
                         \
                      Espírito
                         / 
              Matéria

Quando o fenômeno completo, como já visto, e citado, encontra-se em “O Livro dos Espíritos” (1857 - AK) mesmo, e até mesmo, na sua Introdução, que no-lo mostra por uma espécie de geometria cósmica universal, contida, sinteticamente em:

               Deus
             /            \
    Espírito     Espírito
             \            / 
              Matéria

Logo, no lado esquerdo da figura geométrica, temos a Involução; e, no lado direito, a Evolução.

Sendo fácil depreender que: antes de verificar-se: do átomo ao arcanjo, verificou-se um outro fenômeno: do arcanjo ao átomo que decaíra de sua altíssima posição para, agora, reeducar-se e evoluir nas tramas adversas dos Mundos materiais.

Entendendo-se: arcanjo: como um Espírito Puro e Consciente (EPC) de seus atos, mas suscetível, ainda, de cometer erros como os fazemos, cotidianamente, em nossas vidas mundanas, biológicas, tão materiais.

E, neste caso, se concatenam com lógica filosófica e matemática, que:

[(Rebeldia rima com Involução; e Dor com Evolução)]

Em que um fenômeno se transforma noutro fenômeno por conexão conversiva (=cc=), ou seja: de um fenômeno que se converte noutro de ordem inversa:

[( Involução )] (=cc=) [( Evolução )]

E, noutros termos lógicos, filosóficos e matemáticos:

[( Rebeldia )] (=cc=) [( Dor )]

E, sua altaneira expressão filosófica proclamaria que:

“Assim como a Involução se transmuda em Evolução, a Rebeldia se transforma em Dor nos processos educativos da reencarnação!”.

Sem nos esquecermos da Justa Lógica Divina de que:

“Se a Dor leva à Evolução, esta leva, paulatinamente, à extinção da Dor” (Pietro Ubaldi).

Mais ainda:

Externamos que suas muitas formulações filosóficas e matemáticas se encontram, caso venham a se interessar pelo importante tema, em nosso 3º. e.Book, intitulado: “Espiritismo e Matemática”.

Mesmo sabendo que muitos detestam referida disciplina da Matemática, que, no entanto, é de grande importância para este humilde autor que detecta, na mesma, meios de expressar os fundamentos lógicos do Universo físico e astronômico que, pela mesma, tem origem, de fato, no Universo espiritual de onde viemos, e, para onde, estamos retornando.

Como já mencionamos supra, e, repetimos com os nossos Instrutores da Espiritualidade:

“... Somos uma essência criada Pura, mas decaída; pertencemos a uma pátria onde tudo é pureza; culpados, fomos exilados por algum tempo, mas só por algum tempo”. (Vide: “Revista Espírita” – Allan Kardec – Junho – 1862 - Edicel).

 = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS:
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Fernando Rosemberg Patrocinio
Fundador de Núcleo Espírita Cristão; Articulista; Coordenador de Estudos Doutrinários; Palestrante e Escritor com dezenas de e.Books gratuitos instalados em seu blog abaixo transcrito.

Relação dos e.Books de:
Fernando Rosemberg Patrocínio

01-Ciência Espírita: Tese Informal;
02-Espiritismo e Progressividade;
03-Espiritismo e Matemática;
04-Mecanismo Ontogenético;
05-Espaço-Tempo: Física Transcendental;
06-Corrente Mental;
07-Pietro Ubaldi e Chico Xavier;
08-Filosofia da Verdade;
09-Axiologia do Evangelho;
10-Espiritismo e Evolucionismo;
11-Fatos e Objeções;
12-O Médium de Deus;
13-A Grande Síntese e Mecanismo;
14-Evangelho da Ciência;
15-Codificação Espírita: Reformulação;
16-Kardecismo e Espiritismo;
17-Geometria e Álgebra Palingenésicas (web artigos);
18-Maiêutica do Século XXI;
19-Espiritismo: Fundamentações;
20-Ciência de Tudo: Big-Bang;
21-Evolução: Jornadas do Espírito;
22-O Homem Integral (Reflexões);
23-Espiritismo e Filosofia;
24-André Luiz e Sua-Voz;
25-O Livro dos Espíritos: Queda Espiritual;
26-Evidências do Espírito;
27-Construção Bio-Transmutável;
28-Mediunidade Genial (web artigos);
29-Conhecimento e Espiritismo;
30-O Paradigma Absoluto;
31-O Fenômeno Existencial;
32-Chico-Kardec: Franca Teorização;
33-O Maior dos Brasileiros;
34-Espiritismo: Síntese Filosófica;
35-O Livro dos Espíritos: Simples e Complexo;
36-O Livro dos Espíritos: Níveis Filosóficos;
37-Temas da Verdade Espírita;
38-Geometria Cósmica do Espiritismo;
39-Matemática da Reencarnação;
40-Kardec, Roustaing e Pietro Ubaldi;
41-Espiritismo e Livre Pensamento;
42-Síntese Embriológica do Homem;
43-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Primeira;
44-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Segunda;
45-Jean-Baptiste Roustaing: Réplica Terceira;
46-Consenso Universal: Tríplice Aspecto;
47-Método Pedagógico dos Evangelhos;
48-Cristo: de Roustaing a Pietro Ubaldi;
49-Estratégias da Revelação Espírita;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
50-Trilogia Codificada e Rustenismo;
51-Cosmogênese do Terceiro Milênio;
52-Tertúlias Multidimensionais;
53-Cristianismo: Teologia Cíclica;
54-Análise de Temas Codificados;
55-Deus: Espírito e Matéria;
56-Razões e Funções da Dor;
57-Emmanuel: Insigne Revelador;
58-A Queda dos Anjos;
59-Homem: Vença-te a Ti Mesmo;
60-Evangelho: Evolução Salvífica;
61-O Espírito da Verdade;
62-Balizas do Terceiro Milênio;
63-Sentimento: Molde Vibrátil de Ideias;
64-Ciência do Século XX;
65-A Revolução Ética.
............................................
Blog: Filosofia do Infinito

..........................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário